Hilab | 03 maio 2019
Para muitos proprietários de farmácias e drogarias, ver o crescimento da empresa é o maior objetivo. No entanto, se você é dono de uma farmácia independente, já deve ter percebido que é difícil alcançar os descontos oferecidos pelas grandes redes.
Segundo Cassyano Correr, farmacêutico coordenador do programa de Assistência Farmacêutica da Abrafarma, os principais motivos que levam os consumidores a escolherem uma farmácia são: proximidade e facilidade de acesso, profissionalismo dos atendentes, mix de produtos, prestação de serviços farmacêuticos, disponibilidade de produtos e preço.
Confira, no artigo a seguir, as principais dicas para fazer a sua farmácia crescer.
Geralmente as pessoas tendem a frequentar os estabelecimentos mais próximos ao local onde moram ou trabalham. A visibilidade da farmácia, a fachada e o estacionamento também são importantes para atrair os clientes.
Um bom atendimento é crucial para fidelizar os clientes, além de ser uma das mais eficientes ferramentas de marketing para a farmácia. Ninguém gosta de ser mal atendido. Seja cordial e demonstre interesse pois a qualidade do atendimento poderá fazer com que o seu cliente divulgue a sua farmácia e os seus serviços.
Se você é o gerente ou proprietário da farmácia capacite a sua equipe. A capacitação da equipe é fundamental para oferecer um bom atendimento.
Oferecer serviços e produtos diversificados, além de um ambiente bem sinalizado é essencial para uma boa experiência do cliente na loja. Além disso, procure sempre deixar a sua farmácia limpa e organizada.
Os serviços farmacêuticos constituem parte dos serviços de saúde e compreendem um conjunto de atividades que visa a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
São muitos os serviços que podem ser prestados pelo farmacêutico para que as necessidades de saúde dos pacientes e da população sejam atendidas. Os mais comuns são a aplicação de injetáveis, o acompanhamento farmacoterapêutico, a aferição da pressão arterial e os Testes Laboratoriais Remotos, também conhecidos como point of care testing (PoCT). Um Teste Laboratorial Remoto, conhecido pela sigla de TLR é, segundo a RDC 302/2005 da Anvisa, um teste realizado por meio de um equipamento laboratorial situado fisicamente fora da área de um laboratório clínico. Esse tipo de serviço tem ganhado cada vez mais espaço em farmácias e drogarias e permite ao farmacêutico oferecer um serviço personalizado para se destacar da concorrência.
Com os TLRs, é possível fazer exames de sangue em qualquer lugar e não necessariamente dentro de uma laboratório convencional. Isso o torna uma ferramenta essencial para ampliar o acesso à saúde.
Se um cliente precisa comprar 2 medicamentos e encontra somente um, provavelmente ele buscará outra farmácia. Fique atento ao estoque e não deixe faltar medicamentos.
Muitos proprietários de farmácia acreditam que somente atraem mais clientes por meio dos descontos. Como os preços não variam muito de farmácia para farmácia, você não deve focar apenas em descontos. Para vencer a concorrência, é importante diversificar a oferta de produtos e serviços. Reflita sobre os serviços farmacêuticos que você está oferecendo.
Você acompanha seus pacientes com diabetes ou com hipertensão arterial? Realiza campanhas de saúde na sua farmácia?
Lembre-se: o grande diferencial da farmácia hoje é a entrega de saúde para a população. Que ações você está implementando para fazer a sua farmácia crescer? Deixe sua resposta nos comentários!
Clinicarx. 5 Tendências do varejo farmacêutico que irão afetar sua farmácia. Disponível em: <https://clinicarx.com.br/5-tendencias-varejo-farmaceutico/>. Acesso em: 17 de abril de 2019.
Só no Brasil são mais de 53 milhões de mulheres em idade fértil. Sua farmácia está preparada para atendê-las?
Preencha os dados abaixo para ter acesso ao material.
A Hilab precisa dessas informações para entrar em contato sobre produtos e serviços. Confira nossa Política de Privacidade para saber como protegemos os seus dados. Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de spam.
Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.
Deixe um comentário