Home > Blog > Benefícios do Hilab: saiba o que esse serviço pode trazer para a sua farmácia

Benefícios do Hilab: saiba o que esse serviço pode trazer para a sua farmácia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

No Brasil, assim como em outros países, a demanda por exames laboratoriais é crescente. Cada vez mais, as pessoas estão em busca de uma melhor qualidade de vida, visando a prevenção de doenças. No entanto, entre marcar uma consulta, fazer os exames e voltar ao médico para receber um diagnóstico, o paciente percorre uma longa jornada de espera.

Visando encurtar este tempo, muitas farmácias, incluindo as grandes redes e farmácias independentes, já implementaram o Hilab – o primeiro serviço de exames laboratoriais rápidos e remotos. A entrega do laudo é apenas em alguns minutos.

Conheça os benefícios do Hilab e saiba por que você também deveria contratar nosso serviço.

1. Valoriza o atendimento farmacêutico

As áreas de atuação do farmacêutico estão, cada vez mais, sendo ampliadas. O foco do farmacêutico está deixando de ser apenas o medicamento, o que tem trazido inúmeros impactos positivos na saúde dos pacientes e na forma como eles enxergam a farmácia. 

Se antes esse estabelecimento era visto como um local de venda de medicamentos, hoje, graças ao atendimento farmacêutico centrado no paciente, a farmácia está sendo vista como um estabelecimento de saúde, o que vai ao encontro da Lei 13.021 de 8 de agosto de 2014.

O cliente que faz um exame com o Hilab na farmácia, não recebe apenas um laudo para levar ao médico, também recebe do farmacêutico as orientações pré e pós-exame, o que reafirma a importância desse profissional na saúde além de valorizar o atendimento.

Clique aqui para contratar o Hilab

2. Contribui para a resolução dos problemas de saúde do Brasil 

Doenças crônicas não transmissíveis 

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) o diabetes, distúrbio metabólico causado pela elevação da glicose no sangue, atinge 9 milhões de brasileiros. A mesma pesquisa revelou que 18,4 milhões de brasileiros com idade superior a 18 anos apresentam colesterol alto. Já a hipertensão atinge 31,3 milhões de pessoas. A hipertensão, o diabetes e o colesterol alto são doenças crônicas não transmissíveis. 

De acordo com o Ministério da Saúde, essas doenças são responsáveis por mais de 72% das causas de mortes no Brasil. Além da alta mortalidade, as doenças crônicas estão relacionadas à perda significativa de qualidade de vida. 

Segundo Cassyano Correr (2016) o desafio das doenças crônicas reside no fato de que elas exigem um modelo diferente de cuidados em saúde, uma vez que os sintomas costumam estar ausentes e o diagnóstico muitas vezes é incerto. Correr também destaca a importância de ações que possibilitem a detecção de risco nos pacientes. É neste momento que o Hilab entra: oferecer os exames de hemoglobina glicada e perfil lipídico permite que o seu paciente receba um diagnóstico mais rápido do médico. 

Receber um diagnóstico mais rápido é essencial para a melhoria da qualidade de vida do paciente, além de ser importante para diminuir os impactos econômicos para o país uma vez que as doenças crônicas geram gastos para o SUS, estão relacionadas à aposentadorias precoces e morte da população economicamente ativa. 

Infecções Sexualmente Transmissíveis

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), antes denominadas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), são infecções transmitidas prioritariamente por contato sexual. Segundo o Ministério da Saúde, a abordagem que se baseia nos sintomas para classificar os agentes etiológicos e definir um tratamento adequado sem o apoio de testes laboratoriais ou rápidos, não é suficiente. 

Ter o Hilab na sua farmácia contribui para ampliar o acesso aos testes que detectam as principais IST como HIV, Hepatite B e Sífilis. 

A detecção precoce das IST é essencial para a definição do diagnóstico médico e contribui de forma significativa para a redução dos gastos com tratamentos de saúde. A Hepatite B, por exemplo, é uma doença silenciosa que quando não detectada precocemente pode levar à cirrose e câncer no fígado. 

3. Fideliza o cliente

Segundo o Conselho Federal de Farmácia, em 2016 existiam 82.617 farmácias e drogarias privadas no Brasil. Por ser um segmento de mercado competitivo, fidelizar clientes é essencial para o sucesso da farmácia. 

De que forma o Hilab pode ajudar você a fidelizar clientes? Imagine a seguinte situação: você tem um cliente idoso, um não, vários, que visitam a sua farmácia com frequência. Eles consomem uma série de medicamentos, no entanto, nem sempre esses medicamentos são comprados no seu estabelecimento, afinal, existem muitas farmácias e drogarias próximas ao seu clientes. O que você pode fazer a respeito? 

Como vimos, as doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis por uma parcela significativa de mortes no Brasil. Essas doenças atingem, principalmente, idosos. Imagine o quão benéfico seria para o seu paciente, fazer o exame de perfil e hemoglobina glicada no mesmo local onde os medicamentos para tratar essas doenças são comprados. 

Além disso, oferecer exames na farmácia é uma oportunidade para que o farmacêutico foque o atendimento na pessoa e não no medicamento. 

 4. Traz um diferencial para a farmácia 

O Hilab além de ser um serviço inovador que faz exames laboratoriais e entrega laudos em poucos minutos, traz consigo a oportunidade de transformar a sua farmácia, por meio de um atendimento farmacêutico que prioriza as necessidades do cliente. 

A abordagem para oferecer um exame de perfil lipídico, por exemplo, envolve a análise dos fatores de risco, como idade, hábitos alimentares e histórico familiar. 

Ao realizar o exame, o farmacêutico pode orientar o paciente em relação às mudanças no estilo de vida, o que faz parte da educação em saúde. Esta forma de atendimento contribui para que uma relação de confiança com o seu cliente seja estabelecida. Certamente, ele voltará a procurar o seu estabelecimento outras vezes, pois irá perceber o atendimento diferenciado.

Além disso, os exames laboratoriais são importantes para a definição do diagnóstico médico. Em muitos casos, os exames são essenciais para a definição do diagnóstico pelo médico – como no caso da infecção pelo toxoplasma, que na maioria das vezes, é assintomática. 

Os benefícios do Hilab também são financeiros?

Além de possibilitar a realização de atendimento clínico eficaz, o serviço Hilab aumenta o faturamento do estabelecimento. 

Em 2018, um de nossos clientes relatou que houve um aumento de 142% no faturamento, contando apenas o segmento de exames de gravidez. Este dado revela que os pacientes percebem o valor do atendimento farmacêutico, se dispondo a trocar a compra de um produto pela realização de um serviço e pagar cinco vezes mais por isso. Em outra rede o Hilab já representa 25% de todo faturamento dos serviços farmacêuticos. 

Quer transformar a sua farmácia e fazer parte dos cases de sucesso? Contrate o serviço Hilab. 

GOSTOU DO ARTIGO? AVALIE

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

COMPARTILHE ESTE POST NAS REDES
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Fique por dentro de todas as novidades sobre saúde e mercado laboratorial. Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!

RELACIONADOS
Fique por dentro de todas as novidades sobre saúde e mercado laboratorial.
Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!
Contrate o Hilab

Preencha o formulário para que um de nossos consultores entre em contato com você.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.