A clínica de saúde que se reinventou com os exames remotos

Hilab | 12 jul 2021

Desde março de 2020, com a chegada da pandemia no Brasil, muitos segmentos e serviços da saúde foram impactados. Diversas atividades foram suspensas por serem consideradas não essenciais, como o setor de beleza e estética.

De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o mercado de beleza estética vinha numa média anual de crescimento de 4,1% no país nos últimos 10 anos

Durante a pandemia essa realidade mudou e o mercado estético teve que adotar novas estratégias para reverter o cenário de crise e oferecer mais que um procedimento estético. Foi o que o Instituto Lorena Soares fez ao conhecer a Hilab. 

A clínica passou a oferecer o nosso serviço de testes laboratoriais remotos, principalmente para detectar a presença do coronavírus no organismo e, apesar da crise, conseguiu reabrir o seu negócio. Essa história deu tão certo que o Instituto continua atraindo cada vez mais pacientes com um serviço completo de saúde e rastreamento.

Confira mais detalhes na conversa que tivemos com a Dra. Lorena Soares, Biomédica e responsável pela clínica.

Conheça o Instituto Lorena Soares

O Instituto Lorena Soares é uma clínica e escola de saúde estética que atua há 10 anos no mercado, focada em promover cursos exclusivos voltados à promoção e inovação na estética.

A proprietária e responsável do instituto, Lorena Soares, é formada em Biomedicina e é especialista em reprodução humana. Ela entrou neste segmento com o objetivo de proporcionar bem-estar físico, mental e social aos seus clientes.

Para expandir o seu propósito, a proprietária abriu mais 3 clínicas: a Vida Saúde Estética em Minas Gerais, a Soubella’s em Goiânia e recentemente inaugurou a ILS Clínica, localizada em São Paulo. 

O Instituto conta com vários procedimentos estéticos que proporcionam uma atenção especial na saúde do cliente. O mais conhecido se chama “Lipo com saúde”, uma técnica específica de tratamento que oferece resultados de emagrecimento e ganho de massa, mantendo a saúde física do paciente.

Além disso, um dos diferenciais da clínica é oferecer uma avaliação completa antes de qualquer procedimento. Por isso, o instituto realiza exames como: hemograma, perfil lipídico, função hepática, hemoglobina glicada e TSH

Tudo para rastrear e operar nas medidas de prevenção antes mesmo de um quadro patológico se desenvolver, ou até mesmo para realizar encaminhamentos de casos suspeitos e obter a conclusão do diagnóstico. 

Foi aqui que o instituto se interessou pelos serviços da Hilab e resolveu iniciar a parceria  com o serviço de testes laboratoriais remotos

“Eu sempre precisei fazer dosagens de exames nos meus pacientes e com o convênio que eu tinha, percebia um delay [atraso/demora] muito grande, pois só recebia o laudo em torno de 3 dias. Quando conheci a Hilab e contratei os exames laboratoriais remotos, passei a receber o laudo em apenas 30 minutos”.

Agora a clínica tem resultados mais ágeis e com laudo assinado por especialistas em menos de 30 minutos após a coleta. O atendimento se tornou mais eficiente, uma vez que o principal objetivo é separar o paciente patológico do paciente estético para consequentemente orientar e realizar tratamentos individualizados.

“Usamos os exames laboratoriais remotos para atingir resultados mais assertivos, identificar possíveis disfunções que estão relacionadas com a ausência de vitamina D, por exemplo, e orientar no cuidado preventivo do cliente. Ao contrário disso, se percebemos alguma alteração incomum, realizamos a indicação para o médico na mesma hora.”

Confira a seguir a apresentação dos serviços do instituto com os exames laboratoriais remotos da Hilab.

 

A clínica sentiu os impactos da COVID-19 e começou a atuar com análises clínicas

Com a pandemia em curso, o instituto começou a notar os impactos da crise e registrou uma significativa queda na procura de clientes. Além disso, a cidade de São Paulo decretou o fechamento de serviços não essenciais e a clínica, que recentemente foi inaugurada em Sorocaba, teve que fechar as portas por um período de 3 meses. 

Diante dessas evidências, a biomédica decidiu se reinventar e contratar também, os exames de coronavírus da Hilab, para ajudar a reduzir a cadeia de transmissão do vírus e voltar a abrir seu estabelecimento. 

“Como sou biomédica e especialista em análise, eu decidi reabrir minha empresa como serviço essencial e focar em análises clínicas para ajudar no combate à pandemia”. 

A clínica passou a oferecer serviços de rastreamento que identificam pessoas que contraíram o vírus e ainda estão transmitindo. 

Essa estratégia chama-se rastreamento de contatos, ou “contact tracing em inglês. Um método que consiste em identificar rapidamente as pessoas infectadas pelo vírus, para antecipar as medidas de prevenção como o “lockdown” e evitar contato com outras pessoas.

Assim, o Instituto, além de realizar a testagem com o exame laboratorial de antígeno para COVID-19, que detecta o vírus na fase inicial dos sintomas, também oferece aos clientes o exame laboratorial IgM e IgG, que realiza a identificação de anticorpos após o contato com o vírus. 

Ambos têm resultados em poucos minutos e, com a ajuda das tecnologias inteligência artificial e internet das coisas, cada laudo é duplamente validado e assinado digitalmente por especialistas do nosso laboratório de análises clínicas.

“Quanto antes eu tiver o resultado em mãos, mais rápido consigo agir e ter uma conduta de ajudar e reverter o desenvolvimento de quadros mais graves. Com os exames da Hilab, eu consigo ter um diagnóstico laboratorial em poucos minutos, o que faz toda a diferença.”

Exames para

A estratégia deu tão certo que a clínica chamou a atenção da população e ficou conhecida pelo seu cuidado em saúde. Agora os clientes procuram os exames de coronavírus no instituto e aproveitam para fazer a checagem completa com outros exames disponíveis no portfólio

“No meu nicho de trabalho, o rastreamento de COVID-19 também é útil para a avaliação estética porque eu preciso dessas informações para realizar as dosagens de exames laboratoriais e corrigir déficits antes de se tornar uma doença”.

A parceria entre o Instituto e a Hilab também tornou possível à empresária realizar o seu objetivo inicial: começar a oferecer um combo de exames aos seus pacientes, junto com o procedimento de bioimpedância.

“Gostaria de agradecer à Hilab, que garantiu a satisfação da minha clínica desde o fechamento do contrato. É uma empresa que se preocupa com o cliente e os valoriza de forma individual, valores que vão de encontro ao meu”.

Faça como o Instituto Lorena Soares, que em meio a uma pandemia conseguiu dar a volta por cima e se tornar referência na sua região por oferecer um serviço de saúde completo e com qualidade aos seus pacientes.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Conheça nossas soluções para clínicas e consultórios!

Hilab

Hilab

Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

2 respostas para “A clínica de saúde que se reinventou com os exames remotos”

  1. Conteúdo muito bom, gostei.

    • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

      Agradecemos o seu feedback, ele é muito importante para nossos futuros conteúdos. Se puder ajudar em algo mais. Ficamos totalmente à disposição. ? ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *