Logo Hilab
Sobre Dispositivos Exames Paciente Soluções Blog

PT

EN

PT

Contato

Login

Especialista

Paciente

Gestor

Médico

  • Sobre
  • Dispositivos
  • Exames
  • Paciente
  • Soluções
  • Blog
  • Login

  • Voltar

  • Especialista
  • Paciente
  • Gestor
  • Médico
  1. Home
  2. Farmácias
  3. Confira 9 dicas para aumentar as vendas na farmácia

Confira 9 dicas para aumentar as vendas na farmácia

Hilab | 15 set 2021


A pandemia ajudou o varejo farmacêutico a ter um 2020 extremamente lucrativo: o faturamento bateu recordes, ultrapassando a marca dos 58 bilhões de reais. Apesar disso, é fato que os clientes estão cada vez mais exigentes e a concorrência, cada vez mais acirrada. Se você está precisando de dicas para aumentar vendas na farmácia, veio ao lugar certo: neste post, vamos passar 9 insights que sem dúvida irão ajudá-lo a vender mais!

Foi-se o tempo que farmácias ou drogarias eram apenas estabelecimentos de dispensação de medicamentos: há redes que tornaram-se praticamente lojas de conveniências, e o farmacêutico é, atualmente, uma figura de confiança, que auxilia e instrui o público na hora em que ele precisa cuidar da saúde.

Esta evolução foi benéfica para as grandes redes, mas ainda existem lojas pequenas e negócios familiares, que precisam ser especialmente criativas na hora de atrair clientes e aumentar vendas na farmácia.

Quem busca conseguir mais vendas não pode ter medo de inovar e investir em melhorias que aumentem o nível de serviço da farmácia. O bom farmacêutico precisa estar apto a prestar sempre o melhor atendimento, oferecer os melhores produtos e contar com uma equipe preparada e motivada.

Então, sem mais delongas, confira abaixo as dicas que separamos para você aumentar a sua clientela e as suas vendas!

1. Tenha os produtos corretos

Se você quer vender mais, precisa ter o mix de produtos que seus clientes esperam. Isso significa acompanhar o desempenho das mercadorias, saber o que tem mais saída, e garantir que seu estoque esteja sempre pronto para atender a demanda.

Pense que, se um consumidor não encontrar o que procura na sua farmácia, ele vai buscar no concorrente. O mercado farmacêutico é disputado, então você precisa ser capaz de suprir as necessidades de cada cliente da melhor maneira possível.

Além de um bom mix de produtos, não negligencie a importância de itens de beleza, perfumaria e self-care. O brasileiro é um dos povos mais vaidosos do mundo, gosta de se cuidar. Produtos sazonais também são super importantes: no verão, por exemplo, a busca por protetor solar, bronzeador e repelente aumenta muito, então não deixe nada disso faltar na sua farmácia.

2. Conheça o público que frequenta a sua farmácia

Embora uma farmácia seja frequentada por todo tipo de pessoa, a observação de sua clientela pode ajudá-lo a traçar um perfil mais específico de quem é realmente o seu público. 

As chamadas personas são muito usadas no marketing para definir arquétipos de indivíduos que se enquadram dentro de um mesmo padrão. Por exemplo: pessoas da mesma faixa etária, gênero, tipo físico e condição sócio-econômica correspondem a um tipo de persona, com interesses e hábitos de consumo similares. 

Conhecer estes arquétipos pode ajudá-lo a elaborar promoções e campanhas mais assertivas. Se sua farmácia é muito visitada por homens jovens e adultos, por exemplo, dar destaque para produtos de perfumaria e cuidados com a barba. Já para um público da terceira idade, apostar em complexos de vitaminas e itens de cuidado geriátrico é mais adequado. O segredo é conhecer o seu público.

3. Aposte na boa comunicação

Aqui estamos falando de dois tipos de comunicação. A principal delas é a comunicação interpessoal. Sua equipe precisa ser prestativa, zelosa e simpática com os clientes. Um bom atendimento começa com um sorriso e uma demonstração genuína de interesse por parte do vendedor.

Tenha em mente que boa parte das pessoas que buscam uma farmácia estão doentes, ou cuidando de alguém enfermo. É preciso paciência e, acima de tudo, empatia para atender as pessoas da maneira que elas merecem.

A outra comunicação que também é importante refere-se à comunicação visual da loja: ninguém gosta de ficar perdido dentro de um estabelecimento comercial. Se quer aumentar vendas na farmácia, tenha corredores e caixas bem sinalizados e mantenha todas as informações relevantes sobre os produtos sempre à vista dos clientes.

4. Invista no treinamento da equipe

Todo mundo gosta de ser bem atendido. Em uma farmácia, o bom atendimento é ainda mais importante, uma vez que a maioria dos clientes não têm o conhecimento técnico sobre os medicamentos – muitas vezes, eles sequer conseguem decifrar a receita médica que lhes foi passada.

Para que sua equipe esteja apta a oferecer o melhor atendimento, ela precisa estar devidamente treinada e capacitada. Isso inclui não só o conhecimento que é esperado do profissional da área, mas também uma postura adequada, boa dicção, facilidade de dialogar e proatividade.

Profissionais bem preparados devem conhecer a fundo não apenas os produtos que vendem, como também as técnicas de persuasão que são indispensáveis para aumentar vendas na farmácia. Uma farmácia ainda é um estabelecimento comercial, então, saber negociar e ser cordial são características essenciais para o bom farmacêutico.

5. Conheça os produtos

Tão importante quanto conhecer o seu público e receber cada cliente com um sorriso é conhecer os seus produtos. Ter o conhecimento técnico apropriado sobre fórmulas de medicamentos, posologias e contra-indicações fazem muita diferença na hora do atendimento. 

O farmacêutico tende a ser visto como uma figura de autoridade no que diz respeito a medicamentos e cuidados com a saúde. Justamente por isso, ele deve estar apto a fornecer todas as informações que o cliente precisa, sempre com confiança.

Credibilidade é algo que conta muito na hora da venda. Boa parte dos clientes são leigos em farmacologia e biologia, mas todos precisam se sentir seguros na hora de adquirir um medicamento. Quem conhece os produtos que vende, transmite segurança a quem compra.

6. Tenha metas claras e bem definidas

Se você quer aumentar vendas na farmácia, precisa de um planejamento que viabilize isso. A gestão administrativa do negócio é repleta de desafios, que o gestor deve estar preparado para enfrentar.

Criar metas é uma boa forma de engajar a equipe e fomentar uma competição saudável entre os membros da equipe. Porém, o estabelecimento dessas metas não pode ser feito de qualquer jeito. Metas impossíveis de serem batidas acabam tendo o efeito contrário e desmotivando o time.

Do mesmo modo, suas metas de crescimento no médio e longo prazo também devem estar alinhadas com as demandas do seu público e o seu potencial de vendas. Estratégias de preços, necessidades do PDV, capacitações dos funcionários e melhorias de equipamentos são pontos que devem ser sempre revistos por quem almeja evoluir.

7. Invista em materiais de ponto de venda

Lembra que falamos da comunicação visual da loja no item 3 desta lista? Pois bem, os materiais de PDV também fazem parte da comunicação visual, uma vez que chamam a atenção do público enquanto ele está na loja, e uma compra por impulso sempre é bem-vinda para aumentar vendas na farmácia.

O tipo de material mais adequado varia conforme o layout da loja e a disponibilidade de espaço. Se a área para circulação for apertada, talvez seja melhor investir em bandeirolas, móbiles ou faixas suspensas, que não fiquem no caminho nem atrapalhem na hora das compras. Adesivos de chão são outra boa maneira de chamar a atenção do cliente sem comprometer o fluxo de pessoas.

As gôndolas também são um espaço valioso para a inserção de materiais promocionais. Há diversas opções, como réguas de gôndolas, stoppers e displays que, se posicionados estrategicamente, vão atrair os olhos de qualquer um que passar por ali.

Caso tenha espaço, vale a pena investir em displays expositores, que facilitam o contato físico do cliente com o produto. Eles são especialmente bem-vindos próximos aos caixas, uma vez que é ali que as famosas compras de última hora são feitas, momentos antes do pagamento. 

8. Invista em marketing digital

Investir em marketing é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. E o marketing digital vem se provando a melhor maneira que as empresas têm para atingir o seu público-alvo.

Ao contrário das mídias tradicionais (televisão, revistas), onde a publicidade é igual para todos, na internet o marketing pode ser cuidadosamente direcionado. O seu anúncio pode ser visto somente por pessoas que estejam dentro de uma determinada faixa demográfica.

Isso sem falar nas redes sociais, que tem um alcance gigantesco. Há mais de 130 milhões de brasileiros no Facebook. No Instagram, são mais de 110 milhões de usuários brasileiros. Marque presença onde o seu público está, e produza conteúdo relevante nestas redes.

Tire proveito da praticidade que a internet oferece, em termos de atendimento. Ofereça um canal de atendimento pelo WhatsApp (que é usado por mais de 120 milhões de brasileiros). Compartilhe dicas e sugestões pelos Stories. Gere engajamento no mundo digital para aumentar vendas na farmácia do mundo real.

9. Invista em serviços clínicos

Diversificar os serviços oferecidos na sua farmácia é outra ótima maneira de aumentar o seu faturamento e fidelizar clientes. Poder realizar testes clínicos e exames laboratoriais em uma farmácia é uma comodidade que faz a diferença na vida de quem vive nas proximidades.

Nestes tempos de pandemia, a praticidade dos chamados “testes de farmácia” ajudou milhares de pessoas a continuarem trabalhando com segurança. Além disso, a testagem auxilia no mapeamento da doença, o que é fundamental para combater vírus e infecções.

A forma mais prática e segura de oferecer este tipo de serviço é por meio de um equipamento de Point-of-Care Testing. Estes dispositivos inteligentes podem realizar diversos tipos de exames diferentes de maneira rápida e automatizada.

O procedimento é simples: basta o farmacêutico coletar uma amostra genética do paciente, inseri-la no dispositivo e aguardar o resultado, feito por meio de uma inteligência artificial (IA) que cruza milhões de dados para emitir um diagnóstico.

Os PoCTs da Hilab vão além: nosso processo de dupla verificação possibilita que toda amostra seja analisada tanto por uma inteligência artificial quanto pelo profissional de saúde que está executando o exame, que valida o parecer da IA e emite um laudo assinado. Isso aumenta a confiabilidade da sua farmácia aos olhos do cliente.

Fale conosco para saber mais, e tenha um dispositivo Hilab no seu estabelecimento.

Só no Brasil são mais de 53 milhões de mulheres em idade fértil. Sua farmácia está preparada para atendê-las?

Preencha os dados abaixo para ter acesso ao material.

A Hilab precisa dessas informações para entrar em contato sobre produtos e serviços. Confira nossa Política de Privacidade para saber como protegemos os seus dados. Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de spam.


Hilab

Hilab

Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
(41) 98830-5097

Rua José Altair Possebom, 800
CIC - Curitiba - PR - 81270-185

Av. Jacira Reis, 1019, Sala 101
Dom Pedro – Manaus – AM – 69040-270

A Hilab

  • Políticas e Termos
  • Sobre
  • Compliance
  • Imprensa
  • Trabalhe conosco

Soluções

  • Saúde Pública
  • Medicina Ocupacional
  • Laboratórios e Hospitais
  • Clínicas e consultórios
  • Farmácias
  • Distribuidores

Explore

  • Blog
  • Onde encontrar
  • RDC 786/2023
  • Padrões de qualidade
Selo de certificação ISO 13485 da Hilab

© Hilab Ltda.
CNPJ: 07.111.023/0001-12

Sou Paciente

Quero ser Parceiro

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Para saber mais sobre os cookies que estamos usando ou desativá-los, acesse as configurações. Para maiores informações, consulte nossas políticas e termos
Aceitar todosGerenciar consentimento
Gerenciar consentimento

O que é um Cookie?

Um cookie é um tipo de tecnologia que permite ao nosso site armazenar tokens de informação (um 'identificador') no seu navegador, usados apenas pelo nosso site.

Os cookies não são utilizados ​​para determinar a identidade pessoal de quem está apenas visitando o site, mas nos ajudam a rastrear padrões de tráfego, determinar a localização e o idioma preferidos de um usuário, assim podemos direcioná-lo à página correta, com suas preferências já configuradas. Esses cookies são chamados de First Party.

Em determinadas páginas do nosso site, os cookies ainda ajudam a rastrear seus interesses enquanto você navega na Internet, para que possamos personalizar anúncios que realmente façam sentido para você.

Também usamos cookies de terceiros, os chamados 3rd (Third) Party - que são cookies de um domínio diferente dos nossos - para nossos esforços de publicidade e marketing.
Necessários
Sempre ativado
Cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-advertisement1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Advertisement" category.
cookielawinfo-checkbox-analiticos1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-analytics1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Analytics" category.
cookielawinfo-checkbox-desempenho1 yearCookieYes set this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-funcional1 yearCookieYes set this cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-functional1 yearThe GDPR Cookie Consent plugin sets the cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessarios1 yearCookieYes sets this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-necessary1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Necessary" category.
cookielawinfo-checkbox-others1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores the user consent for cookies in the category "Performance".
cookielawinfo-checkbox-publicidade1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Advertising".
CookieLawInfoConsent1 yearCookieYes sets this cookie to record the default button state of the corresponding category and the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
wpEmojiSettingsSupportssessionWordPress sets this cookie when a user interacts with emojis on a WordPress site. It helps determine if the user's browser can display emojis properly.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
CookieDuraçãoDescrição
__rd_experiment_versionsessionNo description available.
__trf.src1 yearNo description available.
cookielawinfo-checkbox-outros1 yearDescription is currently not available.
vuexneverNo description available.
Publicidade
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam os visitantes através dos sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
CookieDuraçãoDescrição
ANONCHK10 minutesThe ANONCHK cookie, set by Bing, is used to store a user's session ID and verify ads' clicks on the Bing search engine. The cookie helps in reporting and personalization as well.
bcookie1 yearLinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser IDs.
bscookie1 yearLinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website.
fr3 monthsFacebook sets this cookie to show relevant advertisements by tracking user behaviour across the web, on sites with Facebook pixel or Facebook social plugin.
IDE1 year 24 daysGoogle DoubleClick IDE cookies store information about how the user uses the website to present them with relevant ads according to the user profile.
li_sugr3 monthsLinkedIn sets this cookie to collect user behaviour data to optimise the website and make advertisements on the website more relevant.
MUID1 year 24 daysBing sets this cookie to recognise unique web browsers visiting Microsoft sites. This cookie is used for advertising, site analytics, and other operations.
test_cookie15 minutesdoubleclick.net sets this cookie to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE6 monthsYouTube sets this cookie to measure bandwidth, determining whether the user gets the new or old player interface.
VISITOR_PRIVACY_METADATA6 monthsYouTube sets this cookie to store the user's cookie consent state for the current domain.
YSCsessionYoutube sets this cookie to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt.innertube::nextIdneverYouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requestsneverYouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
Analíticos
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.
CookieDuraçãoDescrição
_clck1 yearMicrosoft Clarity sets this cookie to retain the browser's Clarity User ID and settings exclusive to that website. This guarantees that actions taken during subsequent visits to the same website will be linked to the same user ID.
_clsk1 dayMicrosoft Clarity sets this cookie to store and consolidate a user's pageviews into a single session recording.
_fbp3 monthsFacebook sets this cookie to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising after visiting the website.
_ga1 year 1 month 4 daysGoogle Analytics sets this cookie to calculate visitor, session and campaign data and track site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognise unique visitors.
_ga_*1 year 1 month 4 daysGoogle Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gcl_au3 monthsGoogle Tag Manager sets the cookie to experiment advertisement efficiency of websites using their services.
_gd*sessionGoogle sets this cookie to allow the use of Google Analytics service for anonymous visitor tracking on the website. Google Analytics is used to compile reports and improve the site.nn
_rdtrk9 years 6 months 12 days 7 hours 10 minutesUsed by RD Station to keep a list of all pages a visitor accessed within the domain even before conversion.
AnalyticsSyncHistory1 monthLinkedin set this cookie to store information about the time a sync took place with the lms_analytics cookie.
CLID1 yearMicrosoft Clarity set this cookie to store information about how visitors interact with the website. The cookie helps to provide an analysis report. The data collection includes the number of visitors, where they visit the website, and the pages visited.
MR7 daysThis cookie, set by Bing, is used to collect user information for analytics purposes.
rdtrk1 yearRD Station sets this cookie to store the list of all pages a visitor accessed within the user domain, even before conversion.
SMsessionMicrosoft Clarity cookie set this cookie for synchronizing the MUID across Microsoft domains.
Funcionais
Cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
CookieDuraçãoDescrição
langneverLinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting.
li_gc6 monthsLinkedin set this cookie for storing visitor's consent regarding using cookies for non-essential purposes.
lidc1 dayLinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection.
UserMatchHistory1 monthLinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing.
yt-player-headers-readableneverThe yt-player-headers-readable cookie is used by YouTube to store user preferences related to video playback and interface, enhancing the user's viewing experience.
yt-remote-cast-availablesessionThe yt-remote-cast-available cookie is used to store the user's preferences regarding whether casting is available on their YouTube video player.
yt-remote-cast-installedsessionThe yt-remote-cast-installed cookie is used to store the user's video player preferences using embedded YouTube video.
yt-remote-connected-devicesneverYouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos.
yt-remote-device-idneverYouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos.
yt-remote-fast-check-periodsessionThe yt-remote-fast-check-period cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences for embedded YouTube videos.
yt-remote-session-appsessionThe yt-remote-session-app cookie is used by YouTube to store user preferences and information about the interface of the embedded YouTube video player.
yt-remote-session-namesessionThe yt-remote-session-name cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences using embedded YouTube video.
ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEYneverThe cookie ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY is used by YouTube to store the last search result entry that was clicked by the user. This information is used to improve the user experience by providing more relevant search results in the future.
Desempenho
Cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a proporcionar uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
CookieDuraçãoDescrição
SRM_B1 year 24 daysUsed by Microsoft Advertising as a unique ID for visitors.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo