Volta às aulas: Farmácias Vale Verde realizam testagem em massa

Hilab | 09 set 2021

Volta às aulas durante a COVID

Com a volta às aulas, as autoridades determinaram o cumprimento de medidas de segurança, bem como a adoção de estratégias para controle da pandemia contra a COVID-19.

Para ampliar esse cuidado em saúde e contribuir na prevenção da comunidade escolar, rede de Farmácias Vale Verde, em parceria com o Colégio Maxi de Londrina/PR, promoveu uma ação de testagem em massa nas duas unidades da escola, que contou com a ajuda dos serviços laboratoriais remotos da Hilab. Entenda como o projeto foi desenvolvido no infográfico abaixo.

Infográfico volta às aulas farmácias Vale Verde e Colégio Maxi

 

As principais orientações previstas nas regulamentações são:

    • Atenção especial à etiqueta respiratória e higienização das mãos e punhos;
    • Orientações para prevenção da transmissão da COVID-19. 
    • Monitoramento de casos suspeitos e notificação a vigilância;
    • Limitação das interações em grupo e distanciamento.
    • Elaboração de um protocolo de biossegurança específico para a prevenção e controle da COVID-19.

Qual foi a estratégia utilizada?

  1. Cadastro e coleta
    Professores e demais colaboradores do colégio fizeram um cadastro online. As amostras foram coletadas com o swab nasofaríngeo, por profissionais da Vale Verde treinados pela Hilab.
  2. Digitalização de amostras
    Todas as amostras foram enviadas, por meio da internet das coisas (IoT), para o laboratório de análises clínicas Hilab, localizado em Curitiba-PR.
  3. Análise Remota
    A análise do exame passa por um processo de dupla verificação, feita pela inteligência artificial e por especialistas da Hilab.
  4. Laudo Online
    Os colaboradores  e professores do Colégio Maxi receberam o laudo digitalizado e assinado por um especialista, que chega via SMS e e-mail em até 30 minutos.
  5. Exames feitos no local
    Além de tudo isso, a estrutura laboratorial Hilab foi levada para dentro das escolas, por meio da Farma Móvel, Farmácia itinerante da Vale Verde, dirigida por um farmacêutico, para prestação de serviços farmacêuticos em Home Care da rede.
  6. Isolamento de casos identificados
    Em casos confirmados, a escola  orientou o colaborador  a passar por uma avaliação médica e ficar em isolamento por 15 dias. Depois disso, novos exames são realizados para avaliar a resposta imune.

Resultado

A ação evitou a disseminação do vírus e estabeleceu um ambiente onde todos pudessem voltar às aulas com segurança e tranquilidade.

  • Mais de 200 colaboradores testados.
  • Apenas 01 caso assintomático identificado.

*Dados de julho de 2021

E se todas as escolas de Londrina-PR tivessem sido testadas?

  • Londrina tem 575.377 mil habitantes;
  • 89.644 pessoas fazem parte da comunidade escolar do município;
  • Isso representa 15,6% da população;
  • Em julho de 2021, a média de casos confirmados era de 129,54;
  • Se 15% desses casos fossem na comunidade escolar, 13 pessoas estariam contaminadas;
  • Este mesmo período se encerrou com uma taxa de transmissão de 0,729;
  • Isso significaria que cada pessoa contaminada transmitiria o vírus para pelo menos uma pessoa;
  • Ou seja, seriam impedidos mais 13 casos, que poderiam se tornar 26, 52, 104 e assim por diante.

Importância do rastreamento e monitoramento de contatos

  • O Contact Tracing (rastreio, monitoramento) é fundamental para identificar e isolar pessoas infectadas; 
  • O Exame Laboratorial Remoto de Antígeno é indicado nesta estratégia, pois identifica a proteína viral do coronavírus em um período de alta transmissão.
  • Assim, a cadeia de contágio é interrompida imediatamente, com isolamento e rastreamento de pessoas assintomáticas.
  • A eficácia desta ação só funcionará se a testagem em massa for aplicada de forma contínua, enquanto o vírus estiver circulando e novas variantes surgindo.

Uma ação que vai além da realização de exames

O serviço realizado pela Farmácias Vale Verde em parceria com a Hilab disponibilizou uma fonte de dados em tempo real para o colégio tomar decisões assertivas relacionadas aos protocolos de segurança.

O grande diferencial é que os exames laboratoriais remotos passam por análise e validação de um profissional de análises clínicas da Hilab, com a ajuda de uma Inteligência Artificial. Assim o resultado sai em tempo real, possibilitando que o colégio aja imediatamente e estabeleça medidas de controle e segurança, além de acompanhar e auxiliar o colaborador positivado. Aline Venturini Colonhezi, coordenadora de serviços farmacêuticos da rede de Farmácias Vale Verde

A pandemia ainda não acabou

Essa ação só reforça a importância de manter todos os cuidados mesmo após a vacinação, principalmente com a chegada de novas variantes que podem escapar do sistema imunológico.

“É essencial continuar com as demais estratégias de prevenção. Principalmente na identificação de casos assintomáticos em locais de circulação intensa.”

Bernardo, Diretor médico e infectologista na Hilab

O protagonismo da Vale Verde no combate à pandemia

A rede de Farmácias Vale Verde está no mercado há 47 anos e atualmente conta com mais de 30 lojas prezando pelos serviços em saúde e pela humanização do atendimento.

Temos o compromisso de empoderar o farmacêutico a ser um profissional com olhar clínico e humano ao paciente. E queremos levar esse mesmo olhar para as empresas que se preocupam com a saúde de seus colaboradores” .

Aline Venturini Colonhezi, coordenadora de serviços farmacêuticos da Rede.

Hilab, o Laboratório que vai até o seu estabelecimento

A Hilab é um laboratório de análises clínicas que atua há 16 anos no mercado utilizando a inovação para democratizar a saúde. É pioneira em exames laboratoriais remotos e está ajudando empresas e indústrias de pequeno e grande porte a manter o funcionamento das atividades com segurança, corroborando para o aumento da produtividade da equipe. 

Faça como o Colégio Maxi e retome as atividades efetivas do seu negócio, sem abrir mão da segurança sanitária e do bem-estar de seus colaboradores.

Quer saber mais sobre o serviço Hilab? Entre em contato:

[email protected]
Converse com a gente pelo whatsapp
Acesse o nosso site para contratar

Fontes:
Autarquia Municipal de Saúde de Londrina – Julho
IBGE
LabSan

Hilab

Hilab

Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *