Point-of-Care Testing (PoCT): o que é, como funciona e benefícios

Hilab | 14 jun 2021

Dispositivo de point-of-care testing de biologia molecular da Hilab

A evolução da medicina é sempre focada em oferecer atendimentos mais rápidos, eficazes e precisos aos pacientes. Na busca por esse objetivo, o point-of-care testing chega para auxiliar médicos e profissionais da saúde, além de garantir muito mais praticidade para a população.

Neste artigo, você vai entender o que é point-of-care testing, como ele funciona e quais são os principais benefícios que esta tecnologia traz para a área da saúde.

O que é Point-of-Care Testing (PoCT)?

Point-of-care testing (também conhecido pela sigla PoCT), significa, em tradução direta para o nosso idioma, “teste no ponto de atendimento”. O termo designa qualquer tipo de teste de diagnóstico que pode ser realizado remotamente, dentro ou fora de ambientes hospitalares ou laboratoriais.

Em outros países, o point-of-care testing  também pode ser chamado de near patient testing (teste próximo ao paciente) ou bed side testing (teste ao lado da cama). No Brasil, a tradução adotada oficialmente para este tipo de produto é Teste Laboratorial Remoto (TLR). Apesar das diferentes nomenclaturas, PoCT e TLR são conceitos semelhantes.

Um point-of-care testing é um equipamento especializado, automatizado e de fácil operação, que pode estar presente em diversos tipos de estabelecimentos da área da saúde. Seu objetivo é, antes de mais nada, facilitar o acesso à saúde e a rapidez nos resultados de exames e diagnósticos.

Como o equipamento de TLR é bastante automatizado, ele pode ser operado por diversos profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, socorristas, radiologistas, entre outros. Os profissionais que não possuem formação ou experiência laboratorial podem realizar treinamentos (muitas vezes online) para se capacitarem a operar o PoCT.

Atualmente existem diversos tipos de aparelhos para testes laboratoriais remotos disponíveis no mercado, capazes de realizar uma grande variedade de exames diferentes, utilizando material biológico variado (sangue, saliva, urina, etc.), conforme a finalidade de cada teste.

Como funciona o Point-of-Care Testing

O point-of-care testing funciona, basicamente, como uma extensão do laboratório clínico de exames. Utilizando a tecnologia, o equipamento de PoCT permite que as pessoas realizem testes clínicos de complexidade variada sem que precisem ir até um laboratório.

A primeira etapa para realização de um exame em um equipamento de teste laboratorial remoto é a coleta da amostra a ser analisada, que é feita por um profissional qualificado, utilizando equipamentos descartáveis.

Se o exame a ser realizado precisar de saliva ou secreção da nasofaringe, a coleta é feita com o uso de um swab, uma haste flexível de algodão. Para os exames que demandam amostra de sangue, a coleta é feita por meio de um furinho na ponta do dedo. Diversos exames, como o de diabetes, por exemplo, precisam de apenas algumas gotinhas de sangue para poderem ser realizados.

Certos equipamentos de point-of-care testing podem receber outros tipos de amostras, como urina ou fezes. Nesses casos, a coleta deve ser feita previamente pelo paciente, de acordo com as orientações do médico que solicitou o exame.

Amostra coletada, o próximo passo é inseri-la na unidade de teste laboratorial remoto. Isso leva a dois cenários possíveis: no primeiro, o próprio equipamento realiza uma análise, tomando como base cruzamentos de dados armazenados na nuvem e inteligência artificial.

No caso da Hilab, a abordagem é diferenciada, pois utilizamos um processo de dupla verificação: nossa inteligência artificial, a C4i0, realiza a análise preliminar. Em seguida, o próprio equipamento envia uma cópia digitalizada da amostra para nosso laboratório remoto. Ali, o resultado vai passar pelas mãos de um especialista, que faz uma segunda avaliação antes de emitir um laudo assinado. Isso garante ainda mais confiabilidade ao diagnóstico.

Locais que podem realizar um serviço de Point-of-Care Testing

Como o teste laboratorial remoto é um equipamento compacto e de fácil uso, ele pode ser instalado em diversos tipos de locais, tais como:

  • Consultórios médicos;
  • Enfermarias;
  • Hospitais de campanha;
  • Pronto-socorros;
  • Casas de repouso;
  • Clínicas de saúde ocupacional;
  • Instituições de home care;
  • Clínicas esportivas;
  • Farmácias.

Por serem equipamentos portáteis, os PoCT podem estar presentes também em ambulâncias, helicópteros e veículos de socorro em geral. Desta forma, eles podem ser transportados até os lugares em que sejam necessários com rapidez e segurança.

Além disso, um point-of-care testing pode ser instalado em qualquer ambiente com grande concentração de pessoas. Parques temáticos e navios de cruzeiro, por exemplo, podem ter equipamentos de testagem laboratorial remota instalados para oferecer exames aos visitantes de forma rápida.

Em todos esses lugares é fundamental que um profissional de saúde qualificado esteja presente para coletar as amostras e operar os equipamentos. A presença não só é recomendada como necessária para que o local de testagem esteja em conformidade com as regulamentações elaboradas pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde.

Benefícios do Point-of-Care Testing

Point-of-care testing para COVID-19

A utilização de testes laboratoriais remotos traz inúmeros benefícios para as pessoas, especialmente neste período de pandemia que estamos vivendo, com hospitais lotados e o medo de ir até um lugar para realizar exames de rotina e monitorar o próprio bem-estar.

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), em parceria com a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), revela que o cidadão brasileiro descuidou ainda mais da saúde durante a pandemia, muito por conta do receio de ir até clínicas e hospitais.

Praticidade

A praticidade de poder realizar exames laboratoriais em outros ambientes é um ponto muito positivo. Ao realizar um exame em um TLR equipado em uma farmácia, por exemplo, o paciente não sobrecarrega ainda mais os hospitais e se expõe menos a ambientes com aglomerações e pessoas infectadas.

Acessibilidade

Por ser um equipamento portátil, o teste laboratorial remoto consegue chegar a lugares em que a medicina tradicional custa a chegar. Áreas rurais, aldeias indígenas, regiões de difícil acesso ou simplesmente vilarejos pequenos, que não contam com estrutura laboratorial para realizar exames clínicos, são bons exemplos. 

Agilidade

A tecnologia por trás de um point-of-care testing garante resultados em minutos, o que é mais uma vantagem deste tipo de equipamento. Da coleta do material genético ao resultado do exame, a espera costuma ser, em média, de apenas 30 minutos (o tempo pode variar de acordo com o tipo de exame). 

Essa agilidade é especialmente valiosa em casos de doenças como a COVID-19: o paciente pode iniciar seu isolamento voluntário com muito mais rapidez, evitando a propagação da doença para seus familiares.

Medicina preventiva

A medicina preventiva, como o nome sugere, visa prevenir que uma doença se manifeste, ao invés de tratá-la. Com exames mais rápidos e acessíveis, o médico pode ter informações mais atuais e precisas sobre o quadro clínico de um paciente. 

Com esses dados, médico e paciente podem planejar ações preventivas mais ágeis e assertivas. O monitoramento facilitado pelos testes laboratoriais remotos auxilia na manutenção da saúde e na assistência ao paciente.

Redução de custos em saúde

Exames clínicos e tratamentos médicos são bastante onerosos. Este é mais um ponto em que a tecnologia dos point-of-care testings se mostra vantajosa: há uma considerável redução de custos na realização de exames remotos. A tecnologia barateia o processo, pois não demanda estrutura laboratorial complexa, nem uma mão de obra altamente especializada para operar o equipamento.

Conheça a Hilab

Agora que você já aprendeu o que é um point-of-care testing, como eles são realizados e quais são suas vantagens, chegou a hora de conhecer um pouco melhor uma das expoentes na área de testes laboratoriais remotos.

A Hilab é um laboratório de análises clínicas pioneiro em testes laboratoriais remotos. Através da tecnologia e da expertise de uma equipe altamente qualificada, estamos transformando a forma de se fazer exames laboratoriais no Brasil com muito mais segurança e confiabilidade.

Nossa abordagem é muito mais rápida e preocupada com o ser humano: sem o uso de seringas nem procedimentos invasivos, nossos TLRs possibilitam o máximo de conforto e comodidade aos pacientes, especialmente por estarem presentes em milhares de lugares. Sem dúvida já existe um Hilab perto de você.

Atualmente, nosso equipamento de testes laboratoriais remotos é capaz de realizar nada menos que 20 exames diferentes, incluindo 3 diferentes tipos de testes para detectar o coronavírus:

  • Anti-HBs;
  • Anti-HCV;
  • Beta hCG;
  • Coronavírus Antígeno (Ag);
  • Coronavírus PCR-LAMP;
  • Coronavírus IgM e IgG;
  • Dengue IgM e IgG;
  • Dengue NS1;
  • Função Renal;
  • Glicemia;
  • HBsAg;
  • Hemoglobina Glicada;
  • HIV;
  • Influenza A e B;
  • Perfil Lipídico;
  • PSA;
  • Sífilis;
  • TSH (Hipotireoidismo);
  • Vitamina D;
  • Zika IgM e IgG.

O diferencial da Hilab, como já dissemos, está no processo de dupla verificação: outras empresas trabalham apenas com a análise feita pelo computador, ou pela análise do profissional que realiza o exame.

Na Hilab, fazemos os dois: a amostra é analisada pela nossa inteligência artificial – que está o tempo todo aprendendo, conforme mais exames são realizados -, é digitalizada e vai para o nosso laboratório remoto, onde passa pelo aval de um especialista. O resultado é rápido, mas o nível da análise é muito mais profundo, sempre de acordo com os rigorosos padrões de qualidade estabelecidos pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde.

Ao contratar a Hilab, você leva ao seu paciente o que há de mais avançado em termos de testagem laboratorial remota. E o melhor: nos ajuda a democratizar o acesso à saúde.

Hilab

Hilab

Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *