Home > Exames > Coronavírus PCR-LAMP
[ PT | EN ]

PCR-LAMP para COVID-19: exame de biologia molecular em 1 hora

O PCR-LAMP Hilab é o mais rápido exame de Biologia Molecular com análise remota para COVID-19. Utiliza uma técnica amplamente conhecida – a RT-LAMP, que permite detectar doenças infecciosas com segurança e em muito menos tempo do que com exames comuns.

O que é um Teste Laboratorial Remoto?

Teste Laboratorial Remoto (TLR) é um exame que pode ser realizado fora das dependências de um laboratório de análises clínicas.

O TLR PCR-LAMP Hilab utiliza a técnica RT-LAMP de amplificação isotérmica de DNA mediada por grampos conhecidos como loops. Além disso, tem como diferencial oferecer um laudo duplamente verificado: pela inteligência artificial e por um especialista do nosso laboratório.

Único exame de Biologia Molecular pronto em até 1 hora

O resultado do exame PCR-LAMP Hilab sai em apenas 1 hora, sendo ideal para testagem rápida em consultórios, hospitais e outros locais.

Ideal para a fase inicial da infecção, com ampla janela de detecção

Do 3º ao 15º dia após a exposição ou do 1º ao 10º dia após o início dos sintomas

Técnica análoga ao RT-PCR

Ensaio mais ágil que não requer insumos e equipamentos de alto custo, diferente do RT-PCR. Assim como o exame de RT-PCR, apresenta altos níveis de sensibilidade e especificidade.

Realizar o exame de Biologia
Molecular Hilab é simples e rápido

Acelerar diagnósticos muda o cenário da pandemia e torna voos mais seguros

Um teste de biologia molecular que entrega resultados em muito menos tempo que os exames convencionais pode transformar o combate à pandemia.

Como o PCR-LAMP detecta o vírus antes mesmo de surgirem sintomas, quando a carga viral ainda não está alta a ponto de transmitir a doença, ganhar agilidade para obtenção do resultado deixa serviços que não podem parar, seguros.

Desde maio de 2021, o espaço Hilab está no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, realizando três tipos de exames de COVID-19, incluindo o PCR-LAMP, o mais requisitado por sua agilidade, confiabilidade e aceitação nos destinos dos passageiros e funcionários das companhias aéreas.

Dessa forma, as pessoas embarcam com um exame recém-feito que garante um voo mais seguro para todos os envolvidos.

Diferenciais dos exames Hilab

Diferenciais do serviço

Dupla verificação

Os exames da Hilab passam por um processo de dupla verificação: da Inteligência Artificial e dos especialistas em análises clínicas do nosso laboratório.

Suporte técnico 24/7

Nosso laboratório funciona 24h. Ao contratar nossos serviços, você conta com o suporte de especialistas para tirar todas as suas dúvidas sobre os exames Hilab.

Laudo assinado por profissional de saúde

Os nossos laudos são assinados digitalmente por um profissional de saúde do laboratório Hilab.

Notificamos a ANVISA e demais autoridades

Diariamente, nosso laboratório de análises clínicas notifica a ANVISA e demais autoridades de saúde sobre os resultados dos exames laboratoriais.

Treinamento e acompanhamento

Oferecemos um treinamento completo sobre como realizar a coleta, conectar o equipamento, além das orientações sobre os exames.

Inteligência de dados

Todo o sistema Hilab funciona conectado à internet, isso permite a atualização em tempo real de um banco de dados que mostra todas as informações sobre os exames realizados.

Diferenciais para o paciente

Preço mais acessível

O exame que usa a técnica RT-LAMP é mais barato quando comparado ao exame de PCR, mesmo que a confiabilidade do resultado seja a mesma.

Resultado em até 1 hora

O paciente pode continuar a consulta médica no mesmo dia ou sair do estabelecimento de saúde com o resultado em mãos. O resultado do exame é 72 vezes mais rápido quando comparado à técnica RT-PCR.

Coleta humanizada

A coleta da amostra nasofaríngea é feita com um swab flocked, haste de algodão mais fininha e confortável

Indicações e especificações do teste PCR-LAMP para COVID-19

O TLR PCR-LAMP utiliza a técnica de amplificação isotérmica mediada por loop - RT-LAMP para detecção do RNA do SARS-CoV-2.

O exame PCR-LAMP Hilab é um exame confirmatório e apresenta uma ampla janela de detecção ideal para identificar pessoas infectadas, inclusive assintomáticas. A sua realização é indicada do 3º ao 15º dia após a exposição ou do 1º ao 10º dia após o início dos sintomas.

Analitos detectados: RNA viral do SARS-CoV-2.
Método: Amplificação isotérmica mediada por loop (LAMP).
Tipo de amostra: Secreção de nasofaringe.
Tempo total do exame: Até 1 hora.
Especificidade: >98,8%
Sensibilidade: >92%
Acurácia: >97%

Como interpretar o resultado do Exame PCR-LAMP para COVID-19 Hilab

Não detectável

Possível ausência de infecção pelo coronavírus. No entanto, falsos-negativos são possíveis, principalmente se a amostra foi coletada em uma fase muito precoce ou tardia da infecção.

Detectável

Possível infecção pelo coronavírus. O resultado indica que o material genético do vírus foi detectado na amostra analisada.

Importante: Em ambos os casos, o paciente deve entrar em contato com o médico para avaliar a conduta diagnóstica.

Conheça nossas outras soluções para COVID-19

Além do exame de Biologia Molecular, a Hilab também oferece outras soluções para auxiliar no diagnóstico rápido da infecção: o TLR para COVID-19 IgM e IgG - que detecta os anticorpos - e o TLR de antígeno - que detecta as proteínas virais.

Contrate ou faça o exame
PCR-LAMP para COVID-19 Hilab

Se interessou em oferecer o exame de biologia molecular ou quer encontrar o local mais próximo para realizar o seu? Vai de Hilab!

Perguntas frequentes

O que é RT-LAMP?

LAMP é a sigla para Loop-Mediated Isothermal Amplification (LAMP), uma técnica em que o material genético é amplificado em uma única temperatura, utilizando uma enzima DNA polimerase com atividade de descolamento de tira, além de primers desenhados de modo a formar grampos na fita de DNA (loops). Essa técnica é amplamente utilizada para o diagnóstico de doenças infecciosas e é análoga ao RT-PCR.

Quais são as semelhanças e diferenças entre o exame de RT-PCR e o exame RT-LAMP?

Assim como a RT-PCR, a técnica RT-LAMP também utiliza amostras de secreção da nasofaringe ou saliva. Em ambas as técnicas, são induzidas reações para a realização de transcrição reversa (RT) e uma fase de amplificação, na qual regiões específicas do vírus SARS-CoV-2 são replicadas milhões de vezes. É desta forma que os dois exames apontam, por meio de resultados detectáveis ou não detectáveis, se o indivíduo está ou não com a COVID-19. O exame de RT-PCR apresenta limitações, como a necessidade de amostras de alta pureza, pessoal altamente treinado, instalações sofisticadas para processamento de amostras, além do acesso a equipamentos de laboratório caros. No caso da RT-LAMP, o fato de o processo ser realizado em um ambiente isotérmico, sem as alterações na temperatura normalmente exigidas para a PCR, torna o procedimento muito mais acessível e rápido.

O exame detecta se a pessoa já pegou COVID-19?

Não. O exame PCR-LAMP Hilab detecta o RNA viral e portanto avalia se a pessoa está com COVID-19 naquele momento, não em algum período anterior. Para este fim, recomendamos o exame de Coronavírus IgM e IgG Hilab, que detecta a presença de anticorpos.

Sou paciente e quero fazer o exame. Onde faço?

Para fazer um exame com o Hilab, é necessário ir até um estabelecimento parceiro. Os locais disponíveis para a realização do exame podem ser encontrados no seguinte endereço: fazumhilab.com.br/onde-encontrar