Micheli Pecharki | 17 ago 2021
Segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF), o cuidado prestado pelo farmacêutico se materializa para o paciente e para a sociedade na prestação de serviços farmacêuticos. Esses serviços constituem uma estratégia importante para aumentar o faturamento do seu estabelecimento, fidelizar clientes e contribuir para que farmácias e drogarias sejam cada vez mais vistas como estabelecimentos que prestam assistência à saúde.
Você sabe o que são serviços farmacêuticos? O que eles podem fazer pela sua farmácia e sua vida profissional? Qual a importância destes serviços para a saúde e bem estar da população?
Acompanhe o post a seguir e descubra.
Segundo o CFF, serviços de saúde são aqueles que lidam com a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças e de outras condições, bem como com a promoção, manutenção e recuperação da saúde. Desta forma, os serviços farmacêuticos constituem parte dos serviços de saúde e compreendem:
Um conjunto de atividades organizadas em um processo de trabalho, que visa a contribuir para prevenção de doenças, promoção, a proteção e recuperação da saúde, e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas (Conselho Federal de Farmácia, 2016).
São muitos os serviços que podem ser prestados pelo farmacêutico para que as necessidades de saúde dos pacientes e da população sejam atendidas.
Além dos serviços relacionados aos medicamentos como aplicação de injetáveis, conciliação de medicamentos, monitorização terapêutica de medicamentos, revisão da farmacoterapia, acompanhamento farmacoterapêutico e prescrição farmacêutica – essenciais para o uso racional de medicamentos – o profissional também pode prover outros serviços de atenção farmacêutica, tais como a educação em saúde, o rastreamento em saúde e a verificação de parâmetros clínicos. Para a provisão destes dois últimos, o farmacêutico tem a tecnologia como grande aliada, podendo fazer uso dos Testes Laboratoriais Remotos.
A seguir, mostramos os principais tipos de serviços farmacêuticos e seus conceitos.
Segundo o CFF o Rastreamento em Saúde visa a identificação provável de doença ou condição de saúde não identificada, pela aplicação de testes, exames ou outros procedimentos que possam ser realizados rapidamente, com subsequente orientação e encaminhamento do paciente aos serviços de saúde para diagnóstico e tratamento. O diabetes mellitus, a hipertensão arterial sistêmica e a dislipidemia são exemplos de condições que podem ser rastreadas.
Para muitas doenças um teste reagente/positivo é o primeiro passo para auxiliar no diagnóstico médico. Estima-se que 40% da população brasileira possui pelo menos uma doença crônica não transmissível, segundo dados da última Pesquisa Nacional de Saúde. Para fazer o rastreamento da Hipertensão Arterial Sistêmica você deverá possuir um aparelho digital validado para medir a pressão arterial (braço). Já para o rastreamento das dislipidemias e do DM2, o ideal é utilizar procedimentos de baixo custo, de fácil utilização e pouco invasivos, como os Testes Laboratoriais Remotos. Assim, a aceitabilidade do paciente será muito maior.
>>>>> Leia também: O que é um Teste Laboratorial Remoto? <<<<<<
A dispensação de medicamentos é o ato farmacêutico mais realizado em farmácias e drogarias. No entanto, não deve significar, simplesmente, entregar o medicamento solicitado para o cliente.
Segundo Galato e colaboradores (2008), a dispensação deve ser entendida como integrante do processo de atenção ao paciente, ou seja, como uma atividade realizada por um profissional da saúde com foco na prevenção e promoção da saúde, tendo o medicamento como instrumento de ação.
No dia a dia, as pessoas promovem uma série de ações para controlar ou reduzir o impacto de condições de saúde, sendo uma delas o uso de medicamentos. O manejo de problema de saúde autolimitado é um serviço no qual o farmacêutico aplica conhecimentos e habilidades clínicas para selecionar e documentar terapias farmacológicas e não farmacológicas que não exigem prescrição médica, e outras intervenções relativas ao cuidado à saúde do paciente.
A monitorização terapêutica de medicamentos é um serviço que compreende a mensuração e a interpretação dos níveis séricos de fármacos. Este serviço possibilita a individualização das doses dos medicamentos além da identificação de problemas relacionados à adesão ao tratamento.
A conciliação de medicamentos é um processo de revisão da farmacoterapia e tem por objetivo ajudar os pacientes a obter o benefício máximo de seus medicamentos, reduzindo desperdícios.
A revisão da farmacoterapia é um serviço farmacêutico de grande relevância, na qual o farmacêutico faz uma análise estruturada e crítica sobre os medicamentos utilizados pelo paciente.
Esta análise tem como objetivos minimizar a ocorrência de problemas relacionados à farmacoterapia, melhorar a adesão ao tratamento e os resultados terapêuticos, bem como reduzir o desperdício de recursos. Segundo estudos, evidências comprovam que a revisão da farmacoterapia aumenta os resultados de saúde para os pacientes, podendo minimizar custos e riscos de hospitalização.
>>>>> Leia também: Como o farmacêutico pode melhorar a adesão ao tratamento? <<<<<
A gestão da condição de saúde, enquanto serviço farmacêutico, é focada em uma doença ou condição específica. Tem por objetivo principal fornecer ao paciente as ferramentas e o conhecimento necessários para que o paciente pratique o autocuidado. É um serviço multidisciplinar, no qual o farmacêutico trabalha em conjunto com outros profissionais da saúde.
Este serviço é centrado na avaliação dos resultados alcançados pela farmacoterapia. É focado na manutenção dos resultados e na continuidade do cuidado com o paciente. Neste serviço, o farmacêutico realiza uma revisão de toda a farmacoterapia, avaliando os resultados terapêuticos, além das informações do paciente, do cuidador e das prescrições.
O seguimento/acompanhamento farmacoterapêutico é voltado principalmente para pacientes com HIV, asma, diabetes e hipertensão e é realizado por meio de consultas.
Muitas vezes, o farmacêutico é o profissional da saúde que mais tem contato com a população. A educação em saúde compreende diferentes estratégias educativas, que integram os saberes popular e científico, de modo a contribuir para aumentar conhecimentos, desenvolver habilidades e atitudes sobre os problemas de saúde e seus tratamentos.
O objetivo principal desta prática é desenvolver a autonomia e comprometimento tanto dos pacientes, quanto dos profissionais de saúde envolvidos, gestores e cuidadores com a promoção da saúde, prevenção e controle de doenças.
Antes de oferecer os serviços farmacêuticos é necessário conhecer os seus clientes. Se na sua farmácia você atende muitas pessoas diabéticas, considere contratar um serviço de exames laboratoriais remotos para fazer o acompanhamento da glicemia e dos níveis de colesterol e triglicerídeos. Você também pode fazer a avaliação dos resultados obtidos com o seguimento farmacoterapêutico do paciente.
Segundo dados da Abrafarma, em 2017 já foram realizados aproximadamente 1,5 milhões de atendimentos clínicos em mais de 1.600 farmácias que oferecem serviços farmacêuticos. Para 2019 as previsões indicam um crescimento ainda mais expressivo, com o aumento do número de estabelecimentos que implementaram consultórios farmacêuticos, softwares que auxiliam o profissional nas consultas, além da implementação do serviço de exames laboratoriais rápidos.
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Clinicarx. Como o Clinicarx pode mudar a sua farmácia. Disponível em: <https://clinicarx.com.br/servicos-clinicos-farmaceuticos/>. Acesso em: 06 de março de 2019.
Conselho Federal de Farmácia. Serviços farmacêuticos diretamente destinados ao paciente, à família e à comunidade: contextualização e arcabouço conceitual / Conselho Federal de Farmácia. – Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2016. 200 p.
CORRER, C. J.; OTUKI, M. A prática farmacêutica na farmácia comunitária. Porto Alegre: Artmed; 2013. 434 p.
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Micheli é Bióloga. Acredita que transformar o conhecimento técnico em algo acessível é essencial para que as pessoas saibam como cuidar mais da própria saúde e vivam, assim, com mais qualidade de vida.
tenho interesse em conhecer mais sobre o serviço prestado
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