Home > Blog > Dia Mundial da Saúde: o papel do farmacêutico na saúde pública

Dia Mundial da Saúde: o papel do farmacêutico na saúde pública

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Hoje, dia 07 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Saúde. O Brasil, assim como outros países, enfrenta diversos desafios na área da saúde pública e privada.  Na região das Américas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) enquadrou a data sob o tema “Saúde universal: para todas e todos, em todos os lugares”. 

Você sabe o que é saúde universal?

A saúde universal significa garantir que todos tenham acesso aos serviços de saúde. Requer a implementação de ações que promovam o comprometimento de toda a sociedade com a saúde e o bem-estar. Neste ano, a campanha está abordando, entre outros temas, a acessibilidade aos serviços de saúde.

Sabemos que as farmácias sempre exerceram um papel essencial na acessibilidade à saúde. No entanto, desde a aprovação da Lei 13.021 de 8 agosto de 2014, que instituiu a farmácia como um estabelecimento de saúde, este papel está ainda mais evidente.

Confira, no artigo a seguir, de que forma as farmácias estão contribuindo para ampliar o acesso à saúde.

Testes Laboratoriais Remotos

Segundo a OMS “A saúde universal não diz respeito apenas a garantir que todos estejam cobertos, mas que todos tenham acesso a cuidados quando precisarem, onde quer que estejam”. Uma das formas de ampliar o acesso à saúde consiste em oferecer Testes Laboratoriais Remotos (TLR’s).

Pessoa fazendo exame de sangue com resultado rápido em uma campanha na rua
Os TLR’s são testes que podem ser realizados em farmácias, clínicas e em campanhas de saúde na rua.
 

Farmácias de todo o Brasil, incluindo farmácias independentes e grandes redes já estão oferecendo exames laboratoriais para os clientes.

Uma vez que para muitas doenças um teste positivo é o primeiro passo para auxiliar no diagnóstico médico, oferecer este tipo de serviço é essencial para ampliar o acesso à saúde, além de contribuir de forma significativa para a redução dos gastos de saúde pública.

Clique aqui para contratar o Hilab

Serviços relacionados aos medicamentos

Segundo o Conselho Federal de Farmácia, os danos causados por medicamentos custam R$ 60 bilhões ao ano para o SUS. Conciliação de medicamentos, revisão da farmacoterapia, acompanhamento farmacoterapêutico e dispensação especializada de medicamentos são apenas alguns exemplos de serviços que a farmácia pode oferecer à população. Todos eles são importantes para a diminuição dos gastos na saúde pública.

Os serviços farmacêuticos são essenciais para o controle de doenças, sobretudo as Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT). De acordo com o Ministério da saúde, 70% das pessoas que possuem as principais DCNT (diabetes, dislipidemias e hipertensão arterial) não conseguem controlá-las. 

Campanhas de saúde

As campanhas de saúde são um importante instrumento para promover a educação em saúde. De acordo com dados da Abrafarma, em 2018 essas campanhas resultaram em mais de 200 mil atendimentos e mobilizaram cerca de 3 mil farmacêuticos e mil farmácias de todo o Brasil.

Por meio das campanhas de saúde, o farmacêutico pode conscientizar a população sobre a importância da mudança de hábitos de vida, da realização de exames laboratoriais e da adesão ao tratamento

Gostou de saber mais sobre o papel do farmacêutico na saúde pública? Aproveite que hoje é o Dia Mundial da Saúde para compartilhar o conteúdo nas redes sociais!

Conselho Federal de Farmácia. Pacientes em uso de medicamentos seguem corretamente o tratamento? Disponível em: <http://www.cff.org.br/noticia.php?id=4877&titulo=Pacientes+em+uso+de+medicamentos+seguem+corretamente+o+tratamento%3F>. Acesso em: 04 de abril de 2019.

 

Organização Pan-Americana de Saúde. Dia Mundial da Saúde 2018 | Saúde universal: para todos, em todos os lugares. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5620:dia-mundial-da-saude-2018-saude-universal-para-todos-em-todos-os-lugares&Itemid=1036>. Acesso em: 04 de abril de 2019.

 

Organização Pan-Americana de Saúde. Dia Mundial da Saúde 2018 | Saúde universal: para todos, em todos os lugares. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5896:dia-mundial-da-saude-2019-7-de-abril-saude-universal-para-todas-e-todos-em-todos-os-lugares&Itemid=0>. Acesso em: 04 de abril de 2019.

GOSTOU DO ARTIGO? AVALIE

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

COMPARTILHE ESTE POST NAS REDES
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Fique por dentro de todas as novidades sobre saúde e mercado laboratorial. Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!

RELACIONADOS
Fique por dentro de todas as novidades sobre saúde e mercado laboratorial.
Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!
Contrate o Hilab

Preencha o formulário para que um de nossos consultores entre em contato com você.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.