O Novembro Azul e a importância de falar da saúde do homem

Hilab | 20 nov 2020

Praticante de ioga, ilustrando Novembro Azul e importância de homens cuidarem da saúde

Quando o mês de outubro termina , os tons de rosa dão lugar à campanha do Novembro Azul. O objetivo é conscientizar a respeito da prevenção do câncer de próstata, o segundo mais comum dentre os homens brasileiros, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). 

Aqui no Brasil, essa campanha foi introduzida principalmente pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. Além da prevenção do câncer, as ações do Novembro Azul também são tratadas como uma boa oportunidade para promover a saúde preventiva dos homens em geral. Essa abordagem mais integral, inclusive, é incentivada pelo INCA e pelo Ministério da Saúde.

Mas independentemente do foco, por que é tão importante falar sobre a saúde do homem, afinal? Continue neste texto, que explicamos. 

Por que é importante?

Comprovadamente, os homens dão menos atenção à saúde do que as mulheres. Segundo um estudo do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo, 70% das pessoas do sexo masculino que procuram um consultório médico tiveram a influência da mulher ou de filhos. A mesma pesquisa mostra também que metade desses pacientes adiaram a procura por um médico e receberam diagnósticos tardios.

O resultado dessas estatísticas fica ainda mais notável na expectativa de vida dos homens, que em média morrem 7 anos mais cedo que as mulheres. E o fato de boa parte dessas mortes serem causadas por problemas preveníveis, como doenças cardiovasculares, é o que torna tão importante falar sobre a importância de cuidar da saúde no Novembro Azul. 

E, se o foco é falar do câncer de próstata, a importância da campanha continua a mesma, em especial neste período de pandemia de COVID-19. Segundo dados do Ministério da Saúde, desde março de 2020 houve uma redução de 21,5% das cirurgias para retirada da próstata por câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E os procedimentos que fazem parte do diagnóstico de câncer também sofreram reduções. O exame de PSA, por exemplo, teve uma queda de 27%, enquanto as biópsias do tecido da próstata diminuíram 21%.

Como o homem pode prevenir problemas de saúde?

Embora nem todas as condições de saúde sejam plenamente preveníveis, alguns hábitos de vida são parte importante da busca por mais qualidade de vida. Rotinas saudáveis, com a prática de atividades físicas, alimentação equilibrada e moderação no consumo de bebidas alcoólicas são fundamentais na prevenção de diversas doenças, inclusive o câncer.

Ir ao médico com mais frequência também deve ser parte da rotina dos homens. Como já foi dito antes, neste mesmo texto, a consulta médica não é algo reservado para quando a pessoa se sente mal.

Medir a pressão e monitorar os níveis de colesterol e de   glicose com frequência são práticas importantes para evitar doenças crônicas como o diabetes, a hipertensão e  doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças do coração causam o dobro de mortes que aquelas devidas a todos os tipos de câncer juntos. Outros exames importantes são aqueles que detectam infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como a sífilis, a hepatite B, além do HIV.

Por fim, além dos exames de rotina, principalmente os homens com mais de 50 anos devem sempre consultar um urologista, a fim de monitorar o PSA e realizar o exame de toque retal para saber o estado de sua próstata.

Confira outras dicas sobre saúde do homem, neste vídeo que fizemos com o médico da HIlab, Dr. Guilherme Pozzolo:


Como pudemos ver, o Novembro Azul hoje está aí para lembrar que homens precisam estar atentos não só para a prevenção do câncer de próstata, mas também para o seu estado geral de saúde. Então, se você percebeu que precisa cuidar mais do próprio corpo, não deixe para depois. Consulte seu médico e conte com a Hilab para fazer seus exames. Nossos testes, além de confiáveis, contam com resultados rápidos, duplamente verificados e com laudos enviados direto para o seu celular ou e-mail. Procure nosso parceiro mais próximo de você e não deixe sua saúde para depois.

Referências bibliográficas

Instituto Nacional de Câncer. No Novembro Azul, INCA e Ministério da Saúde alertam para a saúde do homem. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/noticias/no-novembro-azul-inca-e-ministerio-da-saude-alertam-para-saude-do-homem> Acesso em 04 de novembro de 2021.

Ministério da Saúde. Saúde do homem: prevenção é fundamental para uma vida saudável. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/saude-do-homem-prevencao-e-fundamental-para-uma-vida-saudavel-2> Acesso em 04 de novembro de 2021.

Instituto Nacional de Câncer. Câncer de Próstata. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata> Acesso em 04 de novembro de 2021.

Sociedade Brasileira de Urologia. Cirurgia para retirada da próstata por câncer caiu 21,5% no SUS devido à pandemia. Disponível em: <https://portaldaurologia.org.br/publico/novembro-azul/cirurgia-para-retirada-da-prostata-por-cancer-caiu-215-no-sus-devido-a-pandemia/>  Acesso em 04 de novembro de 2021.

Hilab

Hilab

Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *