H3N2: sintomas, tratamento e prevenção

Micheli Pecharki | 03 jan 2022

h3n2

A influenza, conhecida popularmente como gripe, é uma infecção causada por um vírus de mesmo nome, que acomete o sistema respiratório. 

A gripe ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente no outono e no inverno, quando as temperaturas costumam cair. No entanto, embora o Brasil ainda esteja no verão, o aumento de casos de infecções pelo vírus influenza tem atraído a atenção dos especialistas. 

Isso porque, no último trimestre, em várias regiões do mundo, a gripe tem gerado surtos regionais impulsionada pela introdução de uma nova cepa do subtipo A(H3N2), que foi denominada Darwin. 

Acompanhe o artigo e entenda o que é a H3N2, quais são os sintomas e como é o tratamento para a cepa em circulação. 

O que é a H3N2? 

Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. Os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias sazonais, ou seja, epidemias em determinadas épocas do ano, enquanto o último costuma provocar alguns casos mais leves. 

O tipo A da influenza é classificado em subtipos, como o A(H1N1) e o A(H3N2). Já o tipo B é dividido em duas linhagens: Victoria e Yamagata

A cepa Darwin, como foi denominada, faz parte do subtipo A (H3N2). Nos últimos meses, ela contribuiu para um aumento de casos de gripe em um período atípico no Brasil, já que estamos no verão. 

Qual é a diferença entre H1N1 e H3N2? 

Como vimos, tanto a H1N1 quanto a H3N2 são subtipos de Influenza A. O tratamento para a infecção por qualquer tipo de Influenza é o mesmo.  

Quais são os sinais e sintomas da H3N2? 

Embora os tipos de Influenza possuam diferenças genéticas, todos os tipos podem provocar sintomas parecidos, como: 

  • Febre * ou sensação de febre/calafrios
  • Tosse
  • Dor de garganta
  • Nariz escorrendo ou entupido
  • Dores musculares ou corporais
  • Dores de cabeça
  • Fadiga (cansaço)

Algumas pessoas podem ter vômitos e diarreia, embora isso seja mais comum em crianças do que em adultos. Além disso, nem todas as pessoas que estão com gripe terão febre como sintoma. 

No caso do H3N2, os sintomas são os mesmos, com o potencial de causar casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em idosos e imunocomprometidos.

Qual é a diferença entre a H3N2 e a COVID-19? 

A gripe apresenta sintomas bem parecidos com os da COVID-19. Todos os sintomas citados acima podem estar presentes em pessoas com COVID-19. Desta forma, não é possível diferenciar uma infecção por Influenza de uma infecção pelo SARS-CoV-2 apenas com a avaliação dos sintomas. Neste caso, a realização de exames laboratoriais é fundamental para a definição do diagnóstico.  

Qual é o tratamento para a Influenza? 

O tratamento contra o vírus Influenza,  independentemente do tipo,  é feito com os antivirais,  fosfato de oseltamivir (Tamiflu®) e zanamivir (Relenza®). Esses medicamentos somente podem ser prescritos por um médico e estão disponíveis gratuitamente no SUS (Sistema Único de Saúde). Vale lembrar que estes medicamentos são diferentes dos antibióticos: os antibióticos são utilizados para combater infecções causadas por bactérias, enquanto que, os antivirais são utilizados para tratar infecções causadas por vírus. 

Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento com o antiviral, de maneira precoce, pode reduzir a duração dos sintomas e, principalmente, a ocorrência de complicações da infecção. 

Idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma comorbidade, como diabetes, asma ou doenças cardiovasculares possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza.

Como se prevenir da H3N2? 

O vírus influenza é altamente transmissível. Para prevenir a infecção, valem as mesmas recomendações para prevenir a COVID-19 e outras infecções respiratórias: 

  • Cobrir a boca e o nariz usando um lenço ou a manga da camisa ao tossir ou espirar;
  • Usar máscara; 
  • Evitar aglomerações; 
  • Manter os ambientes bem ventilados; 
  • Evitar tocar os olhos, nariz e boca; 
  • Lavar as mãos ou higienizá-las com álcool 70º. 

Existe vacina para a H3N2? 

As vacinas disponíveis no Brasil, que protegem contra o vírus Influenza A e B, não são específicas para a H3N2, que está atingindo o país, já que a cepa Darwin não estava contemplada no último esquema vacinal. Segundo o Instituto Butantan, a previsão é de que a vacina para H3N2 chegue ao Brasil a partir de março de 2022. No entanto, isso não significa que você não deva tomar a vacina da gripe. Ela é essencial para evitar a infecção pela H1N1, que ainda é predominante no Brasil. 

Existe teste para detectar a H3N2? 

Dentre os exames que detectam a gripe temos os testes imunocromatográficos de influenza A e B. Esses exames conseguem avaliar se a pessoa está infectada pelo vírus da Influenza A ou B e, embora não discriminem os subtipos, no caso da influenza A ou as linhagens, no caso da influenza B. No entanto, são suficientes para avaliar se a pessoa está ou não com influenza, já que tratamento independe do subtipo causador da infecção. 

Esses exames apresentam a vantagem de identificarem a infecção rapidamente, além de apresentarem menor custo.

Estou com sintomas de gripe, o que devo fazer? 

Toda pessoa que apresenta sintomas gripais deve procurar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou em um hospital privado para que os sintomas sejam avaliados e os testes realizados para confirmar o diagnóstico. Reforçar as medidas preventivas e entrar em isolamento também é importante para evitar a transmissão da infecção para outras pessoas. 

Para saber mais sobre o assunto, veja o vídeo do Dr. Bernardo, médico infectologista da Hilab:

Gostou do conteúdo? Aproveite para curtir a página da Hilab no Instagram e fique por dentro das últimas novidades da área da saúde.

Referências bibliográficas: 

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis.Protocolo de tratamento de Influenza: 2017 [recurso eletrônico]/ Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018. 49 p. 

CDC. Centers for Disease Control and Prevention. Similarities and Differences between Flu and COVID-19​. Disponível em: <https://www.cdc.gov/flu/symptoms/flu-vs-covid19.htm>. Acesso em: 03 de janeiro de 2022. 

 

Micheli Pecharki

Micheli Pecharki

Micheli é Bióloga. Acredita que transformar o conhecimento técnico em algo acessível é essencial para que as pessoas saibam como cuidar mais da própria saúde e vivam, assim, com mais qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *