Home care: entenda o que é e como funciona esse serviço

Hilab | 19 jul 2021

Você sabe o que é home care? O conceito fala sobre tratamento médico domiciliar que envolve uma série de profissionais e cuidados com o paciente. Indicado pelo médico que acompanha o paciente e entende do seu prontuário, o home care tem o objetivo de ajudar no tratamento de doenças, no cuidado paliativo de doentes terminais e na comodidade das pessoas que não podem ou não devem se locomover até os espaços de saúde.

Em geral, esse serviço é oferecido por algumas operadoras de planos de saúde, mas o SUS (Sistema Único de Saúde) também tem esses serviços à disposição da população que precisa realizar tratamentos em ambientes domiciliar.

Quer saber mais sobre o conceito e como ele funciona? Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

O que é e como funciona o serviço de home care?

Esse tipo de tratamento significa cuidado em casa. É quando o profissional da saúde indica ou libera o paciente para continuar o seu tratamento médico em sua residência. 

O objetivo é, principalmente, oferecer ao paciente mais conforto durante o tratamento. Permitindo, portanto, que toda a assistência médica seja realizada em sua própria casa. Desta forma, para que possa ser viabilizado um tratamento home care é fundamental que haja um suporte especializado.

Ou seja, o paciente deverá ainda receber visitas regularmente de profissionais como enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas – além de contar com uma estrutura ambulatorial à sua disposição. 

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foi responsável por regulamentar as primeiras regras para esse tipo de atendimento, por meio da Resolução da Diretoria Colegiada nº 11 de 2006. Essa Resolução determina as normas de funcionamento de serviços de atenção domiciliar.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar, a Secretária de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde e as associações e as empresas que prestam atenção domiciliar também contribuíram para estabelecer as diretrizes iniciais desse setor.

As empresas, hospitalares ou não, responsáveis pela assistência a paciente internado em regime domiciliar devem ter hospital de retaguarda que garanta a reinternação nos casos de intercorrência de alguma condição que impeça a continuidade do tratamento domiciliar.

Compete exclusivamente ao médico determinar se há ou não indicação de internação domiciliar em substituição à internação hospitalar. O recurso terapêutico de home care normalmente é indicado para o tratamento de diversas patologias e até para casos de reabilitação.

Quais são as formas de atendimento domiciliar?

O paciente que teve indicação para tratamento de home care pode receber diversos tipos de atendimentos, que envolvem diferentes profissionais. Tudo vai depender da indicação médica. Veja abaixo.

Enfermagem domiciliar home care

De acordo com o COFEN (Conselho Federal de Enfermagem), o enfermeiro home care trabalha com o objetivo realizar atendimento especializado na casa do paciente, podendo ser um atendimento domiciliar ou até mesmo a internação domiciliar. Em geral, esse tipo de serviço é direcionado para crianças, pacientes portadores de deficiências, doentes crônicos e idosos, visto que esse é um público em que há uma dificuldade maior para sair de casa.

Como o atendimento domiciliar consiste em um acompanhamento, cabe ao profissional da saúde perceber qual o tratamento mais adequado para a condição do paciente, bem como a frequência das visitas em home.

Após realizar o diagnóstico, cabe ao profissional estabelecer um planejamento e prever os resultados, para assim reunir todas as técnicas de tratamento para o paciente.

Fisioterapia home care

A fisioterapia home care no atendimento domiciliar é caracterizada como uma assistência onde cuidados fisioterápicos são realizados na casa do paciente, permitindo uma avaliação profissional quanto a realidade e dificuldades do mesmo. A partir dessa avaliação é elaborado um plano de assistência adequado à realidade em que o paciente vive.

O fisioterapeuta vai desenvolver atividades que promovam o tratamento de doenças ou sequelas de traumatismo. O objetivo é reabilitar, reeducar e prevenir deformidades ósseas e articulares para que o paciente possa voltar a realizar suas atividades de vida diária. Além disso, a fisioterapia home care ajuda a promover inclusão, melhorar a qualidade de vida, preservar ou recuperar a saúde do paciente.

Farmacêutico home care

De acordo com o CFF (Conselho Federal de Farmácia), o farmacêutico home care deve trabalhar na assistência ao paciente e compondo equipes multidisciplinares. Este profissional deve prestar orientações quanto ao uso, administração e descarte de medicamentos para promover o uso racional dos fármacos. Além disso, ele deve acompanhar os pacientes com suporte nutricional domiciliar, terapia oncológica e outras que requerem a prestação de cuidados farmacêuticos.

Também é atribuição do farmacêutico home care preparar soluções medicamentosas para o uso intravenoso e monitorar as terapias. O paciente com um farmacêutico home care também recebe todas as informações sobre os medicamentos e é informado a respeito dos indicadores relacionados ao seu uso.

Fonoaudiologia home care

Na fonoaudiologia home care é realizado tratamento da voz e da fala em casa, com cuidados específicos e muita atenção por parte da equipe profissional. A principal finalidade deste tipo de tratamento é reabilitar o paciente de forma mais natural, no conforto de um ambiente conhecido, longe de hospitais, clínicas ou qualquer outro espaço de saúde. 

Seu objetivo é promover uma ação preventiva, curativa, reabilitadora e paliativa, que promete garantir melhorias na qualidade de vida do paciente, correspondendo às suas necessidades individuais em um ambiente domiciliar e de sua confiança. O profissional deve avaliar e gerenciar as necessidades daquele paciente, especificando o método de tratamento na tentativa de melhorar sua qualidade de vida por meio de exercícios específicos, posturas e manobras.

Nutricionista home care

O nutricionista home care tem como objetivo promover uma educação nutricional eficaz, buscando ações de mudanças nos hábitos alimentares dos pacientes e familiares. O cuidado nutricional é um conjunto de medidas que o profissional deve estabelecer a fim de promover uma alimentação terapêutica, com o fornecimento adequado de nutrientes, prevenindo a desnutrição e que contribua, junto com outros profissionais, para a recuperação da saúde.

Ao entrar no ambiente familiar, o profissional de nutrição deve entender que a alimentação está ligada não só a questões biológicas, mas também a questões sociais, culturais ou religiosas e que é necessário respeitar essas condições quando elaborar um programa. As orientações devem ser passadas aos pacientes, familiares ou cuidadores de forma clara e objetiva.

Quais são os tipos de serviços oferecidos pelo home care?

Não importa o tipo de serviço de home care: é fundamental que ele seja indicado pelo médico que acompanha o paciente em seu tratamento. A seguir, veja os tipos oferecidos por essa modalidade de tratamento de saúde. 

Monitoramento remoto

O monitoramento remoto de pacientes em ambiente domiciliar é mais um benefício oferecido pela telemedicina. Com ela, é possível manter o acompanhamento multidisciplinar em diversas situações. Os enfermeiros, por exemplo, atualizam o prontuário digital do paciente, que é acessado pela junta médica.

Diante dos dados analisados, esses profissionais podem prescrever medicações, solicitar exames e discutir sobre as particularidades do tratamento sem que seja necessário reunir todos os membros da equipe em um espaço físico.

Cuidados paliativos

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), cuidados paliativos são técnicas de “abordagem multiprofissional que promove a qualidade de vida de paciente e seus familiares, que enfrentam doenças que ameaçam a continuidade da vida, através da prevenção e alívio do sofrimento. Requer a identificação precoce, avaliação e tratamento da dor e outros problemas de natureza física, psicossocial e espiritual”.

No home care, o paciente tem à disposição uma equipe multidisciplinar especializada no alívio do sofrimento do paciente, sempre baseado no conhecimento científico e no diálogo entre paciente, familiares e cuidadores. 

Internação

Os serviços de internação domiciliar por meio de atendimento especializado e de acordo com as necessidades do paciente. Incluem as rotinas de higiene do paciente, administração de dieta e medicamentos, exercícios de reabilitação motora e respiratória, consultas médicas e de enfermagem, entre outros. 

Em casos mais complexos, incluem a oferta de equipamentos de suporte à vida do paciente, como monitorador cardíaco e ventilador pulmonar. 

Quais são os exames realizados no home care?

Diversos exames podem ser realizados na casa do paciente para evitar a locomoção e promover maior qualidade de vida. Veja os mais comuns.

Desta forma, o paciente tem à disposição serviços completos de saúde que incluem, ainda, coleta de sangue para análises laboratoriais.

Quais os benefícios do home care

O home care chegou para solucionar o problema de pacientes que não podem se deslocar e que têm a indicação de um melhor tratamento se realizado em sua residência. Veja abaixo os principais benefícios da modalidade.

Redução de infecções hospitalares

Pacientes com patologias crônicas e suas complicações podem ficar mais seguros em um home care, fazendo com que a recuperação possa ser mais rápida.

Redução do custo

Além de otimizar o uso dos leitos hospitalares, o home care contribui para que haja redução de custos para o paciente, para as operadoras de planos de saúde e para a saúde pública.

Otimização do tratamento

Aumentar a convivência dos pacientes com a família ajuda na humanização da saúde e contribui para tratamentos menos incômodos e, muitas vezes, ajuda na rapidez da cura.

Home care e a importância da telemedicina diagnóstica

Telemedicina diagnóstica foi um termo criado pelo Hilab para definir o uso da medicina inteligente para diagnosticar enfermidades por meio de exames remotos – os Testes Laboratoriais Remotos. Seu início foi no ano de 2004, quando os empreendedores e amigos de faculdade Marcus Figueiredo e Sérgio Rogal tornaram-se sócios e criaram a Hi Technologies, hoje conhecida como Hilab. A empresa nasceu com o objetivo de democratizar o acesso à saúde e permitir que cada vez mais pessoas possam realizar exames de análises clínicas, possibilitando o diagnóstico de doenças e, consequentemente, o tratamento adequado para que a população viva com mais saúde.

Com os Testes Laboratoriais Remotos Hilab, qualquer pessoa pode fazer um exame de sangue com a amostra de apenas algumas gotas de sangue da ponta do dedo. Em até 30 minutos minutos, o paciente recebe o laudo assinado por profissionais da saúde, pronto para levar ao médico. 

No home care, a telemedicina contribui, ainda, com a qualidade de vida do paciente, que, muitas vezes, não pode se deslocar até um laboratório de análises clínicas. Desta forma, com a coleta facilitada, com tecnologia de ponta e com especialistas envolvidos na leitura e no envio de laudos, é possível oferecer ao paciente exames rápidos e fiéis que contribuem com diagnósticos e tratamentos de doenças.

Agora que você entendeu melhor o que é home care, veja como o Hilab contribui para a humanização em saúde em todo o país. Acesse o nosso site e conheça! 

 

Hilab

Hilab

Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *