Home > Exames > Gravidez (Beta hCG)

Descubra a gravidez em 15 minutos com o exame de sangue Beta hCG

Entenda como funciona e porque fazer o exame imunocromatográfico que detecta a gravidez com apenas um furinho na ponta do dedo.

Beta hCG: a ansiedade de esperar pela resposta

A maior parte das mulheres quer uma resposta rápida ao realizar um exame de gravidez, seja pela ansiedade relacionada ao desejo de estar grávida, seja pela ansiedade de descartar essa possibilidade.

Como funciona o exame da Hilab?

O Teste Laboratorial Remoto Hilab de Beta hCG é um imunoensaio cromatográfico para detecção quantitativa de Beta hCG em amostras de sangue total obtidas por punção digital, um método rápido e indolor.

Beta hCG é a sigla para gonadotrofina coriônica humana (hCG). Este hormônio está presente no sangue de mulheres grávidas e por isso é utilizado para avaliar a presença de gestação.

O resultado da reação da amostra com a tira de testagem é digitalizado e enviado para o laboratório de análises clínicas Hilab, onde um especialista e nossa inteligência artificial verificam o resultado e enviam o laudo assinado via e-mail e SMS.


Quem deve realizar o exame de Beta hCG?

O exame de Beta hCG Hilab deve ser feito unicamente para auxiliar na detecção de gravidez.

Informações Técnicas

Analitos detectados: Hormônio Beta hCG.
Método: Imunocromatografia.
Tipo de Amostra: Sangue total.
Tempo total até a liberação do laudo: 15 minutos.
Especificidade: 99,9%
Sensibilidade: 99,9%

Orientações para antes de fazer o exame

Para realizar o exame, é necessário que a paciente leve um documento oficial com foto.

Como interpretar o resultado do exame de Beta hCG Hilab?

Entre 0-10 mUI/mL

Estes valores não são considerados indicativos de gravidez.

Entre 11-25 mUI/mL

Valores inconclusivos, por isso é necessário repetir o teste em 48 horas.

Entre 26-1500 mUI/mL

Valores considerados indicativos de gravidez. Procure um médico para confirmar ou não a suspeita.

Superior a 1500 mUI/mL

Valores considerados indicativos de gravidez. Procure um médico para confirmar ou não a suspeita.

Limites de detecção de 10 mUI/mL até 1500 mUI/mL. Atenção: este exame não substitui um diagnóstico médico e o laudo deve ser levado para avaliação.

Contrate ou faça um exame de Beta hCG

Se interessou em oferecer o exame de Beta hCG ou quer encontrar o local mais próximo para fazer o exame? Vai de Hilab!

Perguntas frequentes sobre a gravidez

O que é o Beta hCG?

O hCG é um hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana. Esse hormônio é produzido quando o óvulo é fertilizado e o blastocisto (nome dado ao zigoto, após as primeiras divisões celulares) se implanta no endométrio, que é o revestimento epitelial do útero. O hCG tem a função de estimular o corpo a continuar produzindo os hormônios estrogênio e a progesterona, o que previne a menstruação e permite a continuidade da gravidez.

Quais são os primeiros sinais de gravidez?

A menstruação atrasada é um dos sinais mais comuns, ainda mais quando o ciclo da mulher é regular. No entanto, nem todas as mulheres possuem um ciclo regular, o que pode dificultar a detecção da gravidez. Outros sinais incluem:

  • Enjoos
  • Mamas maiores e sensíveis, aréolas mais escuras
  • Pequeno sangramento vaginal
  • Maior frequência urinária
  • Aumento abdominal
  • Prisão de ventre e aumento dos gases
  • Inchaço da vulva
  • Gases e cólicas pouco intensas
  • Aversão a cheiros fortes
  • Desejos estranhos
  • Instabilidade emocional
  • Aumento da libido
  • Maior salivação
  • Ronco
  • Aumento da transpiração

É possível estar grávida sem apresentar os sinais comuns da gravidez?

Sim. É possível estar grávida e não perceber nenhum sintoma. Por isso, se você desconfia de uma possível gravidez, é necessário fazer um exame para confirmar ou não a suspeita.

Por que este exame é diferente de um teste de urina?

O exame Beta hCG Hilab é um teste que utiliza como amostra o sangue. A urina possui mais substâncias que poderão alterar o resultado do seu teste, comparado ao sangue. Por este motivo, um exame de gravidez de sangue é mais confiável do que um teste de urina.

Por que devo realizar o exame, preferencialmente, após o atraso menstrual?

Fazendo o exame após o atraso menstrual, as chances do resultado ser um falso positivo ou um falso negativo são consideravelmente menores. Esperar pelo atraso menstrual é importante para que seu resultado seja confiável.

Condições médicas ou medicações podem afetar o resultado?

Medicamentos
O uso de suplementos vitamínicos que contêm biotina (também conhecida como vitamina B7), uso de contraceptivos de emergência e alguns tipos de tumores, causam interferência no exame.

Tumores
O Beta hCG é um marcador tumoral, ou seja, é uma substância detectada no exame de sangue e que aumenta na presença de tumores. Essa substância pode ser produzida diretamente pelo tumor ou pelo organismo, em resposta à presença do tumor. A fração beta do hormônio hCG é utilizada para diagnóstico, monitorização e prognóstico de pacientes com tumores de células germinativas (testículo e ovário), o exame de beta hCG pode resultar em um falso positivo para gravidez. Em caso de gravidez ectópica, essa fração do hormônio hCG também é utilizada como parte do diagnóstico, entretanto, o exame Beta hCG Hilab não deve ser utilizado para esses fins.

Posso confiar nos resultados dos exames de gravidez?

Atualmente a maioria dos testes são desenvolvidos sob rigorosos processos de qualidade e validação para diminuir o máximo possível as chances de resultados errôneos. Algumas vezes os testes de gravidez podem sim apresentar resultados incorretos, como falsos positivos - quando não há gravidez mas o teste acusa positivo - e falsos negativos - quando há gravidez mas o teste acusa que não há. São vários os motivos que podem levar a resultados incorretos, como coleta incorreta, erros no processamento das amostras e uso de determinados medicamentos ou suplementos que podem interferir na análise da amostra.

O resultado do exame de gravidez foi positivo. O que devo fazer para confirmar a gravidez?

Após um resultado positivo é importante procurar um médico para realizar outros exames e, assim, confirmar ou não a gestação. Lembre-se que o exame de gravidez Hilab não define o diagnóstico e é necessário confirmar a gravidez. Outros exames que podem ser realizados para confirmá-la incluem a ultrassonografia, a ultrassonografia transvaginal e o Beta hCG seriado.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 1. ed., 1. reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 300 p.

Instituto Nacional do Câncer. Câncer de Testículo. Disponível em: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=342. Acesso em: 20 de maio de 2021.

Instituto Nacional do Câncer. Marcadores Tumorais. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/ovario/marcadores_+tumorais. Acesso em: 20 de maio de 2021.