Teste de antígeno para COVID-19: o que é e quando fazer?

Hilab | 13 out 2021

Teste de antígeno de COVID-19 sendo realizado

Até que a imunização contra o coronavírus atinja a maior parte da população, é fundamental manter o distanciamento social e a testagem em massa. Por conta disso, uma das ferramentas que ganhou espaço neste sentido é o teste de antígeno de COVID-19.

Esta técnica de testagem, assim como o RT-PCR, também é feita a partir de um swab nasofaríngeo. Sua maior vantagem é a rapidez do resultado que, em casos como o do exame de antígeno Hilab, sai em menos de 30 minutos. 

Vale destacar, ainda, que o uso desse teste pode ser muito importante aqui no Brasil, uma vez que o rastreamento de casos ainda é uma dificuldade. 

Então, para não deixar nenhuma dúvida a respeito de como funciona o exame de antígeno de COVID-19, preparamos um post completo. Confira!

O que é o exame de antígeno para COVID-19?

O teste de antígeno nada mais é que um exame imunocromatográfico rápido, que ao invés de detectar o material genético do vírus, como no RT-PCR, identifica as proteínas do SARS-CoV-2. 

Como já adiantamos, sua maior vantagem é a rapidez nos resultados. Com o RT-PCR, são necessários de 2 a 3 dias para coleta de amostra, processamento e entrega do resultado, enquanto que com o antígeno são necessários poucos minutos.

No caso do exame de antígeno para COVID-19 da Hilab, é possível detectar, inclusive, as variantes do coronavírus em 25 minutos.

Por conta dessa agilidade, testes como esses são os mais indicados para a testagem em massa e  o rastreamento de contatos (contact tracing). A explicação para isso é simples: uma vez que a pessoa infectada é detectada, tanto ela, quanto aqueles com quem ela teve contato, são isolados interrompendo-se a cadeia de contágio.

Além disso, o exame de antígeno é mais barato quando comparado ao RT-PCR.

Quando fazer o exame de antígeno?

Qualquer pessoa que tenha manifestado sintomas da COVID-19 ou se expôs ao vírus pode se submeter ao teste. 

Em casos sintomáticos, o antígeno é indicado, principalmente, a partir do início dos sintomas (1º ao 7º dia). Já nos casos de exposição ao coronavírus, a recomendação é de o paciente buscar o teste após o 5º dia de contato com quem teve um caso confirmado. 

Esse exame, diferente de outros testes para SARS-CoV-2, tem uma alta correlação com o período de transmissão do vírus. Essa é mais uma razão pela qual ele é bastante indicado para o rastreamento de casos e contatos.

Como é feito o teste de antígeno?

O teste de antígeno para COVID-19 é feito a partir das amostras coletadas com swab nasofaríngeo (cotonete). O objeto é inserido na cavidade nasal até que atinja a nasofaringe.

As coletas podem ser analisadas a partir de duas metodologias: 

Em ambos os casos, o vírus é detectado por associação específica a anticorpos com partículas coloridas conjugadas. 

O resultado do teste é dado por marcadores coloridos em uma membrana de nitrocelulose ou nylon que possui áreas reagentes e outras bloqueadas com proteína inerte.

Onde fazer o exame de antígeno para COVID-19?

Primeiramente, é importante destacar que, de acordo com a Resolução-RDC n° 302, de 2005,  o TLR (Teste Laboratorial Remoto) devem ser vinculado a um laboratório clínico, posto de coleta ou serviço de saúde pública ambulatorial ou hospitalar.

Dito isso, os testes para COVID-19 costumam ser oferecidos por farmácias e laboratórios. Contudo, no caso dos antígenos, empresas dos mais variados setores, escolas e universidades, além de órgãos públicos, também podem usar esses exames para se manterem em funcionamento e, ao mesmo tempo, oferecer segurança aos seus frequentadores.

Entenda o teste de antígeno para COVID-19 Hilab

Teste de antígeno de COVID-19 no dispositivo Hilab

O Coronavírus Antígeno Hilab é um TLR. Isso significa que, além de ser mais barato que outros exames como RT-PCR, ele pode ser feito em qualquer lugar, sem a dependência da estrutura de um laboratório de análises clínicas. 

O teste de coronavírus Antígeno Hilab é indicado a partir do 5º ao 12º dia após a exposição ou do 1º ao 7º dia após o início dos sintomas. Portanto, o exame apresenta uma alta correlação com o período de maior transmissão da infecção viral, permitindo a quebra da cadeia de contágio.

Sua realização é bem simples e consiste em apenas quatro etapas, levando apenas 25 minutos. São elas:

  • Cadastro e coleta humanizada, com um swab nasofaríngeo mais confortável;
  • Digitalização da amostra e envio ao laboratório clínico;
  • Análise comum processo de dupla verificação feito por inteligência artificial e profissionais de saúde;
  • Entrega de laudo online, assinado por um profissional de saúde credenciado.

 

O teste basicamente apresenta dois resultados: Não reagente e Reagente. Contudo, a interpretação do exame de COVID-19 nem sempre é simples. Portanto, o mais indicado é sempre levar o laudo a um médico, que deverá considerar fatores como manifestações clínicas, tempo de início dos sintomas e outros exames confirmatórios. 


Se você tem interesse em conhecer melhor os testes de antígenos e sua eficiência, confira nosso estudo de testagem Hilab, feito com nossos colaboradores. Agora, caso queira oferecer ou fazer o exame, acesse a página do serviço em nosso site e saiba como.

Referências Bibliográficas:

Mina MJ, Parker R, Larremore DB. Rethinking Covid-19 Test Sensitivity — A Strategy for Containment. N Engl J Med. September 2020:NEJMp2025631. doi:10.1056/NEJMp2025631.

Organização Pan-Americana da Saúde. Organização Mundial da Saúde. Resumo Científico 9 de julho de 2020. Transmissão do SARS-CoV-2: implicações para as precauções de prevenção de infecção. Disponível em: <https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52472/OPASWBRACOVID-1920089_por.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 07 de janeiro de 2020.

Hilab

Hilab

Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *