Vacina da dengue: quem pode tomar o imunizante?

Hilab | 06 jun 2019

A dengue é  a arbovirose mais comum em humanos e sua incidência vem crescendo exponencialmente a cada ano. A doença é auto-limitada, ou seja, tem um período limitado e determinado, com índice de mortalidade inferior a 1% quando tratada corretamente.

No entanto, a dengue grave, ainda muito chamada de dengue hemorrágica, quando tratada possui mortalidade de 2% a 5%. Quando não é realizado o tratamento correto, até 20% dos casos podem evoluir para óbito. A boa notícia é que você pode tomar alguns cuidados para evitar a dengue. Também existe vacina, no entanto, nem todos podem tomá-la. Acompanhe o artigo e saiba quais são as indicações da vacina da dengue e o que você pode fazer para saber se você pode tomar a vacina. 

Vacina da dengue: será que posso tomar?

Existem 4 sorotipos do vírus da dengue e, após uma primeira infecção, as subsequentes tendem a ser piores e possuem maior chance de evolução para a forma grave da doença (dengue hemorrágica).

A vacina da dengue tem o objetivo de reduzir os casos graves da doença, que ocorrem, principalmente, nos pacientes infectados mais de uma vez pelo vírus.

A imunização somente está indicada para aqueles que já foram infectados, alguma vez, pelo vírus. A administração da vacina em indivíduos sem história de infecção pela dengue está associada com elevação do risco de dengue severa, quando a pessoa vacinada é subsequentemente infectada por qualquer sorotipo do vírus da dengue. Por esta razão, é imprescindível saber se você já teve dengue, alguma vez na vida, antes de tomar a vacina da dengue.

Como sei se já tive dengue?

A infecção pela dengue irá conferir imunidade contra, somente, o sorotipo pelo qual o você foi infectado, ainda estando suscetível aos outros três sorotipos do vírus. Essa imunidade pode ser avaliada por meio de exames laboratoriais, mais especificamente o exame de Imunoglobulinas G e M (IgG/IgM). Esse exame pode ser feito em laboratórios de análises clínicas e em farmácias que oferecem o exame remoto de anticorpos para a dengue. 

Ao realizar o teste de IgG/IgM, quatro serão as possibilidades de resultado:

  • IgG + e IgM – : O paciente já teve dengue alguma vez na vida e possui imunidade para aquele sorotipo pelo qual foi infectado. Esse deverá receber a vacina da dengue.
  • IgG – e IgM + : O paciente, provavelmente, está com dengue e deverá realizar outros exames para confirmar o diagnóstico. Além disto, deverá procurar atendimento médico para acompanhamento do caso e receber a Vacina da Dengue assim que o IgM tornar-se negativo e o IgG reagente.
  • IgG + e IgM + : Aqui, duas são as possibilidades. A primeira  é que o paciente já teve dengue alguma vez na vida e está, atualmente, com uma nova infecção, por sorotipo diferente. E, a segunda, é a que o paciente foi infectado há pouco tempo, por isso o IgM reagente, mas já está evoluindo para cura, portanto o IgG também está positivo. Assim que a Imunoglobulina M for negativa, deverá ser imunizado contra dengue.
  • IgG – e IgM – : Neste cenário, nunca houve infecção. O portador deste resultado deve continuar com as medidas preventivas contra o mosquito Aedes sp., como o uso de repelentes e inseticidas, a fim de evitar a picada do inseto. Este paciente não deve receber a vacina, pois esta não trará benefícios podendo, até mesmo, ser fator agravante de uma possível infecção futura.

Não posso tomar a vacina. O que posso fazer para evitar a infecção?

Para evitar a dengue, é essencial acabar com os criadouros do mosquito. Não deixe água parada em nenhum local. Você também pode usar repelentes para evitar a picada do mosquito. Lembre-se que a dengue é mais perigosa para gestantes, idosos e crianças.

Agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre a vacina da dengue, aproveite para seguir o hilab nas redes sociais. 

Referências bibliográficas:

Medscape. Dengue. Disponível em: <https://emedicine.medscape.com/article/215840-overview>. Acesso em: 03 de junho de 2019.

Medscape. Severe Dengue Infection. Disponível em: <https://emedicine.medscape.com/article/781961-overview#a1>. Acesso em: 03 de junho de 2019.

Medscape. Dengue Vaccine. Disponível em: <https://reference.medscape.com/drug/dengvaxia-dengue-vaccine-1000308>. Acesso em: 03 de junho de 2019.

Ministério da Saúde. Dengue diagnóstico e manejo clínico adulto e criança. Disponível em: <http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2016/janeiro/14/dengue-manejo-adulto-crianca-5d.pdf>. Acesso em: 03 de junho de 2019.

Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico: Monitoramento dos casos de Arboviroses urbanas transmitidas pelo Aedes (dengue, chikungunya e Zika) até a Semana Epidemiológica 5 de 2019. Disponível em:<http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2019/fevereiro/26/2019-004-Dengue-SE-5-publica—-o-18-02-2019.pdf>. Acesso em: 03 de junho de 2019.

Hilab

Hilab

Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *