Vacina Pfizer: entenda a eficácia e as principais reações

Hilab | 28 fev 2022

A vacina da Pfizer é uma das principais no combate à COVID-19, no Brasil. O imunizante é o mais aplicado diariamente, por conta da aplicação da dose de reforço (ou terceira dose) na população. 

Esta vacina foi desenvolvida pelo Laboratório Pfizer/BioNTech e utiliza uma tecnologia de RNA mensageiro sintético (mRNA), que codifica a proteína S do vírus Sars-Cov-2. Ou seja, esse mRNA sintético ensina ao nosso corpo como produzir as proteínas encontradas na superfície viral, auxiliando o sistema imunológico na produção dos anticorpos contra o vírus que causa a COVID-19. 

Mas afinal qual é a eficácia da vacina da Pfizer? E as reações, quais são e como aliviá-las? A vacina da Pfizer é segura e eficaz para crianças? Continue a leitura deste artigo e tire suas dúvidas.

A vacina Pfizer é segura e eficaz?

Sim. Segundo a Anvisa, a vacina da Pfizer teve sua segurança, qualidade e eficácia aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da agência, que concedeu o primeiro registro definitivo para imunizantes contra a Covid-19 nas Américas.

Além disso, outros estudos feitos ao longo dos últimos dois também colocaram a segurança e a prova. Antes mesmo de ser aprovada em países como o Reino Unido e os EUA, a vacina Pfizer foi testada em mais de 70 mil pessoas nos ensaios clínicos de fase 3.

Quanto à eficácia, a vacina Pfizer/BioNTech reduz os casos de covid em cerca de 95% das pessoas imunizadas. E os dados mais recentes dão conta de que o imunizante também traz mais segurança para as crianças contra a COVID-19.

Em um ensaio clínico que incluiu mais de 2,2 mil crianças, a Pfizer diz que duas doses de seu imunizante, administradas com três semanas de intervalo, geraram um alto nível de anticorpos neutralizantes, comparável ao nível observado em crianças mais velhas que recebem uma dose mais alta da vacina.

A vacina Pfizer protege contra todas as variantes incluindo a ômicron?

A aplicação das duas doses da vacina da Pfizer é capaz de proteger a população das variantes da COVID-19, como a gama e a delta. Contudo, com a chegada da ômicron, é recomendada uma dose de reforço (3ª dose), segundo a própria fabricante.

Um estudo mostrou que uma terceira dose do imunizante aumenta os títulos de anticorpos em 25 vezes em comparação com apenas duas doses. A resposta imunológica induzida pela vacina conta com outros mecanismos de defesa como a ativação de células de defesa do organismo, os chamados linfócitos T. Por isso, segundo a Pfizer, as pessoas vacinadas ainda podem estar protegidas contra formas graves da doença.

Quais são os efeitos colaterais da vacina Pfizer e como aliviá-los?

As reações mais comuns após a aplicação da vacina da Pfizer são dor de cabeça, fadiga e febre, além de dor no local da aplicação. Também, é possível ainda sentir desconforto estomacal, entre outros sintomas. 

Todas essas reações são passageiras, aparecendo e sumindo em até 48 horas após a aplicação. Por isso, caso você tenha reação, não se preocupe: efeitos colaterais são esperados. 

Procure monitorar os sintomas até seu desaparecimento e em caso de persistência, busque ajuda médica para investigar se você não foi infectado nesse meio-tempo.

Para aliviar os sintomas, no geral, descanse, hidrate-se e mantenha uma boa alimentação. Confira algumas orientações de acordo com cada sintoma:

  • Dor no local da aplicação: uma bolsa de água fria na região já resolve o problema.
  • Febre, dor de cabeça e/ou no corpo: analgésicos podem reduzir as dores no geral, mas use-os de preferência com orientação médica.
  • Náusea e/ou vômitos: os remédios antieméticos, após orientação médica, são indicados para reduzir o desconforto. 
  • Diarreia: neste caso, não é indicado tomar medicamentos que “interrompem” a diarreia, mas, sim, manter uma boa hidratação do corpo (com água e soros caseiros). Em alguns casos, o probiótico pode ser utilizado, mas apenas com prescrição médica. 
  • Coriza: lavagem nasal, com soro fisiológico, além de antialérgicos se estiver muito intensa 

Exames de sorologia após a vacinação são recomendados?

A realização de exames sorológicos após a vacinação não é recomendada pela  Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) por diversos motivos. Para começar, ainda não se sabe qual a quantidade de anticorpos que garante a imunidade, de modo que um resultado positivo (para a presença de anticorpos) pode não indicar que o indivíduo está realmente protegido. Além disso, um resultado não reagente (negativo) pode ser um falso negativo.

Por fim, o teste sorológico foi criado para identificar anticorpos, mas não oferece informações sobre células de memória – que criam anticorpos conforme a necessidade – ou linfócitos T, outro importante componente das defesas antivirais do nosso organismo que deve ser levado em conta.

Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir também a matéria sobre a vacinação em crianças.

Referências

Agência Brasil – Anvisa concede registro definitivo para a vacina da Pfizer disponível em: <https://www.google.com/amp/s/agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-02/anvisa-concede-registro-definitivo-para-vacina-da-pfizer%3famp> acesso em 28 de fevereiro de 2022

Pfizer. Disponível em: <https://www.pfizer.com.br/sua-saude/covid-19-coronavirus/covid-19-principais-perguntas-respostas-sobre-vacina-pfizer-e-biontech>.  Acesso em: 28 de fevereiro de 2022.

Hilab

Hilab

Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *