Interpretação do exame de COVID-19: entenda o seu resultado

Micheli Pecharki | 07 fev 2022

Interpretação do exame de covid

interpretação do exame de COVID-19, embora pareça simples, pode trazer muitas dúvidas para os pacientes. Afinal, existem diferentes tipos de testes de COVID-19 disponíveis no mercado, que podem ser realizados em farmácias, laboratórios, clínicas e hospitais. Além disso, nem todo mundo está habituado a ler laudos de exames laboratoriais.  

O resultado disso é que muitas pessoas ficam sem saber quais orientações devem seguir. Acompanhe o artigo a seguir e saiba como interpretar o seu exame, seja ele de antígeno, RT-PCR, RT-LAMP ou sorologia.

Interpretação do Exame de antígeno para COVID-19 

Assim como o teste RT-PCR, o exame de antígeno também é feito com um swab nasofaríngeo, que nada mais é do que um cotonete mais longo. Sua realização geralmente é feita em laboratórios ou farmácias, uma vez que a coleta da amostra de nasofaringe precisa de um profissional habilitado. 

E, recentemente, a Anvisa liberou os autotestes para COVID-19, que também serão de antígeno. Entretanto, a coleta será nasal e o paciente poderá fazer o exame nele mesmo.

No caso dos exames feitos em estabelecimentos de saúde, os possíveis resultados: não reagente (negativo) e reagente (positivo).  O valor de referência do exame de antígeno sempre será não reagente – que indica a ausência de infecção.

  • Não Reagente (Negativo): O resultado indica que não foi detectada a presença de antígenos do vírus SARS-CoV-2 na amostra analisada. Sugere ausência de infecção por coronavírus.
Exemplo Laudo Hilab Antígeno para COVID não reagente

Laudo Hilab para exame de antígeno negativo

Se a suspeita persistir, é necessário realizar o exame novamente. Falsos negativos são possíveis, principalmente se a quantidade de antígenos presentes na amostra for inferior ao limite de detecção do teste.

  • Reagente (Positivo): O resultado indica a presença de antígenos do vírus SARS-CoV-2 na amostra analisada. Sugere infecção pelo coronavírus. É necessário adotar medidas para evitar a transmissão da COVID-19 para outras pessoas.
Exemplo Laudo Hilab Antígeno para COVID reagente

Laudo Hilab para exame de antígeno positivo

Já no caso do autoteste, podem surgir três resultados possíveis. São eles:

  • Não reagente: Presença da linha controle (C). Indica que o exame funcionou e o resultado foi “negativo”.
  • Reagente: Presença de duas linhas controle (C) e teste (T) na tira reagente. Significa que o resultado foi positivo.
  • Inconclusivo: A tira fica limpa, sem nenhuma marcação, como na imagem a seguir. Neste caso, é necessário repetir o teste. O resultado também pode ser inconclusivo quando a tira fica borrada ou quando somente a linha teste aparece. 

Ilustração de resultados possíveis no autoteste de COVID-19

Vale destacar que o autoteste não é confirmatório, uma vez que o autoteste é uma triagem. Para o exame de antígeno que apresenta laudo pode-se considerar caso confirmado para COVID-19. O laudo pode ser usado em viagens e para afastamento do trabalho.  

Interpretação do Exame de RT-PCR e RT-LAMP para COVID-19 

Tanto o RT-PCR, quanto o RT-LAMP são testes e amplificação de ácido nucleico, do inglês NAAT – Nucleic Acid Amplification Test.

No caso do PCR, a sigla em inglês é para reação em cadeia da polimerase. Já LAMP é sigla de, também inglesa, de amplificação isotérmica mediada por loop.

Esses testes são de biologia molecular e detectam uma pequena parte do genoma do novo coronavírus. A diferença fica por conta da agilidade do RT-LAMP, que libera o resultado em algumas horas, enquanto o RT-PCR leva 2 ou 3 dias.

Ambas as técnicas induzem reações para realização de transcrição reversa (RT) e uma fase de amplificação. 

Os dois testes também são de alta especificidade e sensibilidade, dificilmente apresentam falsos negativos e detectam o vírus antes mesmo de ele começar a se multiplicar. 

Semelhante ao exame de antígeno, também são dois os possíveis resultados. No entanto, os exames de biologia molecular indicam a presença ou ausência do material genético e não das proteínas virais. O resultado pode ser: 

  • Não detectado (Negativo): Indica ausência de infecção. No entanto, falsos-negativos são possíveis, principalmente se a amostra foi coletada em uma fase precoce ou tardia da infecção.
Exemplo de resultado não detectável no RT-LAMP da Hilab

Laudo Hilab para exame RT-LAMP negativo

  • Detectado (Positivo): O resultado indica que o material genético do vírus foi detectado na amostra analisada. Por isso, é essencial seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a disseminação do coronavírus para outras pessoas.
Exemplo de resultado detectável no RT-LAMP da Hilab

Laudo Hilab para exame RT-LAMP positivo

 

Interpretação do exame sorológico de IgM e IgG para COVID-19 

Os exames IgM e IgG são indicados para avaliar se você já teve contato com o vírus. Eles detectam as imunoglobulinas M e G, ou seja, detectam a presença de anticorpos, que são produzidos pelo organismo para combater a infecção. 

Os possíveis resultados são:

  • IgM não reagente e IgG não reagente (negativo): O IgM não reagente indica ausência de infecção recente e o IgG não reagente indica que não houve contato prévio com o agente infeccioso.
Exemplo Laudo Hilab IgM e IgG não reagente

Laudo Hilab para exame de IgM e IgG negativo

Exemplo Laudo Hilab IgM reagente e IgG não reagente

Laudo Hilab para exame de IgM e IgG positivo

  • IgM não reagente e IgG reagente (positivo): O resultado IgM reagente indica ausência de infecção recente e o resultado IgG reagente possível contato prévio com o agente infeccioso.
Exemplo Laudo Hilab IgM não reagente e IgG reagente

Laudo Hilab para exame de IgM e IgG positivo

  • IgM reagente e IgG reagente (positivo): O resultado IgM e IgG reagentes significa provável infecção recente. O fato de o IgG ter sido reagente também indica que o organismo está produzindo os anticorpos da fase mais tardia da infecção.
Exemplo Laudo Hilab IgM e IgG reagente

Laudo Hilab para exame de IgM e IgG positivo

Interpretação do exame sorológico de Anticorpos Totais para COVID-19

Existe um exame sorológico que não faz distinção entre os anticorpos IgM e IgG: o exame de anticorpos totais. O teste mostra a presença de anticorpos IgM e IgG somados. 

Por esse motivo, o médico que irá interpretar o exame precisa ter muito cuidado. Por indicar somente a presença ou não de anticorpos, não é possível saber se a infecção está na fase inicial ou se a pessoa já passou por ela. 

Os resultados possíveis são: 

  • Reagente (Positivo): Pode indicar presença de anticorpos IgG e IgM, somente presença de anticorpos IgM ou somente presença de anticorpos IgG. 
  • Não reagente (Negativo): Pode indicar ausência de anticorpos IgG e IgM (nunca teve contato com o vírus). Também pode ser um falso negativo, caso o exame tenha sido realizado no início da infecção. 

É importante lembrar que os exames sorológicos não podem ser usados para validar vacinas contra a COVID-19. Segundo a SBIm, esses testes não permitem uma conclusão isenta de erros sobre a resposta à vacina.

Se você tem dúvidas sobre quando fazer cada um desses exames, confira o texto: Testes para COVID-19: você sabe a diferença entre eles?

O que fazer em caso de resultado positivo para COVID-19? 

Caso o resultado do exame seja positivo é essencial buscar orientações de um profissional de saúde. Além disso, é importante seguir medidas preventivas para evitar a transmissão da COVID-19 para outras pessoas, como o isolamento social. 

A Sociedade Brasileira de Infectologia recomenda, no mínimo, 7 dias a partir do início dos sintomas. Para os casos assintomáticos é indicado o mesmo período. Consulte o seu médico. 


Ficou com alguma dúvida em relação à interpretação do exame de COVID-19? Não deixe de entrar em contato com seu médico.

Se você estiver com alguma suspeita, veja onde encontrar um parceiro Hilab em nosso site. Se você mora em Curitiba e região metropolitana, clique aqui e descubra nosso ponto de atendimento mais próximo.

Referências bibliográficas

Sociedade Brasileira de Análises Clínicas. SBAC. Disponível em: <http://www.sbac.org.br/blog/2020/03/30/diagnostico-laboratorial-do-coronavirus-sars-cov-2-causador-da-covid-19/>. Acesso em: 16 de setembro de 2021. 

Laboratory testing for 2019 novel coronavirus (2019-nCoV) in suspected human cases. Disponível em: <https://www.who.int/publications/i/item/laboratory-testing-for-2019-novel-coronavirus-in-suspected-human-cases-20200117>. Acesso em: 16 de setembro de 2021.

 

Micheli Pecharki

Micheli Pecharki

Micheli é Bióloga. Acredita que transformar o conhecimento técnico em algo acessível é essencial para que as pessoas saibam como cuidar mais da própria saúde e vivam, assim, com mais qualidade de vida.

21 respostas para “Interpretação do exame de COVID-19: entenda o seu resultado”

  1. JOSE BARBOZA ZANE disse:

    EXPLICAÇÃO CONCISA…EXCELENTE…

    • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

      Olá, Jose. Tudo bem? Agradeço o seu feedback, ele é muito importante. Qualquer outra dúvida, fico totalmente à disposição. ?

  2. Jose Roberto Haddas disse:

    Olá Micheli. Sou leigo neste assunto de tipos de exames. Com medo de não ter sido vacinado pelas notícias de desvio de vacinas, fiz um exame após um mês da primeira dose, indicado erroneamente por uma pessoa de exames do laboratório. Quando veio o resultado deu “Abaixo de 20 não é relatado”. Reclamei reconheceram o erro e deram outro exame mas falei que ia fazer 6 meses após a 2a dose da vacina. Fiz e chegou o resultado: Totais (IgM/IgG) Reagente – Índice 1,3 (Reagente 1,0 ou acima). Pelo que li no seu artigo também não é esse o indicado para avaliar a eficácia das vacinas.

    • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

      Olá, Jose, tudo bem? Eu sou um especialista Hilab e por aqui vou te auxiliar da melhor maneira possível. Muitas pessoas acabam fazendo o exame de anticorpos por curiosidade, para avaliar se houve a produção de anticorpos após a vacinação. No entanto, a resposta à vacina envolve uma série de fatores e não somente a produção dos anticorpos IgM e IgG, que inclusive podem estar em uma faixa de detecção abaixo da faixa detectada pelo exame. Como não sabemos por quanto tempo a vacina nos protege, é importante continuar com todas as medidas preventivas até que grande parte da população esteja vacinada. Qualquer outra dúvida, fico totalmente à disposição.

  3. ANDRÉIA MARQUES disse:

    Por favor gostaria que interpretasse o meu exame de covid de sorologia resultado 5,359.

    • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

      Olá!. Tudo bem? Eu sou um especialista Hilab. Por aqui vou te auxiliar da melhor maneira possível, tá bem?No caso de interpretação de exame. Você pode mandar um e-mail com todas as informações e o laudo em anexo na chave de e-mail [email protected]. Por lá eles vão te passar todas as informações de forma mais assertiva. Caso fique mais alguma dúvida, fico totalmente à disposição. ?

  4. ANDRÉIA MARQUES disse:

    BOM DIA GOSTARIA QUE INTERPRETASSE O RESULTADO 5,359 DO MEU EXAME DO COVID ?O QUE SIGNIFICA POSITIVO OU NEGATIVO PARA O COVID?

    • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

      Olá, tudo bem? Eu sou um especialista Hilab. Por aqui vou te auxiliar da melhor maneira possível, tá bem? No caso de interpretação de exame. Você pode mandar um e-mail com todas as informações e o laudo em anexo na chave de e-mail [email protected]. Por lá eles vão te passar todas as informações de forma mais assertiva. Caso fique mais alguma dúvida, fico totalmente à disposição. ?

    • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

      Olá!. Tudo bem? Eu sou um especialista Hilab. Por aqui vou te auxiliar da melhor maneira possível, tá bem?No caso de interpretação de exame. Você pode mandar um e-mail com todas as informações e o laudo em anexo na chave de e-mail [email protected]. Por lá eles vão te passar todas as informações de forma mais assertiva. Caso fique mais alguma dúvida, fico totalmente à disposição. ?

    • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

      Olá!. Tudo bem? Eu sou um especialista Hilab. Por aqui vou te auxiliar da melhor maneira possível, tá bem? No caso de interpretação de exame. Você pode mandar um e-mail com todas as informações e o laudo em anexo na chave de e-mail [email protected]. Por lá eles vão te passar todas as informações de forma mais assertiva. Caso fique mais alguma dúvida, fico totalmente à disposição. ?

  5. tamires disse:

    eu quero saber do meu resultado

    • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

      Olá, tudo bem? Eu sou um especialista Hilab. Por aqui vou te auxiliar da melhor maneira possível, tá bem?No caso de emissão laudos. Você pode mandar um e-mail com todas as informações na chave de e-mail [email protected]. Por lá eles vão te passar todas as informações de forma mais assertiva. Caso fique mais alguma dúvida, fico totalmente à disposição. ?

    • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

      Olá!. Tudo bem? Eu sou um especialista Hilab. Por aqui vou te auxiliar da melhor maneira possível, tá bem? No caso de emissão de laudo. Você pode mandar um e-mail com todas as informações na chave de e-mail [email protected]. Por lá eles vão te passar todas as informações de forma mais assertiva. Caso fique mais alguma dúvida, fico totalmente à disposição. ?

  6. Grazielly disse:

    Olá tudo bem? meu pcr deu resultado Detectado e valor de referência não detectado, fiquei confusa

    • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

      Olá, Grazielly! Um resultado DETECTADO no exame de PCR indica presença do material genético do vírus na amostra. Recomendamos que você siga as orientações para evitar a transmissão da COVID-19 para outras pessoas e procure atendimento médico. Qualquer dúvida, estamos à disposição. ?

      Equipe Hilab.

      • Silmara disse:

        Olá,
        Estou com dúvidas quanto ao resultado do meu teste RT-PCR. Está como Detectado (positivo) e Valor de referência não detectado. O que significa testei positivo ou negativo?

        • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

          Olá, Silmara! Um resultado DETECTADO no exame de RT-PCR indica presença do material genético do vírus na amostra, ou seja, positivo. Recomendamos que você siga as orientações para evitar a transmissão da COVID-19 para outras pessoas e procure atendimento médico. Qualquer dúvida, estamos à disposição. ?

          Equipe Hilab.

          • Ezequiel disse:

            Falou, falou, resposta automática e não respondeu a pergunta da Silmara, que seria a mesma minha. O que seria valor de referência negativo?

          • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

            Olá, Ezequiel! Um valor de referência negativo significa que, para aquele exame, o resultado normal esperado é negativo.
            Portanto, se o resultado foi positivo, isso significa alteração do exame.

            Qualquer dúvida, estamos à disposição ?

  7. Marcio disse:

    Olá, muito obrigado pelas informações. No geral foram muito claras e bem escritas.
    Apenas uma dúvida ainda persiste: como saber se ainda estou transmitindo após o 7º dia? A situação é a seguinte: no dia 0 houve a manifestação dos primeiros sintomas; no dia 0+4 foi feito um PCR acusando positivo para a Covid19; no dia 0+8 a ideia era a de buscar um teste para saber se a transmissibilidade havia se encerrado, ocasião em que foi sugerido o IgM/IgG (em razão de já ter se passado mais de 7 dias dos sintomas) para o qual o resultado foi um duplo positivo. A interpretação mais evidente é a de que o IgM positivo indica que já houve contaminação a mais de 7 dias e o IgG corrobora a ideia de que o corpo já está produzindo anticorpos (ou seja, já está no fim do ciclo). Porém, essa era a situação no início da pandemia, quando não haviam vacinas e era raro que as pessoas já tivessem se contaminado uma vez. Para hoje, como saber se o IgM não está capturando uma Covid19 muito mais antiga? E como saber se o IgG positivo não está pegando os anticorpos produzidos pelas duas doses da vacina? Seria o caso de fazer um novo teste de Antígeno, mesmo passados mais de 7 dias? Muitíssimo obrigado!

    • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

      Olá, Marcio! Tudo bem? Agradecemos o seu feedback. O exame que possui mais correlação com o período de transmissibilidade da COVID-19 é o exame de antígeno.
      Esse exame é indicado até o 7º dia do início dos sintomas. Um resultado reagente no 7º dia pode indicar que você ainda está transmitindo a doença, mesmo que não apresente mais os sintomas da COVID-19. Mas pode ser que após o 7º dia a titulação de antígenos presentes na amostra não seja mais suficiente para ser detectada na amostra. Os especialistas recomendam que o isolamento seja postergado caso a pessoa continue apresentando sintomas.

      Qualquer dúvida, ficamos à disposição ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *