IgM reagente e IgG não reagente para Coronavírus

O exame de Coronavírus Hilab detecta os anticorpos IgM e IgG. Saiba como orientar o paciente com resultado IgM reagente e IgG não reagente para Coronavírus.
Exame laboratorial IgM reagente e IgG não reagente para Coronavírus

As Imunoglobulinas (Ig), também conhecidas como anticorpos, são moléculas produzidas em resposta a antígenos. Elas são divididas em 5 categorias: IgG, IgM, IgA, IgD e IgE. Cada subtipo de imunoglobulina possui uma função específica no organismo e age sobre um respectivo antígeno.

O exame de COVID-19 da Hilab detecta dois tipos de anticorpos, o IgM e o IgG. Os anticorpos IgM indicam infecção em fase inicial, pois eles são os primeiros anticorpos a aparecer quando vírus ou bactérias nocivas atacam o nosso corpo. Já os anticorpos IgG, também são uma resposta a vírus e bactérias, porém atuam na fase mais tardia da infecção.

Se o seu paciente fez o exame com o Hilab e teve como resultado IgM reagente e IgG não reagente para o exame de COVID-19, leia com atenção as orientações a seguir para entender o que isso significa e, assim, orientá-lo da melhor forma.

IgM reagente e IgG não reagente: como orientar seu paciente?

Como vimos, o IgM é o anticorpo produzido na fase inicial da infecção, é a primeira defesa do corpo contra vírus e bactérias nocivos ao organismo.

Ter um resultado do exame de COVID-19 IgM reagente, sugere, portanto, que o paciente está infectado pelo vírus e que o organismo dele está lutando contra a infecção. O resultado IgM reagente e IgG não reagente sugere, portanto infecção pelo vírus que causa a COVID-19. No início da pandemia da COVID-19 este exame foi muito utilizado com o propósito de avaliar pacientes que estavam com suspeita da doença. No entanto, hoje já existem exames rápidos mais indicados para este fim, como o exame de antígeno.

O exame rápido de antígeno, assim como o exame de sorologia IgM e IgG fica pronto em poucos minutos. No entanto, diferente do exame de anticorpos, que é indicado para pacientes que desejam saber se já tiveram contato com o vírus, o teste de antígeno detecta a presença do SARS-CoV-2 no momento de maior transmissibilidade da doença. Portanto, se você está com suspeita da doença, o ideal é fazer um exame de antígeno ou um exame de Biologia Molecular.

>>>>> Leia também: Saiba como o exame de antígeno pode mudar a pandemia <<<<< 

O que o paciente deve fazer?

1. Usar máscara

O uso de máscaras é essencial para evitar a disseminação da COVID-19. Pessoas que estão com sintomas da doença devem usar, preferencialmente, máscara cirúrgica. O mesmo vale para o cuidador mais próximo dessa pessoa, quando estiver no mesmo ambiente da casa.

Segundo as recomendações do Ministério da Saúde, as máscaras devem ser utilizadas por todas as pessoas, independentemente de estarem, ou não, com suspeita da doença.

2. Adotar o isolamento social e domiciliar

A COVID-19 é transmitida de pessoa para pessoa por meio de gotículas respiratórias. O paciente deve adotar o isolamento social e domiciliar, pois o SARS-CoV-2 é um vírus altamente contagioso. Ele deve ficar no mínimo, 10 dias em isolamento, a partir da data de início dos sintomas. Indivíduos assintomáticos também devem ficar em isolamento por no mínimo 10 dias. Em casa, os cuidados devem ser redobrados. Se possível, é recomendável que o paciente fique em um cômodo separado.

O isolamento é a maneira mais efetiva para evitar a disseminação do vírus.

3. Higienizar as mãos com frequência

As mãos contaminadas podem levar o vírus para inúmeros locais da casa. Para evitar a disseminação do vírus, elas devem ser lavadas com frequência, com água e sabão ou álcool gel 70%.

4. Manter o ambiente limpo

Todos os locais tocados pelo paciente que está com a COVID-19 devem ser higienizados com frequência. Ao usar o banheiro, o paciente deve realizar a limpeza do local, higienizando, por exemplo, as maçanetas das portas, as torneiras e os registros do chuveiro e do vaso sanitário. As roupas usadas devem ser colocadas dentro de um saco plástico. Lenços de papel devem ser jogados no lixo imediatamente após o uso.

5. Continuar os cuidados, mesmo após a recuperação

Os cuidados com a higiene pessoal e domiciliar devem ser mantidos mesmo após a recuperação do paciente. Ao retornar da rua um paciente, mesmo que recuperado da COVID-19, pode trazer o vírus para o ambiente novamente, podendo assim, contaminar os familiares.

O exame de anticorpos pós-vacina é indicado ou não?

Com a vacinação, muitas pessoas têm procurado os exames de anticorpos para avaliar a resposta à vacina. No entanto, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) os testes sorológicos, não são recomendados para esse fim porque não permitem uma conclusão isenta de erros sobre a resposta à vacina, o que pode ocorrer por alguns motivos:

  1. Não se sabe o nível de anticorpos necessários (correlato de proteção) para prevenir a COVID-19, portanto o resultado positivo (reagente) não significa necessariamente que a pessoa está protegida.
  2. O resultado negativo (não reagente) pode refletir a baixa sensibilidade do exame (falso negativo). Isso significa que, pessoas protegidas pela vacina podem testar negativo no exame.
  3. As vacinas contra COVID-19 têm como alvo a produção de anticorpos contra a proteína S do SARS-CoV-2. Essa proteína é responsável pela ligação com nossas células e a consequente infecção. São esses os anticorpos que seriam os marcadores de proteção a serem investigados.

Em relação aos testes para COVID-19 atuais, estes podem verificar tanto o nível dos anticorpos contra a proteína S, quanto os anticorpos contra a proteína do nucleocapsídeo do vírus (N). Uma vez que essa informação nem sempre está presente no laudo, isso pode gerar erros de interpretação.

A SBIm orienta também que, mesmo um resultado positivo (reagente) para anticorpos contra a proteína S, pode não ser possível avaliar se essa resposta do sistema imunológico foi induzida pela vacina ou se foi proveniente de uma infecção prévia pelo vírus.

Sobre a Hilab

Somos um laboratório de análises clínicas que há mais de 16 anos atua no mercado de tecnologia médica. Nossos resultados são rápidos e confiáveis porque nós unimos a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas ao conhecimento de profissionais de saúde altamente capacitados. Nossos Testes Laboratoriais Remotos estão disponíveis em farmácias, empresas, clínicas e consultórios de todo o Brasil.

Para mais informações sobre os resultados dos exames de COVID-19, consulte o site do Hilab. 

 

Assine também nossa newsletter

Receba dicas sobre saúde e novidades do mercado laboratorial antes de todos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Micheli Pecharki

Micheli Pecharki

Micheli é Bióloga e coordenadora de conteúdos na Hilab. Acredita que transformar o conhecimento técnico em algo acessível é essencial para que as pessoas saibam como cuidar mais da própria saúde e vivam, assim, com mais qualidade de vida. É apaixonada por cachorros e escrever e nas horas vagas gosta de estar em contato com a natureza.

74 comentários em “IgM reagente e IgG não reagente para Coronavírus”

  1. Avatar
    Shirley Torezan

    Ficou uma dúvida, se o IGM DER REAGENTE E O IGG TBEM DER REAGENTE o que significa? Estou imune, não transmito mais ?

    1. Avatar
      Marketing Hilab

      Olá, Shirley! Tudo bem?

      O IgM REAGENTE indica infecção ativa, indica que provavelmente você está com a infecção. Por isso é muito importante seguir todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde. Fique em casa. Isole-se em um quarto separado, se possível. Use máscara e higienize os ambientes com frequência. Procure atendimento médico em caso de agravamento dos sintomas.

      O IgG também REAGENTE indica que você está produzindo os anticorpos que conferem imunidade a longo prazo, no entanto, como a COVID-19 é uma infecção nova, não sabemos quanto tempo dura essa imunidade, se 1 ano ou 2 ou mais. Novas informações sobre a COVID-19 estão surgindo constantemente, por isso é importante se manter atualizada.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  2. Avatar
    Boa tarde o meu teste deu igg e igm nao reagente o que significa

    Boa tarde o meu teste rápido deu igg e igm nao reagente o que significa

  3. Avatar
    EDUARDO NOGUEIRA DE FERNANDES

    Prezados (as)
    Bom dia!
    Meu exame de sangue para testar o covid-19, deu IGG e IGM reagentes.
    E os sintomas são de um leve resfriado. O que pode indicar?
    Grato
    Eduardo

    1. Avatar

      Olá, Eduardo! Tudo bem?

      O seu resultado indica provável infecção recente. Você deve permanecer em isolamento domiciliar, por no mínimo 14 dias, a contar do início dos sintomas. Use máscara o tempo todo e higienize os ambientes com frequência. Você pode ligar para 136, que é o número da Teleconsulta do SUS, para que seu caso seja acompanhado por profissionais da saúde.

      Nesses endereços você encontrará informações sobre como proceder em caso de IgM reagente e IgG reagente:
      <https://fazumhilab.com.br/coronavirus-igm-reagente-e-igg-reagente-saiba-o-que-fazer/>
      <https://fazumhilab.com.br/coronavirus-quando-procurar-atendimento-medico/>

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  4. Avatar
    Junior Cordeiro

    Boa tarde!
    Meu IGG deu negativo
    Meu IGM deu positivo
    Nesse caso meu corpo não está produzindo anticorpos é isso?
    Desde já agradeço!

    1. Avatar

      Olá, Junior! Tudo bem?

      Tanto o IgM quanto o IgG são anticorpos produzidos em resposta à infecção. A diferença é que, o IgM é primeiro anticorpo a ser produzido e o IgG é produzido mais tardiamente. Um resultado IgM reagente (positivo) e IgG não reagente (negativo) indica provável infecção recente. O resultado IgG não reagente (negativo) significa que seu organismo ainda não está produzindo essa classe de anticorpos, ou que o teste ainda não os detectou.
      Ligue 136, que é o número da Teleconsulta do SUS para que seu caso seja monitorado por profissionais da saúde. Use máscara o tempo todo e higienize as mãos com frequência.

      Mas informações sobre esse resultado podem ser encontradas no seguinte endereço:
      <https://fazumhilab.com.br/coronavirus-igm-reagente-e-igg-nao-reagente/>

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  5. Avatar
    Claudete Arruda

    O meu exame deu teste rápido com a presença de anticorpos IgG/IgM reagente, porém não tenho nenhum tipo de sintoma. Tem a possibilidade deste exame ter dado resultado errado?

    1. Avatar

      Olá, Claudete! Tudo bem?

      Muitas pessoas que têm a COVID-19 são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas mesmo estando com o vírus. É essencial que você adote todas as medidas de prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde, para que você não transmita a infecção para outras pessoas.
      Use máscara o tempo todo, higienize as mãos com frequência e se possível, mantenha distância das pessoas que moram com você. Separe copos e talheres somente para o seu uso. Monitore os sintomas e em caso de dúvida, ligue para 136, que é o número da Teleconsulta do SUS.

      Mais informações sobre o resultado IgM e IgG reagentes podem ser encontradas no seguinte endereço:
      <https://fazumhilab.com.br/coronavirus-igm-reagente-e-igg-reagente-saiba-o-que-fazer/>

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  6. Avatar
    Marcel Jacobino de Freitas

    Olá fiz o exame com vcs da hilab o meu deu IgM não reagente e IgG reagente mas lá em baixo está informando que estou infectado mas sem possibilidade de transmissão do vírus como procede essa informação? ? Eu não transmito o vírus pra ninguém? ?

    1. Avatar

      Olá, Marcel! Tudo bem?

      Em casos positivos, o Ministério da Saúde recomenda 14 dias de isolamento domiciliar. O IgM não reagente e o IgG reagente indica que provavelmente você já teve a COVID-19. Uma vez que o IgM é detectado a partir do 7º dia de início dos sintomas e o IgG é detectado a partir do 14º dia, teoricamente o período de transmissibilidade já passou. No entanto, lembre-se que os cuidados com a higiene pessoal e domiciliar devem ser mantidos mesmo após a recuperação do paciente. Além disso, como a COVID-19 é uma doença nova, não sabemos por quanto tempo a pessoa ficará imune.

      Mais informações sobre o resultado IgM não reagente e IgG reagente podem ser encontradas no seguinte endereço:
      <https://fazumhilab.com.br/igm-nao-reagente-e-igg-reagente-para-coronavirus/>.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  7. Avatar

    Fiz o teste no dia 30/04 igm reagente e igg nao reagente… fiz o isolamento com sintomas leve… depois no dia 14 fiz outro exame igm nao reagente e igg nao reagente… isso Pode acontecer???? Fiquei na duvida pode ter algum exame errado???

    1. Avatar
      Marketing Hilab

      Olá, Patricia! tudo bem?

      É possível sim, uma vez que o IgG é o anticorpo produzido na fase mais tardia da infecção. No seu primeiro resultado, o IgM foi reagente e o IgG não reagente, sendo assim, você estava com a infecção na fase ativa. O anticorpo IgG inicia sua elevação em torno do 14º dia e se mantém reagente a longo prazo. O IgM é normalmente detectável a partir do 7º dia de início dos sintomas.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  8. Avatar

    Quando os dois constam como reagente (filho) e outro portador da família da (mae) da reagente, como proceder ?

    1. Avatar

      Olá, Megui! Tudo bem? E caso de resultado positivo, é muito importante seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a disseminação da COVID-19.

      Em caso de IgM reagente – positivo:

      – Fique em isolamento domiciliar por, no mínimo, 14 dias, a partir da data de início dos sintomas. O isolamento é a medida mais efetiva para evitar a disseminação do novo coronavírus para outras pessoas.

      – As pessoas que moram com você também devem entrar em isolamento assim como monitorar os sintomas. Caso outro familiar da casa inicie os sintomas leves, ele deve reiniciar o isolamento de 14 dias. Se os sintomas forem graves, como dificuldade para respirar, ele deve procurar orientação médica imediatamente.

      – Utilize máscara o tempo todo, cobrindo o nariz, a boca e o queixo;

      – Lave bem as mãos com água e sabão ou utilize álcool 70%.

      – Separe toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos apenas para seu uso.

      – Depois de usar o banheiro, lave bem as mãos com água e sabão e sempre limpe o vaso, a pia e demais superfícies com álcool ou água sanitária para desinfecção do ambiente.

      – O lixo produzido precisa ser separado e descartado. Os lenços utilizados devem ser descartados imediatamente após o uso.

      – Sofás e cadeiras também não podem ser compartilhados e precisam ser limpos frequentemente com água sanitária ou álcool 70%. Limpe também maçanetas e os locais que são tocados frequentemente.

      – Se possível, mantenha a distância mínima de 1 metro entre o você e os demais moradores da sua casa.

      – Os seus sintomas também devem ser monitorados. Para avaliar a sua situação, ligue 136, que é o número do serviço de teleconsulta do Sistema Único de Saúde, o TeleSUS.
      Nesse canal, você receberá, dos profissionais da saúde, orientações sobre o que deve ser feito em caso de agravamento dos sintomas.

      Aproveite para consultar o conteúdo destinado para pacientes:
      <https://fazumhilab.com.br/coronavirus-igm-reagente-e-igg-nao-reagente/>
      <https://fazumhilab.com.br/coronavirus-igm-reagente-e-igg-reagente-saiba-o-que-fazer/>

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

    1. Avatar

      Olá, Cristina! Tudo bem?

      Esse resultado significa que provavelmente você está com a COVID-19. Lembrando que o resultado deve ser avaliado em conjunto com sinais e sintomas.
      Para que o seu caso seja acompanhado, ligue para o TeleSUS – 136. Nesse canal médicos e enfermeiros farão o acompanhamento do seu caso.

      Monitore os seus sintomas e siga todas as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a disseminação da COVID-19 para outras pessoas.
      Mais informações sobre esse resultado podem ser encontradas nos seguintes endereços:
      <https://fazumhilab.com.br/coronavirus-igm-reagente-e-igg-nao-reagente/>
      <https://fazumhilab.com.br/coronavirus-quando-procurar-atendimento-medico/>

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  9. Avatar
    Suelen Brasil

    Gostaria de saber qual exame devo fazer para saber se já tenho anticorpos ao covid 19.
    Não tenho certeza, mas acredito já ter tido contato com a doença antes do carnaval e apresentei apenas sintomas leves.
    Gostaria de confirmar.

    1. Avatar

      Olá, Suelen! Tudo bem?

      Neste caso, você pode fazer um exame que detecte anticorpos IgM e IgG, como o teste do Hilab.
      Se o seu resultado for IgM não reagente e IgG reagente, isso indicará que provavelmente você já teve a COVID-19.

      Mais informações sobre a sua dúvida podem ser encontradas no seguinte endereço: <https://fazumhilab.com.br/saiba-mais-sobre-os-diferentes-tipos-de-testes-para-covid-19/>

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  10. Avatar

    Eu e o meu marido fizemos o exame do covid 19 e o resuldado foi reagente IGM e IGG para os dois, quais os cuidados que devemos tomar para nos proteger?

    1. Avatar

      Olá, Fatima! Tudo bem?

      É essencial que vocês adotem todas as medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, para evitar a disseminação do vírus para outras pessoas, uma vez que o resultado IgM reagente e IgG reagente indica provável infecção recente. A recomendação do Ministério da Saúde é ficar em isolamento por no mínimo 14 dias, contatos a partir do início dos sintomas.

      Usem máscara o tempo todo e fiquem em casa. Higienizem os ambientes com freqüência e fiquem em um ambiente separado de outras pessoas – se possível – caso morem com mais alguém. Monitorem os sintomas e liguem para o número 136 – o número da Teleconsulta do SUS – para que o caso de vocês seja acompanhado por profissionais da saúde.

      Mais informações sobre o resultado IgM e IgG reagentes podem ser encontradas no seguinte endereço:
      <https://fazumhilab.com.br/coronavirus-igm-reagente-e-igg-reagente-saiba-o-que-fazer/>

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

    1. Avatar
      Marketing Hilab

      Olá, Carla! Tudo bem?

      Isso significa que você está com a infecção e que seu organismo está produzindo os anticorpos para combatê-la.
      É essencial que você adote todas as medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, para evitar a disseminação do vírus para outras pessoas, uma vez que o resultado IgM reagente e IgG reagente indica provável infecção recente.

      A recomendação do Ministério da Saúde é ficar em isolamento por no mínimo 14 dias, contatos a partir do início dos sintomas.

      Use máscara o tempo todo e fiquem em casa. Higienize os ambientes com freqüência e fique em um ambiente separado de outras pessoas – se possível – caso more com mais alguém. Monitore os sintomas e ligue para o 136 – o número da Teleconsulta do SUS – para que o caso de vocês seja acompanhado por profissionais da saúde.

      Mais informações sobre o resultado IgM e IgG reagentes podem ser encontradas no seguinte endereço:
      <https://fazumhilab.com.br/coronavirus-igm-reagente-e-igg-reagente-saiba-o-que-fazer/>

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  11. Avatar
    José Salvador de Albuquerque

    Olá. Boa tarde. Fui diagnosticado hoje com igm-reagente, igm não reagente. Os únicos sintomas que vinha sentido é uma falta de ar leve, pouca dor de cabeça que passava com metade sim Dorflex, e dores leves nas costas. Como sou portador de sinusite crônicas e bronquite alérgica, fiquei na dúvida se os sintomas estavam relacionados ou não com a COVID, visto que os sinto praticamente todo ano. Minha pergunta é…devo usar outros medicamentos, para evitar agravamento do doença, ou continuo apenas com os tradicionais que já uso prá rinosinusite ? Obrigado.

    1. Avatar
      Marketing Hilab

      Olá, Jose! Tudo bem?

      O seu resultado seria IgM reagente e IgG não reagente? No seu comentário você escreveu IGM reagente e IGM não reagente.

      Se o seu IgM foi reagente é essencial seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a disseminação do vírus para outras pessoas. Use máscara o tempo todo, fique em isolamento e higienize as mãos com frequência. Pode ser que você esteja com a COVID-19.
      Somente um médico pode indicar o melhor tratamento para você. Ligue para o número 136 – o serviço de teleconsulta do SUS para que o seu caso seja acompanhado por profissionais da saúde.

      Mais informações sobre o resultado podem ser encontradas no seguinte endereço:
      <https://fazumhilab.com.br/coronavirus-igm-reagente-e-igg-reagente-saiba-o-que-fazer/>
      <https://fazumhilab.com.br/coronavirus-igm-reagente-e-igg-nao-reagente/>

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  12. Avatar

    BOM DIA! TEM COMO UMA PESSOA ESTA COM TODOS OS SINTOMAS DE COVID-19, FEZ O EXAME DE SANGUE IGG E IGM E NAO REAGENTE.
    OBRIGADA!

    1. Avatar
      Marketing Hilab

      Olá, Rossina! Tudo bem? Existem algumas possibilidades:

      – A pessoa pode estar com outra infecção respiratória, uma vez que os sintomas da gripe e da COVID-19 são semelhantes.
      – Ela está com a COVID-19, no entanto não esperou os 7 dias ou mais, a partir do início dos sintomas, para fazer o teste. Desta forma, o resultado pode ter sido um falso negativo.

      Por isso, sugerimos a repetição do teste.

      Os sintomas devem ser monitorados e as medidas preventivas para evitar a disseminação devem ser mantidas.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  13. Avatar
    José Salvador de Albuquerque

    Obrigado pela atenção. Desculpem o mal entendido, na pressa de postar, não revisei. Exatamente, deu i IGM reagente, e o IGG NÃO REAGENTE. O que me deixou pensativo, é que quase todos do meu hospital que testaram reagente para IGM, ou estavam assintomáticos, ou com sintomas leves que citei. Hoje, no terceiro dia de diagnosticado, estou sentindo piora apenas na dor de cabeça. A dor nas costas não voltou mais, e a tosse quando vem, continua leve.

  14. Avatar
    Nivia Oliveira

    Meu igm deu reagente e a igg não reagente. Mas não tenho sintomas. Posso ainda desenvolver algo grave? Por qtos dias terei q ficar isolada no quarto?

    1. Avatar
      Marketing Hilab

      Olá, Nivia! Tudo bem?

      Esse resultado sugere fase inicial da infecção. Você deve ficar em isolamento por, no mínimo, 14 dias. O vírus que causa a COVID pode ser transmitido por pessoas assintomáticas. Use máscara o tempo todo e higienize os ambientes com frequência.
      Para que o seu caso seja acompanhado por profissionais de saúde, você pode ligar 136 que é o número do Teleconsulta do SUS.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  15. Avatar

    Olá, pelo que vi nos comentários acima só é possível testar para igm e igg após 7 dias? Se quiser fazer um teste no começo de sintomas, primeiros dias não seria detectado nada?
    No aguardo
    Tathiane

    1. Avatar
      Marketing Hilab

      Olá, Tathiane! Exatamente. Se o teste de sorologia for realizado antes dos 7 dias recomendados, o resultado pode ser um falso-negativo.

      Para o teste de PCR, o Ministério da Saúde recomenda que o teste seja coletado entre o 3º e 7º dias de sintomas, preferencialmente, quando a carga viral é maior. Para o teste de IgM e IgG, é recomendado realizá-lo a partir do 7º dia de início dos sintomas.

      Qualquer dúvida, estamos á disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  16. Avatar
    Patricia Oliveira

    Fiz o teste PCR e deu positivo pra covid 19, após 20 dias fiz a sorologia que deu IgG reagente e IgM não reagente o que isso significa?

    1. Avatar
      Marketing Hilab

      Olá, Patricia! Tudo bem?

      Como o seu exame de PCR foi positivo e o IgM não reagente e o IgG reagente, isso significa que os anticorpos IgM – que indicam fase ativa da infecção – já não estão mais sendo produzidos. O IgG é produzido na fase mais tardia da infecção. Esse anticorpo confere imunidade a longo prazo, no entanto, como a COVID é uma doença nova, não sabemos quanto tempo essa imunidade vai durar. Você não está mais transmitindo o vírus, no entanto é importante seguir as orientações em relação à higiene pessoal e dos ambientes para não levar o vírus para a sua casa e acabar contaminando pessoas saudáveis.

      Mais informações sobre o resultado IgM não reagente e IgG reagente podem ser encontradas no seguinte endereço:

      <https://fazumhilab.com.br/igm-nao-reagente-e-igg-reagente-para-coronavirus/>

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab

  17. Avatar

    Boa tarde.
    Meu teste deu LgM reagente e LgG não reagente. Dois dias depois fiz o PCR e deu negativo. Aparentemente, a explicação mais lógica é que o teste LgM/LgG foi um falso-positivo. Diante disso, qual a probabilidade do teste aplicado pela Hilab dar falso-positivo? Terei direito a repetir em razão dessa aparente contradição?

    1. Avatar
      Marketing Hilab

      Olá, Renato! Tudo bem?

      Para responder a sua dúvida, precisamos da seguinte informação: há quanto tempo você está com sintomas?

      O Ministério da Saúde recomenda que o teste de PCR seja coletado entre o 3º e 7º dias de sintomas, preferencialmente. Após o sétimo dia a positividade desse exame começa a cair. Já o exame de sorologia é recomendado a partir do 7º dia de início dos sintomas. Pelo seu relato, pode ser que não seja mais possível detectar o vírus pelo exame de PCR, por isso é muito importante seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a transmissão do vírus para outras pessoas. O resultado IgM reagente e IgG não reagente sugere infecção recente.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  18. Avatar

    Não tive sintomas em nenhum momento já que o teste rápido foi realizado preventivamente e o PCR só foi realizado em razão do positivo do teste rápido.

    1. Avatar
      Marketing Hilab

      Olá, Renato! Tudo bem? O resultado IgM reagente e IgG não reagente sugere fase inicial da infecção. Por isso, é essencial seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a disseminação do vírus para outras pessoas.

      Conforme respondemos no comentário anterior, de acordo com o Ministério da Saúde, o exame de sorologia deve ser realizado a partir do 7º dia da infecção. Já para o exame de PCR, o Ministério da Saúde recomenda que o teste seja coletado entre o 3º e 7º dia. Como o seu IgM foi positivo, pode ser que o teste de PCR não detecte mais a sua infecção. Além disso, os testes moleculares são mais indicados para pessoas que estão com sintomas.

      Essas são algumas razões para testes falsos negativos em um exame de PCR:

      • Má qualidade da amostra, contendo pouco material do paciente;

      • A amostra foi coletada em uma fase muito precoce ou tardia da infecção;

      • A amostra não foi manuseada e enviada adequadamente;

      • Razões técnicas inerentes ao teste, como mutação do vírus ou inibição de PCR.

      O teste de sorologia é indicado para identificar pacientes com alta suspeita clínica para COVID-19, mas com resultado de RT-PCR negativo ou RT-PCR indisponível. Lembrando o resultado deve ser interpretado com outros achados clínicos. O teste não define diagnóstico. Entre em contato com o seu médico ou ligue para 136 – o serviço de Teleconsulta do SUS, aonde você receberá, de profissionais da saúde, orientações sobre o que deve ser feito no seu caso.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  19. Avatar

    Prezados
    Fiz o teste em laboratório e o resultado foi o seguinte:
    IgM Negativo COI 0,00
    IgG Positivo COI – 40,00

    O que significa ?
    O que devo fazer ? Procurar hospital ou não

    1. Avatar
      Marketing Hilab

      Olá, Rolando! Tudo bem?

      Esse resultado sugere que você já teve a COVID-19, pois o seu IgM está negativo e o seu IgG positivo. Não há necessidade de procurar um hospital, no entanto, para tirar a sua dúvida, você pode ligar para o serviço de Teleconsulta do SUS, o 136.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  20. Avatar

    Boa noite, teno duas perguntas sobre mim e sobre meu marido.
    Fiz o teste rápido depois de 5 dias de sintomas e o meu igg deu não reagente, mas o meu igm apareceu com uma linha muito fraca, quero saber o que significa, é positivo, negativo ou inconclusivo e porque apareceu fraca, sendo que o igg deu negativo?
    A outra pergunta é que o meu marido fez o pcr e testou positivo para covid, após 28 dias de isolamento ele resolveu fazer o hilab, porém deu igm e igg não reaente, porque não reagiu o igg? será que houve erro no pcr?
    Aguado

    1. Avatar
      Marketing Hilab

      Olá, Carla! Tudo bem?

      Os anticorpos IgM e IgG são produzidos durante fases diferentes e também podem estar presentes simultaneamente.
      O IgM é o primeiro anticorpo a aparecer quando vírus e bactérias nocivas atingem o nosso corpo. Já o IgG é produzido em uma fase mais tardia da infecção.
      Na fase inicial da infecção, o IgM é reagente e o IgG é não reagente. Esse resultado sugere, portanto, que a pessoa está com a COVID-19 e que o organismo está lutando contra a infeção. Esses exames que detectam anticorpos devem ser realizados, preferencialmente, a partir do 7º dia de início dos sintomas, caso contrário o resultado pode ser um falso negativo.

      Sobre o seu resultado: Indicado repetir o teste. Lembrando que IgM reagente e IgG não reagente sugere início da infecção. É essencial seguir as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a transmissão da COVID-19 para outras pessoas. Use máscara o tempo todo, fique em isolamento domiciliar e higienize os ambientes com frequência.

      Sobre o exame do seu marido, o PCR positivo indica infecção, ele fez o isolamento conforme recomendado. O IgM não reagente e o IgG reagente indicaria que foram produzidos os anticorpos que fornecem imunidade a longo prazo, no entanto, como a covid é uma doença nova, não sabemos o tempo dessa imunidade. Como o IgG do seu marido foi não reagente, pode ser que o IgG não está presente em quantidade suficiente para ser detectado pelo teste. Recomendamos que o seu marido não descuide com as medidas preventivas.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  21. Avatar

    Poderia por gentileza responder as minhas perguntas?
    Pediram para complementar com os sintomas, eu já complementei. Agora estou aguardando a resposta para as perguntas que fiz ontem.

  22. Avatar
    Karina Favilla Sassoon

    Olá, boa tarde!

    Fiz o exame de sorologia para o covid-19 ontem(25 de maio’20) e hoje(26/05), já tive o resultado, abaixo;
    ———————————————–
    IgM – Reagente – 1,3 UA/mL
    IgG – Não Reagente – 0,2 UA/mL

    Valores de referência aplicados a IgM e IgG
    Não Reagente: Inferior a 0,9 UA/mL
    Indeterminado: 0,9 a 1,0 UA/mL
    Positivo: Superior ou igual a 1,1 UA/mL

    —————————————————-
    Em 07 de maio iniciei alguns sintomas leves como:

    2 dias de noites com febres 38,8 e 37,7 (07 e 08/05) respectivamente;
    4 dias de dor de garganta;
    3 dias de prostração e dores no corpo.
    No 4o dia já não tinha mais dores no corpo e demais sintomas e super bem disposta.
    No 5o dia após o início dos sintomas, dia 11/05, notei a falta de paladar e de olfato, todos os outros sintomas relatados acima já estavam beem mais leves ou sem nenhum, ex.: a febre, dor no corpo, e dor de garganta.
    dia 12/05, 6 dias após o 1o com sintomas, já estava praticamente zerada se não fosse por conta da falta de olfato e paladar.

    Nessa semana que tive o 1o sintoma, eu tbm estava em período menstrual (tenho muitas reações e/ou TPM, como enxaqueca, dores nas pernas, lombar e corpo), nesta mesma semana tinha pego friagem e dormido com cabelo molhado, este me causa inflamação quase que instantânea na garganta.

    Minhas dúvidas são:
    1) o que tive foi realmente uma gripe e passou?
    2) o que tive foi a COVID-19 e passou?
    3) tive/ tenho e ainda esta ativo, ou seja, ainda estou transmitindo mesmo sem sintomas?
    4)me tornei assintomática?
    5) tive, curei e criei anticorpo e não corro mais o risco de pegar novamente?

    Agradeço muito o retorno de vcs o mais breve possível!

    Abçs,
    Karina

    1. Avatar
      Marketing Hilab

      Olá, Karina! Tudo bem?

      Um resultado IgM reagente e IgG não reagente sugere fase inicial da infecção. Por isso, é essencial ficar em isolamento domiciliar por, no mínimo, 14 dias.
      Use máscara o tempo todo e siga todas as recomendações para evitar a transmissão da COVID-19 para outras pessoas. Para que o seu caso seja acompanhado por profissionais da saúde, você pode ligar para o 136 – o número da Teleconsulta do SUS.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  23. Avatar

    Os primeiros sintomas compatíveis a covid-19 foi 06 de maio. Realizei exame PCR dia 15 de maio. No dia 18 o laboratório me ligou dizendo que eu e minha filha teríamos que repetir, pois tinha dado indeterminado (na verdade depois fiquei sabendo que houve um problema técnico e por isso tiveram que repetir vários exames.

    No segundo exame de PCR coletado no dia 19 maio 14 dias após os primeiros sintomas, deu inconclusivo e da minha filha não detectado (negativo).

    O fato de ter coletado depois de 7 dias pode ter interferido no exame (uma carga viral baixa)?

    Minha filha mora comigo (15 anos). Estamos em contato direto e deu negativo, será que ela pode vir a desenvolver a doença?

    Obs.: estou querendo agora fazer o IgM IgG para confirmar se tive realmente contato com o vírus. Se foi a covid, meus sintomas foram relativamente leves. Hj estou be e minha filha não apresenta nada. è aconselhável ela tb fazer o IgM e IgG?

    1. Avatar
      Marketing Hilab

      Olá, Luciane! Tudo bem?

      O Ministério da Saúde recomenda que o teste de PCR seja coletado entre o 3º e 7º dias de sintomas, preferencialmente, quando a carga viral é maior, podendo ser coletado até o 10º dia. Após o sétimo dia a positividade do RT-PCR começa a cair, chegando a 45% entre os dias 15 e 39. Como o seu exame de PCR foi coletado somente após 14 dias dos primeiros sintomas, é possível sim, que o resultado tenha sido um falso negativo. O exame de sorologia – IgM e IgG pode mostrar se você teve a covid-19. Lembrando que se o resultado for IgM reagente é essencial ficar em isolamento domiciliar por no mínimo 14 dias.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      equipe Hilab.

  24. Avatar
    William Melo

    Boa tarde!No resultado de exame para Covid-19,têm duas siglas:uma igg negativo;outra igm positivo. Que quer dizer?

    1. Avatar
      Marketing Hilab

      Olá, William! Tudo bem?

      Esse resultado, IgM reagente (positivo) e IgG não reagente (negativo) sugere fase inicial da infecção. Por isso, é essencial seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a disseminação da infecção para outras pessoas. Monitore os seus sintomas – ligue 136 para ser acompanhado por profissionais da saúde – use máscara o tempo todo e fique em isolamento domiciliar por, no mínimo, 14 dias.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

    1. Avatar
      Marketing Hilab

      Olá, Renato! Conseguimos sanar as suas dúvidas?

      Pedimos desculpas e também compreensão e paciência nesse momento, uma vez que estamos recebendo centenas de comentários no Blog diariamente e nossa equipe está 100% focada na operação para a realização dos exames de COVID-19. Não estamos conseguindo responder todas as perguntas imediatamente mas estamos fazendo o possível para respondê-las.

      Qualquer dúvida, não deixe de entrar em contato. Em caso de dúvidas, sugerimos também, entrar em contato com o número 136, do Teleconsulta do SUS, assim o caso será acompanhado por profissionais da saúde.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  25. Avatar
    Karina Favilla Sassoon

    Olá, bom dia!

    e qnt ao meu relato, obtenho alguma resposta hoje?

    vai completar 24h desde a minha 1a mensagem, que permanece com a mensagem de :

    Seu comentário está aguardando aprovação.

    se puderem ao menos me dar uma previsão de retorno já fico mais calma e tranquila.

    obrigada
    Karina

    1. Avatar

      Olá, Karina! Tudo bem?

      Infelizmente não estamos conseguindo responder todos os comentários imediatamente uma vez que estamos recebendo centenas de dúvidas diariamente. No entanto, localizamos o seu comentário e esperamos ter sanado a sua dúvida.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  26. Avatar
    LIDIANE CRISTINA ELEUTERIO NERES

    Boa noite, meu marido fez o exame no 22 dia do início da doença e o resultado deu positivo para igm e igg, ele não sente + nada inclusive já voltou a trabalhar, então ele ainda pode transmitir o vírus para mim e nossos filhos? Quando ir pra casa com segurança? Ficamos com medo e ainda estamos separados.
    No aguardo

    1. Avatar
      Marketing Hilab

      Olá, Lidiane! Tudo bem?

      O recomendado pelo Ministério da Saúde é ficar em isolamento domiciliar por 14 dias a partir do início dos sintomas.
      Quando os sintomas iniciaram?

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  27. Avatar
    José Salvador de Albuquerque

    Olá, como já declarei faz alguns dias, testei positivo para igm com 8 dias de sintomas , e negativo para IGG, tive sintomas leves e cumpri isolamento em casa. Recebi uma boa orientação desse Laboratório. Após essa semana de isolamento, voltei ao hospital, e fui testado através do RT-PCR em tempo real, que deu não detectável para SARS-COV 2. Durante o retorno ao Hospital, NÃO repetiram em mim o teste rápido pela método da IMUNOCROMATOGRAFIA. Poderiam me orientar o que significa ? Desde já agradeço.

    1. Avatar
      Marketing Hilab

      Olá, Ariane! Tudo bem?

      Esse resultado indica que provavelmente você está com a COVID-19. Por isso, é essencial seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a transmissão da COVID-19 para outras pessoas. Fique em isolamento domiciliar por, no mínimo, 14 dias a partir da data de início dos sintomas. Use máscara o tempo todo o higienize os ambientes com frequência. Mais informações sobre esse resultado podem ser encontradas no seguinte link: <https://fazumhilab.com.br/coronavirus-igm-reagente-e-igg-reagente-saiba-o-que-fazer/>
      Ligue para 136, o número da Teleconsulta do SUS para que seu caso seja acompanhado por profissionais de saúde.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  28. Avatar
    José Salvador de Albuquerque

    Provavelmente não sabem, né ? No hospital também não sabiam. De qualquer jeito, obrigado pela resposta colocada ao vento.

  29. Avatar
    Itala leal

    Boa tarde ! Tive alguns sintomas do covid entre os dias 13/05 a 22/05 no dia 23 /05 fiz o teste e deu negativo para o covid ,não tinha ido a nenhum hospital tomei a medicação em casa ( azitromicina e Ivermectina) hoje 02/06 fiz o teste quantitativo e deu IGG não reagente e o IGM REAGENTE 2,40 , estou com o covid ? Sim sim ,até quando devo me isolar ?

    1. Avatar
      Marketing Hilab

      Olá, Itala! Tudo bem?

      O resultado IgM reagente e IgG não reagente sugere fase inicial da infecção. É essencial ficar em isolamento domiciliar por, no mínimo, 14 dias para evitar a transmissão da COVID-19 para outras pessoas. Use máscara o tempo todo e separe talheres, toalhas somente para o seu uso.

      Você pode ligar para o Teleconsulta do SUS – 136. Assim, seu caso será acompanhado por profissionais da saúde. Caso os sintomas se agravem e você sinta falta de ar é recomendado procurar atendimento médico imediatamente.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  30. Avatar
    Rodrigo ramos de miranda

    Olá tudo bem? Na minha cidade só tem disponível o exame de sorologia IgG, não tem IgM. Pois então, estou morando com uma pessoa infectada desde o dia 27 de abril e não tive nenhum sintoma, nada mesmo. Fiz o teste de IgG 25 dias depois do primeiro contato, que teria sido no dia 27 de abril, e o resultado foi IgG Não reagente, índice de 1,09. Você poderia me explicar se eu ainda tenho o vírus e se posso transmitir para outras pessoas? Pois não apresentei nenhum sintoma desde o dia 27 de abril.

    1. Avatar
      Marketing Hilab

      Olá, Rodrigo! Tudo bem?

      O IgG é o anticorpo produzido na fase mais tardia da infecção. Um resultado IgG não reagente sugere que você não teve contato com o vírus que causa a COVID-19. No entanto, não sabemos o resultado do anticorpo IgM. O resultado IgM reagente e IgG não reagente sugere fase inicial da infecção e um resultado IgM não reagente e IgG não reagente que você não teve contato com o vírus.

      Portanto, você está suscetível à doença, é essencial seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a infecção.

      – IgM reagente e IgG não reagente – sugere fase inicial da infecção
      – IgM reagente e IgG reagente – sugere também infecção
      – IgM não reagente e IgG não reagente – sugere que você não está com a COVID-19, no entanto é importante considerar que o exame deve ser realizado a partir do 7º dia de início dos sintomas, caso contrário o resultado pode ser um falso negativo
      – IgM não reagente e IgG reagente – sugere infecção passada

      Para saber se você está na fase inicial da infecção, seria necessário realizar um exame de PCR (recomendado realizá-lo entre o 3º e 7º dia do início dos sintomas) ou um exame de sorologia IgM e IgG (recomendado a partir do 7º dia de início dos sintomas). Como não sabemos o IgM é essencial manter os cuidados.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  31. Avatar

    Boa noite.
    Minha primeira pergunta não foi respondida e não foi por não estarem conseguindo dar conta, pois vi outras depois da minha serem respondidas. Acho que não souberam responder. Deveriam então dar atenção e com humildade dizer que uma resposta concreta àquela pergunta não seria possível.

    Mas tenho mais uma dúvida agora que já fiz a sorologia:
    Testei positivo no teste rápido e fiquei em isolamento. No 26° dia (à contar do primeiro sintoma) fiz a sorologia e constatou igm e igg reagentes.
    Hj faz 30 dias que os sintomas iniciaram e ainda sinto minha garganta seca, acho que ainda estou com o vírus e ainda continuo em isolamento. Vou refazer a sorologia daqui mais uns oito dias, uma vez que a mesma é muito cara para se está gastando sem um resultado satisfatório que é ter um igm não reagente.
    Minha dúvida é: após 30 dias ainda posso contaminar outras pessoas?

    1. Avatar
      Marketing Hilab

      Olá, Jacó! Tudo bem?

      Pedimos desculpas pela demora, no entanto recebemos centenas de comentários diariamente e estamos respondendo perguntas diferentes para que os leitores do nosso Blog tenham acesso a essas respostas.

      Para responder a sua pergunta precisamos saber, por gentileza, a data de realização do teste.

      A sorologia avalia os anticorpos gerados pela doença. O IgM é o anticorpo de fase aguda. Apresenta elevação progressiva. Apesar de poder ser detectado nos primeiros dias dos sintomas, sua sensibilidade é mais elevada a partir 7º dia do início dos sintomas, que é justamente o tempo mediano entre o início dos sintomas e busca de assistência médica. O anticorpo IgG inicia sua elevação em torno do 14º dia e se mantém reagente a longo prazo. No entanto, como a COVID-19 é uma doença, não podemos afirmar que essa imunidade é por toda a vida. Portanto, é preciso manter os cuidados. O resultado IgM reagente e IgG reagente sugere que provavelmente você está com a COVID-19. Recomendamos isolamento domiciliar de, no mínimo 14 dias para um IgM reagente.

      Na próxima sorologia é esperado um resultado IgM não reagente e IgG reagente, que indicará infecção passada. No entanto, a resposta pode variar de pessoa para pessoa.

      Para que seu caso seja acompanhado por profissionais da saúde, ligue 136, o número da Teleconsulta do SUS.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  32. Avatar

    Bom dia. Fiz o Teste hilab na farmácia Nissey em Curitiba, o resultado foi IgG positivo. Surpresa, recomendei minha família fazer o teste, todos negativos. Fiquei completamente confusa, refiz o teste na Nissey, de outra marca, soube que não era Hilab após a realização do teste. Resultado, IgG negativo. Resumindo, gastei muito dinheiro para ficar na dúvida se tenho IgG positivo ou negativo. Já entrei em contato com a farmácia Nissey para refazer o meu teste, até agora só me enrolaram. O segundo teste foi da Eco, em qual eu poderia confiar mais? Eco ou Hilab? Por favor preciso de uma resposta, já perguntei aqui e não fui respondida sendo que outras pessoas foram. Pagar 180 reais para ficar na dúvida? Paguei duas vezes para fica na dúvida.

    1. Avatar
      Marketing Hilab

      Olá, Mari! Tudo bem?

      Para que possamos entender o seu caso e explicar o que pode ter acontecido, precisamos das seguintes informações:
      – Data de realização de cada um dos exames.
      – Resultados para IgM e para IgG de cada um dos exames.

      O outro exame foi realizado com qual amostra?

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  33. Avatar

    O primeiro teste (Hilab) foi realizado dia 07/05, resultado: IgM não reagente, IgG reagente.

    O segundo teste realizado (Eco) no dia 20/05, resultado: IgM não reagente, IgG não reagente. Amostra: sangue total, soro ou plasma.

    Os dois exames foram realizados na famacia Nissei.

  34. Avatar

    Olá bom dia. Grata pela atenção atenção dispensada.

    O primeiro teste (Hilab) foi realizado dia 07/05, resultado: IgM não reagente, IgG reagente.

    O segundo teste realizado (Eco) no dia 20/05, resultado: IgM não reagente, IgG não reagente. Amostra: sangue total, soro ou plasma.

    Os dois exames foram realizados na famacia Nissei.

  35. Avatar

    Olá boa noite fiz teste rápido o resultado foi que:
    IGM: Reagente
    IGG: não Reagente
    Mesmo iniciado o tratamento eu posso transmitir o vírus?

    1. Avatar
      Marketing Hilab

      Olá, Divina! Tudo bem?

      O seu resultado indica que provavelmente você está com a COVID-19. Por isso, é essencial seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a disseminação do vírus para outras pessoas. Você deve ficar em isolamento por no mínimo 14 dias, contados a partir da data de início dos sintomas. Mesmo com o tratamento você pode sim, transmitir o vírus para os seus familiares. Mais informações sobre este resultado podem ser encontradas no seguinte endereço: <https://fazumhilab.com.br/coronavirus-igm-reagente-e-igg-nao-reagente/>

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *