IgG e IgM: o que significa resultado reagente e não reagente?

Hilab | 20 out 2021

Detecção de anticorpos IgG e IgM com exame de sorologia


Fez ou precisa fazer um exame de sorologia IgG e IgM? Esse é um método diagnóstico que detecta a presença de imunoglobulinas, também conhecidas como anticorpos, no nosso sangue. 

Os anticorpos são proteínas com formato similar à letra “Y”, responsáveis pela resposta imunológica específica do nosso corpo quando ele entra em contato com algum vírus, bactéria, fungo, parasita ou toxina, conhecidos como antígenos.

Além das imunoglobulinas IgG e IgM, existem outras três classes, a IgD, a IgA e a IgE. Cada uma tem sua função no sistema imunológico para combater e eliminar doenças infecciosas.

Com a pandemia de COVID-19, o exame de sorologia para dosagem de IgG e IgM se tornou fundamental para acompanhar a resposta imune à doença.

Mas você sabe como interpretar seu resultado? Sabe a diferença entre reagente e não reagente? Vamos te explicar tudo neste texto, não se preocupe!

O que é IgG e IgM?

A IgM, ou imunoglobulina M, é o primeiro anticorpo liberado quando um agente infeccioso ou uma toxina ataca o nosso organismo. Ela funciona como ativador do sistema imune. A presença dessa imunoglobulina no corpo é relativamente curta, por isso, sua análise é valiosa para o diagnóstico de fases agudas de doenças.

Já a IgG, ou imunoglobulina G, é o anticorpo produzido na fase mais tardia da infecção. Por permanecer circulando no sangue e ser muito específico, é considerado um anticorpo de memória, pois protege nosso organismo de invasões futuras, sendo também a principal imunoglobulina induzida pela vacinação.

Além da fase de produção de cada uma dessas imunoglobulinas, a diferença entre elas está na estrutura bioquímica e molecular e local de circulação. Enquanto o anticorpo IgM fica na região intravascular, o anticorpo IgG encontra-se em abundância no plasma sanguíneo.

Para que serve o exame de sorologia IgG e IgM?

O exame de sorologia auxilia no diagnóstico de doenças por meio da detecção de anticorpos IgG e IgM em amostras de soro, plasma ou sangue total. O objetivo é uma resposta imunológica, ou seja, o resultado pode indicar se uma pessoa já teve contato com o antígeno ou está em um estágio específico da infecção.

Os exames disponíveis são os testes rápidos feitos em farmácias, postos de saúde ou clínicas, os testes laboratoriais convencionais, e os exames laboratoriais remotos da Hilab, com resultado em 25 minutos. A análise qualitativa ou quantitativa das imunoglobulinas IgG e IgM pode ser feita por diferentes metodologias, como imunocromatografia, ELISA ou quimioluminescência.

Exame de sorologia IgG e IgM no dispositivo Hilab Flow

O que significa cada resultado?

Nos exames de sorologia, reagente significa positivo ou presente, enquanto que não reagente significa negativo ou ausente.

É importante ressaltar que um resultado de sorologia IgG e IgM não exclui a necessidade de diagnóstico médico e análise do quadro clínico do paciente.

Entenda a seguir como interpretar cada resultado possível em um exame IgG e IgM.

IgM reagente e IgG não reagente

IgM reagente e IgG não reagente indicam presença de anticorpos IgM e ausência de anticorpos IgG. Representa a fase ativa da infecção, ou seja, você provavelmente está com a doença e seu corpo iniciou a resposta imunológica para combatê-la. 

Se você fez o exame e obteve esse resultado, é essencial seguir as orientações do seu médico e evitar o contágio de outras pessoas caso a doença seja transmissível, como é o caso da COVID-19.

IgM e IgG reagentes

Um resultado IgM e IgG reagentes indica uma infecção recente. O IgG reagente demonstra que o seu organismo está entrando na fase tardia da doença e possivelmente desenvolvendo imunidade contra o antígeno.

Como o IgM continua reagente, é essencial seguir as orientações do seu médico e manter o distanciamento de outras pessoas.

IgM não reagente e IgG reagente

Um resultado IgM não reagente e IgG reagente indica que você já foi exposto ao antígeno, seja por uma infecção passada ou por meio do sucesso da vacinação.

Contudo, o exame não é garantia de imunidade, como no caso da COVID-19. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), os testes sorológicos não permitem uma conclusão isenta de erros sobre a resposta à vacina.

IgM e IgG não reagentes

Um resultado IgM e IgG não reagentes sugere que você não entrou em contato com o antígeno responsável pela doença. 

No entanto, também pode sugerir que você está com a doença, mas os anticorpos ainda não foram produzidos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. Isso pode acontecer quando o indivíduo não aguarda o período recomendado para realização do exame de sorologia.

Quando realizar o exame de sorologia para COVID-19?

No caso da COVID-19, o exame de sorologia IgG e IgM é indicado 7 dias após o início dos sintomas, quando é possível detectar a imunoglobulina M. 

A sensibilidade máxima do teste costuma ser de 30 dias após a exposição, quando é esperada alta detecção de imunoglobulina G na amostra.

Antes dos 7 dias recomendados, o número de anticorpos pode ser insuficiente para detecção pelo teste. Nesses casos, é preciso aguardar o tempo recomendado ou realizar outros exames para confirmar a suspeita de COVID-19, como o teste de antígeno, o RT-LAMP ou o RT-PCR. 

Esses testes, ao invés de detectar os anticorpos produzidos pelo nosso corpo para combater a doença, detectam proteínas virais (antígenos) ou o material genético do coronavírus (RNA).

A linha do tempo a seguir pode te ajudar a entender quando realizar cada exame para COVID-19.

Outras doenças que utilizam o teste de IgG e IgM para diagnóstico

A análise de anticorpos IgM e IgG é utilizada para auxiliar no diagnóstico de diversas infecções, além da COVID-19. Exames de sorologia podem identificar imunoglobulinas que combatem doenças como:

Agora você sabe como interpretar um resultado reagente e não reagente em exames de sorologia, mas lembre-se que todo teste realizado deve ser avaliado por um profissional de saúde para um diagnóstico preciso e avaliação da necessidade de exames complementares. 

Busque orientação para fazer o exame ideal para o seu quadro clínico e conheça a Hilab para resultados rápidos e verificados por especialistas, em qualquer lugar e a qualquer hora.

Referências

VADDE, R.; SCHMIDT, M. F. J. Immunoglobulins. Medscape. Disponível em: <https://emedicine.medscape.com/article/2157901>. Acesso em: 19 de outubro de 2021.

PONTE, G. O que é IgG e IgM?. Fiocruz. Disponível em: <https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/1739-o-que-e-igg-e-igm>. Acesso em: 19 de outubro de 2021.



Hilab

Hilab

Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

78 respostas para “IgG e IgM: o que significa resultado reagente e não reagente?”

  1. Shirley Torezan disse:

    Ficou uma dúvida, se o IGM DER REAGENTE E O IGG TBEM DER REAGENTE o que significa? Estou imune, não transmito mais ?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Shirley! Tudo bem?

      O IgM REAGENTE indica infecção ativa, indica que provavelmente você está com a infecção. Por isso é muito importante seguir todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde. Fique em casa. Isole-se em um quarto separado, se possível. Use máscara e higienize os ambientes com frequência. Procure atendimento médico em caso de agravamento dos sintomas.

      O IgG também REAGENTE indica que você está produzindo os anticorpos que conferem imunidade a longo prazo, no entanto, como a COVID-19 é uma infecção nova, não sabemos quanto tempo dura essa imunidade, se 1 ano ou 2 ou mais. Novas informações sobre a COVID-19 estão surgindo constantemente, por isso é importante se manter atualizada.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  2. Boa tarde o meu teste deu igg e igm nao reagente o que significa disse:

    Boa tarde o meu teste rápido deu igg e igm nao reagente o que significa

  3. EDUARDO NOGUEIRA DE FERNANDES disse:

    Prezados (as)
    Bom dia!
    Meu exame de sangue para testar o covid-19, deu IGG e IGM reagentes.
    E os sintomas são de um leve resfriado. O que pode indicar?
    Grato
    Eduardo

    • Hilab disse:

      Olá, Eduardo! Tudo bem?

      O seu resultado indica provável infecção recente. Você deve permanecer em isolamento domiciliar, por no mínimo 14 dias, a contar do início dos sintomas. Use máscara o tempo todo e higienize os ambientes com frequência. Você pode ligar para 136, que é o número da Teleconsulta do SUS, para que seu caso seja acompanhado por profissionais da saúde.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  4. Maria Cristina de disse:

    IgM e IgG reagentes. Quantos dias deve ficar em isolamento total a partir da descoberta ?

    • Hilab disse:

      Olá, Maria! Tudo bem?

      A recomendação do Ministério da Saúde é ficar em isolamento por no mínimo 14 dias, contatos a partir do início dos sintomas.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  5. Junior Cordeiro disse:

    Boa tarde!
    Meu IGG deu negativo
    Meu IGM deu positivo
    Nesse caso meu corpo não está produzindo anticorpos é isso?
    Desde já agradeço!

    • Hilab disse:

      Olá, Junior! Tudo bem?

      Tanto o IgM quanto o IgG são anticorpos produzidos em resposta à infecção. A diferença é que, o IgM é primeiro anticorpo a ser produzido e o IgG é produzido mais tardiamente. Um resultado IgM reagente (positivo) e IgG não reagente (negativo) indica provável infecção recente. O resultado IgG não reagente (negativo) significa que seu organismo ainda não está produzindo essa classe de anticorpos, ou que o teste ainda não os detectou.
      Ligue 136, que é o número da Teleconsulta do SUS para que seu caso seja monitorado por profissionais da saúde. Use máscara o tempo todo e higienize as mãos com frequência.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  6. Claudete Arruda disse:

    O meu exame deu teste rápido com a presença de anticorpos IgG/IgM reagente, porém não tenho nenhum tipo de sintoma. Tem a possibilidade deste exame ter dado resultado errado?

    • Hilab disse:

      Olá, Claudete! Tudo bem?

      Muitas pessoas que têm a COVID-19 são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas mesmo estando com o vírus. É essencial que você adote todas as medidas de prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde, para que você não transmita a infecção para outras pessoas.
      Use máscara o tempo todo, higienize as mãos com frequência e se possível, mantenha distância das pessoas que moram com você. Separe copos e talheres somente para o seu uso. Monitore os sintomas e em caso de dúvida, ligue para 136, que é o número da Teleconsulta do SUS.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  7. Marcel Jacobino de Freitas disse:

    Olá fiz o exame com vcs da hilab o meu deu IgM não reagente e IgG reagente mas lá em baixo está informando que estou infectado mas sem possibilidade de transmissão do vírus como procede essa informação? ? Eu não transmito o vírus pra ninguém? ?

    • Hilab disse:

      Olá, Marcel! Tudo bem?

      Em casos positivos, o Ministério da Saúde recomenda 14 dias de isolamento domiciliar. O IgM não reagente e o IgG reagente indica que provavelmente você já teve a COVID-19. Uma vez que o IgM é detectado a partir do 7º dia de início dos sintomas e o IgG é detectado a partir do 14º dia, teoricamente o período de transmissibilidade já passou. No entanto, lembre-se que os cuidados com a higiene pessoal e domiciliar devem ser mantidos mesmo após a recuperação do paciente. Além disso, como a COVID-19 é uma doença nova, não sabemos por quanto tempo a pessoa ficará imune.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  8. Patricia disse:

    Fiz o teste no dia 30/04 igm reagente e igg nao reagente… fiz o isolamento com sintomas leve… depois no dia 14 fiz outro exame igm nao reagente e igg nao reagente… isso Pode acontecer???? Fiquei na duvida pode ter algum exame errado???

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Patricia! tudo bem?

      É possível sim, uma vez que o IgG é o anticorpo produzido na fase mais tardia da infecção. No seu primeiro resultado, o IgM foi reagente e o IgG não reagente, sendo assim, você estava com a infecção na fase ativa. O anticorpo IgG inicia sua elevação em torno do 14º dia e se mantém reagente a longo prazo. O IgM é normalmente detectável a partir do 7º dia de início dos sintomas.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  9. Megui disse:

    Quando os dois constam como reagente (filho) e outro portador da família da (mae) da reagente, como proceder ?

    • Hilab disse:

      Olá, Megui! Tudo bem? E caso de resultado positivo, é muito importante seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a disseminação da COVID-19.

      Em caso de IgM reagente – positivo:

      – Fique em isolamento domiciliar por, no mínimo, 14 dias, a partir da data de início dos sintomas. O isolamento é a medida mais efetiva para evitar a disseminação do novo coronavírus para outras pessoas.

      – As pessoas que moram com você também devem entrar em isolamento assim como monitorar os sintomas. Caso outro familiar da casa inicie os sintomas leves, ele deve reiniciar o isolamento de 14 dias. Se os sintomas forem graves, como dificuldade para respirar, ele deve procurar orientação médica imediatamente.

      – Utilize máscara o tempo todo, cobrindo o nariz, a boca e o queixo;

      – Lave bem as mãos com água e sabão ou utilize álcool 70%.

      – Separe toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos apenas para seu uso.

      – Depois de usar o banheiro, lave bem as mãos com água e sabão e sempre limpe o vaso, a pia e demais superfícies com álcool ou água sanitária para desinfecção do ambiente.

      – O lixo produzido precisa ser separado e descartado. Os lenços utilizados devem ser descartados imediatamente após o uso.

      – Sofás e cadeiras também não podem ser compartilhados e precisam ser limpos frequentemente com água sanitária ou álcool 70%. Limpe também maçanetas e os locais que são tocados frequentemente.

      – Se possível, mantenha a distância mínima de 1 metro entre o você e os demais moradores da sua casa.

      – Os seus sintomas também devem ser monitorados. Para avaliar a sua situação, ligue 136, que é o número do serviço de teleconsulta do Sistema Único de Saúde, o TeleSUS.
      Nesse canal, você receberá, dos profissionais da saúde, orientações sobre o que deve ser feito em caso de agravamento dos sintomas.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  10. Cristina disse:

    Boa tarde o meu exame deu e IGM( reagente )e IGG ( não reagente) o que significa?

    • Hilab disse:

      Olá, Cristina! Tudo bem?

      Esse resultado significa que provavelmente você está com a COVID-19. Lembrando que o resultado deve ser avaliado em conjunto com sinais e sintomas.
      Para que o seu caso seja acompanhado, ligue para o TeleSUS – 136. Nesse canal médicos e enfermeiros farão o acompanhamento do seu caso.

      Monitore os seus sintomas e siga todas as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a disseminação da COVID-19 para outras pessoas.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  11. Suelen Brasil disse:

    Gostaria de saber qual exame devo fazer para saber se já tenho anticorpos ao covid 19.
    Não tenho certeza, mas acredito já ter tido contato com a doença antes do carnaval e apresentei apenas sintomas leves.
    Gostaria de confirmar.

    • Hilab disse:

      Olá, Suelen! Tudo bem?

      Neste caso, você pode fazer um exame que detecte anticorpos IgM e IgG, como o teste do Hilab.
      Se o seu resultado for IgM não reagente e IgG reagente, isso indicará que provavelmente você já teve a COVID-19.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  12. Fatima disse:

    Eu e o meu marido fizemos o exame do covid 19 e o resuldado foi reagente IGM e IGG para os dois, quais os cuidados que devemos tomar para nos proteger?

    • Hilab disse:

      Olá, Fatima! Tudo bem?

      É essencial que vocês adotem todas as medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, para evitar a disseminação do vírus para outras pessoas, uma vez que o resultado IgM reagente e IgG reagente indica provável infecção recente. A recomendação do Ministério da Saúde é ficar em isolamento por no mínimo 14 dias, contatos a partir do início dos sintomas.

      Usem máscara o tempo todo e fiquem em casa. Higienizem os ambientes com freqüência e fiquem em um ambiente separado de outras pessoas – se possível – caso morem com mais alguém. Monitorem os sintomas e liguem para o número 136 – o número da Teleconsulta do SUS – para que o caso de vocês seja acompanhado por profissionais da saúde.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  13. Carla disse:

    Fiz um teste de pcr de detectado depois refiz o sorologia deu igg e igm reagente oque significa ?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Carla! Tudo bem?

      Isso significa que você está com a infecção e que seu organismo está produzindo os anticorpos para combatê-la.
      É essencial que você adote todas as medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, para evitar a disseminação do vírus para outras pessoas, uma vez que o resultado IgM reagente e IgG reagente indica provável infecção recente.

      A recomendação do Ministério da Saúde é ficar em isolamento por no mínimo 14 dias, contatos a partir do início dos sintomas.

      Use máscara o tempo todo e fiquem em casa. Higienize os ambientes com frequência e fique em um ambiente separado de outras pessoas – se possível – caso more com mais alguém. Monitore os sintomas e ligue para o 136 – o número da Teleconsulta do SUS – para que o caso de vocês seja acompanhado por profissionais da saúde.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  14. José Salvador de Albuquerque disse:

    Olá. Boa tarde. Fui diagnosticado hoje com igm-reagente, igm não reagente. Os únicos sintomas que vinha sentido é uma falta de ar leve, pouca dor de cabeça que passava com metade sim Dorflex, e dores leves nas costas. Como sou portador de sinusite crônicas e bronquite alérgica, fiquei na dúvida se os sintomas estavam relacionados ou não com a COVID, visto que os sinto praticamente todo ano. Minha pergunta é…devo usar outros medicamentos, para evitar agravamento do doença, ou continuo apenas com os tradicionais que já uso prá rinosinusite ? Obrigado.

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Jose! Tudo bem?

      O seu resultado seria IgM reagente e IgG não reagente? No seu comentário você escreveu IGM reagente e IGM não reagente.

      Se o seu IgM foi reagente é essencial seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a disseminação do vírus para outras pessoas. Use máscara o tempo todo, fique em isolamento e higienize as mãos com frequência. Pode ser que você esteja com a COVID-19.
      Somente um médico pode indicar o melhor tratamento para você. Ligue para o número 136 – o serviço de teleconsulta do SUS para que o seu caso seja acompanhado por profissionais da saúde.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  15. ROSSINA disse:

    BOM DIA! TEM COMO UMA PESSOA ESTA COM TODOS OS SINTOMAS DE COVID-19, FEZ O EXAME DE SANGUE IGG E IGM E NAO REAGENTE.
    OBRIGADA!

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Rossina! Tudo bem? Existem algumas possibilidades:

      – A pessoa pode estar com outra infecção respiratória, uma vez que os sintomas da gripe e da COVID-19 são semelhantes.
      – Ela está com a COVID-19, no entanto não esperou os 7 dias ou mais, a partir do início dos sintomas, para fazer o teste. Desta forma, o resultado pode ter sido um falso negativo.

      Por isso, sugerimos a repetição do teste.

      Os sintomas devem ser monitorados e as medidas preventivas para evitar a disseminação devem ser mantidas.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  16. José Salvador de Albuquerque disse:

    Obrigado pela atenção. Desculpem o mal entendido, na pressa de postar, não revisei. Exatamente, deu i IGM reagente, e o IGG NÃO REAGENTE. O que me deixou pensativo, é que quase todos do meu hospital que testaram reagente para IGM, ou estavam assintomáticos, ou com sintomas leves que citei. Hoje, no terceiro dia de diagnosticado, estou sentindo piora apenas na dor de cabeça. A dor nas costas não voltou mais, e a tosse quando vem, continua leve.

  17. Nivia Oliveira disse:

    Meu igm deu reagente e a igg não reagente. Mas não tenho sintomas. Posso ainda desenvolver algo grave? Por qtos dias terei q ficar isolada no quarto?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Nivia! Tudo bem?

      Esse resultado sugere fase inicial da infecção. Você deve ficar em isolamento por, no mínimo, 14 dias. O vírus que causa a COVID pode ser transmitido por pessoas assintomáticas. Use máscara o tempo todo e higienize os ambientes com frequência.
      Para que o seu caso seja acompanhado por profissionais de saúde, você pode ligar 136 que é o número do Teleconsulta do SUS.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  18. Tathiane disse:

    Olá, pelo que vi nos comentários acima só é possível testar para igm e igg após 7 dias? Se quiser fazer um teste no começo de sintomas, primeiros dias não seria detectado nada?
    No aguardo
    Tathiane

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Tathiane! Exatamente. Se o teste de sorologia for realizado antes dos 7 dias recomendados, o resultado pode ser um falso-negativo.

      Para o teste de PCR, o Ministério da Saúde recomenda que o teste seja coletado entre o 3º e 7º dias de sintomas, preferencialmente, quando a carga viral é maior. Para o teste de IgM e IgG, é recomendado realizá-lo a partir do 7º dia de início dos sintomas.

      Qualquer dúvida, estamos á disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  19. Patricia Oliveira disse:

    Fiz o teste PCR e deu positivo pra covid 19, após 20 dias fiz a sorologia que deu IgG reagente e IgM não reagente o que isso significa?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Patricia! Tudo bem?

      Como o seu exame de PCR foi positivo e o IgM não reagente e o IgG reagente, isso significa que os anticorpos IgM – que indicam fase ativa da infecção – já não estão mais sendo produzidos. O IgG é produzido na fase mais tardia da infecção. Esse anticorpo confere imunidade a longo prazo, no entanto, como a COVID é uma doença nova, não sabemos quanto tempo essa imunidade vai durar. Você não está mais transmitindo o vírus, no entanto é importante seguir as orientações em relação à higiene pessoal e dos ambientes para não levar o vírus para a sua casa e acabar contaminando pessoas saudáveis.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab

  20. Renato disse:

    Boa tarde.
    Meu teste deu LgM reagente e LgG não reagente. Dois dias depois fiz o PCR e deu negativo. Aparentemente, a explicação mais lógica é que o teste LgM/LgG foi um falso-positivo. Diante disso, qual a probabilidade do teste aplicado pela Hilab dar falso-positivo? Terei direito a repetir em razão dessa aparente contradição?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Renato! Tudo bem?

      Para responder a sua dúvida, precisamos da seguinte informação: há quanto tempo você está com sintomas?

      O Ministério da Saúde recomenda que o teste de PCR seja coletado entre o 3º e 7º dias de sintomas, preferencialmente. Após o sétimo dia a positividade desse exame começa a cair. Já o exame de sorologia é recomendado a partir do 7º dia de início dos sintomas. Pelo seu relato, pode ser que não seja mais possível detectar o vírus pelo exame de PCR, por isso é muito importante seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a transmissão do vírus para outras pessoas. O resultado IgM reagente e IgG não reagente sugere infecção recente.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  21. Renato disse:

    Não tive sintomas em nenhum momento já que o teste rápido foi realizado preventivamente e o PCR só foi realizado em razão do positivo do teste rápido.

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Renato! Tudo bem? O resultado IgM reagente e IgG não reagente sugere fase inicial da infecção. Por isso, é essencial seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a disseminação do vírus para outras pessoas.

      Conforme respondemos no comentário anterior, de acordo com o Ministério da Saúde, o exame de sorologia deve ser realizado a partir do 7º dia da infecção. Já para o exame de PCR, o Ministério da Saúde recomenda que o teste seja coletado entre o 3º e 7º dia. Como o seu IgM foi positivo, pode ser que o teste de PCR não detecte mais a sua infecção. Além disso, os testes moleculares são mais indicados para pessoas que estão com sintomas.

      Essas são algumas razões para testes falsos negativos em um exame de PCR:

      • Má qualidade da amostra, contendo pouco material do paciente;

      • A amostra foi coletada em uma fase muito precoce ou tardia da infecção;

      • A amostra não foi manuseada e enviada adequadamente;

      • Razões técnicas inerentes ao teste, como mutação do vírus ou inibição de PCR.

      O teste de sorologia é indicado para identificar pacientes com alta suspeita clínica para COVID-19, mas com resultado de RT-PCR negativo ou RT-PCR indisponível. Lembrando o resultado deve ser interpretado com outros achados clínicos. O teste não define diagnóstico. Entre em contato com o seu médico ou ligue para 136 – o serviço de Teleconsulta do SUS, aonde você receberá, de profissionais da saúde, orientações sobre o que deve ser feito no seu caso.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  22. Rolando disse:

    Prezados
    Fiz o teste em laboratório e o resultado foi o seguinte:
    IgM Negativo COI 0,00
    IgG Positivo COI – 40,00

    O que significa ?
    O que devo fazer ? Procurar hospital ou não

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Rolando! Tudo bem?

      Esse resultado sugere que você já teve a COVID-19, pois o seu IgM está negativo e o seu IgG positivo. Não há necessidade de procurar um hospital, no entanto, para tirar a sua dúvida, você pode ligar para o serviço de Teleconsulta do SUS, o 136.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  23. carla disse:

    Boa noite, teno duas perguntas sobre mim e sobre meu marido.
    Fiz o teste rápido depois de 5 dias de sintomas e o meu igg deu não reagente, mas o meu igm apareceu com uma linha muito fraca, quero saber o que significa, é positivo, negativo ou inconclusivo e porque apareceu fraca, sendo que o igg deu negativo?
    A outra pergunta é que o meu marido fez o pcr e testou positivo para covid, após 28 dias de isolamento ele resolveu fazer o hilab, porém deu igm e igg não reaente, porque não reagiu o igg? será que houve erro no pcr?
    Aguado

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Carla! Tudo bem?

      Os anticorpos IgM e IgG são produzidos durante fases diferentes e também podem estar presentes simultaneamente.
      O IgM é o primeiro anticorpo a aparecer quando vírus e bactérias nocivas atingem o nosso corpo. Já o IgG é produzido em uma fase mais tardia da infecção.
      Na fase inicial da infecção, o IgM é reagente e o IgG é não reagente. Esse resultado sugere, portanto, que a pessoa está com a COVID-19 e que o organismo está lutando contra a infeção. Esses exames que detectam anticorpos devem ser realizados, preferencialmente, a partir do 7º dia de início dos sintomas, caso contrário o resultado pode ser um falso negativo.

      Sobre o seu resultado: Indicado repetir o teste. Lembrando que IgM reagente e IgG não reagente sugere início da infecção. É essencial seguir as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a transmissão da COVID-19 para outras pessoas. Use máscara o tempo todo, fique em isolamento domiciliar e higienize os ambientes com frequência.

      Sobre o exame do seu marido, o PCR positivo indica infecção, ele fez o isolamento conforme recomendado. O IgM não reagente e o IgG reagente indicaria que foram produzidos os anticorpos que fornecem imunidade a longo prazo, no entanto, como a covid é uma doença nova, não sabemos o tempo dessa imunidade. Como o IgG do seu marido foi não reagente, pode ser que o IgG não está presente em quantidade suficiente para ser detectado pelo teste. Recomendamos que o seu marido não descuide com as medidas preventivas.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  24. Renato disse:

    Poderia por gentileza responder as minhas perguntas?
    Pediram para complementar com os sintomas, eu já complementei. Agora estou aguardando a resposta para as perguntas que fiz ontem.

  25. Karina Favilla Sassoon disse:

    Olá, boa tarde!

    Fiz o exame de sorologia para o covid-19 ontem(25 de maio’20) e hoje(26/05), já tive o resultado, abaixo;
    ———————————————–
    IgM – Reagente – 1,3 UA/mL
    IgG – Não Reagente – 0,2 UA/mL

    Valores de referência aplicados a IgM e IgG
    Não Reagente: Inferior a 0,9 UA/mL
    Indeterminado: 0,9 a 1,0 UA/mL
    Positivo: Superior ou igual a 1,1 UA/mL

    —————————————————-
    Em 07 de maio iniciei alguns sintomas leves como:

    2 dias de noites com febres 38,8 e 37,7 (07 e 08/05) respectivamente;
    4 dias de dor de garganta;
    3 dias de prostração e dores no corpo.
    No 4o dia já não tinha mais dores no corpo e demais sintomas e super bem disposta.
    No 5o dia após o início dos sintomas, dia 11/05, notei a falta de paladar e de olfato, todos os outros sintomas relatados acima já estavam beem mais leves ou sem nenhum, ex.: a febre, dor no corpo, e dor de garganta.
    dia 12/05, 6 dias após o 1o com sintomas, já estava praticamente zerada se não fosse por conta da falta de olfato e paladar.

    Nessa semana que tive o 1o sintoma, eu tbm estava em período menstrual (tenho muitas reações e/ou TPM, como enxaqueca, dores nas pernas, lombar e corpo), nesta mesma semana tinha pego friagem e dormido com cabelo molhado, este me causa inflamação quase que instantânea na garganta.

    Minhas dúvidas são:
    1) o que tive foi realmente uma gripe e passou?
    2) o que tive foi a COVID-19 e passou?
    3) tive/ tenho e ainda esta ativo, ou seja, ainda estou transmitindo mesmo sem sintomas?
    4)me tornei assintomática?
    5) tive, curei e criei anticorpo e não corro mais o risco de pegar novamente?

    Agradeço muito o retorno de vcs o mais breve possível!

    Abçs,
    Karina

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Karina! Tudo bem?

      Um resultado IgM reagente e IgG não reagente sugere fase inicial da infecção. Por isso, é essencial ficar em isolamento domiciliar por, no mínimo, 14 dias.
      Use máscara o tempo todo e siga todas as recomendações para evitar a transmissão da COVID-19 para outras pessoas. Para que o seu caso seja acompanhado por profissionais da saúde, você pode ligar para o 136 – o número da Teleconsulta do SUS.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  26. Lu disse:

    Os primeiros sintomas compatíveis a covid-19 foi 06 de maio. Realizei exame PCR dia 15 de maio. No dia 18 o laboratório me ligou dizendo que eu e minha filha teríamos que repetir, pois tinha dado indeterminado (na verdade depois fiquei sabendo que houve um problema técnico e por isso tiveram que repetir vários exames.

    No segundo exame de PCR coletado no dia 19 maio 14 dias após os primeiros sintomas, deu inconclusivo e da minha filha não detectado (negativo).

    O fato de ter coletado depois de 7 dias pode ter interferido no exame (uma carga viral baixa)?

    Minha filha mora comigo (15 anos). Estamos em contato direto e deu negativo, será que ela pode vir a desenvolver a doença?

    Obs.: estou querendo agora fazer o IgM IgG para confirmar se tive realmente contato com o vírus. Se foi a covid, meus sintomas foram relativamente leves. Hj estou be e minha filha não apresenta nada. è aconselhável ela tb fazer o IgM e IgG?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Luciane! Tudo bem?

      O Ministério da Saúde recomenda que o teste de PCR seja coletado entre o 3º e 7º dias de sintomas, preferencialmente, quando a carga viral é maior, podendo ser coletado até o 10º dia. Após o sétimo dia a positividade do RT-PCR começa a cair, chegando a 45% entre os dias 15 e 39. Como o seu exame de PCR foi coletado somente após 14 dias dos primeiros sintomas, é possível sim, que o resultado tenha sido um falso negativo. O exame de sorologia – IgM e IgG pode mostrar se você teve a covid-19. Lembrando que se o resultado for IgM reagente é essencial ficar em isolamento domiciliar por no mínimo 14 dias.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      equipe Hilab.

  27. William Melo disse:

    Boa tarde!No resultado de exame para Covid-19,têm duas siglas:uma igg negativo;outra igm positivo. Que quer dizer?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, William! Tudo bem?

      Esse resultado, IgM reagente (positivo) e IgG não reagente (negativo) sugere fase inicial da infecção. Por isso, é essencial seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a disseminação da infecção para outras pessoas. Monitore os seus sintomas – ligue 136 para ser acompanhado por profissionais da saúde – use máscara o tempo todo e fique em isolamento domiciliar por, no mínimo, 14 dias.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  28. Renato disse:

    Se não vão me responder, pelo menos digam. Simplesmente me ignorar é muita falta de educação.

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Renato! Conseguimos sanar as suas dúvidas?

      Pedimos desculpas e também compreensão e paciência nesse momento, uma vez que estamos recebendo centenas de comentários no Blog diariamente e nossa equipe está 100% focada na operação para a realização dos exames de COVID-19. Não estamos conseguindo responder todas as perguntas imediatamente mas estamos fazendo o possível para respondê-las.

      Qualquer dúvida, não deixe de entrar em contato. Em caso de dúvidas, sugerimos também, entrar em contato com o número 136, do Teleconsulta do SUS, assim o caso será acompanhado por profissionais da saúde.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  29. Karina Favilla Sassoon disse:

    Olá, bom dia!

    e qnt ao meu relato, obtenho alguma resposta hoje?

    vai completar 24h desde a minha 1a mensagem, que permanece com a mensagem de :

    Seu comentário está aguardando aprovação.

    se puderem ao menos me dar uma previsão de retorno já fico mais calma e tranquila.

    obrigada
    Karina

    • Hilab disse:

      Olá, Karina! Tudo bem?

      Infelizmente não estamos conseguindo responder todos os comentários imediatamente uma vez que estamos recebendo centenas de dúvidas diariamente. No entanto, localizamos o seu comentário e esperamos ter sanado a sua dúvida.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  30. LIDIANE CRISTINA ELEUTERIO NERES disse:

    Boa noite, meu marido fez o exame no 22 dia do início da doença e o resultado deu positivo para igm e igg, ele não sente + nada inclusive já voltou a trabalhar, então ele ainda pode transmitir o vírus para mim e nossos filhos? Quando ir pra casa com segurança? Ficamos com medo e ainda estamos separados.
    No aguardo

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Lidiane! Tudo bem?

      O recomendado pelo Ministério da Saúde é ficar em isolamento domiciliar por 14 dias a partir do início dos sintomas.
      Quando os sintomas iniciaram?

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  31. José Salvador de Albuquerque disse:

    Olá, como já declarei faz alguns dias, testei positivo para igm com 8 dias de sintomas , e negativo para IGG, tive sintomas leves e cumpri isolamento em casa. Recebi uma boa orientação desse Laboratório. Após essa semana de isolamento, voltei ao hospital, e fui testado através do RT-PCR em tempo real, que deu não detectável para SARS-COV 2. Durante o retorno ao Hospital, NÃO repetiram em mim o teste rápido pela método da IMUNOCROMATOGRAFIA. Poderiam me orientar o que significa ? Desde já agradeço.

  32. Ariane dantas disse:

    Olá fiz o teste rápido constou IGG positivo e o IGM positivo reagente poderia me explicar?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Ariane! Tudo bem?

      Esse resultado indica que provavelmente você está com a COVID-19. Por isso, é essencial seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a transmissão da COVID-19 para outras pessoas. Fique em isolamento domiciliar por, no mínimo, 14 dias a partir da data de início dos sintomas. Use máscara o tempo todo o higienize os ambientes com frequência. Ligue para 136, o número da Teleconsulta do SUS para que seu caso seja acompanhado por profissionais de saúde.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  33. José Salvador de Albuquerque disse:

    Provavelmente não sabem, né ? No hospital também não sabiam. De qualquer jeito, obrigado pela resposta colocada ao vento.

  34. Itala leal disse:

    Boa tarde ! Tive alguns sintomas do covid entre os dias 13/05 a 22/05 no dia 23 /05 fiz o teste e deu negativo para o covid ,não tinha ido a nenhum hospital tomei a medicação em casa ( azitromicina e Ivermectina) hoje 02/06 fiz o teste quantitativo e deu IGG não reagente e o IGM REAGENTE 2,40 , estou com o covid ? Sim sim ,até quando devo me isolar ?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Itala! Tudo bem?

      O resultado IgM reagente e IgG não reagente sugere fase inicial da infecção. É essencial ficar em isolamento domiciliar por, no mínimo, 14 dias para evitar a transmissão da COVID-19 para outras pessoas. Use máscara o tempo todo e separe talheres, toalhas somente para o seu uso.

      Você pode ligar para o Teleconsulta do SUS – 136. Assim, seu caso será acompanhado por profissionais da saúde. Caso os sintomas se agravem e você sinta falta de ar é recomendado procurar atendimento médico imediatamente.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  35. Rodrigo ramos de miranda disse:

    Olá tudo bem? Na minha cidade só tem disponível o exame de sorologia IgG, não tem IgM. Pois então, estou morando com uma pessoa infectada desde o dia 27 de abril e não tive nenhum sintoma, nada mesmo. Fiz o teste de IgG 25 dias depois do primeiro contato, que teria sido no dia 27 de abril, e o resultado foi IgG Não reagente, índice de 1,09. Você poderia me explicar se eu ainda tenho o vírus e se posso transmitir para outras pessoas? Pois não apresentei nenhum sintoma desde o dia 27 de abril.

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Rodrigo! Tudo bem?

      O IgG é o anticorpo produzido na fase mais tardia da infecção. Um resultado IgG não reagente sugere que você não teve contato com o vírus que causa a COVID-19. No entanto, não sabemos o resultado do anticorpo IgM. O resultado IgM reagente e IgG não reagente sugere fase inicial da infecção e um resultado IgM não reagente e IgG não reagente que você não teve contato com o vírus.

      Portanto, você está suscetível à doença, é essencial seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a infecção.

      – IgM reagente e IgG não reagente – sugere fase inicial da infecção
      – IgM reagente e IgG reagente – sugere também infecção
      – IgM não reagente e IgG não reagente – sugere que você não está com a COVID-19, no entanto é importante considerar que o exame deve ser realizado a partir do 7º dia de início dos sintomas, caso contrário o resultado pode ser um falso negativo
      – IgM não reagente e IgG reagente – sugere infecção passada

      Para saber se você está na fase inicial da infecção, seria necessário realizar um exame de PCR (recomendado realizá-lo entre o 3º e 7º dia do início dos sintomas) ou um exame de sorologia IgM e IgG (recomendado a partir do 7º dia de início dos sintomas). Como não sabemos o IgM é essencial manter os cuidados.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  36. Jacó disse:

    Boa noite.
    Minha primeira pergunta não foi respondida e não foi por não estarem conseguindo dar conta, pois vi outras depois da minha serem respondidas. Acho que não souberam responder. Deveriam então dar atenção e com humildade dizer que uma resposta concreta àquela pergunta não seria possível.

    Mas tenho mais uma dúvida agora que já fiz a sorologia:
    Testei positivo no teste rápido e fiquei em isolamento. No 26° dia (à contar do primeiro sintoma) fiz a sorologia e constatou igm e igg reagentes.
    Hj faz 30 dias que os sintomas iniciaram e ainda sinto minha garganta seca, acho que ainda estou com o vírus e ainda continuo em isolamento. Vou refazer a sorologia daqui mais uns oito dias, uma vez que a mesma é muito cara para se está gastando sem um resultado satisfatório que é ter um igm não reagente.
    Minha dúvida é: após 30 dias ainda posso contaminar outras pessoas?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Jacó! Tudo bem?

      Pedimos desculpas pela demora, no entanto recebemos centenas de comentários diariamente e estamos respondendo perguntas diferentes para que os leitores do nosso Blog tenham acesso a essas respostas.

      Para responder a sua pergunta precisamos saber, por gentileza, a data de realização do teste.

      A sorologia avalia os anticorpos gerados pela doença. O IgM é o anticorpo de fase aguda. Apresenta elevação progressiva. Apesar de poder ser detectado nos primeiros dias dos sintomas, sua sensibilidade é mais elevada a partir 7º dia do início dos sintomas, que é justamente o tempo mediano entre o início dos sintomas e busca de assistência médica. O anticorpo IgG inicia sua elevação em torno do 14º dia e se mantém reagente a longo prazo. No entanto, como a COVID-19 é uma doença, não podemos afirmar que essa imunidade é por toda a vida. Portanto, é preciso manter os cuidados. O resultado IgM reagente e IgG reagente sugere que provavelmente você está com a COVID-19. Recomendamos isolamento domiciliar de, no mínimo 14 dias para um IgM reagente.

      Na próxima sorologia é esperado um resultado IgM não reagente e IgG reagente, que indicará infecção passada. No entanto, a resposta pode variar de pessoa para pessoa.

      Para que seu caso seja acompanhado por profissionais da saúde, ligue 136, o número da Teleconsulta do SUS.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  37. Mari disse:

    Bom dia. Fiz o Teste hilab na farmácia Nissey em Curitiba, o resultado foi IgG positivo. Surpresa, recomendei minha família fazer o teste, todos negativos. Fiquei completamente confusa, refiz o teste na Nissey, de outra marca, soube que não era Hilab após a realização do teste. Resultado, IgG negativo. Resumindo, gastei muito dinheiro para ficar na dúvida se tenho IgG positivo ou negativo. Já entrei em contato com a farmácia Nissey para refazer o meu teste, até agora só me enrolaram. O segundo teste foi da Eco, em qual eu poderia confiar mais? Eco ou Hilab? Por favor preciso de uma resposta, já perguntei aqui e não fui respondida sendo que outras pessoas foram. Pagar 180 reais para ficar na dúvida? Paguei duas vezes para fica na dúvida.

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Mari! Tudo bem?

      Para que possamos entender o seu caso e explicar o que pode ter acontecido, precisamos das seguintes informações:
      – Data de realização de cada um dos exames.
      – Resultados para IgM e para IgG de cada um dos exames.

      O outro exame foi realizado com qual amostra?

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  38. Mari disse:

    O primeiro teste (Hilab) foi realizado dia 07/05, resultado: IgM não reagente, IgG reagente.

    O segundo teste realizado (Eco) no dia 20/05, resultado: IgM não reagente, IgG não reagente. Amostra: sangue total, soro ou plasma.

    Os dois exames foram realizados na famacia Nissei.

  39. Mari disse:

    Olá bom dia. Grata pela atenção atenção dispensada.

    O primeiro teste (Hilab) foi realizado dia 07/05, resultado: IgM não reagente, IgG reagente.

    O segundo teste realizado (Eco) no dia 20/05, resultado: IgM não reagente, IgG não reagente. Amostra: sangue total, soro ou plasma.

    Os dois exames foram realizados na famacia Nissei.

  40. Divina disse:

    Olá boa noite fiz teste rápido o resultado foi que:
    IGM: Reagente
    IGG: não Reagente
    Mesmo iniciado o tratamento eu posso transmitir o vírus?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Divina! Tudo bem?

      O seu resultado indica que provavelmente você está com a COVID-19. Por isso, é essencial seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a disseminação do vírus para outras pessoas. Você deve ficar em isolamento por no mínimo 14 dias, contados a partir da data de início dos sintomas. Mesmo com o tratamento você pode sim, transmitir o vírus para os seus familiares

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  41. Rosimeri disse:

    Olá
    Estou com problemas de saúde e meu médico está fazendo vários exames, pediu o exame de IGG. Que deu reagente 435. Já tomei as duas doses da vacina a última em agosto. Fiz agora o outro teste de igm para ver se estou infectada…. Meus cabelos estão caindo…..fiz no começo deste ano um tratamento para hepatite c isso influência??
    Obrigada

    • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

      Olá! Tudo bem? Eu sou um especialista Hilab. Por aqui vou te auxiliar da melhor maneira possível, tá bem? No seu caso, analisando o seu relato e informações, o recomendado é que você procure um profissional da saúde mais próximo de você, assim ele pode te ajudar melhor em todas as suas dúvidas. Não esqueça de levar o resultado de seus exames e testes para uma análise mais assertiva. Caso fique mais alguma dúvida, fico totalmente à disposição. ?

  42. Ana Luara disse:

    Fiz endoscopia e constou h pilory, fiz o tratamento e gostaria de saber qual exame devo fazer, o IGG ou IGM?
    Obs.: gostaria de saber se já estou curada ou se ainda continuo com a bactéria.

    • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

      Olá! Tudo bem? Eu sou um especialista Hilab. Por aqui vou te auxiliar da melhor maneira possível, tá bem? No seu caso, analisando o seu relato e informações, o recomendado é que você procure um profissional da saúde mais próximo de você, assim ele pode te ajudar melhor em todas as suas dúvidas. Não esqueça de levar o resultado de seus exames e testes para uma análise mais assertiva. Caso fique mais alguma dúvida, fico totalmente à disposição. ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *