Hilab | 20 dez 2022
Encontrar formas de aumentar o faturamento de uma farmácia de bairro tem se tornado um desafio cada vez maior. Especialmente para pequenos e médios varejistas do setor farmacêutico, que têm encontrado uma competição acirrada para coexistir com as redes.
E foi justamente nesta busca por diferenciação que a Farmaby, encontrou a Hilab.
A parceria deles conosco converteu-se em uma oportunidade de transformar o mercado local e fidelizar cada vez mais clientes, aumentando o ticket médio. Para completar, nossos exames estão sendo uma ferramenta para reforçar o posicionamento da Farmaby como farmácia de bairro que acaba se tornando um ponto de saúde na comunidade.
Conheça um pouco mais dessa jornada a seguir!
Michelle Fonseca trabalha há mais de 14 anos no ramo da saúde. Nascida no interior de Minas Gerais, mudou-se para o Rio Grande do Sul em busca de oportunidades que valorizem mais o profissional farmacêutico e encontrou uma chance na Farmaby.
Hoje ela é gerente dessa rede de farmácias, que está localizada em Cachoeirinha e Gravataí (RS), cidades com um pouco mais de 120 mil habitantes.
“A rede tem apenas 2 anos de existência, somos uma farmácia focada nos bairros mais afastados, não temos lojas no centro, por exemplo, isso faz com que tenhamos uma proximidade maior com a população. Temos 5 lojas, em breve abriremos a 6ª filial.”
Michele conheceu os o exames de análises clínicas (EACs) Hilab enquanto estava em suas redes sociais:
“Não conhecia a empresa, entrei no Instagram e vi os parceiros. A princípio eu achei que seria algo muito difícil de se ter, pensei que fosse uns R$100.000 mil reais uma “máquina” dessa. Mas, ainda assim, marquei uma reunião com um representante para conhecer a empresa.”
Depois desse primeiro contato, a Michelle mudou completamente sua percepção sobre a Hilab. Descobriu que os dispositivos e serviços têm preços acessíveis, bem como a compreensão da diversidade e o funcionamento dos Point-of-Care Testing (PoCT).
A gerente apresentou a ideia para o proprietário da Farmaby, que entendeu a importância de diferenciar a rede com esta inovação.
Depois de fecharem a parceria com a Hilab, foi a hora da equipe da Farmaby treinar e estudar os nossos processos para realizar a coleta de diferentes tipos de exames.
“Era uma coisa muito nova pra todo mundo e queríamos entregar com a maior segurança para o cliente final. Então, fizemos os testes em nós mesmos para ver quais erros poderiam ocorrer durante a coleta, processo e resultado do laudo.”
A cada dúvida, o time Hilab estava lá para ajudar. Nossas equipes de Treinamento e Sucesso do Cliente são voltados exatamente para deixar essa interação sem ruídos e o mais simples possível. Michelle elogia esse atendimento:
“O suporte é excelente, nota 10. Quando tive dúvidas e precisei entrar em contato, em menos de um minuto fui atendida e tiraram todas as minhas dúvidas.”
Com a implementação dos PoCT, se tornou possível ofertar mais do que medicamentos, conseguiram incentivar o cliente a comprar outros produtos e serviços que faziam sentido, Michelle explica:
“Quando a cliente vem a procura do teste de gravidez de urina, nós explicamos sobre o teste de sangue da Hilab, se o resultado for positivo, acabamos fidelizando a cliente para realizar compras de fralda, perfumaria, medicamentos e suplementação. A mesma coisa acontece para quem faz os demais exames.”
Isso faz com que, além de fidelizar esses clientes, a farmácia também aumente seu ticket médio.
Tendo os serviços da Hilab como diferencial, a loja chama atenção de pessoas que moram em cidades próximas, que visitam para realizar os exames por curiosidade. Até mesmo os concorrentes ficam interessados na novidade!
Além do marketing boca a boca, a farmácia utiliza as redes sociais para mostrar aos seus clientes as vantagens de realizar um exame com eles.
Post publicado no Instagram da Farmaby para divulgar nossos exames de análises clínicas.
Depois de implementar o serviço Hilab, a gerente farmacêutica da Farmaby observou que a loja se tornou um ponto de saúde na comunidade.
Afinal, os bairros onde estão localizados são relativamente novos e ainda não possuem Unidades Básicas de Saúde para atendimento. Portanto, a população acaba recorrendo à farmácia para realizar os exames e também comprar os medicamentos.
E isso tem mudado o comportamento dos clientes, que agora se sentem mais tranquilos em realizar seus exames próximos de casa e ainda receber o resultado confiável e seguro diretamente no celular ou em mãos.
A Farmaby ainda tem um atendimento humanizado, além de se preocupar com a dispensação de medicamentos, eles também se preocupam com o pós-atendimento, tirando dúvidas e ajudando no que for necessário.
Essa é apenas uma das muitas histórias de sucesso de quem tem a Hilab como parceiro!
Pode ser uma grande rede de farmácia ou uma pequena loja em um bairro, os PoCTs estão mudando o mercado farmacêutico e abrem portas para transformá-los em pontos de saúde.
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Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.
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