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Como uma farmácia de bairro começou a faturar mais com a Hilab

Hilab | 20 dez 2022

Fachada da Farmaby, Farmacia de bairro parceira Hilab


Encontrar formas de aumentar o faturamento de uma farmácia de bairro tem se tornado um desafio cada vez maior. Especialmente para pequenos e médios varejistas do setor farmacêutico, que têm encontrado uma competição acirrada para coexistir com as redes.

E foi justamente nesta busca por diferenciação que a Farmaby, encontrou a Hilab.

A parceria deles conosco converteu-se em uma oportunidade de transformar o mercado local e fidelizar cada vez mais clientes, aumentando o ticket médio. Para completar, nossos exames estão sendo uma ferramenta para reforçar o posicionamento da Farmaby como farmácia de bairro que acaba se tornando um ponto de saúde na comunidade. 

Conheça um pouco mais dessa jornada a seguir! 

Sobre a Farmaby e Michelle

Michelle Fonseca trabalha há mais de 14 anos no ramo da saúde. Nascida no interior de Minas Gerais, mudou-se para o Rio Grande do Sul em busca de oportunidades que valorizem mais o profissional farmacêutico e encontrou uma chance na Farmaby.

Hoje ela é gerente dessa rede de farmácias, que está localizada em Cachoeirinha e Gravataí (RS), cidades com um pouco mais de 120 mil habitantes.

“A rede tem apenas 2 anos de existência, somos uma farmácia focada nos bairros mais afastados, não temos lojas no centro, por exemplo, isso faz com que tenhamos uma proximidade maior com a população. Temos 5 lojas, em breve abriremos a 6ª filial.” 

Primeiro contato com a Hilab

Michele conheceu os o exames de análises clínicas (EACs) Hilab enquanto estava em suas redes sociais:

“Não conhecia a empresa, entrei no Instagram e vi os parceiros. A princípio eu achei que seria algo muito difícil de se ter, pensei que fosse uns R$100.000 mil reais uma “máquina” dessa. Mas, ainda assim, marquei uma reunião com um representante para conhecer a empresa.”

Depois desse primeiro contato, a Michelle mudou completamente sua percepção sobre a Hilab. Descobriu que os dispositivos e serviços têm preços acessíveis, bem como a compreensão da diversidade e o funcionamento dos Point-of-Care Testing (PoCT). 

A gerente apresentou a ideia para o proprietário da Farmaby, que entendeu a importância de diferenciar a rede com esta inovação. 

Obstáculos no caminho que foram superados

Depois de fecharem a parceria com a Hilab, foi a hora da equipe da Farmaby treinar e estudar os nossos processos para realizar a coleta de diferentes tipos de exames. 

“Era uma coisa muito nova pra todo mundo e queríamos entregar com a maior segurança para o cliente final. Então, fizemos os testes em nós mesmos para ver quais erros poderiam ocorrer durante a coleta, processo e resultado do laudo.”

A cada dúvida, o time Hilab estava lá para ajudar. Nossas equipes de Treinamento e Sucesso do Cliente são voltados exatamente para deixar essa interação sem ruídos e o mais simples possível. Michelle elogia esse atendimento:

“O suporte é excelente, nota 10. Quando tive dúvidas e precisei entrar em contato, em menos de um minuto fui atendida e tiraram todas as minhas dúvidas.”

Fidelizando clientes e aumentando o Ticket médio

Com a implementação dos PoCT, se tornou possível ofertar mais do que medicamentos, conseguiram incentivar o cliente a comprar outros produtos e serviços que faziam sentido, Michelle explica:

“Quando a cliente vem a procura do teste de gravidez de urina, nós explicamos sobre o teste de sangue da Hilab, se o resultado for positivo, acabamos fidelizando a cliente para realizar compras de fralda, perfumaria, medicamentos e suplementação. A mesma coisa acontece para quem faz os demais exames.”

Isso faz com que, além de fidelizar esses clientes, a farmácia também aumente seu ticket médio.

Tendo os serviços da Hilab como diferencial, a loja chama atenção de pessoas que moram em cidades próximas, que visitam para realizar os exames por curiosidade. Até mesmo os concorrentes ficam interessados na novidade! 

Além do marketing boca a boca, a farmácia utiliza as redes sociais para mostrar aos seus clientes as vantagens de realizar um exame com eles. 

Post de redes sociais da Farmaby para divulgar a Hilab

Post publicado no Instagram da Farmaby para divulgar nossos exames de análises clínicas.

Farmácia de bairro se tornando ponto de saúde

Depois de implementar o serviço Hilab, a gerente farmacêutica da Farmaby observou que a loja se tornou um ponto de saúde na comunidade. 

Afinal, os bairros onde estão localizados são relativamente novos e ainda não possuem Unidades Básicas de Saúde para atendimento. Portanto, a população acaba recorrendo à farmácia para realizar os exames e também comprar os medicamentos. 

E isso tem mudado o comportamento dos clientes, que agora se sentem mais tranquilos em realizar seus exames próximos de casa e ainda receber o resultado confiável e seguro diretamente no celular ou em mãos. 

A Farmaby ainda tem um atendimento humanizado, além de se preocupar com a dispensação de medicamentos, eles também se preocupam com o pós-atendimento, tirando dúvidas e ajudando no que for necessário. 

Farmacêutica da Farmaby, Michelle, apresentando kit de exame e dispositivo Hilab

Essa é apenas uma das muitas histórias de sucesso de quem tem a Hilab como parceiro!

Pode ser uma grande rede de farmácia ou uma pequena loja em um bairro, os PoCTs estão mudando o mercado farmacêutico e abrem portas para transformá-los em pontos de saúde.


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Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

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