Home > Blog > Serviços farmacêuticos: o que são e por onde começar?

Serviços farmacêuticos: o que são e por onde começar?

Benefícios do Hilab para sua farmácia
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Segundo o Conselho Federal de Farmácia, o cuidado prestado pelo farmacêutico se materializa para o paciente e para a sociedade na prestação de serviços farmacêuticos. Esses serviços constituem uma estratégia importante para aumentar o faturamento do seu estabelecimento além de fidelizar clientes.

Você sabe o que são serviços farmacêuticos? O que eles podem fazer pela sua farmácia e sua vida profissional? Qual a importância destes serviços para a saúde e bem estar da população?

Acompanhe o post a seguir e descubra.

O que são serviços de saúde e serviços farmacêuticos?

Segundo o Conselho Federal de Farmácia, serviços de saúde são aqueles que lidam com a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças e de outras condições, bem como com a promoção, manutenção e recuperação da saúde. Desta forma, os serviços farmacêuticos constituem parte dos serviços de saúde e compreendem:

Um conjunto de atividades organizadas em um processo de trabalho, que visa a contribuir para prevenção de doenças, promoção, a proteção e recuperação da saúde, e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas (Conselho Federal de Farmácia, 2016).  

Quais serviços farmacêuticos podem ser oferecidos?

São muitos os serviços que podem ser prestados pelo farmacêutico para que as necessidades de saúde dos pacientes e da população sejam atendidas.

Além dos serviços relacionados aos medicamentos como conciliação de medicamentos, monitorização terapêutica de medicamentos, revisão da farmacoterapia e acompanhamento farmacoterapêutico, o farmacêutico também pode prover o rastreamento em saúde e a verificação de parâmetros clínicos.

 1. Conciliação de medicamentos

A conciliação de medicamentos é um processo de revisão da farmacoterapia e tem por objetivo ajudar os pacientes a obter o benefício máximo de seus medicamentos, reduzindo desperdícios.

 2. Seguimento farmacoterapêutico

Este serviço é centrado na avaliação dos resultados alcançados pela farmacoterapia. É focado na manutenção dos resultados e na continuidade do cuidado com o paciente. Neste serviço, o farmacêutico realiza uma revisão de toda a farmacoterapia, avaliando os resultados terapêuticos, além das informações do paciente, do cuidador e das prescrições.

O seguimento farmacoterapêutico é voltado principalmente para pacientes com HIV, asma, diabetes e hipertensão e é realizado por meio de consultas.

 3. Rastreamento em saúde

Segundo o CFF o Rastreamento em Saúde visa a identificação provável de doença ou condição de saúde não identificada, pela aplicação de testes, exames ou outros procedimentos que possam ser realizados rapidamente, com subsequente orientação e encaminhamento do paciente aos serviços de saúde para diagnóstico e tratamento. O diabetes mellitus, a hipertensão arterial sistêmica e a dislipidemia são exemplos de condições que podem ser rastreadas.

Para muitas doenças um teste reagente/positivo é o primeiro passo para a auxiliar o diagnóstico médico. Estima-se que 40% da população brasileira possui pelo menos uma doença crônica não transmissível, segundo dados da última Pesquisa Nacional de Saúde.

Por onde começar?

Antes de oferecer os serviços farmacêuticos é necessário conhecer os seus clientes. Se na sua farmácia você atende muitas pessoas diabéticas, considere contratar um serviço de exames laboratoriais remotos para fazer o acompanhamento da glicemia e dos níveis de colesterol e triglicerídeos. Você também pode fazer a avaliação dos resultados obtidos com o seguimento farmacoterapêutico do paciente.

Segundo dados da Abrafarma, em 2017 já foram realizados aproximadamente 1,5 milhões de atendimentos clínicos em mais de 1.600 farmácias que oferecem serviços farmacêuticos. Para 2019 as previsões indicam um crescimento ainda mais expressivo, com o aumento do número de estabelecimentos que implementaram consultórios farmacêuticos, softwares que auxiliam o profissional nas consultas, além da implementação do serviço de exames laboratoriais rápidos.

Quer aumentar o faturamento da sua farmácia?

Conheça Hilab! Contrate nosso serviço e aumente o número de atendimentos clínicos farmacêuticos no seu estabelecimento, oferecendo exames de Perfil Lipídico (colesterol), Beta-hCG (gravidez), TSH, HIV, PSA, Hemoglobina Glicada, Glicemia e muito mais. 

Clinicarx. Como o Clinicarx pode mudar a sua farmácia. Disponível em: <https://clinicarx.com.br/servicos-clinicos-farmaceuticos/>. Acesso em: 06 de março de 2019.

Conselho Federal de Farmácia. Serviços farmacêuticos diretamente destinados ao paciente, à família e à comunidade: contextualização e arcabouço conceitual / Conselho Federal de Farmácia. – Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2016. 200 p.

CORRER, C. J.; OTUKI, M. A prática farmacêutica na farmácia comunitária. Porto Alegre: Artmed; 2013. 434 p.

GOSTOU DO ARTIGO? AVALIE

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

COMPARTILHE ESTE POST NAS REDES
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Fique por dentro de todas as novidades sobre saúde e mercado laboratorial. Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!

RELACIONADOS
Fique por dentro de todas as novidades sobre saúde e mercado laboratorial.
Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!
Contrate o Hilab

Preencha o formulário para que um de nossos consultores entre em contato com você.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.