Serviços farmacêuticos: o que são e por onde começar?

Os serviços farmacêuticos constituem uma estratégia importante para aumentar o faturamento do seu estabelecimento além de fidelizar clientes. Saiba quais são os serviços principais e o que fazer para implementá-los.
Serviços farmacêuticos são uma oportunidade para aumentar o faturamento da farmácia

Segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF), o cuidado prestado pelo farmacêutico se materializa para o paciente e para a sociedade na prestação de serviços farmacêuticos. Esses serviços constituem uma estratégia importante para aumentar o faturamento do seu estabelecimento, fidelizar clientes e contribuir para que farmácias e drogarias sejam cada vez mais vistas como estabelecimentos que prestam assistência à saúde.

Você sabe o que são serviços farmacêuticos? O que eles podem fazer pela sua farmácia e sua vida profissional? Qual a importância destes serviços para a saúde e bem estar da população?

Acompanhe o post a seguir e descubra.

O que são serviços de saúde e serviços farmacêuticos?

Segundo o CFF, serviços de saúde são aqueles que lidam com a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças e de outras condições, bem como com a promoção, manutenção e recuperação da saúde. Desta forma, os serviços farmacêuticos constituem parte dos serviços de saúde e compreendem:

Um conjunto de atividades organizadas em um processo de trabalho, que visa a contribuir para prevenção de doenças, promoção, a proteção e recuperação da saúde, e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas (Conselho Federal de Farmácia, 2016). 

Quais serviços farmacêuticos podem ser oferecidos?

São muitos os serviços que podem ser prestados pelo farmacêutico para que as necessidades de saúde dos pacientes e da população sejam atendidas.

Além dos serviços relacionados aos medicamentos como aplicação de injetáveis, conciliação de medicamentos, monitorização terapêutica de medicamentos, revisão da farmacoterapia, acompanhamento farmacoterapêutico e prescrição farmacêutica – essenciais para o uso racional de medicamentos – o profissional também pode prover outros serviços de atenção farmacêutica,  tais como a educação em saúde, o rastreamento em saúde e a verificação de parâmetros clínicos. Para a provisão destes dois últimos, o farmacêutico tem a tecnologia como grande aliada, podendo fazer uso dos Testes Laboratoriais Remotos.

A seguir, mostramos os principais tipos de serviços farmacêuticos e seus conceitos.

1. Rastreamento em saúde

Segundo o CFF o Rastreamento em Saúde visa a identificação provável de doença ou condição de saúde não identificada, pela aplicação de testes, exames ou outros procedimentos que possam ser realizados rapidamente, com subsequente orientação e encaminhamento do paciente aos serviços de saúde para diagnóstico e tratamento. O diabetes mellitus, a hipertensão arterial sistêmica e a dislipidemia são exemplos de condições que podem ser rastreadas.

Como prover o rastreamento em saúde na farmácia?

Para muitas doenças um teste reagente/positivo é o primeiro passo para auxiliar no diagnóstico médico. Estima-se que 40% da população brasileira possui pelo menos uma doença crônica não transmissível, segundo dados da última Pesquisa Nacional de Saúde. Para fazer o rastreamento da Hipertensão Arterial Sistêmica você deverá possuir um aparelho digital validado para medir a pressão arterial (braço). Já para o rastreamento das dislipidemias e do DM2, o ideal é utilizar procedimentos de baixo custo, de fácil utilização e pouco invasivos, como os Testes Laboratoriais Remotos. Assim, a aceitabilidade do paciente será muito maior.

>>>>> Leia também: O que é um Teste Laboratorial Remoto? <<<<<< 

2. Dispensação

A dispensação de medicamentos é o ato farmacêutico mais realizado em farmácias e drogarias. No entanto, não deve significar, simplesmente,  entregar o medicamento solicitado para o cliente.

Segundo Galato e colaboradores (2008), a dispensação deve ser entendida como integrante do processo de atenção ao paciente, ou seja, como uma atividade realizada por um profissional da saúde com foco na prevenção e promoção da saúde, tendo o medicamento como instrumento de ação.

3. Manejo de problema de saúde autolimitado

No dia a dia, as pessoas promovem uma série de ações para controlar ou reduzir o impacto de condições de saúde, sendo uma delas o uso de medicamentos. O manejo de problema de saúde autolimitado é um serviço no qual o farmacêutico aplica conhecimentos e habilidades clínicas para selecionar e documentar terapias farmacológicas e não farmacológicas que não exigem prescrição médica, e outras intervenções relativas ao cuidado à saúde do paciente.

4. Monitorização terapêutica de medicamentos

A monitorização terapêutica de medicamentos é um serviço que compreende a mensuração e a interpretação dos níveis séricos de fármacos. Este serviço possibilita a individualização das doses dos medicamentos além da identificação de problemas relacionados à adesão ao tratamento.

5. Conciliação de medicamentos

A conciliação de medicamentos é um processo de revisão da farmacoterapia e tem por objetivo ajudar os pacientes a obter o benefício máximo de seus medicamentos, reduzindo desperdícios.

6. Revisão da farmacoterapia

A revisão da farmacoterapia é um serviço farmacêutico de grande relevância, na qual o farmacêutico faz uma análise estruturada e crítica sobre os medicamentos utilizados pelo paciente.

Esta análise tem como  objetivos minimizar a ocorrência de problemas relacionados à farmacoterapia, melhorar a adesão ao tratamento e os resultados terapêuticos, bem como reduzir o desperdício de recursos. Segundo estudos, evidências comprovam que a revisão da farmacoterapia aumenta os resultados de saúde para os pacientes, podendo minimizar custos e riscos de hospitalização.

>>>>> Leia também: Como o farmacêutico pode melhorar a adesão ao tratamento? <<<<<

7. Gestão da condição de saúde

A gestão da condição de saúde, enquanto serviço farmacêutico, é focada em uma doença ou condição específica. Tem por objetivo principal fornecer ao paciente as ferramentas e o conhecimento necessários para que o paciente pratique o autocuidado. É um serviço multidisciplinar, no qual o farmacêutico trabalha em conjunto com outros profissionais da saúde.

8. Acompanhamento farmacoterapêutico

Este serviço é centrado na avaliação dos resultados alcançados pela farmacoterapia. É focado na manutenção dos resultados e na continuidade do cuidado com o paciente. Neste serviço, o farmacêutico realiza uma revisão de toda a farmacoterapia, avaliando os resultados terapêuticos, além das informações do paciente, do cuidador e das prescrições.

O seguimento/acompanhamento farmacoterapêutico é voltado principalmente para pacientes com HIV, asma, diabetes e hipertensão e é realizado por meio de consultas.

9. Educação em saúde

Muitas vezes, o farmacêutico é o profissional da saúde que mais tem contato com a população. A educação em saúde compreende diferentes estratégias educativas, que integram os saberes popular e científico, de modo a contribuir para aumentar conhecimentos, desenvolver habilidades e atitudes sobre os problemas de saúde e seus tratamentos.

O objetivo principal desta prática é desenvolver a autonomia e comprometimento tanto dos pacientes, quanto dos profissionais de saúde envolvidos, gestores e cuidadores com a promoção da saúde, prevenção e  controle de doenças.

Por onde começar?

Antes de oferecer os serviços farmacêuticos é necessário conhecer os seus clientes. Se na sua farmácia você atende muitas pessoas diabéticas, considere contratar um serviço de exames laboratoriais remotos para fazer o acompanhamento da glicemia e dos níveis de colesterol e triglicerídeos. Você também pode fazer a avaliação dos resultados obtidos com o seguimento farmacoterapêutico do paciente.

Segundo dados da Abrafarma, em 2017 já foram realizados aproximadamente 1,5 milhões de atendimentos clínicos em mais de 1.600 farmácias que oferecem serviços farmacêuticos. Para 2019 as previsões indicam um crescimento ainda mais expressivo, com o aumento do número de estabelecimentos que implementaram consultórios farmacêuticos, softwares que auxiliam o profissional nas consultas, além da implementação do serviço de exames laboratoriais rápidos.

Quer aumentar o faturamento da sua farmácia e implantar novos serviços farmacêuticos?

Conheça o laboratório de análises clínicas Hilab! Contrate nosso serviço e aumente o número de atendimentos clínicos farmacêuticos no seu estabelecimento, oferecendo exames de Perfil Lipídico (colesterol), Beta-hCG (gravidez), TSH, HIV, PSA, Hemoglobina Glicada, Glicemia e muito mais.

Entre em contato com os nossos consultores e receba informações sobre o serviço.

Referências bibliográficas

Clinicarx. Como o Clinicarx pode mudar a sua farmácia. Disponível em: <https://clinicarx.com.br/servicos-clinicos-farmaceuticos/>. Acesso em: 06 de março de 2019.

Conselho Federal de Farmácia. Serviços farmacêuticos diretamente destinados ao paciente, à família e à comunidade: contextualização e arcabouço conceitual / Conselho Federal de Farmácia. – Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2016. 200 p.

CORRER, C. J.; OTUKI, M. A prática farmacêutica na farmácia comunitária. Porto Alegre: Artmed; 2013. 434 p.

Assine também nossa newsletter

Receba dicas sobre saúde e novidades do mercado laboratorial antes de todos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Micheli Pecharki

Micheli Pecharki

Micheli é Bióloga e coordenadora de conteúdos na Hilab. Acredita que transformar o conhecimento técnico em algo acessível é essencial para que as pessoas saibam como cuidar mais da própria saúde e vivam, assim, com mais qualidade de vida. É apaixonada por cachorros e escrever e nas horas vagas gosta de estar em contato com a natureza.

6 comentários em “Serviços farmacêuticos: o que são e por onde começar?”

    1. Avatar
      Marketing Hilab

      Olá, Sandra! Bom dia

      Já passamos o seu contato para a nossa equipe comercial.
      Logo eles entrarão em contato com você para tirar todas as suas dúvidas.

      Obrigada pelo seu comentário.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

    1. Avatar
      Marketing Hilab

      Olá, Zeca! Tudo bem?

      Já passamos o seu e-mail para a nossa equipe comercial, logo eles entrarão em contato. 🙂
      Pedimos que você fique, por gentileza, atento a sua caixa de spam.

      Você poderia nos informar, por gentileza, o seu telefone? Assim conseguimos entrar em contato. O e-mail da equipe comercial é [email protected] e o número (41) 98435-4795.

      Agradecemos o seu contato e estamos ansiosos para fechar uma parceria.

    1. Avatar
      Marketing Hilab

      Olá, Daniela! Tudo bem?

      Já passamos o seu contato para a nossa equipe comercial ([email protected] (41) 98435-4795) em breve eles entrarão em contato. Fique atenta ao seu e-mail, principalmente à caixa de spam 🙂
      Você poderia nos informar, por gentileza, o seu telefone? Assim nossa equipe pode te ligar.
      Caso você queira saber mais detalhes, também pode preencher o seguinte formulário: <https://hilab.com.br/simule-seu-plano/>

      O equipamento é enviado na forma de comodato e atualmente temos os seguintes exames disponíveis:
      – Perfil Lipídico (Colesterol e triglicerídeos)
      – Beta hCG (Gravidez)
      – PSA
      – Vitamina D
      – Influenza A e B
      – TSH (Hipotireoidismo)
      – Anti-HCV (Hepatite C)
      – HIV
      – Sífilis
      – Anti-HBs
      – HBsAg
      – Glicemia
      – Hemoglobina Glicada
      – Dengue IgG/IgM
      – Dengue NS1
      – Zika

      Agradecemos o seu contato e qualquer dúvida estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *