Home > Hilab lança competição de Machine Learning em parceria com o evento IJCNN 2021

Hilab lança competição de Machine Learning em parceria com o evento IJCNN 2021

A competição vai premiar a melhor solução para o problema levantado pelo laboratório. Confira como participar e concorrer ao prêmio!
Hilab lança competição de Machine Learning e IA em parceria com o IJCNN 2021
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

A Hilab acredita na inovação e no olhar colaborativo como agentes de grande contribuição para alcançarmos a sociedade que queremos ter no amanhã. É por isso que lançamos recentemente uma competição de Machine Learning que incentiva as novas ideias e busca talentos na tecnologia, principalmente na área de Inteligência Artificial (IA).

O projeto surgiu em parceria com o The International Joint Conference on Neural Networks – ou apenas IJCNN. O evento é um congresso internacional promovido anualmente pela International Neural Network Society, que tem como objetivo debater tópicos no campo da neurociência, que vão desde abordagens biológicas até a neurociência computacional.

Explicamos a seguir como funcionam as competições de Machine Learning, qual o objetivo da Hilab com essa iniciativa e todos os detalhes de como participar.

O que são competições de Machine Learning e Inteligência Artificial e como acontecem?

Uma competição de Machine Learning é um torneio promovido por empresas, universidades ou outras instituições do setor público ou privado que lançam desafios e oferecem prêmios aos ganhadores. 

Funciona assim: uma instituição lança um desafio, que pode ser real ou fictício, de forma pública para que qualquer pessoa do mundo tenha a chance de propor uma solução. A partir daí, os responsáveis avaliam as soluções propostas pelos participantes, escolhem e premiam a vencedora com base em alguma métrica – por exemplo, a que apresentar melhor acurácia ou menor erro no comparativo entre elas.

Victor Alves Ribeiro, nosso Engenheiro de Inteligência Artificial aqui na Hilab, explica que a maioria das competições abordam problemas reais de Machine Learning e Inteligência Artificial: “ainda que algumas delas trabalhem com desafios hipotéticos, na maior parte das vezes, os problemas são reais e fazem parte do dia a dia de um negócio, algo que a empresa patrocinadora deseja mudar e quer encontrar a melhor forma de fazer isso”. 

Os desafios acontecem geralmente via plataformas que hospedam todos os detalhes das competições, como é o caso da Kaggle. O site foi criado em 2010 por Anthony Goldbloom, adquirido pelo Google (Alphabet) em 2017 e hoje é o mais conhecido e procurado nesse meio. 

Por lá, são unificados problemas e dados de IA, definidos os resultados esperados e o método de avaliação das competições. Assim, qualquer pessoa pode enviar uma solução – que quase sempre é criação de um software – que entrará para a análise dos responsáveis pelo torneio.

Victor lembra que diversas empresas já lançaram competições desta natureza: “A competição da Netflix aconteceu há algum tempo, em 2009, mas ficou bem conhecida. Recentemente também podemos citar a iniciativa da Porto Seguro e o Alexa Prize, da Amazon”.

Assim como os hackathons, muito populares atualmente, essas competições de Machine Learning e IA estão se tornando cada vez mais comuns porque são ótimas oportunidades de promover a inovação e encontrar novas ideias.

“Mas a principal diferença entre elas – conta Victor –  é que os hackathons são mais curtos, geralmente acontecem em poucos dias, enquanto as competições costumam durar semanas ou até meses”. 

Como vai funcionar a competição da Hilab no IJCNN 2021?

A competição de Machine Learning e IA da Hilab foi lançada no dia 18 de janeiro e o prazo final para participar é 31 de maio de 2021. Até lá, qualquer pessoa do Brasil e do mundo pode se inscrever e propor uma solução. 

O desafio apresentado pela Hilab aborda a classificação de exames de forma automática – ou seja, no caso de exames sorológicos, por exemplo, será necessário propor um software que ajude a identificar a presença ou ausência do anticorpo na amostra coletada. Os dados já foram pré-processados por nossos engenheiros e todos os detalhes você encontra aqui.

O resultado vai acontecer no congresso IJCNN 2021 entre os dias 18 e 22 de julho de 2021 e a pessoa ganhadora leva o prêmio de US$1.000,00 (mil dólares, aproximadamente R$5.000,00).

Por que lançamos essa competição? 

Decidimos lançar essa iniciativa porque a promoção de novas ideias faz parte do nosso DNA, de quem somos como empresa. Propusemos ao mercado um novo jeito de se fazer exames laboratoriais e a base do nosso negócio é a tecnologia, uma vez que usamos a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas (IoT) para garantir um serviço seguro e confiável.

Além disso, 2020 foi um ano atípico e o crescimento acelerado que tivemos pediu que modificássemos nossa estrutura operacional como um todo. Nesse sentido, também queremos encontrar talentos que dominem o campo do Machine Learning e IA e estejam dispostos a tornar nosso sistema de Inteligência Artificial cada vez melhor.

A proposta também é muito interessante para profissionais de tecnologia porque, além da possibilidade de ganhar o prêmio, ainda podem usar o projeto em portfólios pessoais, fazer networking e ganhar visibilidade de recrutadores da área.

Victor conta que ter participado dessas competições no passado foi um divisor de águas para ele: “Já me inscrevi em alguns torneios, mas o mais importante foi em 2019, quando participei do Internet of Things: Online Anomaly Detection for Drinking Water Quality, desafio lançado no TH KöIn que buscava soluções para um problema de detecção de anomalia na qualidade da água”.

O engenheiro reforça que a experiência fez toda a diferença no seu caminho profissional e recomenda concursos como esse aos participantes da comunidade de tecnologia em geral, principalmente aos profissionais que atuam diretamente com Machine Learning e IA.

Participe você também! 

Garanta a sua participação no torneio de Machine Learning e IA da Hilab! Quem sabe você não vence o desafio? Faça a sua inscrição agora mesmo e nos ajude a continuar transformando o segmento laboratorial brasileiro. Mas não esqueça: o prazo final para submeter a sua solução é até 31/05.

GOSTOU DO ARTIGO? AVALIE

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

COMPARTILHE ESTE POST NAS REDES
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Fique por dentro de todas as novidades sobre saúde e mercado laboratorial. Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!

RELACIONADOS
Fique por dentro de todas as novidades sobre saúde e mercado laboratorial.
Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!