Exame de gravidez de sangue: o que é o Beta hCG?

Hilab | 28 set 2021

Exame de gravidez de sangue: o que é beta hCG?


Quando a menstruação atrasa, a primeira coisa que a maioria das mulheres faz é procurar uma farmácia para comprar um exame de gravidez e tirar a dúvida sobre uma possível gravidez. Mas a confirmação definitiva só vem com o exame de gravidez de sangue.

Você sabe o que é o exame de gravidez? Quando ele deve ser feito? Será que você sempre precisa esperar dias para receber o resultado? Será que existe um exame de sangue com resultado rápido?

Acompanhe o artigo a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre o exame de gravidez de sangue.

O que o exame detecta?

O exame de gravidez detecta o beta hCG, um hormônio produzido durante a gestação que tem a função de manter a gravidez. 

O hCG significa gonadotrofina coriônica humana. Ele é produzido quando o óvulo é fertilizado e o blastocisto (nome dado ao zigoto após as primeiras divisões celulares) se implanta no endométrio, que é o revestimento epitelial do útero. O hCG é um hormônio secretado pela camada de células externa do blastocisto. 

A função do hCG é estimular o corpo lúteo a continuar produzindo os hormônios estrogênio e progesterona, o que previne a menstruação e permite a continuidade da gravidez.  Além da implantação do óvulo fecundado, o β-hCG também tem papel na nutrição do embrião.

Como o beta hCG é um hormônio encontrado no sangue de mulheres que estão grávidas, a detecção da sua presença é utilizada nos testes de gravidez. 

Quais são os tipos de exames de gravidez?

Urina

A maioria dos exames de gravidez detectam o Beta hCG na urina da mulher e são facilmente encontrados em qualquer farmácia. Apesar de oferecerem um resultado rápido, apresentam maior chance de falsos positivos. Isso significa que o seu resultado pode ser positivo, mas você pode não estar grávida.

Exame de gravidez de urina.

Sangue

Existem também os exames de sangue, que são os mais precisos, por possuírem menos interferentes e maior sensibilidade. No entanto, o resultado pode demorar várias horas ou até mesmo dias para sair.

 

Exame de gravidez de sangue que utiliza amostra obtida por punção venosa.

Existe algum exame de sangue de gravidez com resultado rápido?

Sim. Existe um exame de gravidez que utiliza uma amostra de sangue coletada da pontinha do dedo, com resultado em 15 minutos: o Beta hCG da Hilab. Esse exame detecta o hormônio no seu sangue com alto nível de confiabilidade quando comparado aos testes de urina.

Exame de gravidez de sangue que utiliza amostra de punção digital (sangue da ponta do dedo).

No entanto, como todo exame de sangue, existem interferentes. Alguns tumores e a suplementação vitamínica com biotina podem levar a resultados falsamente positivos.

Quais são as condições médicas ou medicações que podem afetar o resultado de um exame de gravidez? 

Medicamentos 

O uso de suplementos vitamínicos que contêm biotina (também conhecida como vitamina B7), uso de contraceptivos de emergência e alguns tipos de tumores, causam interferência no exame.

Tumores 

O Beta hCG é um marcador tumoral, ou seja, é uma substância detectada no exame de sangue e que aumenta na presença de tumores. Essa substância pode ser produzida diretamente pelo tumor ou pelo organismo. 

A fração beta do hormônio hCG é utilizada para diagnóstico, monitoramento e prognóstico de pacientes com tumores de células germinativas do ovário, por isso o exame de beta hCG pode resultar em um falso positivo para gravidez. Em caso de gravidez ectópica, essa fração do hormônio hCG também é utilizada como parte do diagnóstico. Entretanto, o exame beta hCG da Hilab não deve ser utilizado para fins de diagnóstico de tumores. 

Quando devo fazer um exame de gravidez de sangue?

O exame deve ser realizado na suspeita de gravidez e o primeiro sinal desta é o atraso menstrual. Entretanto, outros sinais podem indicar uma gestação, como:

  • Enjoos;
  • Mamas maiores e sensíveis, aréolas mais escuras;
  • Pequeno sangramento vaginal;
  • Maior frequência urinária;
  • Aumento abdominal;
  • Prisão de ventre e aumento dos gases;
  • Inchaço da vulva;
  • Gases e cólicas pouco intensas;
  • Aversão a cheiros fortes;
  • Desejos estranhos;
  • Instabilidade emocional;
  • Aumento da libido;
  • Maior salivação;
  • Ronco;
  • Aumento da transpiração.

Em caso de alta suspeição de gravidez, mas com exame negativo, um novo teste deve ser realizado após 48 horas.

Quais são os possíveis resultados do exame de gravidez Hilab?

Os valores de Beta hCG são detectados em faixas. Estas faixas são: abaixo de 10 mUI/mL; 11 a 25 mUI/mL; 26 a 1500 mUI/mL; e superior a 1500 mUI/mL. Veja abaixo o significado de cada uma das faixas: 

  • Entre 0-10 mUI/mL: Estes valores não são considerados indicativos de gravidez;
  • Entre 11-25 mUI/mL: Valores inconclusivos, por isso é necessário repetir o teste em 48 horas;
  • Entre 26-1500 mUI/mL: Valores considerados indicativos de gravidez. Procure um médico para confirmar ou não a suspeita;
  • Superior a 1500 mUI/mL: Valores considerados indicativos de gravidez. Procure um médico para confirmar ou não a suspeita. 

Após a 12ª semana de gestação, aproximadamente, o Beta hCG começa a decair, pois a placenta torna-se responsável pela produção de progesterona, assumindo a função antes desempenhada pelo Beta hCG.

Se você está com dúvidas na interpretação dos exames, assista ao vídeo a seguir:

Quando o exame deve ser repetido? 

Um resultado abaixo do valor de referência, ou seja, abaixo de 25 mUI/mL, sugere ausência de gravidez ou que a concentração presente no sangue é muito baixa e não foi detectada no exame. No entanto, caso a suspeita de gravidez persista, é necessário repetir o teste em 48 horas.

Quais são os outros exames necessários para confirmar a gestação?

Se você realizou um exame e o resultado foi reagente (positivo), saiba que é importante procurar um médico para realizar outros exames e, assim, confirmar ou não a gestação. 

Outros exames que podem ser realizados para confirmá-la incluem a ultrassonografia, a ultrassonografia transvaginal e o Beta hCG seriado.    

Gostou de saber mais sobre o exame de gravidez? Está procurando um exame rápido e confiável? Faça o exame de Beta hCG da Hilab. 



Hilab

Hilab

Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

61 respostas para “Exame de gravidez de sangue: o que é o Beta hCG?”

  1. Então eu fiz o exame de gravidez só que de sangue mais deu negativo mais eu tô sentindo muitas coisas de gravidez eu queria saber se eu devo procurar outro médico sim Ou não

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Aline! Tudo bem?

      Se você fez sexo sem proteção, está desconfiada de uma gravidez, mas fez o exame antes do atraso menstrual, seu resultado pode ter sido um falso negativo. Se você está com sintomas de gravidez e ainda desconfiada, procure um médico para que ele possa avaliar a sua situação. Lembre-se também de realizar os exames para detectar as ISTs como HIV, sífilis e hepatites.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  2. Andreia disse:

    Meu resultado do hcg deu 14.46 mUi/ml…….
    Estou com quantas semanas?

    Referência do laboratório acima de 5.0mUi/ml.

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Andreia! Tudo bem?

      Para saber as semanas de gestação, é importante procurar um médico para fazer a avaliação.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

    • Mariana disse:

      Tive relação sexual desprotegida dia 17/10, no dia seguinte veio um leve corrimento rosado e durou exatamente 3 dias. Logo depois de 2 semanas fui percebendo alguns sintomas (dor de cabeça leve e frequente, inchaço nos seios, dor abdominal, rejeição à comida) . Quis esperar minha menstruação que era pra vir dia 01/11 para fazer os exames mas dia 30/10 tive outra relação desprotegida, meu namorado ejaculou várias vezes dentro e aconteceu a mesma coisa, no dia seguinte tive o mesmo corrimento rosa e durou 4 dias exatos, achei que fosse minha menstruação mas foi de leve fluxo e não veio nenhum coágulo, veio de cor bem clara, o que não como costuma vir para mim e minha menstruação costuma durar se 6 a 7 dias. Fiz exames de urina e sangue ontem dia 04/11, os resultados saem dia 11, tem chance de aparecer positivo?

      • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

        Olá, Tudo bem? Por aqui vou te auxiliar da melhor maneira possível.
        Recomendamos que você procure uma unidade de saúde ou o seu médico para, assim, avaliar o método contraceptivo mais adequado para vocês. Sempre há o risco de uma gravidez quando não há uso de algum método. Existem vários como os anticoncepcionais orais, o DIU e a camisinha masculina ou feminina. A camisinha por exemplo, além de evitar a gravidez, também é importante para evitar as infecções sexualmente transmissíveis. Se cuidem e façam os exames ?

  3. Claudia disse:

    Tem 16 dias e nada da menstruação. Usei o levonegestrel será que o atraso foi isso ?
    Quase louca já…

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Claudia! Tudo bem?

      A pílula do dia seguinte pode atrasar a menstruação, no entanto, se você desconfia de uma gravidez, é importante fazer um exame de beta hCG.
      Lembre-se também dos exames para detectar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) como HIV, Sífilis e Hepatites.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  4. Ellen Vieira dos Santos disse:

    Olá, fiz um exame do beta hcg e deu ausência, mas sinto muitos sintomas de gravidez ?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Ellen! Tudo bem?

      Em caso de dúvida, é importante procurar um médico para que ele possa avaliar os seus sintomas.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  5. Laila Souza disse:

    Oii bom dia , eu queria fica mais um pouco informada , bom minha mãe e minha vizinha disseram que estou sim grávida ..
    resultado BHCG negativo:0,0 a 20,0 mUI/mL

    resultado BHCG positivo: Maior que 20,0 mUImL
    bom não entendi muito bem

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Laila! Tudo bem?

      Verifique o seu valor de Beta hCG assim você saberá em qual faixa ele se encontra (positivo ou negativo). Em caso de dúvidas, é importante procurar atendimento médico.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  6. Carol disse:

    Olá,
    Não estou sabendo interpretar meu teste.
    Deu valor hcg 5616,0 mU/ml
    Valor de referência positivo acima de 25,0 mU/ml deu positivo ou negativo?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Carol! Tudo bem?

      O seu valor está acima do valor de referência, que é 25, por isso pode indicar uma possível gravidez.
      Procure um médico para realizar exames complementares e assim, obter o seu diagnóstico.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço, Equipe Hilab.

  7. Lelê disse:

    Meu resultado foi REAGENTE, fiz depois do atraso, estou grávida?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Lelê! Tudo bem?

      Reagente significa positivo, é importante procurar um médico.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  8. Gisele disse:

    Fiz um exame de sangue 4 dias antes da data da minha menstruação. Resultado 20miu, será que estou grávida? Resultado deu inconclusivo, pois neste laboratório só positiva a partir de 25. Como foi muito perto e fiz antes do tempo, estou com dúvida. Estou com bastante cólicas.

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Giseli! Tudo bem?

      Como o seu resultado foi inconclusivo recomendamos a repetição do teste.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  9. Luana Batista disse:

    Fiz o teste do hilab, do dedo, com 7 dias de atraso, e deu negativo, e já estou com 10 dias de atraso e nada de mestruação.

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Luana! Tudo bem?

      A menstruação pode atrasar por diversos fatores por isso é importante procurar um médico caso a sua menstruação ainda esteja atrasada.

      Neste texto você encontrará mais informações sobre as possíveis causas da menstruação atrasada:
      <https://hilab.com.br/blog/menstruacao-atrasada/>

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  10. Luana disse:

    Olá o meu deu resultado igual ou maior que 10 mui reagente
    Valores referência menor que 10 não reagente

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Luana! Tudo bem?

      Reagente significa indicativo de gravidez. Procure um médico para realizar exames complementares e confirmar ou não a gestação.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

    • Mari disse:

      Menstruação atrasada 3 dias e durante esses 3 dias só veio corrimento esbranquiçado (obs.: tive corrimento rosado e durou 3 dias também e esse corrimento veio 1 dia depois da minha relação sexual desprotegida), tô com dor no abdômen leve, dor de cabeça levemente e frequente, enjoada pra comer e sensibilidade nos seios. Fiz exame de sangue e de urina recente e daqui 4 dias sai o resultado. Tem chance de dar positivo?

      • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

        Olá, Tudo bem? Por aqui vou te auxiliar da melhor maneira possível. Recomendamos que você procure uma unidade de saúde ou o seu médico para avaliar os sintomas. A menstruação atrasada é um dos sinais da gravidez. Caso fique mais alguma dúvida, fico totalmente à disposição.

  11. Luana disse:

    Minha médica disse que eu estou grávida com esse exame que fez que deu igual ou maior que 10 mui reagente

  12. Gabriely disse:

    O meu resultado deu reagente estou grávida

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Gabriely! Tudo bem?

      Resultado reagente indica gestação. Você~e deve ir ao médico para realizar exames complementares.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  13. Carol disse:

    Fiz o exame.bthcg da hilad e o resultado saiu inválido . Isso significa negativo.

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Carol! Tudo bem?

      Quando o resultado é inválido é recomendada a repetição do teste. Você pode nos informar por gentileza, em qual farmácia você realizou esse exame? Podemos disponibilizar um voucher caso o resultado não tenha sido inválido devido a algum interferente medicamentoso.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  14. Thais disse:

    Oie eu fiz um exame de sangue o que deu ñ reagentes valor 10 mui ñ reagentes 10 só que eu sinto muitos sintomas de gravidez mesmo assim posso tá gravida

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Thais! Tudo bem?

      Se você está com sintomas, é importante te repetir o teste e procurar um médico.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  15. Aline Taiane Nery disse:

    Meu exame beta hcg deu 1500 com quantas semanas eu estou?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Aline! Tudo bem?

      A concentração de beta hCG pode variar de mulher para mulher. É importante perguntar isso para o seu médico, assim ele poderá avaliar também a última data da sua menstruação. No entanto, segundo a Associação Americana de Gravidez, uma concentração de 1500 corresponde a 5 semanas. Os valores abaixo são apenas uma orientação. Um hcg diferente não é motivo para preocupação.

      Níveis de hCG e semanas
      3 semanas: 5 – 50 mIU/mL
      4 semanas: 5 – 426 mIU/mL
      5 semanas: 18 – 7.340 mIU/mL
      6 semanas: 1.080 – 56.500 mIU/mL
      7 – 8 semanas: 7.650 – 229.000 mIU/mL
      9 – 12 semanas: 25.700 – 288.000 mIU/mL
      13 – 16 semanas LMP: 13.300 – 254.000 mIU/mL
      17 – 24 semanas LMP: 4.060 – 165.400 mIU/mL
      25 – 40 semanas LMP: 3.640 – 117.000 mIU/mL
      Mulheres não grávidas: 0 – 5 mIU/mL

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  16. Daniele disse:

    Meu exame deu negativo é ainda nada ta menstruação,eu pode ser gravidez?

  17. Amanda disse:

    Minha menstruação está atrasada mais de 1 mês, quando estava atrasada uns 15 dias fiz o teste e deu negativo, mais até agora nada de vim ou de apontar o que pode ser ? Obs: nunca atrasa

  18. Ariana disse:

    Ola fiz o teste deu positivo negativo isso quer dizer o que?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Ariana! Tudo bem?

      Você precisa avaliar se o seu teste deu positivo ou negativo. Um resultado negativo indica provavelmente, ausência de gestação.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  19. RAYANE KASSIA SALES GOMES disse:

    Ola meu deu inconclusivo oque significa issi negativo??

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Rayane! Tudo bem?

      Inconclusivo significa que você precisa repetir o teste.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  20. Elza Chaves disse:

    Ola estou atrasada a 8 dias…
    Fiz 3 teste de farmacia e deram listras bem clarinha….
    E com 8 dia de atraso fiz o beta quantitativo onde deu resultado indeterminado no valor de 22,11…
    E possivel eu estar gravida???

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Elza! Tudo bem?

      Quando o resultado é indeterminado, o laboratório sugere a repetição do teste.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  21. Clara rayane disse:

    Boa tarde fiz um exame de sangue HCG
    negativo inferior a. 5,0 mUI/ml
    Positivo superior a 25,0 mUI/ml
    Indeterminado. 5.0mUI/ml a 25.0mUI/ml.

    Resultado 3,3 mUI/ml
    O resultado é negativo?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Clara! Tudo bem?

      Qualquer valor de Beta-hCG abaixo de 5 indica ausência de gravidez. O seu resultado foi 3,3 o que sugere ausência.
      Caso os sinais de gravidez permaneçam, sugerimos a repetição do teste.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  22. Alessandra disse:

    Eu fiz exame de gravidez de sangue eu não entendi resultado. Resultado 140.500 MUI

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Alessandra! Tudo bem?

      Esse valor pode ser indicativo de gravidez, sugerimos que você procure atendimento médico para fazer uma avaliação.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  23. Fabiana disse:

    Oiii Boa noite fiz um bthcg e o resultado foi não foi encontrado teor titulavel que significa

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Fabiana! Tudo bem?

      Isso significa que o Beta hCG não foi detectado pelo teste realizado, o que pode indicar possível ausência de gravidez. No entanto, caso a suspeita de gravidez persista, é recomendado repetir o teste.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  24. kétlin Andriéli disse:

    tive relações sexuais sem proteção, quase sempre esquecia de tomar o anticoncepcional, meu namorado sempre ajaculou dentro, minha menstruação ta atrasada a quase 2 meses, tenho sentido enjoos e dor de cabeça, será que eu posso estar grávida?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Kétlin! Tudo bem?

      Como você esquecia de tomar o anticoncepcional e não utilizava preservativos, existe sim a possibilidade de você estar grávida.
      Lembre-se também, que é importante fazer com frequência os exames que detectam as Infecções Sexualmente Transmissíveis.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

    • Ana Karolina disse:

      Fiz exames qualitativo Beta hcg , deu reagente . E 25 miu ml estou grávida ??

      • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

        Olá, Ana Karolina. Tudo bem?

        O diagnóstico de uma gravidez é clínico e laboratorial. É necessário levar o resultado ao médico para confirmar ou não a gestação.
        Qualquer outra dúvida, fico totalmente à disposição. ?

  25. Maria disse:

    Olá boa tarde mês passado fiz um exame quantitativo e deu 0.6 negativo um mês depois fiz outro e deu 1,2 por que alterou?

    • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

      Olá, Maria! Tudo bem?

      Os dois valores, tanto o 0,6 quanto o valor de 1,2 não são indicativos de gravidez. A variação é normal do exame. Qualquer outra dúvida, fico totalmente à disposição. ?

  26. Daniela Souza disse:

    Conteúdo bom, estou procurando mais informações porque ainda vou fazer esse Exame Beta Hcg. Desconfio que eu esteja gravida.

    • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

      Agradecemos o seu feedback, ele é muito importante para nossos futuros conteúdos. Se puder ajudar em algo mais. Ficamos totalmente à disposição. ? ?

  27. Boa tarde… Gostaria eu gostaria de entender o número que consta no meu exame de sangue, o beta, pois, no começo pensei deu positivo e depois, pensei, não é negativo… Por não saber interpretar e ao mesmo tempo não poder perguntar a ninguém próximo por querer fazer surpresa. ? Enfim, deu 4938,0 mIU.
    E para ser mais delicado, os atendimentos médicos, só estão sendo agendados para janeiro…

    • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

      Olá!. Tudo bem? Eu sou um especialista Hilab. Por aqui vou te auxiliar da melhor maneira possível, tá bem? No caso de interpretação de exame. Você pode mandar um e-mail com todas as informações e o laudo em anexo na chave de e-mail [email protected]. Por lá eles vão te passar todas as informações de forma mais assertiva. Caso fique mais alguma dúvida, fico totalmente à disposição. ?

  28. Priscila disse:

    Bom dia. Eu estou mto ansiosa e gostaria de fazer uma pergunta. Fizemos amor no dia em que estava fértil (alta probabilidade de engravidar conforme meu aplicativo). Isso Aconteceu a 7 dias. Porém, minha menstruação está marcada para daqui há 7 dias. Será q se eu fizer o teste de gravidez hj, eu consigo saber se estou grávida?

    • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

      Olá! Tudo bem? Eu sou um especialista Hilab. Por aqui vou te auxiliar da melhor maneira possível, tá bem? Pri, é recomendado é que você procure um profissional de saúde mais próximo para que ele possa te passar todas as orientações e informações necessárias. Não esqueça de levar os resultados de seus exames. Caso fique mais alguma dúvida, fico totalmente à disposição. ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *