Hilab | 15 set 2021
A pandemia ajudou o varejo farmacêutico a ter um 2020 extremamente lucrativo: o faturamento bateu recordes, ultrapassando a marca dos 58 bilhões de reais. Apesar disso, é fato que os clientes estão cada vez mais exigentes e a concorrência, cada vez mais acirrada. Se você está precisando de dicas para aumentar vendas na farmácia, veio ao lugar certo: neste post, vamos passar 9 insights que sem dúvida irão ajudá-lo a vender mais!
Foi-se o tempo que farmácias ou drogarias eram apenas estabelecimentos de dispensação de medicamentos: há redes que tornaram-se praticamente lojas de conveniências, e o farmacêutico é, atualmente, uma figura de confiança, que auxilia e instrui o público na hora em que ele precisa cuidar da saúde.
Esta evolução foi benéfica para as grandes redes, mas ainda existem lojas pequenas e negócios familiares, que precisam ser especialmente criativas na hora de atrair clientes e aumentar vendas na farmácia.
Quem busca conseguir mais vendas não pode ter medo de inovar e investir em melhorias que aumentem o nível de serviço da farmácia. O bom farmacêutico precisa estar apto a prestar sempre o melhor atendimento, oferecer os melhores produtos e contar com uma equipe preparada e motivada.
Então, sem mais delongas, confira abaixo as dicas que separamos para você aumentar a sua clientela e as suas vendas!
Se você quer vender mais, precisa ter o mix de produtos que seus clientes esperam. Isso significa acompanhar o desempenho das mercadorias, saber o que tem mais saída, e garantir que seu estoque esteja sempre pronto para atender a demanda.
Pense que, se um consumidor não encontrar o que procura na sua farmácia, ele vai buscar no concorrente. O mercado farmacêutico é disputado, então você precisa ser capaz de suprir as necessidades de cada cliente da melhor maneira possível.
Além de um bom mix de produtos, não negligencie a importância de itens de beleza, perfumaria e self-care. O brasileiro é um dos povos mais vaidosos do mundo, gosta de se cuidar. Produtos sazonais também são super importantes: no verão, por exemplo, a busca por protetor solar, bronzeador e repelente aumenta muito, então não deixe nada disso faltar na sua farmácia.
Embora uma farmácia seja frequentada por todo tipo de pessoa, a observação de sua clientela pode ajudá-lo a traçar um perfil mais específico de quem é realmente o seu público.
As chamadas personas são muito usadas no marketing para definir arquétipos de indivíduos que se enquadram dentro de um mesmo padrão. Por exemplo: pessoas da mesma faixa etária, gênero, tipo físico e condição sócio-econômica correspondem a um tipo de persona, com interesses e hábitos de consumo similares.
Conhecer estes arquétipos pode ajudá-lo a elaborar promoções e campanhas mais assertivas. Se sua farmácia é muito visitada por homens jovens e adultos, por exemplo, dar destaque para produtos de perfumaria e cuidados com a barba. Já para um público da terceira idade, apostar em complexos de vitaminas e itens de cuidado geriátrico é mais adequado. O segredo é conhecer o seu público.
Aqui estamos falando de dois tipos de comunicação. A principal delas é a comunicação interpessoal. Sua equipe precisa ser prestativa, zelosa e simpática com os clientes. Um bom atendimento começa com um sorriso e uma demonstração genuína de interesse por parte do vendedor.
Tenha em mente que boa parte das pessoas que buscam uma farmácia estão doentes, ou cuidando de alguém enfermo. É preciso paciência e, acima de tudo, empatia para atender as pessoas da maneira que elas merecem.
A outra comunicação que também é importante refere-se à comunicação visual da loja: ninguém gosta de ficar perdido dentro de um estabelecimento comercial. Se quer aumentar vendas na farmácia, tenha corredores e caixas bem sinalizados e mantenha todas as informações relevantes sobre os produtos sempre à vista dos clientes.
Todo mundo gosta de ser bem atendido. Em uma farmácia, o bom atendimento é ainda mais importante, uma vez que a maioria dos clientes não têm o conhecimento técnico sobre os medicamentos – muitas vezes, eles sequer conseguem decifrar a receita médica que lhes foi passada.
Para que sua equipe esteja apta a oferecer o melhor atendimento, ela precisa estar devidamente treinada e capacitada. Isso inclui não só o conhecimento que é esperado do profissional da área, mas também uma postura adequada, boa dicção, facilidade de dialogar e proatividade.
Profissionais bem preparados devem conhecer a fundo não apenas os produtos que vendem, como também as técnicas de persuasão que são indispensáveis para aumentar vendas na farmácia. Uma farmácia ainda é um estabelecimento comercial, então, saber negociar e ser cordial são características essenciais para o bom farmacêutico.
Tão importante quanto conhecer o seu público e receber cada cliente com um sorriso é conhecer os seus produtos. Ter o conhecimento técnico apropriado sobre fórmulas de medicamentos, posologias e contra-indicações fazem muita diferença na hora do atendimento.
O farmacêutico tende a ser visto como uma figura de autoridade no que diz respeito a medicamentos e cuidados com a saúde. Justamente por isso, ele deve estar apto a fornecer todas as informações que o cliente precisa, sempre com confiança.
Credibilidade é algo que conta muito na hora da venda. Boa parte dos clientes são leigos em farmacologia e biologia, mas todos precisam se sentir seguros na hora de adquirir um medicamento. Quem conhece os produtos que vende, transmite segurança a quem compra.
Se você quer aumentar vendas na farmácia, precisa de um planejamento que viabilize isso. A gestão administrativa do negócio é repleta de desafios, que o gestor deve estar preparado para enfrentar.
Criar metas é uma boa forma de engajar a equipe e fomentar uma competição saudável entre os membros da equipe. Porém, o estabelecimento dessas metas não pode ser feito de qualquer jeito. Metas impossíveis de serem batidas acabam tendo o efeito contrário e desmotivando o time.
Do mesmo modo, suas metas de crescimento no médio e longo prazo também devem estar alinhadas com as demandas do seu público e o seu potencial de vendas. Estratégias de preços, necessidades do PDV, capacitações dos funcionários e melhorias de equipamentos são pontos que devem ser sempre revistos por quem almeja evoluir.
Lembra que falamos da comunicação visual da loja no item 3 desta lista? Pois bem, os materiais de PDV também fazem parte da comunicação visual, uma vez que chamam a atenção do público enquanto ele está na loja, e uma compra por impulso sempre é bem-vinda para aumentar vendas na farmácia.
O tipo de material mais adequado varia conforme o layout da loja e a disponibilidade de espaço. Se a área para circulação for apertada, talvez seja melhor investir em bandeirolas, móbiles ou faixas suspensas, que não fiquem no caminho nem atrapalhem na hora das compras. Adesivos de chão são outra boa maneira de chamar a atenção do cliente sem comprometer o fluxo de pessoas.
As gôndolas também são um espaço valioso para a inserção de materiais promocionais. Há diversas opções, como réguas de gôndolas, stoppers e displays que, se posicionados estrategicamente, vão atrair os olhos de qualquer um que passar por ali.
Caso tenha espaço, vale a pena investir em displays expositores, que facilitam o contato físico do cliente com o produto. Eles são especialmente bem-vindos próximos aos caixas, uma vez que é ali que as famosas compras de última hora são feitas, momentos antes do pagamento.
Investir em marketing é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. E o marketing digital vem se provando a melhor maneira que as empresas têm para atingir o seu público-alvo.
Ao contrário das mídias tradicionais (televisão, revistas), onde a publicidade é igual para todos, na internet o marketing pode ser cuidadosamente direcionado. O seu anúncio pode ser visto somente por pessoas que estejam dentro de uma determinada faixa demográfica.
Isso sem falar nas redes sociais, que tem um alcance gigantesco. Há mais de 130 milhões de brasileiros no Facebook. No Instagram, são mais de 110 milhões de usuários brasileiros. Marque presença onde o seu público está, e produza conteúdo relevante nestas redes.
Tire proveito da praticidade que a internet oferece, em termos de atendimento. Ofereça um canal de atendimento pelo WhatsApp (que é usado por mais de 120 milhões de brasileiros). Compartilhe dicas e sugestões pelos Stories. Gere engajamento no mundo digital para aumentar vendas na farmácia do mundo real.
Diversificar os serviços oferecidos na sua farmácia é outra ótima maneira de aumentar o seu faturamento e fidelizar clientes. Poder realizar testes clínicos e exames laboratoriais em uma farmácia é uma comodidade que faz a diferença na vida de quem vive nas proximidades.
Nestes tempos de pandemia, a praticidade dos chamados “testes de farmácia” ajudou milhares de pessoas a continuarem trabalhando com segurança. Além disso, a testagem auxilia no mapeamento da doença, o que é fundamental para combater vírus e infecções.
A forma mais prática e segura de oferecer este tipo de serviço é por meio de um equipamento de Point-of-Care Testing. Estes dispositivos inteligentes podem realizar diversos tipos de exames diferentes de maneira rápida e automatizada.
O procedimento é simples: basta o farmacêutico coletar uma amostra genética do paciente, inseri-la no dispositivo e aguardar o resultado, feito por meio de uma inteligência artificial (IA) que cruza milhões de dados para emitir um diagnóstico.
Os PoCTs da Hilab vão além: nosso processo de dupla verificação possibilita que toda amostra seja analisada tanto por uma inteligência artificial quanto pelo profissional de saúde que está executando o exame, que valida o parecer da IA e emite um laudo assinado. Isso aumenta a confiabilidade da sua farmácia aos olhos do cliente.
Fale conosco para saber mais, e tenha um dispositivo Hilab no seu estabelecimento.
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Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.
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