Conjuntivite pode ser um sintoma de Coronavírus?

Micheli Pecharki | 18 maio 2020

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, a membrana que recobre o branco dos olhos.

Segundo nota de alerta elaborada pelo Grupo de Trabalho em Oftalmologia Pediátrica e divulgada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, a contaminação, através dos olhos, pelo vírus que causa a COVID-19, ainda não foi cientificamente provada. Entretanto, vários relatos sugerem que o vírus pode causar uma conjuntivite folicular leve e que pode ser transmitido através do contato com a conjuntiva e lágrima.

Acompanhe o artigo a seguir e saiba mais sobre a relação entre a COVID-19 e a conjuntivite.

A conjuntivite é um sintoma comum da COVID-19? 

De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia grave. Os mais comuns incluem tosse, febre, dor de garganta e dificuldade para respirar.

A conjuntivite, portanto, não é um sintoma frequente dessa infecção. Até o momento, os dados sugerem que esse sintoma é incomum em pacientes com COVID-19. No entanto, de acordo com estudos, a conjuntivite pode ser desencadeada sim, pelo novo coronavírus.

Um desses estudos, divulgado no JAMA Ophthalmology revelou que 12 de 38 casos hospitalizados “clinicamente confirmados” de COVID-19, na província de Hubei na China, tiveram sintomas oculares.

Um outro estudo publicado pelo Journal of Medical Virology, avaliou 30 pacientes hospitalizados por COVID-19 na China. Destes, apenas um apresentou conjuntivite. A análise das secreções oculares desse paciente revelou a presença do vírus que causa a COVID-19, sugerindo que o SARS-CoV-2 causa conjuntivite e que as partículas virais podem estar presentes nas lágrimas de pacientes que apresentam manifestações oculares.

Quais são os sintomas da conjuntivite? 

Os sinais clínicos dependem da natureza do agente causador da infecção. No entanto, a conjuntivite pode causar sensação de areia nos olhos, secreção, lacrimejamento, vermelhidão e coceira.

Quais são as causas da conjuntivite? 

Existem vários tipos de conjuntivite. Uma ampla gama de patógenos virais e bacterianos podem causar essa inflamação. Geralmente a conjuntivite viral é causada por adenovírus. Já a causa bacteriana mais comum é a infecção pela bactéria Haemophilus influenzae.

O que posso fazer para evitar a COVID-19?

Para evitar a infecção é essencial adotar e manter boas práticas de higiene, além do distanciamento social. As boas práticas incluem:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou higienizá-las com álcool a 70%;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Usar máscara;
  • Adotar o isolamento social;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo imediatamente após o uso;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Gostou de saber mais sobre a relação entre coronavírus e conjuntivite? Aproveite para curtir o Hilab no Instagram e fique por dentro das últimas informações sobre o novo coronavírus. 

Referências bibliográficas

Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Conjuntivite. Disponível em: <https://www.cbo.com.br/pacientes/doencas/doencas_conjuntivite.htm>. Acesso em: 14 de maio de 2020.

Jianhua Xia, Tong J, Liu M, et al. Evaluation of Coronavirus in Tears and Conjunctival

Secretions of Patients With SARS-CoV-2 Infection. J Med Virol 2020; 2:24-35.

Ministério da Saúde. Sobre a doença. Disponível em: <https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca>. Acesso em: 14 de maio de 2020.

Sociedade Brasileira de Pediatria. Nota de alerta. Os olhos e a COVID-19. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22441c-NA_-_Os_olhos_e_a_COVID-19.pdf>. Acesso em: 14 de maio de 2020.

TORTORA, G. R.; FUNKE, B. R.; CASE, C. L.  Microbiologia. 8ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Wu P, Duan F, Luo C, et al. Characteristics of Ocular Findings of Patients With Coronavirus

Disease 2019 (COVID-19) in Hubei Province, China. JAMA Ophthalmol. 2020. March 31,

doi: 10.1001/jamaophthalmol.2020.1291.

Micheli Pecharki

Micheli Pecharki

Micheli é Bióloga. Acredita que transformar o conhecimento técnico em algo acessível é essencial para que as pessoas saibam como cuidar mais da própria saúde e vivam, assim, com mais qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *