Micheli Pecharki | 15 nov 2021
A anamnese farmacêutica, conforme estabelece o Capítulo I da Resolução Nº 585 DE 29 de agosto de 2013 do Conselho Federal de Farmácia (CFF), é uma atribuição clínica do farmacêutico.
O CFF define a anamnese como sendo “o procedimento de coleta de dados sobre o paciente, realizada pelo farmacêutico por meio de entrevista, com a finalidade de conhecer sua história de saúde, elaborar o perfil farmacoterapêutico e identificar suas necessidades relacionadas à saúde”.
A resolução define, ainda, que o farmacêutico pode verificar sinais e sintomas, com o propósito de prover cuidado ao paciente.
Continue a leitura para entender a importância de utilizar a técnica de anamnese durante sua entrevista clínica e quais são as etapas para avaliar o estado de saúde do seu paciente.
A primeira etapa de todo atendimento clínico envolve o acolhimento do paciente. Esse acolhimento geralmente tem início quando o paciente procura o farmacêutico para resolver algum problema de saúde.
Acolher significa receber esse paciente desde o momento de sua chegada na farmácia. Significa ser responsável por essa pessoa, praticando a escuta ativa para facilitar o acesso ao serviço. Durante o acolhimento, o farmacêutico deve avaliar ou prever as necessidades do paciente, prestando um atendimento humanizado.
No entanto, na maior parte das vezes, o relato do paciente não é suficiente para identificar os seus problemas de saúde. É por este motivo que o farmacêutico deve fazer a anamnese e verificar os parâmetros clínicos.
A anamnese e a verificação de parâmetros têm por objetivo a identificação das necessidades de saúde do paciente durante a consulta farmacêutica para que as melhores condutas sejam determinadas.
A análise dos sinais e sintomas do paciente envolve a coleta de informações sobre o início, duração, frequência, localização precisa, características, gravidade, em qual momento do dia ou em que circunstâncias surgem ou desaparecem, além de fatores que agravam ou aliviam os sinais e sintomas.
São essas as informações que permitem ao farmacêutico fazer a triagem do paciente, distinguindo os problemas autolimitados dos não autolimitados. No caso dos problemas não autolimitados, ou seja, problemas que não são passíveis de prescrição pelo farmacêutico, ele deverá fazer um encaminhamento a outros profissionais de saúde.
Segundo o CFF, para que os objetivos da anamnese sejam atingidos, ela deve apresentar os seguintes elementos:
A sequência de perguntas que o farmacêutico irá fazer para o paciente depende de fatores como o próprio relato espontâneo, além da condição do paciente e da comunicação interpessoal. Veja, a seguir, as etapas envolvidas na anamnese farmacêutica.
A identificação é a primeira etapa da anamnese e, como o próprio nome sugere, identifica o paciente, ou seja, envolve as perguntas relacionadas a idade, sexo, endereço, profissão, etc.
A queixa principal ou demanda diz respeito ao relato que o paciente faz sobre sua saúde, problemas médicos e tratamentos em curso. Para tanto, é necessário perguntar: “Como posso te ajudar?” ou fazer qualquer pergunta semelhante para extrair do paciente o motivo principal pelo qual ele está buscando atendimento.
A história da doença atual (HDA) é a parte mais importante da anamnese e tem por objetivo descrever a doença do paciente. Deve ser um relato claro e em ordem cronológica de todos os problemas que levaram esse paciente a procurar auxílio com o farmacêutico.
Nesta etapa, é necessário perguntar ao paciente sobre as doenças que ele já teve no passado e se ele apresenta alguma atualmente, tais como hipertensão, diabetes e hipercolesterolemia. Não se esqueça de perguntar sobre doenças comuns na infância e imunizações. Eventos e reações adversas, além de substâncias de uso contínuo também devem ser investigados.
O objetivo da história pregressa é focar em doenças ou medicamentos que podem causar o sintoma atual.
Aqui, você deverá perguntar a respeito de doenças que os integrantes da família têm ou tiveram, como hipertensão arterial, diabetes ou câncer. Busque por qualquer dado que possa ajudar o paciente, e não apenas doenças. Avalie todas as situações clínicas que tenham histórico na família.
Na história pessoal e social o farmacêutico avalia quais hábitos podem ser a causa do sintoma que o paciente apresenta: uso de drogas lícitas e ilícitas, padrões alimentares, atividade física e viagens nos últimos meses devem ser investigados.
Por fim, na revisão por aparelhos (RA) e sistemas (RS), o farmacêutico faz a avaliação de outros órgãos que podem estar afetados e que sinalizam casos de maior gravidade e complexidade. É necessário avaliar o paciente como um todo.
Em uma consulta farmacêutica para um paciente com queixa de tosse, por exemplo, o profissional de saúde deverá avaliar se há a presença de outros sintomas além da queixa principal como: corrimento nasal e dor de garganta; febre, calafrios e dor pleurítica (pneumonia); suores noturnos e perda de peso (tumor, TB); azia (refluxo gastroesofágico); e dificuldade em engolir ou episódios de asfixia ao comer ou beber (aspiração).
Desta forma, nessa etapa, podem surgir outras possibilidades diagnósticas além daquelas provenientes da HDA.
Após a anamnese e finalizada a consulta farmacêutica, você deverá entregar ao paciente a Declaração de Serviço Farmacêutico, que registra e materializa o atendimento. Essa declaração deve ser elaborada em papel, com identificação do estabelecimento, contendo nome, endereço, telefone e CNPJ, assim como a identificação do usuário ou de seu responsável legal. Além disso, a declaração também deve apresentar outras informações, que variam de acordo com o serviço farmacêutico prestado.
Por fim, agende o retorno para avaliar as condutas do seu paciente. A cada consulta, abra um novo prontuário, e deixe todos os dados do paciente registrados.
O atendimento clínico é uma excelente oportunidade para que o seu cliente veja a farmácia não somente como um local onde ele pode comprar medicamentos, mas sim um estabelecimento de saúde, conforme estabelecido por lei.
O farmacêutico, no âmbito de suas atribuições, é um profissional que pode ir além da dispensação de medicamentos, ao oferecer ao paciente seus serviços clínicos e assim contribuir para a resolução de inúmeros problemas de saúde. Ao fazer a anamnese, é possível indicar ao paciente outros serviços farmacêuticos, tais como os Testes Laboratoriais Remotos.
Somos um laboratório de análises clínicas que há mais de 17 anos atua no mercado de tecnologia médica. Nossos resultados são rápidos e confiáveis porque nós unimos a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas ao conhecimento de profissionais de saúde altamente capacitados. Nossos Testes Laboratoriais Remotos estão disponíveis em farmácias, empresas, clínicas e consultórios de todo o Brasil.
Conselho Federal de Farmácia. Curso online: prescrição farmacêutica no manejo de problemas de saúde autolimitados: módulo 2: unidade 1: semiologia farmacêutica e raciocínio clínico / Thais Teles de de Souza … [et al.]. – Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2015. 30 p. : il. – (ProFar cuidado farmacêutico: Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na atenção à Saúde).
Só no Brasil são mais de 53 milhões de mulheres em idade fértil. Sua farmácia está preparada para atendê-las?
Preencha os dados abaixo para ter acesso ao material.
A Hilab precisa dessas informações para entrar em contato sobre produtos e serviços. Confira nossa Política de Privacidade para saber como protegemos os seus dados. Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de spam.
Micheli é Bióloga. Acredita que transformar o conhecimento técnico em algo acessível é essencial para que as pessoas saibam como cuidar mais da própria saúde e vivam, assim, com mais qualidade de vida.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Advertisement" category. |
cookielawinfo-checkbox-analiticos | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Analytics" category. |
cookielawinfo-checkbox-desempenho | 1 year | CookieYes set this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-funcional | 1 year | CookieYes set this cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The GDPR Cookie Consent plugin sets the cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessarios | 1 year | CookieYes sets this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Necessary" category. |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores the user consent for cookies in the category "Performance". |
cookielawinfo-checkbox-publicidade | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Advertising". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | CookieYes sets this cookie to record the default button state of the corresponding category and the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
wpEmojiSettingsSupports | session | WordPress sets this cookie when a user interacts with emojis on a WordPress site. It helps determine if the user's browser can display emojis properly. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__rd_experiment_version | session | No description available. |
__trf.src | 1 year | No description available. |
cookielawinfo-checkbox-outros | 1 year | Description is currently not available. |
vuex | never | No description available. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
ANONCHK | 10 minutes | The ANONCHK cookie, set by Bing, is used to store a user's session ID and verify ads' clicks on the Bing search engine. The cookie helps in reporting and personalization as well. |
bcookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser IDs. |
bscookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website. |
fr | 3 months | Facebook sets this cookie to show relevant advertisements by tracking user behaviour across the web, on sites with Facebook pixel or Facebook social plugin. |
IDE | 1 year 24 days | Google DoubleClick IDE cookies store information about how the user uses the website to present them with relevant ads according to the user profile. |
li_sugr | 3 months | LinkedIn sets this cookie to collect user behaviour data to optimise the website and make advertisements on the website more relevant. |
MUID | 1 year 24 days | Bing sets this cookie to recognise unique web browsers visiting Microsoft sites. This cookie is used for advertising, site analytics, and other operations. |
test_cookie | 15 minutes | doubleclick.net sets this cookie to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 6 months | YouTube sets this cookie to measure bandwidth, determining whether the user gets the new or old player interface. |
VISITOR_PRIVACY_METADATA | 6 months | YouTube sets this cookie to store the user's cookie consent state for the current domain. |
YSC | session | Youtube sets this cookie to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt.innertube::nextId | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_clck | 1 year | Microsoft Clarity sets this cookie to retain the browser's Clarity User ID and settings exclusive to that website. This guarantees that actions taken during subsequent visits to the same website will be linked to the same user ID. |
_clsk | 1 day | Microsoft Clarity sets this cookie to store and consolidate a user's pageviews into a single session recording. |
_fbp | 3 months | Facebook sets this cookie to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising after visiting the website. |
_ga | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to calculate visitor, session and campaign data and track site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognise unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gcl_au | 3 months | Google Tag Manager sets the cookie to experiment advertisement efficiency of websites using their services. |
_gd* | session | Google sets this cookie to allow the use of Google Analytics service for anonymous visitor tracking on the website. Google Analytics is used to compile reports and improve the site.nn |
_rdtrk | 9 years 6 months 12 days 7 hours 10 minutes | Used by RD Station to keep a list of all pages a visitor accessed within the domain even before conversion. |
AnalyticsSyncHistory | 1 month | Linkedin set this cookie to store information about the time a sync took place with the lms_analytics cookie. |
CLID | 1 year | Microsoft Clarity set this cookie to store information about how visitors interact with the website. The cookie helps to provide an analysis report. The data collection includes the number of visitors, where they visit the website, and the pages visited. |
MR | 7 days | This cookie, set by Bing, is used to collect user information for analytics purposes. |
rdtrk | 1 year | RD Station sets this cookie to store the list of all pages a visitor accessed within the user domain, even before conversion. |
SM | session | Microsoft Clarity cookie set this cookie for synchronizing the MUID across Microsoft domains. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
lang | never | LinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting. |
li_gc | 6 months | Linkedin set this cookie for storing visitor's consent regarding using cookies for non-essential purposes. |
lidc | 1 day | LinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection. |
UserMatchHistory | 1 month | LinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing. |
yt-player-headers-readable | never | The yt-player-headers-readable cookie is used by YouTube to store user preferences related to video playback and interface, enhancing the user's viewing experience. |
yt-remote-cast-available | session | The yt-remote-cast-available cookie is used to store the user's preferences regarding whether casting is available on their YouTube video player. |
yt-remote-cast-installed | session | The yt-remote-cast-installed cookie is used to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-fast-check-period | session | The yt-remote-fast-check-period cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences for embedded YouTube videos. |
yt-remote-session-app | session | The yt-remote-session-app cookie is used by YouTube to store user preferences and information about the interface of the embedded YouTube video player. |
yt-remote-session-name | session | The yt-remote-session-name cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY | never | The cookie ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY is used by YouTube to store the last search result entry that was clicked by the user. This information is used to improve the user experience by providing more relevant search results in the future. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
SRM_B | 1 year 24 days | Used by Microsoft Advertising as a unique ID for visitors. |
Deixe um comentário