Hilab | 20 ago 2018
Desde 2014, quando a Lei Nº 13.021/14 foi implementada e instituiu que as farmácias são estabelecimentos de saúde, uma quebra de paradigma vem mudando a perspectiva do atendimento farmacêutico diante da expertise e empoderamento desse profissional.
Existe uma variedade de serviços farmacêuticos que podem ser prestados na sua farmácia com o objetivo de atender as necessidades dos pacientes, estabelecendo um relacionamento duradouro e recorrente.
E dentro desse contexto, os Testes Laboratoriais Remotos, TLRs, do inglês point-of-care testing (POCT), são uma excelente oportunidade para garantir um diferencial para seu estabelecimento, agregando valor ao cuidado à saúde de maneira mais acessível e preventiva.
Apesar de os TLRs estarem se tornando cada vez mais comuns nas farmácias de todo o Brasil, muitos farmacêuticos e gestores ainda têm dúvidas sobre os exames e como implementá-los na farmácia.
Afinal, farmácias fazem exame laboratorial? Como esses exames têm o potencial de auxiliar a comunidade e como implementar o TLR no seu estabelecimento? O farmacêutico está diretamente envolvido no processo? TLRs são lucrativos?
Pensando nessas e outras dúvidas, elaboramos um conteúdo com as principais orientações sobre o assunto. Acompanhe nosso post e faça uma boa leitura!
Segundo a RDC 302/2005 da Anvisa, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para funcionamento de Laboratórios Clínicos, um TLR é um teste realizado por meio de um equipamento laboratorial situado fisicamente fora da área de um laboratório clínico. O teste laboratorial remoto é, muitas vezes, denominado Point of Care Testing (PoCT) ou Teste Laboratorial Portátil-TLP.
No entanto, segundo a RDC 36/2015, entende-se por PoCT a testagem conduzida próximo ao local de cuidado ao paciente, inclusive em consultórios e locais fora da área técnica de um laboratório, por profissionais de saúde ou por pessoal capacitado pelo Ministério da Saúde e ou Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais.
O ponto forte desse tipo de teste se baseia na descentralização do cuidado e atenção à saúde coletiva, sendo que as farmácias possuem um papel central para que as estratégias de prevenção de doenças atinjam a população.
Essa é uma das dúvidas mais frequentes sobre os TLR’s. Afinal, as farmácias podem realizar exames laboratoriais?
De acordo com a RDC Nº 302/2005:
“A execução dos Testes Laboratoriais Remotos – TLR (Point-of-care) e de testes rápidos, deve estar vinculada a um laboratório clínico, posto de coleta ou serviço de saúde pública ambulatorial ou hospitalar.”
Portanto, a RDC que regulamenta o serviço de procedimentos laboratoriais clínicos não restringe que os testes laboratoriais remotos (TLR) sejam um ponto de ligação entre farmácias e laboratórios.
Esses testes já são uma realidade em farmácias de todo o Brasil. Em agosto de 2019, a Anvisa promoveu um encontro com o intuito de debater o futuro dos TLRs nesses estabelecimentos. Ficou claro que a realização de exames de forma remota é permitida desde que vinculada a um laboratório clínico.
No entanto, antes de implantar os exames rápidos na sua farmácia, é importante procurar por tecnologias confiáveis, que apresentem altos níveis de acurácia e precisão. Verifique como a exatidão analítica do laboratório clínico é avaliada, se o equipamento apresenta as certificações necessárias e se a empresa segue as normas da RDC 302 da Anvisa. Afinal, o controle de qualidade é essencial.
Quando pensamos no termo “laboratorial” logo lembramos das filas de espera e da demora para a entrega dos resultados. Porém, hoje a tecnologia possibilita que as farmácias realizem exames e entreguem um resultado confiável em apenas poucos minutos.
Sabemos que o tempo de espera para a realização de exames de sangue é um problema de saúde latente no Brasil. Além disso, a dificuldade de acesso também contribui significativamente para o atraso ou impedimento do diagnóstico médico e, consequentemente, do tratamento efetivo.
Outra vantagem dos exames rápidos reside no fato de que, para realizar esses exames, é necessário apenas uma pequena amostra de sangue, obtida por punção digital. Muitas pessoas deixam de realizar exames importantes por considerarem o processo de coleta muito invasivo. Como os testes rápidos necessitam de um volume menor de amostra, coletada através de um pequeno furo em um dos dedos, o desconforto causado pelo exame é consideravelmente menor.
A comodidade e agilidade geradas no processo ainda permitem atingir um maior número de pessoas que são assintomáticas e demorariam a realizar exames, servindo como fonte de informação e encaminhamento aos médicos adequados.
Esses fatores contribuem para a otimização do tempo dos pacientes e profissionais, além de ampliar o acesso à saúde no Brasil e permitir um melhor controle das doenças de caráter crônico.
Até agora, falamos de todas as vantagens para os pacientes. Mas o que a farmácia ganha com os TLRs?
De acordo com um levantamento realizado pelo Ibope a pedido da Abrafarma (Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias) em 2015, 53% das 2.002 pessoas entrevistadas realizariam exames preventivos para várias doenças na farmácia.
Desse modo, os exames rápidos podem ser uma ferramenta importante para a detecção de riscos de morbidades e monitoramento de pacientes crônicos, como pessoas portadoras de diabetes.
De acordo com pesquisas, uma pessoa com diabetes frequenta a farmácia 8 vezes mais do que um paciente que não tem a doença. Além disso, segundo Mônica Lenzi – Farmacêutica Educadora em Diabetes, especialista no atendimento do paciente diabético – este paciente possui o maior ticket médio do varejo farmacêutico, girando entre R$ 350,00 e R$ 1.500,00 mês. Oferecer exames rápidos é uma excelente oportunidade para fidelizar clientes e contribuir para que a sua farmácia se consolide como um estabelecimento de saúde.
Além disso, os Testes Laboratoriais Remotos estão entre os serviços farmacêuticos mais lucrativos, perdendo somente para o serviço de vacinas.
Ao contratar um serviço de exames laboratoriais, é importante avaliar o público da sua farmácia bem como a região onde ela está localizada. No entanto, os exames que costumam ser mais vendidos nesses estabelecimentos são os necessários para o rastreamento de Doenças Crônicas não Transmissíveis como dislipidemias e diabetes.
Para o rastreamento das dislipidemias, o exame realizado é o Perfil Lipídico. Já o diabetes pode ser detectado com os exames de Glicemia (nível de glicose no momento da coleta) ou Hemoglobina Glicada (média da glicose dos últimos 3 meses).
Outro exame que compõem grande parte do faturamento de exames rápidos é o exame de gravidez – Beta hCG. O motivo? Muitas mulheres que estão com suspeita de gravidez acabam recorrendo à farmácia para comprar os testes de urina, em busca de um resultado rápido. Porém, o exame de gravidez de sangue, além de oferecer um resultado tão rápido quanto o exame de urina – considerando que a mulher faz o exame na hora e não precisa procurar um local adequado para coletar a urina – traz a grande vantagem de ser mais confiável – é um exame de sangue e, por isso, tem menos interferentes.
Além dos exames de Glicemia, Hemoglobina Glicada, Perfil Lipídico e Beta-hCG também é interessante oferecer os exames sazonais, ou seja, aqueles que são mais vendidos em determinadas épocas do ano, como o exame de dengue.
A estrutura necessária para a implantação é simples. É preciso providenciar uma sala com atendimento privativo e com instalações semelhantes a um consultório, com uma mesa e cadeiras. O ambiente deve proporcionar segurança, conforto e dispor de condições sanitárias adequadas.
Além disso, o farmacêutico deve ser treinado para realizar os exames. Ele deve entender que os exames não podem ser realizados de maneira isolada, mas devem estar inseridos em um contexto de serviço de cuidado que se estende para o antes, durante e depois dos exames.
Segundo a Abrafarma, já existem mais de 1.700 farmácias em todo país que contam com uma estrutura para oferecer serviços farmacêuticos, e em 2017 mais de 1,4 milhões de atendimentos clínicos foram realizados por esses profissionais, que são os principais envolvidos.
Vale salientar que a execução dos exames nas farmácias não significa que o diagnóstico será dado pelo farmacêutico.
Este profissional fornecerá orientações aos pacientes sobre o significado desses resultados, se tornando um aliado do médico, que, por sua vez, diagnosticará os quadros clínicos da maneira mais apropriada.
Além dos farmacêuticos, toda a equipe de colaboradores da farmácia deve receber um treinamento adequado. Gerentes, técnicos e atendentes têm um papel fundamental tanto na divulgação do serviço quanto no acolhimento dos pacientes e apoio ao trabalho do profissional farmacêutico.
É fato que as farmácias no Brasil estão se transformando e a possibilidade da realização de exames de diagnóstico são apenas mais um dos diferenciais que você pode implementar para fidelizar os pacientes.
Hoje um dos maiores gargalos é a dificuldade de prosseguir com os mesmos profissionais durante o acompanhamento das doenças crônicas ao longo da vida. O farmacêutico, com suas competências e habilidades pode ser uma peça-chave e acessível na atual na promoção da saúde da população.
É tempo de resgatar a imagem da profissão farmacêutica e dos estabelecimentos de saúde para além da entrega de caixas de medicamentos. Por isso, ferramentas que auxiliam a melhorar a qualidade de vida e saúde das pessoas para um cuidado mais humano, preditivo e seguro são essenciais.
E então, conseguimos sanar as suas principais dúvidas em relação aos exames laboratoriais remotos em farmácias? Quer agregar mais valor ao atendimento por meio de um serviço que realmente fará a diferença?
Entre em contato conosco e amplie os serviços farmacêuticos proporcionando uma ótima experiência aos seus clientes.
Conselho Federal de Farmácia. Serviços farmacêuticos diretamente destinados ao paciente, à família e à comunidade: contextualização e arcabouço conceitual / Conselho Federal de Farmácia. – Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2016. 200 p.
CORRER, C. J.; OTUKI, M. A prática farmacêutica na farmácia comunitária. Porto Alegre: Artmed; 2013. 434 p.
Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais. A importância do farmacêutico na vida do diabético. Disponível em: <https://www.crfmg.org.br/farmaciarevista/53/this_materia/148>. Acesso em: 21 de fevereiro de 2020.
Só no Brasil são mais de 53 milhões de mulheres em idade fértil. Sua farmácia está preparada para atendê-las?
Preencha os dados abaixo para ter acesso ao material.
A Hilab precisa dessas informações para entrar em contato sobre produtos e serviços. Confira nossa Política de Privacidade para saber como protegemos os seus dados. Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de spam.
Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Advertisement" category. |
cookielawinfo-checkbox-analiticos | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Analytics" category. |
cookielawinfo-checkbox-desempenho | 1 year | CookieYes set this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-funcional | 1 year | CookieYes set this cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The GDPR Cookie Consent plugin sets the cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessarios | 1 year | CookieYes sets this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Necessary" category. |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores the user consent for cookies in the category "Performance". |
cookielawinfo-checkbox-publicidade | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Advertising". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | CookieYes sets this cookie to record the default button state of the corresponding category and the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
wpEmojiSettingsSupports | session | WordPress sets this cookie when a user interacts with emojis on a WordPress site. It helps determine if the user's browser can display emojis properly. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__rd_experiment_version | session | No description available. |
__trf.src | 1 year | No description available. |
cookielawinfo-checkbox-outros | 1 year | Description is currently not available. |
vuex | never | No description available. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
ANONCHK | 10 minutes | The ANONCHK cookie, set by Bing, is used to store a user's session ID and verify ads' clicks on the Bing search engine. The cookie helps in reporting and personalization as well. |
bcookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser IDs. |
bscookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website. |
fr | 3 months | Facebook sets this cookie to show relevant advertisements by tracking user behaviour across the web, on sites with Facebook pixel or Facebook social plugin. |
IDE | 1 year 24 days | Google DoubleClick IDE cookies store information about how the user uses the website to present them with relevant ads according to the user profile. |
li_sugr | 3 months | LinkedIn sets this cookie to collect user behaviour data to optimise the website and make advertisements on the website more relevant. |
MUID | 1 year 24 days | Bing sets this cookie to recognise unique web browsers visiting Microsoft sites. This cookie is used for advertising, site analytics, and other operations. |
test_cookie | 15 minutes | doubleclick.net sets this cookie to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 6 months | YouTube sets this cookie to measure bandwidth, determining whether the user gets the new or old player interface. |
VISITOR_PRIVACY_METADATA | 6 months | YouTube sets this cookie to store the user's cookie consent state for the current domain. |
YSC | session | Youtube sets this cookie to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt.innertube::nextId | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_clck | 1 year | Microsoft Clarity sets this cookie to retain the browser's Clarity User ID and settings exclusive to that website. This guarantees that actions taken during subsequent visits to the same website will be linked to the same user ID. |
_clsk | 1 day | Microsoft Clarity sets this cookie to store and consolidate a user's pageviews into a single session recording. |
_fbp | 3 months | Facebook sets this cookie to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising after visiting the website. |
_ga | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to calculate visitor, session and campaign data and track site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognise unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gcl_au | 3 months | Google Tag Manager sets the cookie to experiment advertisement efficiency of websites using their services. |
_gd* | session | Google sets this cookie to allow the use of Google Analytics service for anonymous visitor tracking on the website. Google Analytics is used to compile reports and improve the site.nn |
_rdtrk | 9 years 6 months 12 days 7 hours 10 minutes | Used by RD Station to keep a list of all pages a visitor accessed within the domain even before conversion. |
AnalyticsSyncHistory | 1 month | Linkedin set this cookie to store information about the time a sync took place with the lms_analytics cookie. |
CLID | 1 year | Microsoft Clarity set this cookie to store information about how visitors interact with the website. The cookie helps to provide an analysis report. The data collection includes the number of visitors, where they visit the website, and the pages visited. |
MR | 7 days | This cookie, set by Bing, is used to collect user information for analytics purposes. |
rdtrk | 1 year | RD Station sets this cookie to store the list of all pages a visitor accessed within the user domain, even before conversion. |
SM | session | Microsoft Clarity cookie set this cookie for synchronizing the MUID across Microsoft domains. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
lang | never | LinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting. |
li_gc | 6 months | Linkedin set this cookie for storing visitor's consent regarding using cookies for non-essential purposes. |
lidc | 1 day | LinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection. |
UserMatchHistory | 1 month | LinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing. |
yt-player-headers-readable | never | The yt-player-headers-readable cookie is used by YouTube to store user preferences related to video playback and interface, enhancing the user's viewing experience. |
yt-remote-cast-available | session | The yt-remote-cast-available cookie is used to store the user's preferences regarding whether casting is available on their YouTube video player. |
yt-remote-cast-installed | session | The yt-remote-cast-installed cookie is used to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-fast-check-period | session | The yt-remote-fast-check-period cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences for embedded YouTube videos. |
yt-remote-session-app | session | The yt-remote-session-app cookie is used by YouTube to store user preferences and information about the interface of the embedded YouTube video player. |
yt-remote-session-name | session | The yt-remote-session-name cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY | never | The cookie ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY is used by YouTube to store the last search result entry that was clicked by the user. This information is used to improve the user experience by providing more relevant search results in the future. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
SRM_B | 1 year 24 days | Used by Microsoft Advertising as a unique ID for visitors. |
Tenho interesse em realizar o teste de perfil lipídico na minha farmácia. Como faço?
Olá, Nadila! Bom dia
Já passamos o seu contato para a nossa equipe comercial.
Logo eles entrarão em contato com você para tirar todas as suas dúvidas.
Obrigada pelo seu comentário.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Olá, Nadila! Tudo bem?
Nossa equipe comercial tentou entrar em contato pelo seu e-mail mas infelizmente não teve sucesso.
Pode ser que o e-mail tenha sido direcionado para spam.
Você poderia nos informar, por gentileza, o seu telefone? Assim conseguimos entrar em contato. O e-mail da equipe comercial é [email protected] e o número (41) 98435-4795.
Agradecemos o seu contato e estamos ansiosos para fechar uma parceria. 🙂
Boa tarde, gostaria de saber os valores e o vinculo com a matriz que irá liberar os resultados ?
Olá, Rafael!
O equipamento é enviado na forma de comodato. Você não paga pelo equipamento e sim pelos exames laudados.
O laboratório do Hilab é responsável por laudar cada um dos exames e o resultado é enviado para o cliente via portal ou aplicativo.
Em relação aos valores, já passamos o seu contato para a nossa equipe comercial.
Logo eles entrarão em contato para responder a sua pergunta.
Obrigada pelo seu comentário.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Olá, Rafael! Tudo bem?
Nossa equipe comercial tentou entrar em contato pelo seu e-mail mas infelizmente não teve sucesso.
Pode ser que o e-mail tenha sido direcionado para spam.
Você poderia nos informar, por gentileza, o seu telefone? Assim conseguimos entrar em contato. O e-mail da equipe comercial é [email protected] e o número (41) 98435-4795.
Agradecemos o seu contato. 🙂
Gostaria de implementar um posto de coleta na minha farmácia. Estou em Uberlândia/MG, vocês teriam estrutura para o transporte aqui na cidade? Como funcionaria?
Aguardo Contato,
Manoel Fernandes
Olá, Manoel!
Já passamos o seu contato para a nossa equipe comercial.
Logo eles entrarão em contato para tirar todas as suas dúvidas.
Obrigada pelo seu comentário.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Bom Dia! Gostaria de implantar a coleta na minha drogaria, como fazer . Luana. Nova Iguaçu , Rio de Janeiro
Olá, Luana! Bom dia
Já passamos o seu contato para a nossa equipe comercial.
Logo eles entrarão em contato para tirar todas as suas dúvidas.
Obrigada pelo seu comentário.
Qualquer dúvida estamos à disposição.