Vacina da gripe: reações, eficácia e quem pode tomar

Hilab | 14 mar 2022

Por conta da vacinação contra COVID-19, a vacina da gripe perdeu um pouco da atenção do público e da mídia. Contudo, a proteção imunológica se tornou ainda mais importante no cenário atual de pandemia e disseminação de uma nova cepa do vírus Influenza, o H3N2.

Por outro lado, todo esse ambiente de incertezas gerado pela pandemia criou ainda mais dúvidas acerca de vacinas, com a da gripe não foi diferente. Quem pode tomar? Quais são as reações? A vacina protege contra quais vírus da gripe?

Para responder a todas essas dúvidas, preparamos um artigo explicando como é a vacina da gripe, quais as suas reações, quem pode tomá-la e qual a eficácia. Boa leitura!

Quem pode tomar a vacina da gripe?

A vacina da gripe é indicada para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade. Entretanto, na rede pública de saúde, a campanha de imunização segue a ordem de prioridade para alguns grupos, como:

  • Crianças entre os 6 meses e 6 anos incompletos (5 anos e 11 meses);
  • Adultos com idade entre 55 e 59 anos;
  • Idosos com mais de 60 anos;
  • Gestantes;
  • Puérperas no período até 45 dias após o parto;
  • Profissionais de saúde;
  • Professores;
  • População indígena;
  • Imunossuprimidos, com doenças como HIV ou câncer;
  • Transplantados;
  • Pessoas com doença crônica, como diabetes, hipertensão e asma;
  • Portadores de trissomia, como síndrome de Down.

Contraindicações

A vacina da gripe conta somente com duas contra indicações

  • Crianças menores de 6 meses de idade;
  • Pessoas com histórico de alergia grave a doses anteriores ou algum componente do imunizante.

Onde tomar a vacina?

A vacina da gripe é oferecida anualmente pelo SUS, na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Para quem faz parte dos grupos prioritários ou de risco basta procurar postos e unidades de saúde durante o período de campanha.

Se você não se enquadra em nenhum dos grupos, o mais indicado é buscar clínicas privadas, que não são obrigadas a seguir os critérios do SUS. Logo basta o paciente buscar um estabelecimento de sua preferência para a aplicação.

Quais são as reações à vacina da gripe?

As vacinas contra influenza são consideradas seguras e, em geral, contam com reações adversas  consideradas leves. As mais comuns são:

  • Dor no local da aplicação;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Fadiga e dores musculares.

Para amenizar esses sintomas, recomenda-se repouso e hidratação. Se as dores forem muito intensas ou a febre causar muito desconforto, pode-se fazer o uso de analgésicos, desde que indicados por um médico.

Posso tomar vacina da influenza gripado? 

Caso você apresente qualquer sintoma que possa ser atribuído a gripe, recomenda-se adiar a vacinação até que as manifestações tenham desaparecido. O intuito dessa espera é não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

É importante lembrar que a vacinação protegerá seu corpo de uma nova possível infecção pelo Influenza.

Se você estiver com suspeita de gripe, não fique na dúvida, faz um Hilab! Nosso exame para detecção da Influenza A (H1N1 e H3N2) e B, ou seja, identifica H1N1 e H3N2. O resultado sai em até 20 minutos e vai direto para o seu celular. Procure um dos nossos pontos de atendimento ou um de nossos parceiros para realizar o seu.

Dá para tomar as vacinas da gripe e da COVID-19 juntas?

Segundo o informe técnico da 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, de 2021, do Ministério da Saúde, é recomendado um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas. 

Essa indicação se deve a escassez de estudos de coadministração para a vacinação contra influenza e COVID-19.

A vacina da gripe protege contra H1N1 e H3N2?

Sim. A vacina trivalente aplicada pelo SUS, e fabricada pelo Instituto Butantan, é composta por fragmentos inativados de três cepas do vírus influenza. São elas:

  • Influenza A (H1N1);
  • Influenza A (H3N2);
  • Influenza tipo B.

Nas clínicas privadas, geralmente a vacina administrada é tetravalente e protege contra mais uma variante do Influenza B.

E contra a COVID-19?

A vacina da gripe não confere proteção contra nenhum coronavírus, incluindo o SARS-CoV-2, causador da COVID-19.

Neste caso são indicadas as vacinas aplicadas pelo SUS contra a doença: Coronavac, Janssen, Astrazeneca e Pfizer

Por que preciso tomar vacina da gripe todo ano? 

Embora seja considerada muito eficaz, a vacina de Influenza deve ser aplicada no máximo a cada 12 meses. Isso se deve ao fato de os vírus da gripe passarem por mutações muito rápidas. E quanto maior a concordância do imunizante com a variante circulante do vírus, maior será a proteção da população.

A vacina de influenza costuma fazer efeito já entre a 2ª e 3ª semana após a aplicação. Em crianças, por exemplo, a eficácia varia de 30 a 90%. Outro exemplo da eficácia são os resultados da vacinação de gestantes. Estudos acompanhando bebês de mães vacinadas durante a gestação demonstraram que a proteção contra influenza foi maior que 60% nos primeiros seis meses de vida.

Referências

Ministério da Saúde. Informe Técnico da 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza Brasília, 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2021/marco/16/informe-tecnico-influenza-2021.pdf>  Acesso em: 14/03/2022

 

Hilab

Hilab

Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *