Fake news e COVID-19: Conheça os principais boatos

No final de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, na República Popular da China. Tratava-se de um novo tipo de coronavírus. Em março de 2020, a COVID-19 foi classificada como uma pandemia uma vez que, no momento, existem surtos em várias regiões do mundo.

Com o aumento significativo de casos do novo coronavírus (COVID-19) pelo mundo, cresce também o número de informações falsas sobre a doença circulando e a desinformação contribui com o pânico. 

Segundo um estudo recente publicado por pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Claudia Galhardi e Maria Cecília de Souza Minayo, um recente estudo apontou as principais redes sociais propagadoras de notícias falsas sobre o novo coronavírus no Brasil. 

Os dados revelam que 10,5% das notícias falsas foram publicadas no Instagram, 15,8% no Facebook e 73,7% circuladas pelo WhatsApp. 

Não espalhe informações falsas! Confira alguns fatos ou fakes que surgiram na internet: 

1. Beber água quente mata o vírus? Fake!

O vírus não pode ser combatido com a ingestão de água quente ou qualquer outro líquido quente. Segundo o Ministério da Saúde, ainda não há um medicamento ou substância específica, vitamina, alimento ou mesmo vacina para evitar a doença. 

2. Apenas idosos devem adotar as medidas de prevenção? Fake!

Apesar de os idosos serem grupo de risco para a COVID-19, pois, na maioria das vezes, são os que desenvolvem quadros mais graves da doença, as medidas de higiene e o isolamento social são recomendados para todas as pessoas, independentemente da idade.

3. Vitamina C ajuda a prevenir o coronavírus?  Fake!

Atualmente, nenhuma vitamina tem eficácia comprovada na prevenção. Para diminuir as chances de contágio, as melhores medidas  são lavar as mãos com frequência, evitar aglomerações e cobrir a boca e  nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar.

3. Comer grandes quantidades de alho pode ajudar a prevenir a infecção com o novo coronavírus? Fake!

Embora o alho seja um alimento saudável que pode ter algumas propriedades antimicrobianas, não há evidências de que sua ingestão tenha protegido as pessoas do contágio. Como já vimos, ainda não há um medicamento ou substância específica, vitamina, alimento ou mesmo vacina para evitar a doença. 

4. Drogas como lança perfume (loló) e cocaína podem curar a infecção? Fake!

Não existe nenhum estudo que comprove a eficácia do lança-perfume e da cocaína contra o novo vírus. O uso e comercialização de ambas são proibidos no Brasil e podem ser prejudiciais a saúde.

5. Os sintomas da COVID-19 são similares aos de uma gripe comum? Fato!

Os principais sintomas incluem fraqueza, febre, tosse seca e, às vezes, dificuldade respiratória. No entanto, pacientes com a COVID-19 não costumam apresentar espirros e coriza, sintomas comuns em outras gripes ou resfriados.

6. A vacina da gripe protege contra o coronavírus? Fake!

 A vacina da gripe não protege contra a COVID-19, porém auxilia no diagnóstico do paciente com suspeita de infecção pelo coronavírus, visto que o sintomas das doenças são semelhantes.

E você? Conhece algum fake sobre a infecção ou tem alguma dúvida sobre a doença? Deixe sua resposta nos comentários. 

Referências bibliográficas:

A voz das cidades. Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus. Disponível em: <https://www.avozdascidades.com.br/noticia/veja-o-que-e-fato-ou-fake-sobre-o-coronavirus>. Acesso em: 06 de maio de 2020. 

Drauzio Varella. Vacina da gripe ajuda contra o coronavírus? Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/coronavirus/vacina-da-gripe-ajuda-contra-o-coronavirus/>. Acesso em: 06 de maio de 2020. 

FIOCRUZ. Pesquisa revela dados sobre ‘fake news’ relacionadas à Covid-19. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/noticia/pesquisa-revela-dados-sobre-fake-news-relacionadas-covid-19>. Acesso em: 06 de maio de 2020.  

FIOCRUZ BAHIA. Alho, óleo de gergelim, antibióticos: o que funciona contra o coronavírus? OMS responde. Disponível em: https://coronavirus.bahia.fiocruz.br/alho-oleo-de-gergelim-antibioticos-o-que-funciona-contra-o-coronavirus-oms-responde-leia-mais-em-https-www-semprefamilia-com-br-saude-o-que-funciona-contra-o-coronavirus-oms-responde-copyr/>. Acesso em: 06 de maio de 2020. 

Médicos sem fronteiras. 5 questões sobre a COVID-19. Disponível em: <https://www.msf.org.br/noticias/5-questoes-sobre-covid-19>. Acesso em: 06 de maio de 2020. 

Estadão. Fiocruz alerta para mensagem falsa que circula no whatsapp. Disponível em: 

<https://politica.estadao.com.br/blogs/estadao-verifica/coronavirus-fiocruz-alerta-para-mensagem-falsa-que-circula-no-whatsapp/>. Acesso em: 06 de maio de 2020. 

UOL notícias. Loló, cocaína, chá: nada disso mata coronavírus, e dicas de cura são falsas. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/confere/ultimas-noticias/2020/03/04/lolo-cocaina-cha-nada-disso-mata-coronavirus-e-dicas-de-cura-sao-falsas.htm>. Acesso em: 06 de maio de 2020. 

Assine também nossa newsletter

Receba dicas sobre saúde e novidades do mercado laboratorial antes de todos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Laboratório de Análises Clínicas Hilab

Laboratório de Análises Clínicas Hilab

Somos o laboratório pioneiro em testes laboratoriais remotos no Brasil. Criamos tecnologia diagnóstica de ponta com a missão de democratizar a saúde. Nosso time é composto por especialistas na área de saúde, tecnologia e epidemiologia, comprometidos em disponibilizar informações sobre saúde e tecnologia diagnóstica de maneira responsável e segura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *