Gabriele Alves | 06 set 2022
Somos um laboratório de análises clínicas pioneiro em tecnologia para exames rápidos e remotos, no Brasil. O serviço oferecido pela Hilab é confiável, aprovado pela ANVISA, com resultados duplamente verificados por profissionais de saúde e ferramentas de inteligência artificial. Seguimos todas as regulamentações técnicas vigentes, além de contarmos com certificações de qualidade, prêmios e publicações científicas referentes aos produtos e serviços oferecidos aos clientes.
Os exames da Hilab têm resultados entregues em até uma hora e podem ser encontrados em todo o país. Os atendimentos de suporte técnico e laboratorial estão disponíveis 24h por dia, com sistema integrado ao e-SUS e vigilâncias epidemiológicas.
Entenda a seguir como são feitos os exames, como funciona a tecnologia PoCT que permite resultados rápidos, de forma remota. Explicamos também como a Hilab garante a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade do laboratório.
Nossos exames utilizam ferramentas tecnológicas de diagnóstico clínico para a execução de exames próximo aos pacientes. O método Hilab visa garantir resultados confiáveis, de acordo com diretrizes de qualidade internacionais e as expectativas dos clientes. Veja como funciona o serviço:
Ao realizar um exame Hilab em um dos postos de coleta credenciados, o paciente é atendido por um profissional de saúde, que faz um cadastro digital para identificação e rastreabilidade do teste.
A seguir, é realizada a coleta de sangue por punção digital. Este é um método menos invasivo e praticamente indolor, sem uso de seringa, que tira apenas algumas gotas da ponta do dedo. A amostra também pode ser da nasofaringe, usando um swab nasal (cotonete) fino e, portanto, também menos invasivo.
A amostra é então introduzida no dispositivo de testagem com um QR code ou TAG de identificação. O dispositivo é inserido no equipamento, que utiliza a tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para reconhecer a amostra, e enviar as informações via nuvem para o laboratório central Hilab.
No laboratório central, um software de inteligência artificial (IA) analisa o exame e um profissional de saúde licenciado analisa, confere e assina o laudo.
O resultado é liberado dentro de minutos para o local onde o exame foi realizado e via e-mail e mensagem de texto SMS para o paciente.
A Hilab possui diferentes dispositivos, que funcionam de forma complementar, para oferecer um amplo serviço laboratorial. Todos eles são portáteis, com tecnologia embarcada de IoT. Isso permite a análise digital remota e rápida dos exames com auxílio do sistema de IA. Conheça os dispositivos Hilab, mostrados a seguir:
O Hilab Lens é um leitor de exames por microscopia digital (metodologia padrão ouro), desenvolvido para a realização do hemograma, com resultado liberado em até uma hora. É o único equipamento do mundo para este exame em PoCT.
O Hilab Flow é uma pequena plataforma de análise laboratorial, usada para detecção e/ou quantificação de vários analitos por imunocromatografia ou colorimetria. O tempo médio de liberação de resultados é de 30 minutos. Alguns dos exames realizados são: COVID-19 Antígeno, Beta-hCG, TSH, Hemoglobina Glicada, Vitamina D, e Perfil Lipídico.
O Hilab Molecular é o menor e mais rápido dispositivo de biologia molecular do mercado. O dispositivo utiliza a técnica de PCR-LAMP para a detecção e identificação de RNA ou DNA de agentes patogênicos,como o coronavírus, em amostras biológicas. É uma metodologia similar ao RT-PCR, mas capaz de liberar resultados em até uma hora.
A Hilab é confiável e possui seus produtos e serviços aprovados pelas instituições reguladoras competentes. Nosso Sistema de Gestão da Qualidade monitora continuamente o desempenho dos exames junto aos clientes para implementação de melhorias contínuas. Além disso, contamos com uma série de certificações, descritas a seguir, que atestam a confiabilidade dos produtos e serviços:
O Alvará é um documento governamental que autoriza, entre outras atribuições, o funcionamento de uma empresa. A Hilab possui Alvará no 1.543.307, emitido pela Prefeitura Municipal de Curitiba-PR, município sede do laboratório central.
A Licença Sanitária é um documento expedido pelo órgão municipal de vigilância sanitária, que atesta as condições operativas, estruturais e sanitárias para atividade econômica de interesse à saúde. No caso da Hilab, o documento é emitido e renovado pela Vigilância Sanitária do município de Curitiba-PR.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) certifica que a Hilab está habilitada a exercer suas atividades no Estado, de acordo com a responsabilidade técnica competente.
A Hilab possui certificação pela ABNT NBR ISO 9001/2015, que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade de uma organização. Ou seja, somos atestados pela abordagem sistêmica da gestão da qualidade, bem como pelo gerenciamento do negócio de modo que assegure o atendimento às necessidades dos clientes.
A Hilab também possui certificação pela ABNT NBR ISO 13485/2016 que corrobora os sistemas de gerenciamento de dispositivos médicos em conformidade com os requisitos regulatórios aplicáveis. Esta é uma norma voluntária, para obtenção da marcação “CE” em nossos exames e dispositivos. Ou seja, podemos oferecer serviços no Espaço Econômico Europeu
O Certificado de Responsabilidade Técnica tem o objetivo de divulgar aos clientes e à sociedade o nome do Administrador Responsável Técnico pelos serviços prestados. Esta é uma forma de facilitar a comunicação com o Conselho Regional de Biomedicina – 6a Região.
A Hilab obteve o desempenho requerido nos 20 ensaios de ensaio de proficiência clínica da Controllab, chancelados pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML). A certificação avalia a qualidade técnica e é obrigatório para laboratórios clínicos, de acordo com a RDC 302/2005, da ANVISA.
A principal preocupação em relação aos exames que utilizam metodologia PoCT é garantir resultados confiáveis, equivalentes aos fornecidos por métodos laboratoriais de referência. São descritos a seguir os padrões de qualidade estabelecidos pela Hilab para seus produtos e serviços:
O Controle de Qualidade Interno é responsável por avaliar continuamente a precisão e exatidão dos métodos analíticos. O objetivo é garantir a segurança nos resultados fornecidos, de acordo com as diretrizes da RDC 302/2005 da ANVISA.
O Controle de Qualidade Externo permite determinar o desempenho da fase analítica de um laboratório com ensaios de proficiência clínica, também de acordo com diretrizes da RDC 302/2005 da ANVISA. A Hilab tem como provedora desta avaliação a Controllab, a maior empresa brasileira de controle de qualidade laboratorial.
O FabLab é o setor da Hilab responsável pelo planejamento e pela produção de todos os exames. Por lá, desde a seleção dos melhores fornecedores à montagem dos kits de exames, seguimos as especificações técnicas da RDC 302/2005 da ANVISA.
A Hilab trabalha com um processo de validação interno, conduzido por um setor especializado na realização de um conjunto de experimentos. O objetivo deste departamento é determinar a sensibilidade e a especificidade dos exames, de acordo com metodologias padrão ouro. Eles também são responsáveis por treinar os dispositivos e os especialistas Hilab para interpretar os resultados.
Ao empregar uma dupla verificação das amostras analisadas (por IA e pelo especialista) o sistema Hilab ajuda a minimizar erros analíticos comuns de rotinas laboratoriais convencionais.
Os laudos Hilab seguem os padrões de segurança ISO/IEC 27001/2005, para sistemas de gestão da segurança da informação. Fazemos isso com um sistema de criptografia de ponta a ponta e registros por QR code ou TAG, que permitem o rastreamento confiável de informações.
O portfólio de exames oferecidos pela Hilab está crescendo continuamente. Confira a seguir, quais são os exames disponíveis para os cliente até agora::
Para realizar um exame Hilab não é preciso ir até um laboratório convencional. Os exames estão disponíveis de forma descentralizada em diversos estabelecimentos de saúde, como farmácias, clínicas e consultórios médicos. Hoje, 50% da população brasileira vive a cerca de 6 km de distância de um dos mais de 5.000 parceiros ou de um espaço Hilab.
Os exames oferecidos pela Hilab são confiáveis e representam uma alternativa aos testes realizados por laboratórios convencionais. Realizamos exames de forma remota, com liberação rápida de resultados e com um pequeno volume de amostra. Um rigoroso processo de verificação de dados e uma série de certificações garantem a qualidade dos produtos e serviços Hilab oferecidos para os clientes.
—
Para entender mais sobre como funcionam nossos exames, além das metodologias que usamos, continue aqui no Blog Hilab.
Se você é paciente, consulte o site da Hilab para mais informações sobre parceiros, espaços próprios e serviços de atendimento domiciliar.
Se você tem interesse em contratar o serviço para um estabelecimento de saúde, conheça as soluções Hilab e entre em contato.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR ISO 9001:2015. Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos. 2015. Disponível em: <https://www.abntcatalogo.com.br/norma9001>. Acesso em: 31/08/2022.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR ISO 13485: 2016. Produtos para saúde – Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos para fins regulamentares. 2016. Disponível em: <https://www.abntcatalogo.com.br/norma13485>. Acesso em: 31/08/2022.
CLINICAL AND LABORATORY STANDARDS INSTITUTE (CLSI). Quality Management: Approaches to Reducing Errors at the Point of Care. 1st Edition. CLSI guideline POCT 07. 2010. Disponível em: <https://clsi.org/standards/poct07/>. Acesso em: 31/08/2022.
PECORARO, V. et al. A systematic evaluation of immunoassay point-of-care testing to define impact on patients’ outcomes. Ann. Clin. Biochem. 2017, 54(4): 420-431. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/0004563217694377>. Acesso em: 30/07/2022.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PATOLOGIA CLÍNICA/MEDICINA LABORATORIAL (SBPC/ML). Diretrizes para a gestão e garantia da qualidade de Testes Laboratoriais Remotos (TLR). 2nd edition. 2016, Barueri, SP: Editora Manole, 564 p. Disponível em: <http://www.sbpc.org.br/publicacao-legislacao/publicacoes-tecnicas/>. Acesso em: 30/08/2022;
ST. JOHN, A., PRICE, CP. Existing and Emerging Technologies for Point-of-Care Testing. Clin. Biochem. Rev. 2014, 35(3): 155-67. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25336761/>. Acesso em: 30/08/2022.
Biomédica (CRBM-6 1921), mestre em Ciências - Bioquímica e especialista em Gestão da Qualidade em Saúde. Faz parte da assessora científica da Hilab. Acredita que o autoconhecimento é um grande aliado do diagnóstico clínico, nos cuidados em saúde.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Advertisement" category. |
cookielawinfo-checkbox-analiticos | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Analytics" category. |
cookielawinfo-checkbox-desempenho | 1 year | CookieYes set this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-funcional | 1 year | CookieYes set this cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The GDPR Cookie Consent plugin sets the cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessarios | 1 year | CookieYes sets this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Necessary" category. |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores the user consent for cookies in the category "Performance". |
cookielawinfo-checkbox-publicidade | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Advertising". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | CookieYes sets this cookie to record the default button state of the corresponding category and the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
wpEmojiSettingsSupports | session | WordPress sets this cookie when a user interacts with emojis on a WordPress site. It helps determine if the user's browser can display emojis properly. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__rd_experiment_version | session | No description available. |
__trf.src | 1 year | No description available. |
cookielawinfo-checkbox-outros | 1 year | Description is currently not available. |
vuex | never | No description available. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
ANONCHK | 10 minutes | The ANONCHK cookie, set by Bing, is used to store a user's session ID and verify ads' clicks on the Bing search engine. The cookie helps in reporting and personalization as well. |
bcookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser IDs. |
bscookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website. |
fr | 3 months | Facebook sets this cookie to show relevant advertisements by tracking user behaviour across the web, on sites with Facebook pixel or Facebook social plugin. |
IDE | 1 year 24 days | Google DoubleClick IDE cookies store information about how the user uses the website to present them with relevant ads according to the user profile. |
li_sugr | 3 months | LinkedIn sets this cookie to collect user behaviour data to optimise the website and make advertisements on the website more relevant. |
MUID | 1 year 24 days | Bing sets this cookie to recognise unique web browsers visiting Microsoft sites. This cookie is used for advertising, site analytics, and other operations. |
test_cookie | 15 minutes | doubleclick.net sets this cookie to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 6 months | YouTube sets this cookie to measure bandwidth, determining whether the user gets the new or old player interface. |
VISITOR_PRIVACY_METADATA | 6 months | YouTube sets this cookie to store the user's cookie consent state for the current domain. |
YSC | session | Youtube sets this cookie to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt.innertube::nextId | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_clck | 1 year | Microsoft Clarity sets this cookie to retain the browser's Clarity User ID and settings exclusive to that website. This guarantees that actions taken during subsequent visits to the same website will be linked to the same user ID. |
_clsk | 1 day | Microsoft Clarity sets this cookie to store and consolidate a user's pageviews into a single session recording. |
_fbp | 3 months | Facebook sets this cookie to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising after visiting the website. |
_ga | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to calculate visitor, session and campaign data and track site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognise unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gcl_au | 3 months | Google Tag Manager sets the cookie to experiment advertisement efficiency of websites using their services. |
_gd* | session | Google sets this cookie to allow the use of Google Analytics service for anonymous visitor tracking on the website. Google Analytics is used to compile reports and improve the site.nn |
_rdtrk | 9 years 6 months 12 days 7 hours 10 minutes | Used by RD Station to keep a list of all pages a visitor accessed within the domain even before conversion. |
AnalyticsSyncHistory | 1 month | Linkedin set this cookie to store information about the time a sync took place with the lms_analytics cookie. |
CLID | 1 year | Microsoft Clarity set this cookie to store information about how visitors interact with the website. The cookie helps to provide an analysis report. The data collection includes the number of visitors, where they visit the website, and the pages visited. |
MR | 7 days | This cookie, set by Bing, is used to collect user information for analytics purposes. |
rdtrk | 1 year | RD Station sets this cookie to store the list of all pages a visitor accessed within the user domain, even before conversion. |
SM | session | Microsoft Clarity cookie set this cookie for synchronizing the MUID across Microsoft domains. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
lang | never | LinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting. |
li_gc | 6 months | Linkedin set this cookie for storing visitor's consent regarding using cookies for non-essential purposes. |
lidc | 1 day | LinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection. |
UserMatchHistory | 1 month | LinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing. |
yt-player-headers-readable | never | The yt-player-headers-readable cookie is used by YouTube to store user preferences related to video playback and interface, enhancing the user's viewing experience. |
yt-remote-cast-available | session | The yt-remote-cast-available cookie is used to store the user's preferences regarding whether casting is available on their YouTube video player. |
yt-remote-cast-installed | session | The yt-remote-cast-installed cookie is used to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-fast-check-period | session | The yt-remote-fast-check-period cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences for embedded YouTube videos. |
yt-remote-session-app | session | The yt-remote-session-app cookie is used by YouTube to store user preferences and information about the interface of the embedded YouTube video player. |
yt-remote-session-name | session | The yt-remote-session-name cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY | never | The cookie ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY is used by YouTube to store the last search result entry that was clicked by the user. This information is used to improve the user experience by providing more relevant search results in the future. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
SRM_B | 1 year 24 days | Used by Microsoft Advertising as a unique ID for visitors. |
Deixe um comentário