Home > Conheça a tecnologia que amplia o acesso à saúde em regiões remotas

Conheça a tecnologia que amplia o acesso à saúde em regiões remotas

A avaliação de contato com o vírus da COVID-19 pode ser rapidamente realizada pela tecnologia de TLRs (Testes Laboratoriais Remotos), que  proporcionam rapidez na liberação de resultados além da possibilidade de realizar exames em locais de difícil acesso. Saiba como o Hilab tem ajudado a população durante a pandemia do novo coronavírus.
TLRS-blog
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

A pandemia de COVID-19 gerou diversas mudanças em nosso cotidiano, evidenciando desigualdades sociais e econômicas em diferentes regiões do mundo. Sistemas de saúde entraram em colapso pela alta demanda de pacientes em um curto espaço de tempo, principalmente em regiões com sistemas de saúde precários.

Embora a infecção causada pelo novo coronavírus possa levar a complicações e à morte em qualquer região do mundo e nas diferentes classes sociais, a falta de recursos, exposições ambientais, e em geral, as más condições de saúde facilitam o contágio.

No Brasil, até o início do mês de setembro, foram registrados mais de 4 milhões de casos, com a taxa de letalidade chegando a 2,97% no país. 

A tecnologia de Testes Laboratoriais Remotos (TLRs)

 

Neste contexto, o rastreamento dos pacientes possivelmente contaminados se tornou de extrema importância para conter a transmissão viral. A avaliação da resposta imunológica contra o vírus permite a triagem e o acompanhamento de pacientes que têm ou já tiveram COVID-19.

Esta avaliação pode ser realizada pela tecnologia de Testes Laboratoriais Remotos (TLRs), uma ferramenta tecnológica que apresenta como vantagens de maior destaque a facilidade de uso, portabilidade do equipamento e possibilidade de coleta praticamente indolor. 

Segundo a RDC 302/2005 da Anvisa, um TLR é definido como um teste realizado por meio de um equipamento laboratorial situado fisicamente fora da área de um laboratório clínico. As principais vantagens dos TLRs incluem: rapidez na liberação de resultados, a possibilidade de realizar de exames em locais de difícil acesso, além do fato de que esses testes contribuem para democratizar o acesso à saúde uma vez que podem ser feitos em qualquer lugar. 

O Hilab tem feito a diferença no combate à pandemia

 

Em um levantamento realizado pela equipe de produção científica da Hi Technologies, os resultados dos testes imunocromatográficos realizados pelo Hilab no período de abril a agosto de 2020 foram confrontados estatisticamente com o número de casos registrados em Manaus, obtidos no portal da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O levantamento de dados da SMS de Manaus informou que, dos 119.031 testes realizados para COVID-19 neste período, 62,63% foram testes rápidos. Destes, 6,07% foram executados através do sistema TLR e aplicados pelo Hilab.

Grafico_Prancheta

No enfrentamento da pandemia, a tecnologia de TLRs, empregada à medicina laboratorial, tem potencial uso para revolucionar processos diagnósticos e contribuir para a geração de dados epidemiológicos. 

Desta forma, os testes podem ser amplamente realizados em diversos locais, facilitando a tomada de decisão diagnóstica e contribuindo para a diminuição da subnotificação de doenças em regiões subdesenvolvidas, permitindo a democratização da saúde.

Gostou de saber mais sobre o tema? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre saúde. 

Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Resolução RDC no 302, de 13 de outubro de 2005. Regulamento técnico para funcionamento de laboratórios clínicos. Brasília (DF): Diário Oficial da República Federativa do Brasil; 2005. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2718376/RDC_302_2005_COMP.pdf/7038e853-afae-4729-948b-ef6eb3931b19.

DUMITRU, M, et al. A importância da tecnologia no enfrentamento da pandemia de Covid-19 em Manaus. Jornal brasileiro de patologia e medicina laboratorial. Suplemento científico. ed 56, 2020. Disponível em: https://congressovirtualsbpc.org.br/wp-content/uploads/2020/09/SuplementoCientifico.pdf

GOSTOU DO ARTIGO? AVALIE

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

COMPARTILHE ESTE POST NAS REDES
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Fique por dentro de todas as novidades sobre saúde e mercado laboratorial. Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!

RELACIONADOS
Fique por dentro de todas as novidades sobre saúde e mercado laboratorial.
Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!
Contrate o Hilab

Preencha o formulário para que um de nossos consultores entre em contato com você.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.