Home > Blog > Exame de gravidez de sangue: o que é Beta hCG ?

Exame de gravidez de sangue: o que é Beta hCG ?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Quando a menstruação atrasa a primeira coisa que a maioria das mulheres faz é procurar uma farmácia para comprar um exame de gravidez e assim, tirar a dúvida de uma possível gravidez. Mas a confirmação definitiva só vem com o exame de gravidez de sangue.

Você sabe o que é o exame de gravidez? Quando ele deve ser feito? Será que você sempre precisa esperar dias para receber o resultado, quando faz o exame de sangue? Será que existe um exame de sangue com resultado rápido?

Acompanhe o artigo a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre o exame de gravidez de sangue.

O que o exame detecta? 

O exame de gravidez detecta o β-hCG, um hormônio produzido durante a gestação que tem a função de manter a gravidez. Esse hormônio auxilia na produção de progesterona, que prepara a parede do útero para a implantação do óvulo fecundado.

A implantação do óvulo fecundado, também conhecida como nidação, pode causar um pequeno sangramento, que pode ser confundido com a menstruação pela mulher. Isto pode levar a futura mãe a manter seu estilo de vida normal, ingerindo bebidas alcoólicas, fumando, que acarretará problemas ao feto.

Além da implantação do óvulo fecundado, o β-hCG também tem papel na nutrição do embrião.

Quais são os tipos de exames de gravidez?

 

Urina

A maioria dos exames de gravidez detectam o β-hCG na urina da mulher, facilmente encontrados em qualquer farmácia. Apesar de oferecem um resultado rápido, apresentam maior chance de falsos positivos. Isso significa que o seu resultado poderá ser positivo, mas você poderá não estar grávida.

Sangue

exame de gravidez de sangue

Existem também os exames de sangue, que são os mais precisos, por possuírem menos interferentes. No entanto, o resultado pode demorar várias horas ou até mesmo dias.

 

Existe algum exame de sangue de gravidez com resultado rápido?

Sim. Já existe um exame de gravidez, que utiliza uma amostra de sangue, com resultado rápido: o β-hCG Hilab. Esse exame detecta o hormônio no seu sangue, portanto o nível de confiabilidade é maior quando comparado aos testes de urina.

No entanto, como todo exame de sangue, existem interferentes. Alguns tumores e a suplementação vitamínica com biotina podem levar a resultados falsamente positivos.

Beta hCG com resultado em 20 minutos? Faz um Hilab

Quando devo fazer um exame de gravidez de sangue?

O exame deve ser realizado na suspeita de gravidez e o primeiro sinal desta é o atraso menstrual. Entretanto, outros sinais podem indicar uma gestação, como: enjoos, náuseas matinais, aumento das mamas e da sensibilidade destas, aversão a cheiros fortes, desejos estranhos, instabilidade emocional, escurecimento das aréolas mamárias, aumento da frequência urinária, entre outros.

A principal indicação da realização do β-hCG é o atraso menstrual, porém este não é necessário para que o exame seja feito. Em caso de alta suspeição de gravidez, mas com exame negativo, um novo teste deve ser realizado após 48 horas.

Quais são os possíveis resultados do exame de gravidez Hilab?

Os valores de β-hCG são detectados em faixas. Estas faixas são: abaixo de 10 mUI/mL; 10 a 25 mUI/mL; 26 a 1500 mUI/mL e superior a 1500 mUI/mL. 

Após a 12ª semana de gestação, aproximadamente, o β-hCG começa a decair, pois a placenta torna-se responsável pela produção de progesterona, assumindo a função antes desempenhada pelo β-hCG.

Quais são os outros exames necessários para confirmar a gestação?

Se você realizou um exame e o resultado foi reagente (positivo), saiba que é importante procurar um médico para realizar outros exames e, assim, confirmar ou não a gestação. Outros exames que podem ser realizados para confirmá-la incluem a ultrassonografia, a ultrassonografia transvaginal e o β-hCG seriado.

Gostou de saber mais sobre o exame de gravidez? Está procurando um exame rápido e confiável? Clique aqui e saiba onde encontrar o Hilab. 

GOSTOU DO ARTIGO? AVALIE

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 56

COMPARTILHE ESTE POST NAS REDES
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Fique por dentro de todas as novidades sobre saúde e mercado laboratorial. Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!

RELACIONADOS
Fique por dentro de todas as novidades sobre saúde e mercado laboratorial.
Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!
Contrate o Hilab

Preencha o formulário para que um de nossos consultores entre em contato com você.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.