Logo Hilab
Sobre Dispositivos Exames Paciente Soluções Blog

PT

EN

PT

Contato

Login

Especialista

Paciente

Gestor

Médico

  • Sobre
  • Dispositivos
  • Exames
  • Paciente
  • Soluções
  • Blog
  • Login

  • Voltar

  • Especialista
  • Paciente
  • Gestor
  • Médico
  1. Home
  2. Farmácias
  3. Como aumentar o engajamento dos farmacêuticos?

Como aumentar o engajamento dos farmacêuticos?

Hilab | 18 ago 2020


O engajamento dos profissionais envolvidos na assistência farmacêutica é um ponto fundamental para a prestação de serviços. É ele que garante a qualidade do atendimento clínico na farmácia e dá motivação para os farmacêuticos no cuidado com os pacientes. 

Foi ao se preocupar com o engajamento de suas equipes que a farmacêutica Ana Carolina Bernardes de Sá alcançou excelentes resultados. Com uma vasta experiência na área, Ana já gerenciou de mais de 30 lojas de uma rede de farmácias com prestação de serviços clínicos, e agora ocupa a liderança do time de Customer Success do Hilab. 

Em entrevista com a gestora, conversamos com ela sobre como estimular o engajamento dos farmacêuticos por meio da gestão dos serviços farmacêuticos. Confira:

Qual é o maior desafio na gestão dos serviços farmacêuticos?


Com certeza o maior desafio é promover o engajamento do time, o que se deve, principalmente, à dificuldade de fazer a equipe entender o propósito dos serviços farmacêuticos, que no fim, é ajudar a população. 

Como fomentar o engajamento da equipe farmacêutica?


Pesquisas apontam que o primeiro lugar que a pessoa busca quando está com algum problema de saúde é a farmácia. E é por isso que é necessário fazer o farmacêutico enxergar esse ponto de vista sobre a profissão, mostrando a função dele na sociedade e como a qualidade do seu serviço impacta a população.

Além disso, criar um plano individual de cargos e salários baseado no tipo de serviço que o farmacêutico presta. Isso funcionou muito bem, mas sempre houve a preocupação de eles não fazerem só por dinheiro.

Outro tipo de engajamento eram as premiações e gincanas buscando a confraternização em equipe, semanalmente ou às vezes em uma promoção específica. Por exemplo, a filial que fizesse mais exames na semana ganhava um coffee break, um bolo ou alguma outra guloseima para compartilhar com o time.

No fim, o que sempre deu muito resultado foi a soma de valorização profissional com o bem maior, que é o acesso da população à saúde.

Como avaliar o desempenho e evolução da equipe?


Eu fazia um acompanhamento diário dos serviços que eram feitos na rede por meio de um programa próprio para gestão de serviço. Pelo próprio sistema financeiro da empresa, era possível saber quais serviços haviam sido realizados, separados por tipo de serviço e por farmacêutico. 

Com relação às metas, o que faz muita diferença é conhecer os dados e ter um lugar onde quer chegar. Eu costumava fracionar grandes metas em metas menores, mais suaves. Com isso, a meta anual foi fracionada por meta mensal, e a meta mensal foi fracionada por uma meta diária. 

Então, todo dia minha primeira tarefa era puxar quais serviços tinham sido feitos no dia anterior, quem tinha feito esse serviço e se a filial estava na meta, rastreando por filial e não por farmacêutico.

Quais fatores são mais motivantes para o colaborador?


O
plano de cargos e salários foi essencial. Assim o profissional fica ciente que conforme ele estuda e aprimora a qualidade dos serviços, há o seu crescimento profissional. Ele está ciente de que todo esforço — tanto nos estudos, quanto na melhoria dos atendimentos — leva ele para um próximo nível, com maior destaque e melhor remuneração. Com essa nova forma de encarar a carreira, pudemos perceber que os farmacêuticos passaram a ver os treinamentos que fazíamos de forma diferente, dando muito mais atenção à eles. 

E também, o acompanhamento de pacientes crônicos trouxeram clientes fiéis para as farmacêuticas. Com a revisão da medicação, apoio em mudanças no estilo de vida e outros serviços farmacêuticos, muitos pacientes tinham melhorias significativas na saúde.

Essas pessoas eram muito gratas por serem bem atendidas, terem atenção do farmacêutico e por terem a oportunidade de conversar com ele sobre os problemas de saúde. Sabemos que esse tipo de atendimento não é possível no posto de saúde, por causa da fila, porque o médico tem um tempo curto para a consulta, entre outros motivos.

Com essa gratidão pelo bom atendimento, esse carinho era demonstrado com presentes muito divertidos. As farmacêuticas ganhavam frutas de quintal, pão de queijo, bolo e até algumas coisas inusitadas, como uma galinha e até mesmo um filhote de gato.

Por isso, como coordenadora vejo que o reconhecimento financeiro anda ao lado do reconhecimento pessoal, que é proporcional ao reconhecimento que a população tem sobre os serviços.

Como você encara as campanhas na farmácia? Como elas podem ser usadas para motivar a equipe ao invés de causar complicações no ambiente de trabalho?


É muito motivante! Na minha gestão, as campanhas para aumentar o engajamento com os serviços farmacêuticos geralmente tinham a colaboração do setor de marketing.

Como o intuito é o crescimento profissional das equipes, é claro que era necessário avaliar os recursos de cada filial. Por isso nós fazíamos duas premiações em paralelo: uma para as equipes que tinham estrutura de consultório nas lojas, e outra destinada às equipes sem consultório.

Um recurso que impulsionava os farmacêuticos durante as campanhas era o grupo no Whatsapp. De hora em hora nós anunciávamos o resultado de quem ou qual equipe estava vencendo a competição, oferecendo também ajuda para aqueles que estavam para trás. 

Eles gostavam muito de participar, pois as campanhas melhoraram o relacionamento entre o time. Realmente conseguimos fazer uma competição muito sadia, tanto entre as filiais da rede, quanto individualmente dentro das equipes. 

Você mencionou sobre o recurso de cada filial. Qual a importância da noção que o gestor precisa ter sobre isso?


É preciso conhecer tanto o farmacêutico quanto os recursos dele. É essencial estar sempre atento e acompanhar de perto, fazendo um mapeamento justo de cada rede e de sua estrutura. Assim é possível saber onde dar atenção apropriada para as filiais ruins e para as boas, de acordo com o seu objetivo.

É um trabalho difícil mas é preciso ter isso em mente: atenção aos detalhes. Isso facilita o gestor em entender o que acontece com as filiais ruins, boas e médias para poder tomar as ações certas. Equipamentos, tipo de serviço, sinalização de marketing, são exemplos de coisas a serem notadas no dia a dia do trabalho.

Por exemplo: uma filial estava apresentando um desempenho ruim há alguns meses. Quando fomos investigar, uma concorrente próxima estava prestando serviços farmacêuticos gratuitos, mas com a qualidade muito inferior ao dos nossos. 

Sabendo disso, pudemos então pensar em estratégias para atrair o paciente com a qualidade do nosso serviço, além do valor cobrado.

Com a filial boa é importante saber o que está acontecendo, para poder parabenizar os esforços e o engajamento, dando atenção para quem mais se destaca. E com as medianas também; é preciso compreender o porque seu desempenho é médio.

E às vezes, só as reuniões em equipe não são suficientes. Sempre tem aquele colaborador mais tímido, que prefere não falar em equipe, mas que quando está em uma reunião individual nos dá o caminho para entender onde está o problema.

Já presenciou problemas de comportamento na equipe? Como lidou com isso?


Já lidei com problemas comportamentais de todos os tipos. O grande
segredo da gestão são as pessoas. O resto são números, planilhas e trabalho.

Como a rede era grande, eu presenciei problemas de todos os tipos. Independente disso, a gestão tentava puxar para o lado da empresa, entendendo a dor da pessoa, evitando ao máximo o desligamento dos profissionais. Mas quando isso acontecia era porque realmente a pessoa não cabia na cultura da empresa.

Eu sempre era muito clara sobre os objetivos e sobre a cultura da empresa, me mostrando aberta para ouvir e ajudar quem quisesse com treinamentos, dicas e apoio. Por isso, profissionais que eram muito relutantes aos serviços farmacêuticos acabaram perdendo espaço na empresa.

Qual o valor de um profissional criativo na resolução dos problemas? Como impulsionar essa habilidade?


O valor é muito grande, pois ninguém conhece melhor a farmácia que o profissional que trabalha nela e dessa forma a chance de uma ideia dar certo é muito maior. Se eles levam isso para os gestores e trabalham em conjunto, é perfeito!

Isso porque são os farmacêuticos que conseguem saber o que está sendo procurado naquela loja em específico, a opinião dos clientes da região, qual serviço está dando certo…

Para ouvir tudo isso é fundamental estar aberto à ideias. E na minha experiência com a gestão da farmácia, na grande maioria das vezes a gente ouvia e trazia isso em forma de campanha de vendas ou decisão estratégica. 

Um exemplo disso aconteceu com o Hilab. Em uma de nossas lojas no centro da cidade nós optamos por não ofertar exames de IST. Isso porque era uma loja de 24 horas que ficava entre duas avenidas movimentadas da cidade, onde havia mais clientes de passagem e poucos clientes fiéis.

A farmacêutica que operava no período da madrugada percebeu que ela atendia muitos profissionais do sexo, vendendo preservativo e pílula do dia seguinte. Com isso, ela deu a ideia de oferecer os exames Hilab de HIV, Sífilis e Beta hCG. 

Como o assunto é delicado, a venda dos exames não podia ser ofertada por meio de uma simples conversa. A opção foi dispôr cartazes sobre infecções sexualmente transmissíveis, folders sobre os exames e combos dos testes com outros tipos de produtos. 

Graças à criatividade dessa farmacêutica, o resultado foi incrível. Vendemos muitos exames de IST e Beta hCG. Infelizmente tivemos muitos resultados reagentes para HIV, mas pudemos ajudar por encaminhá-los prontamente para os órgãos públicos.

Outro caso sobre assuntos delicados aconteceu com o projeto “Perda de Peso”, criado para impulsionar as vendas de produtos diuréticos, proteicos e nutritivos, além de acompanhar o emagrecimento dos pacientes. O assunto é complicado. Afinal, como saber se o paciente está ou não está satisfeito com o próprio corpo? 

Com boas ideias e empatia ao encarar o paciente nós conseguimos alterar o ponto de vista do projeto. Ele passou a se chamar “Vida Leve”, com objetivo em melhorar a nutrição dos pacientes ao invés de somente promover a perda de peso.

De que maneira é possível dar um feedback motivante para um colaborador?


O
melhor feedback é do cliente. A motivação vêm quando o farmacêutico descobre que ele pode ajudar quem precisa, estando na farmácia.

São os relatos daqueles pacientes com a pressão descontrolada, sofrendo risco de vida, que voltam na farmácia agradecendo a ajuda farmacêutica. Ou aquele resultado positivo de Beta hCG que revela a existência de um bebê e de uma nova mãe. Essas coisas transformam a relação do farmacêutico com os serviços clínicos. 

E como gestora, eu buscava parabenizar as pequenas vitórias e histórias de reconhecimento pelas redes sociais e pelos tabloides impressos.

Você tem uma dica quem está enfrentando algum desafio de liderança no engajamento dos farmacêuticos?


A principal dica para uma boa liderança é:
gostar muito do que faz, porque a gestão de pessoas é difícil, é um trabalho que realmente gasta energia.

Eu sempre tive empatia, tentando entender o lado dos colaboradores, com suas dificuldades e problemas pessoais. No começo eu tive muito problema em saber dar o feedback, mas eu estudei muito por meio de livros técnicos sobre o assunto.

Com o cargo de gestora eu aprendi a ser uma boa ouvinte e falar menos. Às vezes, só o que a pessoa precisa é ser ouvida. Assim se pode entender atitudes e lidar com as questões. 

Além disso, para ser um bom líder é preciso ser um bom exemplo, buscando constante melhoria por meio da autocrítica. Ter humildade, saber reconhecer os próprios erros e não temer em pedir desculpas são requisitos que demonstram o crescimento emocional e profissional.

Vamos conversar? Escreva nos comentários suas boas experiências envolvendo os serviços farmacêuticos!

>>> Leia também: O que são serviços farmacêuticos e por onde começar? <<<

Só no Brasil são mais de 53 milhões de mulheres em idade fértil. Sua farmácia está preparada para atendê-las?

Preencha os dados abaixo para ter acesso ao material.

A Hilab precisa dessas informações para entrar em contato sobre produtos e serviços. Confira nossa Política de Privacidade para saber como protegemos os seus dados. Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de spam.


Hilab

Hilab

Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
(41) 98830-5097

Rua José Altair Possebom, 800
CIC - Curitiba - PR - 81270-185

Av. Jacira Reis, 1019, Sala 101
Dom Pedro – Manaus – AM – 69040-270

A Hilab

  • Políticas e Termos
  • Sobre
  • Compliance
  • Imprensa
  • Trabalhe conosco

Soluções

  • Saúde Pública
  • Medicina Ocupacional
  • Laboratórios e Hospitais
  • Clínicas e consultórios
  • Farmácias
  • Distribuidores

Explore

  • Blog
  • Onde encontrar
  • RDC 786/2023
  • Padrões de qualidade
Selo de certificação ISO 13485 da Hilab

© Hilab Ltda.
CNPJ: 07.111.023/0001-12

Sou Paciente

Quero ser Parceiro

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Para saber mais sobre os cookies que estamos usando ou desativá-los, acesse as configurações. Para maiores informações, consulte nossas políticas e termos
Aceitar todosGerenciar consentimento
Gerenciar consentimento

O que é um Cookie?

Um cookie é um tipo de tecnologia que permite ao nosso site armazenar tokens de informação (um 'identificador') no seu navegador, usados apenas pelo nosso site.

Os cookies não são utilizados ​​para determinar a identidade pessoal de quem está apenas visitando o site, mas nos ajudam a rastrear padrões de tráfego, determinar a localização e o idioma preferidos de um usuário, assim podemos direcioná-lo à página correta, com suas preferências já configuradas. Esses cookies são chamados de First Party.

Em determinadas páginas do nosso site, os cookies ainda ajudam a rastrear seus interesses enquanto você navega na Internet, para que possamos personalizar anúncios que realmente façam sentido para você.

Também usamos cookies de terceiros, os chamados 3rd (Third) Party - que são cookies de um domínio diferente dos nossos - para nossos esforços de publicidade e marketing.
Necessários
Sempre ativado
Cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-advertisement1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Advertisement" category.
cookielawinfo-checkbox-analiticos1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-analytics1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Analytics" category.
cookielawinfo-checkbox-desempenho1 yearCookieYes set this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-funcional1 yearCookieYes set this cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-functional1 yearThe GDPR Cookie Consent plugin sets the cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessarios1 yearCookieYes sets this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-necessary1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Necessary" category.
cookielawinfo-checkbox-others1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores the user consent for cookies in the category "Performance".
cookielawinfo-checkbox-publicidade1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Advertising".
CookieLawInfoConsent1 yearCookieYes sets this cookie to record the default button state of the corresponding category and the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
wpEmojiSettingsSupportssessionWordPress sets this cookie when a user interacts with emojis on a WordPress site. It helps determine if the user's browser can display emojis properly.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
CookieDuraçãoDescrição
__rd_experiment_versionsessionNo description available.
__trf.src1 yearNo description available.
cookielawinfo-checkbox-outros1 yearDescription is currently not available.
vuexneverNo description available.
Publicidade
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam os visitantes através dos sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
CookieDuraçãoDescrição
ANONCHK10 minutesThe ANONCHK cookie, set by Bing, is used to store a user's session ID and verify ads' clicks on the Bing search engine. The cookie helps in reporting and personalization as well.
bcookie1 yearLinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser IDs.
bscookie1 yearLinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website.
fr3 monthsFacebook sets this cookie to show relevant advertisements by tracking user behaviour across the web, on sites with Facebook pixel or Facebook social plugin.
IDE1 year 24 daysGoogle DoubleClick IDE cookies store information about how the user uses the website to present them with relevant ads according to the user profile.
li_sugr3 monthsLinkedIn sets this cookie to collect user behaviour data to optimise the website and make advertisements on the website more relevant.
MUID1 year 24 daysBing sets this cookie to recognise unique web browsers visiting Microsoft sites. This cookie is used for advertising, site analytics, and other operations.
test_cookie15 minutesdoubleclick.net sets this cookie to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE6 monthsYouTube sets this cookie to measure bandwidth, determining whether the user gets the new or old player interface.
VISITOR_PRIVACY_METADATA6 monthsYouTube sets this cookie to store the user's cookie consent state for the current domain.
YSCsessionYoutube sets this cookie to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt.innertube::nextIdneverYouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requestsneverYouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
Analíticos
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.
CookieDuraçãoDescrição
_clck1 yearMicrosoft Clarity sets this cookie to retain the browser's Clarity User ID and settings exclusive to that website. This guarantees that actions taken during subsequent visits to the same website will be linked to the same user ID.
_clsk1 dayMicrosoft Clarity sets this cookie to store and consolidate a user's pageviews into a single session recording.
_fbp3 monthsFacebook sets this cookie to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising after visiting the website.
_ga1 year 1 month 4 daysGoogle Analytics sets this cookie to calculate visitor, session and campaign data and track site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognise unique visitors.
_ga_*1 year 1 month 4 daysGoogle Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gcl_au3 monthsGoogle Tag Manager sets the cookie to experiment advertisement efficiency of websites using their services.
_gd*sessionGoogle sets this cookie to allow the use of Google Analytics service for anonymous visitor tracking on the website. Google Analytics is used to compile reports and improve the site.nn
_rdtrk9 years 6 months 12 days 7 hours 10 minutesUsed by RD Station to keep a list of all pages a visitor accessed within the domain even before conversion.
AnalyticsSyncHistory1 monthLinkedin set this cookie to store information about the time a sync took place with the lms_analytics cookie.
CLID1 yearMicrosoft Clarity set this cookie to store information about how visitors interact with the website. The cookie helps to provide an analysis report. The data collection includes the number of visitors, where they visit the website, and the pages visited.
MR7 daysThis cookie, set by Bing, is used to collect user information for analytics purposes.
rdtrk1 yearRD Station sets this cookie to store the list of all pages a visitor accessed within the user domain, even before conversion.
SMsessionMicrosoft Clarity cookie set this cookie for synchronizing the MUID across Microsoft domains.
Funcionais
Cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
CookieDuraçãoDescrição
langneverLinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting.
li_gc6 monthsLinkedin set this cookie for storing visitor's consent regarding using cookies for non-essential purposes.
lidc1 dayLinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection.
UserMatchHistory1 monthLinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing.
yt-player-headers-readableneverThe yt-player-headers-readable cookie is used by YouTube to store user preferences related to video playback and interface, enhancing the user's viewing experience.
yt-remote-cast-availablesessionThe yt-remote-cast-available cookie is used to store the user's preferences regarding whether casting is available on their YouTube video player.
yt-remote-cast-installedsessionThe yt-remote-cast-installed cookie is used to store the user's video player preferences using embedded YouTube video.
yt-remote-connected-devicesneverYouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos.
yt-remote-device-idneverYouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos.
yt-remote-fast-check-periodsessionThe yt-remote-fast-check-period cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences for embedded YouTube videos.
yt-remote-session-appsessionThe yt-remote-session-app cookie is used by YouTube to store user preferences and information about the interface of the embedded YouTube video player.
yt-remote-session-namesessionThe yt-remote-session-name cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences using embedded YouTube video.
ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEYneverThe cookie ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY is used by YouTube to store the last search result entry that was clicked by the user. This information is used to improve the user experience by providing more relevant search results in the future.
Desempenho
Cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a proporcionar uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
CookieDuraçãoDescrição
SRM_B1 year 24 daysUsed by Microsoft Advertising as a unique ID for visitors.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo