O teste de gravidez pode dar errado? Entenda os motivos

Micheli Pecharki | 08 out 2021

Teste de gravidez pode dar errado


Quando temos dúvida sobre uma possível gravidez queremos um resultado rápido e confiável, não é mesmo? Mas muitas vezes, após realizar o exame, ainda bate aquela dúvida: será que o resultado está certo? Teste de gravidez pode dar errado? 

Neste artigo vamos explicar sobre os principais interferentes dos exames de gravidez e o que é necessário fazer para confirmar ou não uma gestação. 

Afinal, o teste de gravidez pode dar errado? 

A resposta é sim. Embora os exames de gravidez sejam cada vez mais precisos, uma série de motivos pode alterar o resultado. Além disso, o ideal é esperar o atraso menstrual para realizar o exame. Ao esperar o atraso menstrual a chance do seu exame dar errado será muito menor.

Isso significa que eu não posso confiar no resultado do exame? 

Atualmente, a maioria dos testes são desenvolvidos com rigorosos processos de qualidade e validação laboratorial para diminuir ao máximo as chances de resultados errados. 

Algumas vezes os testes de gravidez podem sim apresentar resultados incorretos, como falsos positivos – quando não há gravidez mas o teste acusa que sim – e falsos negativos – quando há gravidez mas o teste acusa que não há. 

São vários os motivos que podem levar a resultados incorretos, como coleta incorreta, erros no processamento das amostras e uso de determinados medicamentos ou suplementos que podem interferir na análise da amostra. 

Falsos positivos: principais interferentes do exame de gravidez 

As principais substâncias que interferem no exame de gravidez são os suplementos vitamínicos que contêm biotina e alguns tipos de tumores. A pílula do dia seguinte pode alterar a sua menstruação, porém ela não afeta o resultado do seu exame.

Biotina 

A biotina é a vitamina B7. Ela atua na formação da pele, unhas e cabelo e, por este motivo, é muito consumida na forma de suplementos vitamínicos, principalmente pelas mulheres.

Se você fez um exame de gravidez, fique atenta ao consumo de suplementos e verifique se você está tomando algum que contém a vitamina.

 A biotina pode levar a um resultado de beta hCG falso-positivo, ou seja, você pode não estar grávida mas seu resultado poderá ser positivo.

Tumores 

A fração beta da gonadotrofina coriônica (BHCG) é um dos principais marcadores biológicos dos tumores gonadais e extragonadais de células germinativas (TCGs), por isso alguns tumores podem acusar um resultado falso positivo.

Medicamentos para infertilidade 

Alguns medicamentos para infertilidade possuem bHCG na composição e por isso podem levar a um resultado falso positivo. Dentre os tratamentos para infertilidade, uma das classes relevantes é a dos indutores da ovulação, muito eficazes para o grupo de doenças em que a causa da infertilidade é a anovulação. Dentre as condições mais comuns de causa de anovulação está a Síndrome dos Ovários Policísticos.

Para melhor acurácia, quando essas medicações estão em uso é ideal realizar a coleta apenas após o atraso menstrual.

Meu resultado foi positivo, o que fazer? Pode estar errado?

Segundo a Associação Americana de Gravidez,  se você obteve um resultado positivo no seu exame de beta hCG, provavelmente está grávida, porque falsos positivos são extremamente raros. Entretanto, existem algumas condições que podem causar um falso positivo, como alguns tumores.

Como vimos, suplementos com Biotina também podem interferir no resultado. Medicamentos utilizados para tratamentos de infertilidade também podem levar a resultados incorretos.

Outros medicamentos, como antibióticos, analgésicos, anticoncepcionais, não afetam o resultado do Beta-hCG. Portanto, a pílula do dia seguinte não interfere no resultado do exame.

Falsos negativos: principais causas 

As principais causas de um exame falso negativo (quando há gravidez e o testa acusa que não) são: 

  • Realização do exame em um período precoce;
  • Ciclos irregulares; 
  • Gravidez ectópica.

Realização do exame em um período precoce

Fazer o teste muito cedo é um dos principais motivos que levam a um resultado falso negativo. O ideal é sempre aguardar o atraso menstrual para realizar o exame, no entanto, nem sempre isso é possível uma vez que existem mulheres com ciclos irregulares ou que estão fazendo algum tratamento para engravidar. 

É importante aguardar para que o organismo tenha tempo de produzir o hormônio Beta hCG em quantidade suficiente para ser detectado pelo teste, seja ele de urina ou de sangue. 

Ciclos irregulares

Muitas mulheres com ciclos irregulares acabam realizando o exame antes do atraso menstrual, o que pode levar a um resultado falso negativo. Nesse caso é importante repetir o teste caso a suspeita persista. 

Gravidez ectópica 

A gravidez ectópica ocorre  quando a implantação e o desenvolvimento do óvulo fertilizado ocorrem fora da cavidade corporal do útero. Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, a localização mais frequente é a tubária (90% a 95% dos casos). Os principais sinais de uma gravidez ectópica são atraso menstrual, sangramento genital e/ou dor abdominal.

Gravidez ectópica prévia, cirurgia tubária prévia, infertilidade, doença inflamatória pélvica, endometriose, usuárias de DIU, anticoncepção de emergência e tabagismo, são alguns dos fatores de risco para o desenvolvimento de gravidez ectópica.

Meu resultado foi negativo, pode estar errado? O que fazer? 

Nenhum exame laboratorial é isento de erros. Por isso, é possível ter um resultado falso negativo. Como vimos, são vários os motivos que podem levar a um resultado falso negativo, sendo os principais, a realização do exame em um período precoce, ciclos irregulares, gravidez ectópica e uso de medicamentos para infertilidade. 

Caso você tenha feito o exame e a suspeita persista mesmo com o resultado negativo, o ideal é realizar o exame novamente e procurar um médico.  

É possível engravidar usando algum método contraceptivo? 

Nenhum contraceptivo é 100% eficaz. Por isso, é possível engravidar mesmo fazendo uso de métodos como anticoncepcional, DIU ou camisinha. As taxas de falha variam de acordo com o método utilizado. 

É possível engravidar com DIU? 

O DIU é um método contraceptivo seguro, reversível e eficaz, associado a poucos efeitos colaterais. Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, as taxas de com taxas de falha na vida real são semelhantes à esterilização cirúrgica feminina. No entanto, embora as taxas de falha do DIU sejam baixas, é possível engravidar mesmo utilizando esse método. 

É possível engravidar usando camisinha? 

O uso do preservativo é recomendado em todas as relações sexuais. Ele é essencial para evitar as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) como o HIV e a Sífilis. Segundo o Ministério da Saúde, a taxa de falha deste método, no primeiro ano de uso, varia de 3%, quando usados, corretamente em todas as relações sexuais, a 14%, quando avaliado o uso habitual. A segurança do método depende de vários fatores como o armazenamento adequado, a técnica de uso e a utilização em todas as relações sexuais.

É possível engravidar tomando anticoncepcional? 

Sim, todo anticoncepcional apresenta uma taxa de falhas. Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, a eficácia das pílulas combinadas depende essencialmente do modo de uso. Se o modo de uso for perfeito, a taxa de falhas, independente da formulação, fica em torno de 0,5/100 mulheres-ano. 

É possível engravidar mesmo tomando pílula do dia seguinte? 

A pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência, é um método anticonceptivo que pode evitar a gravidez após a relação sexual. O método utiliza compostos hormonais concentrados e por curto período de tempo, nos dias seguintes da relação sexual. 

Diferente de outros métodos anticonceptivos, a pílula do dia seguinte tem indicação reservada a situações especiais ou de exceção, com o objetivo de prevenir gravidez.

A mulher deve tomar a pílula o mais próximo possível da relação sexual sem preservativo porque a eficácia da pílula vai diminuindo com o passar dos dias. Nas primeiras 24 horas, a pílula tem uma eficácia de 88%. A mulher tem 72 horas para tomar a pílula. A pílula do dia seguinte apresenta uma grande quantidade de hormônios e por isso interfere no ciclo menstrual. 

Qual é a melhor época para fazer o exame de gravidez?

Para um resultado mais preciso, o indicado é realizar o teste quando a menstruação está atrasada. No entanto, o teste pode detectar o hormônio beta hCG alguns dias antes do atraso.

Fique atenta aos sintomas de gravidez e realize o teste. Os sinais mais comuns incluem enjoos e vômitos, cansaço frequente, desejos por alimentos e vontade de urinar com frequência.

Existem diferentes tipos de testes. Para verificar se você está ou não grávida, você pode optar por realizar um teste de urina, um exame em um laboratório de análises clínicas ou um exame de sangue na farmácia, que utiliza uma amostra de sangue coletada da ponta do dedo.

Qual teste de gravidez é o mais confiável?

Há muito tempo estamos acostumadas a encontrar os testes de gravidez de urina em todas as farmácias. Eles são acessíveis, rápidos e baratos. No entanto, quando comparados aos exames de gravidez de sangue, o resultado é mais afetado por interferentes, motivo pelo qual o número de falsos positivos é maior.

O exame de sangue é muito mais confiável por não ter tantos interferentes como o teste de urina.

Os exames de sangue perdem somente para os testes de urina no quesito acessibilidade e rapidez de resultado, já que muitos laboratórios de análises clínicas ainda podem demorar dias para entregar o resultado.

Felizmente este cenário está mudando com o laboratório Hilab. Presente em diversas redes de farmácias pelo Brasil, a Hilab realiza o exame de gravidez de sangue e entrega o resultado em apenas 15 minutos.

Descobrir a gravidez pode ser simples, não é mesmo? Faça o teste de gravidez Hilab.

Referências: 

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde da Mulher. Anticoncepção de Emergência: perguntas e respostas para profissionais de saúde/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas – Brasília: Ministério da Saúde, 2005. 20 p.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Área Técnica de Saúde da Mulher. Assistência em Planejamento Familiar: Manual Técnico/Secretaria de Políticas de Saúde, Área Técnica de Saúde da Mulher – 4a edição – Brasília: Ministério da Saúde, 2002 150 p. 

Elito J Jr. Gravidez ectópica. São Paulo: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO); 2018. (Protocolo FEBRASGO – Obstetrícia, nº 22/Comissão Nacional Especializada em Urgências Obstétricas).

Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ministério da Saúde. Tumores de células germinativas – versão para Profissionais de Saúde. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/en/node/2604>. Acesso em: 04 de outubro de 2021.



Micheli Pecharki

Micheli Pecharki

Micheli é Bióloga. Acredita que transformar o conhecimento técnico em algo acessível é essencial para que as pessoas saibam como cuidar mais da própria saúde e vivam, assim, com mais qualidade de vida.

84 respostas para “O teste de gravidez pode dar errado? Entenda os motivos”

  1. Kedna disse:

    Oii, Boa Tarde, Queria tirar uma , Tomei suplemento de vitaminas, q contém Biotina, Tomei menos de um mês, Depois de Um Mês, comecei sentir Colicas e dor Nos seios, Daí, então resolve fazer um teste, fiz 3 Testes Em dias diferentes, Dois de Tirinhas e um Digital, e todos deu positivo Minha dúvida é, o resultado pode de ter sido falso Positivo, por conta da Biotina ? Obs: Biotina 30 mcg por dia !

    • Hilab disse:

      Olá, Kedna!

      Você não estava tomando o suplemento quando fez os testes, certo?

      Neste caso, como você já parou de tomar o suplemento há mais de um mês e estava com sinais de gravidez, o ideal é que você marque uma consulta médica para realizar alguns exames.

      Os exames que podem ser realizados para confirmar uma gestação incluem a ultrassonografia, a ultrassonografia transvaginal e o β-hCG seriado.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

      • iara da Silva Costa disse:

        Olá tudo bem ?
        Me tire uma grande dúvida , tomei a Vitamina Lavitan unhas e cabelos contem biotina considerável , tomei um mês todo , e a última foi dia 05 de dezembro , fiz o beta hcg dia 11 de dezembro , acusou reagente porém não sinto sintomas algum de gravidez, pode ter sido por essa vitamina com biotina ?
        pois não passei com médico antes de começar tomar ela

        • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

          Olá! Tudo bem? Eu sou um especialista Hilab. Por aqui vou te auxiliar da melhor maneira possível, tá bem? No seu caso, analisando o seu relato e informações, o recomendado é que você procure um profissional da saúde mais próximo de você, assim ele pode te ajudar melhor em todas as suas dúvidas. Não esqueça de levar o resultado de seus exames e testes para uma análise mais assertiva. Caso fique mais alguma dúvida, fico totalmente à disposição. ?

  2. Bianca Torres Costa disse:

    Oi, boa tarde! Tudo bem?
    Ha 2 meses que tenho atraso menstrual.
    Eu faço uso de biotina no shampoo. Fiz um Beta, e deu negativo.
    O uso externo da biotina pode alterar o resultado do exame?
    Obrigada!

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Bianca!

      Como você fez uso da Biotina no shampoo, a vitamina não interfere no resultado do seu exame. Poderia interferir somente se você estivesse tomando algum suplemento com a vitamina.
      Neste caso é recomendável que você procure um médico, pois são diversos os fatores que podem levar ao atraso menstrual.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

    • Antonia disse:

      Oi. Há três meses não menstruou, sinto peso na barriga, cólicas, às vezes seguidas de vontade de fazer cocô, teste Beta negativo. O que pode ser?

      • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

        Olá, Tudo bem? Por aqui vou te auxiliar da melhor maneira possível. Recomendamos que você procure uma unidade de saúde ou o seu médico para avaliar os sintomas. Existem várias condições que podem causar atraso menstrual. A menopausa e síndrome dos ovários policísticos são alguns exemplos. Neste texto explicamos as causas principais, mas recomendamos consultar um médico, pois somente ele poderá definir um diagnóstico. https://hilab.com.br/blog/menstruacao-atrasada/
        Caso fique mais alguma dúvida, fico totalmente à disposição.

  3. Camila disse:

    Bianca, a biotina interfere na interpretação do resultado mas não no atraso menstrual. Se está atrasado, procure um médico para saber o real motivo.

    • Amanda disse:

      Olá Equipe Hilab, tudo bem?

      Tive relação no dia 28/10 e tomei pilula do dia seguinte, no 2°dia, no dia 29/10 a noite, la pelas 21h 22h

      No 5°dia realizei um beta quantitativo, o resultado deu inferior a 0,60, no dia 05/11

      Passou 23 dias do dia 05 ao 29, e com o atraso de 37 dias da menstruação, pelas minhas contas não sei se está correto, pq veio a última no dia 23/10 que foi o primeiro dia de menstruação, e no dia 29/11 realizei outro beta quantitativo, e deu o mesmo inferior a 0,60 nesse intervalo ja era para ele ter tido outro valor a mais para ser positivo ou menor para ser negativo? Teria alterado esse número?

      E após o teste beta do dia 29/11 veio a menstruação, no dia 30, veio um fluxo bastante nos 2 dias, sangue cor viva vermelho, depois ficou bem pouco, será que é a menstruação mesmo, ou se é aquela nidação que muita gente fala, essa nidacao acontece depois de tantos dias?

      Fiz todos aqueles testes de farmácia os de fita simples, o clearblue caneta, deram negativo, e o digital da clearblue fiz no dia 04/12 também deu Não Grávida, realizei outro beta quantitativo no dia 06/12 e deu tb inferior a 0,60, não tive mais relação tb essa do dia 28 foi única até hoje, e não tenho nada de sintomas, me ajuda equipe por favor, obrigada.

      • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

        Olá! Tudo bem? Eu sou um especialista Hilab. Por aqui vou te auxiliar da melhor maneira possível, tá bem? No seu caso, analisando o seu relato e informações, o recomendado é que você procure um profissional da saúde mais próximo de você, assim ele pode te ajudar melhor em todas as suas dúvidas. Não esqueça de levar o resultado de seus exames e testes para uma análise mais assertiva. Caso fique mais alguma dúvida, fico totalmente à disposição. ?

  4. Elisa Arruda seilhe disse:

    Boa tarde.

    Gostaria de saber se esses medicamos contem alguma vitamina dessa que alteraria meu exame.
    Picolinato de cromo, morosil e cactinea.
    Eu tomei esses remédios por manipulação. E fiz um beta que deu 64 Mul, resultando em inderterminado. Vou repetir o exame. Mas para me acalmar gostaria de saber se esse remédio pode ser levado em consideração para o aumento do hormônio do beta.

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Elisa!

      O principal interferente do exame de Beta-hCG é a biotina. Você pode verificar na embalagem se algum desses medicamentos manipulados apresenta biotina na composição. O ideal é que você realmente repita o teste, uma vez que os níveis do hormônio costumam dobrar, geralmente a cada dois dias, em caso de gravidez.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

  5. kemilly disse:

    Boa Tarde

    tomei remédio com biotina , mais foi seis comprimidos cada dia um, só que minha menstruação ta atrasada 11 dias sinto cólicas que vem e passa, e dor no seios e sono muito sono , fiz o teste de farmácia de dois pauzinhos POSITIVO, mais to com medo. O que vocês acham? poder ser falso positivo ou estou gravida mesmo.

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Kemilly!

      Menstruação atrasada, dor nos seios e sonolência excessiva são alguns sinais de gravidez. Como você já teve um primeiro teste positivo,
      é importante procurar um médico para avaliar esses sinais e sintomas. Faz tempo que você parou de tomar a biotina?
      Procure observar também se no último mês você teve relação sexual sem proteção.

      <https://hilab.com.br/blog/menstruacao-atrasada/>

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

  6. Luciana disse:

    Boa noite
    Tomei a pirula do dia seguinte a 4 dias a trás e hoje fiz um teste de farmacia e deu positivo. Pode ter dado positivo devido ao uso da pirula?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Luciana! Tudo bem?

      Medicamentos de contracepção de emergência possuem hormônios que podem causar uma reação cruzada, produzindo resultados falsamente positivos.
      No entanto, falsos positivos costumam ser raros. É importante que você procure um médico para avaliar a necessidade de outros exames e assim, confirmar ou não a sua suspeita.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  7. Emanuelle disse:

    Bom dia.
    Fiz o uso da pilula do dia seguinte no dia 13 de setembro depois que usei senti muita colica quase todos os dias. Minha mestruacao era para ter vindo dia 30.09, veio no dia 06/10 com colicas fortes..durou só 3 dias.. mas estou com os seios dolorido, enjoada e muita dor no colo do ultero parece que está inflamado..quando eu sento doi. Me ajudem

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Emanuelle! Tudo bem?

      É importante procurar um médico para que ele possa avaliar todos os seus sinais e sintomas e sugerir exames.
      Desejamos melhoras!

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  8. Luciana pliveira disse:

    Bom dia dia 26 tomei uma pirula do dia seguinte e depois dia 10 tomei outra. No dia 13 fiz o teste de farmacia e deu positivo. Pode ter alterado devido ao uso da pirula?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Luciana! Tudo bem?

      A pílula do dia seguinte pode sim alterar o resultado do exame. É importante que você procure um médico, pois o resultado foi positivo. Assim você poderá fazer outros exames.

      Lembre-se que a pílula do dia seguinte não deve ser usada com frequência e que ela não previve as Infecções Sexualmente Transmissíveis.
      Não deixe de fazer os exames para detectar o HIV, a sífilis e as Hepatites. Neste endereço você pode encontrar as farmácias que oferecem esse tipo de exame, com resultado em apenas 15 minutos: <https://hilab.com.br/paciente/onde-encontrar/>

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraços,

      Equipe Hilab.

  9. Ana disse:

    Ola.
    Tenho 47 anos, tomei a pilula do dia seguinte 48hrs Após. Estou atrasada a 2 meses. Sinto dores nos pes, meios seios nao estao doloridos…apenas um incomodo. Fiz 2 exames farmacia. Negativo. Ainda nao fiz o Beta. Será menopausa ou gravidez?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Ana! Tudo bem?

      A eficácia da pílula do dia seguinte vai diminuindo com o passar dos dias, por isso é importante fazer um exame de Beta-hCG.
      É importante que você também procure um médico para avaliar se está entrando na menopausa. Geralmente, a menopausa se inicia por volta dos 50 anos.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  10. Leide disse:

    Olá estou tendo sintomas parecidos com da gravidez ,tomo anticoncepcional injetável a 6 anos o mesmo remédio mais fiz 1 exame de gravidez depois de 20 dias de ter tido a relação deu negativo o exame de sangue, me disseram que pode ter ocorrido o resultado negativo por conta do anticoncepcional que venho tomando a muito tempo ele interfere no exultato. Posso considerar está ipotese?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Leide! Tudo bem?

      Como você está com sintomas de gravidez, é importante consultar um médico.
      Ele avaliará os sinais e poderá solicitar outros exames para tirar a sua dúvida. Lembre-se também de realizar os exames para detectar as ISTs como HIV, sífilis e hepatites. Muitas pessoas acabam deixando esses exames de lado, mas é essencial realizá-los!

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

    • Elisangela disse:

      Oi, esta atrasada a 2 meseses.minha menstruação, fiz o teste de farmácia deu negativo. Faço uso de vitamina com botina, pode acontecer de eu estar grávida. Sinto dores por baixo na barriga

      • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

        Olá! Tudo bem? Eu sou um especialista Hilab. Por aqui vou te auxiliar da melhor maneira possível, tá bem? No seu caso, analisando o seu relato e informações, o recomendado é que você procure um profissional da saúde mais próximo de você, assim ele pode te ajudar melhor em todas as suas dúvidas. Não esqueça de levar o resultado de seus exames e testes para uma análise mais assertiva. Caso fique mais alguma dúvida, fico totalmente à disposição. ?

  11. Jane disse:

    Bom dia faço uso de anticoncepcional a 4 meses mais estou sentindo neste mês algum sintomas diferentes como enjoo, aversão a cheiros fortes ,azias ,estou sempresa cansada e com muito sono fiz o teste de farmácia e deu negativo. Será que pode ter dado alteração por causa do meu anticoncepcional? Eu uso o Alestra 30!

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Jane! Tudo bem?

      É importante que você procure um médico para avaliar esses sintomas, apesar do teste de farmácia ter dado negativo.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  12. Bruna disse:

    Fiz dois testes de farmácia de marcas diferentes e com o intervalo de uma semana cada. Eu estou menstruando normalmente. Fiz o exame Beta HCG e deu negativo. Minha barriga está dura, sinto dores frequentes e ela mexe. Posso ter gravidez psicóloga? Não senti enjôo, nauses, nada no início. Se eu tiver grávida estou de 5 meses. Qual seria o exame pra eu ter 100% de certeza que não estou grávida?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Bruna! Tudo bem?

      Neste caso, é muito importante que você procure um médico, para que ele possa avaliar todos os seus sintomas.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  13. Marília disse:

    Ola, tomo anticoncepcional ha bastante tempo quase sem interrupção
    ha cerca de 01 mês parei para poder dar a pausa para menstruar, o que não ocorreu,
    fiz o teste de farmácia e deu negativo.
    estou tomando complexo vitamínico com biotina ha algumas semanas, sinto bastante sono ultimamente e de três dias para cá o meu pé esquerdo esta bastante dolorido e inchado.
    será que ja estou na menopausa? eu não sinto calor excessivo conforme relatos de outras mulhereres

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Marília! Tudo bem?

      É muito importante que você procure um médico o quanto antes para avaliar o motivo pelo qual seu pé está inchado.
      A menopausa costuma aparecer por volta dos 50 anos.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab

  14. Carla disse:

    Olá! Boa noite

    Eu comecei a tomar a biotina, faz dois dias, e a dois dias que a minha menstruação não vem, vc acha que pode ser a biotina? Eu fiz um teste de farmácia, e deu negativo, vc acha que com esse tempo que estou tomando pode alterar o resultado?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Carla! Tudo bem?

      A Biotina não interfere na menstruação, pode interferir somente no resultado do exame de Beta hCG – resultando em um falso positivo.
      Em caso de dúvidas, procure fazer um novo exame e consultar um médico.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  15. Priscila disse:

    Olá, eu tomei pílula do dia seguinte ,daí uma semana a minha mentruacao veio.. até aí ok.. mais agora já faz mais de 15 dias que deveria ter vindo minha menstruação de novo ,e nada.. fiz um teste de gravidez de fitinha e deu negativo. E mesmo assim tá atrasado. Quanto tempo pode demorar pra vim a menstruação certa.. porque a pílula pote interferir em vir a menstruação 10 dias antes ou 10 dias depois do dia que viria a menstruação… E já estou ficando preocupada…?

  16. Priscila disse:

    Olá ,vou explicar mais detalhado… Eu menstruei do dia 1 a 5 de outubro… Ai no dia 6 fiz sexo sem proteção ,no dia 7 tomei as pílulas do dia seguinte,as duas de uma vez só.. aí depois de 5 dias tive um sangramento bem escuro com borra de café…3 dias .. minha próxima menstruação seria no dia 29 de outubro até 3 de novembro… E geralmente vc tomando a pílula do dia seguinte pode vir 10 dias antes ,como pode vir 10 dias depois da data que seria sua mentruacao.. só que já faz mais de 15 dias e não veio a mentruacao,hoje pela manhã fiz o teste de farmácia da fitinha.. e deu negativo… Então agora minha cabeça tá a milhão… O que pode ser esse atraso se não uma gravidez,… E o teste deu negativo.. estou tomando uma vitamina chamada feminis… será que pode ter alguma interferência? Aguardo resposta obg

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Priscila! Tudo bem?

      Realmente a pílula do dia seguinte pode atrasar a menstruação. Se a sua menstruação ainda não veio e você ainda está desconfiada, o ideal é fazer um exame de sangue ou procurar um médico. Lembre-se que, como você fez sexo sem proteção é muito importante fazer os exames para detectar ISTs como HIV, sífilis e hepatites. Estes exames devem fazer parte da rotina de todas as pessoas com vida sexual ativa. Os exames podem ser encontrados em muitas farmácias: <https://hilab.com.br/paciente/onde-encontrar/>

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab

  17. Fabi disse:

    Tenho 40 anos sou irregular e minha menstruação está atrasada a 7 dias,faz 1 ano que não faço uso de nenhum método contraceptivo, fiz teste de farmácia deu negativo…. Mesmo assim é possível eu estar grávida?!

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Fabi! Tudo bem?

      Se você não faz uso de métodos contraceptivos, existe sim a possibilidade de engravidar. A pílula do dia seguinte pode atrasar a menstruação. Fique atenta aos e em caso de dúvida, procure fazer um exame de sangue e busque atendimento médico. Embora muitas pessoas se preocupem apenas com a gravidez, também existe a possibilidade de contrair alguma infecção sexualmente transmissível. Por isso é muito importante fazer os exames para detectar as ISTs como HIV, Sífilis e Hepatites. Esses exames devem fazer parte da rotina de todas as pessoas com vida sexual ativa.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  18. Jéssica De Freitas Ferreira disse:

    Venho sentido muitos enjoos,sonolência,tontura ,dores nos seios,cólicas,sensação de ter comido demais E mesmo comendo pouco me sinto mau ,me sinto enjoada com cheiros fortes . Ontem fiz o exame de farmácia e rapidamente deu duas linhas. Existe a possibilidade do teste estar errado?Não faço uso de nenhum tipo de remédio e vitamina .Por favor doutora me orienta estou muito nervosa.

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Jéssica! Tudo bem?

      É muito importante consultar um médico, uma vez que esses sintomas podem indicar gravidez e o seu teste de gravidez de urina deu positivo. Além disso, procure fazer também um exame de gravidez de sangue, pois o resultado é mais preciso que um teste de urina.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab

  19. Ana paula disse:

    Ola. Eu tomei a pilula do dia seguinte quero saber com qusntos dias posso fazer o beta pra saber se a pilula funcionou ou nao

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Ana Paula! Tudo bem?

      O ideal é fazer o exame de Beta hCG após o atraso menstrual.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  20. Amanda disse:

    Olá estou a 2 meses tomando a vitamina Feminis, meu go passou assim que parei com anticoncepcional. Porém minha menstruação está atrasada ha 5 dias, bico dos seios dolorodos , colica fracas, e ontem fiz um exame de farmácia e deu positivo! Porém essa vitamina contém 30 mcg de biotina, será que ela pode ter alterado o exame?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Amanda! Tudo bem?

      É importante procurar um médico para realizar outros exames, assim você terá o seu diagnóstico e saberá se houve ou não, interferência da vitamina.
      Lembre-se também dos exames para detectar as Infecções Sexualmente Transmissíveis, como HIV, Sífilis e Hepatites.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

    • Luciane disse:

      Tive sangramento borra de café dois dias 14/15 de novembro sendo que a minha menstruação ainda ia vim dia 25 de novembro…. Hoje são 3 de dezembro e nada da menstruação… Já fiz 3 teste de farmácia e deu negativo.

      • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

        Olá! Tudo bem? Eu sou um especialista Hilab. Por aqui vou te auxiliar da melhor maneira possível, tá bem? No seu caso, analisando o seu relato e informações, o recomendado é que você procure um profissional da saúde mais próximo de você, assim ele pode te ajudar melhor em todas as suas dúvidas. Não esqueça de levar o resultado de seus exames e testes para uma análise mais assertiva. Caso fique mais alguma dúvida, fico totalmente à disposição. ?

  21. Angelica disse:

    Fiz um exame beta hcg de sangue deu positivo mas minha menstruação ainda não está atrasada não estou usando nenhum tipo de vitamina nem medicamento será q estou grávida mesmo? Estou com muita dor abdominal.

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Angelica! Tudo bem?

      É importante ir ao médico para que ele possa avaliar a sua dor abdominal.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  22. Letícia santos disse:

    Olá eu queria saber se depois de fazer sexo e logo em seguida fazer o teste pode alterar o resultado? Com uma semana antes da minha menstruação descer, obs fiz faltando 5 dias antes da minha menstruação descer ai deu positivo no teste, mais não tenho nenhum sintoma de gravidez.

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Letícia! Tudo bem?

      Se o seu teste deu positivo é importante procurar um médico.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço, equipe Hilab.

  23. Kamila disse:

    Gente, me ajudem… Então, no mês passado minha menstruação veio dia 10 até o dia 13 (tive relação no dia 13, último dia de menstruação). Msm sabendo que estava fora do período fértil, tomei a pílula do dia seguinte. Minha menstruação ainda não veio, eu fiz o exame de sangue bhcg quantitativo e o resultado foi negativo, como não desceu a menstruação, eu fiz o exame dnv e o resultado foi o msm. Exame de sangue iria errar assim?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Kamila! Tudo bem?

      A pílula do dia seguinte pode alterar a data da menstruação. Em caso de dúvida, procure um médico.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  24. Fernanda FMB disse:

    Ajuda!! Já são 2 meses sem menstruar! Fiz o teste de farmácia com 13 dias de atraso e deu negativo, como não tinha descido fiz o de sangue beta com 38 dias de atraso e deu negativo, faz 5 dias que a menstruação do SEGUNDO mês deveria ter descido. Sinto um pouco de enjoo e um incomodo com dor no lado esquerdo da barriga! E hoje desceu um pouco de sangue vermelho rosa. A pergunta é se com os testes dando negativo depois de 38 dias e com esse sangramento, posso estar gravida?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Fernanda! Tudo bem?

      É importante procurar um médico para que ele possa avaliar os seus sintomas e a possível causa do seu atraso.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  25. Aline disse:

    Os exames de farmácia podem dar negativo e o Hcg positivo?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Aline! Tudo bem?

      Os testes de urina também detectam o beta hCG (gonadotrofina coriônica humana). O que acontece, é que, a urina tem mais interferentes, por isso o exame de sangue é mais confiável.

      Neste endereço você poderá encontrar as farmácias que oferecem o exame de gravidez de sangue com resultado em apenas 15 minutos:
      <https://hilab.com.br/paciente/onde-encontrar/>

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço, equipe Hilab.

  26. Erica Guedes disse:

    Boa tarde tomei a pilula do dia seguinte a 2 meses então a minha última menstruação veio dia 07/12/19 e ainda não veio fiz o teste de gravidez e deu positivo poder se falso

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Erica! Tudo bem?

      Falsos positivos podem ocorrer, no entanto são raros. A pílula do dia seguinte não altera o resultado do exame de gravidez. Você deve procurar um médico para realizar exames complementares.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  27. Paula disse:

    Tive relaçao desprotegida fim de novembro e tomei pilula do dia seguinte. Tive sangramento cerca de 6 dias pos tomar. Minha mentruaçao veio dia 23 de dez 2019 em volume pouco intenso e coloracao variavel. Durou 5 dias. Tive relacao desprotegid novamente no inicio d ejaneiro dia 01 e nao tomei nada. A menstruaçao n veio e fiz o teste ontem de sangue no dedo e deu negativo. Esse atraso Pode ser ainda efeito da pilula em novembro ?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Paula! Tudo bem?

      Se o exame deu negativo, provavelmente você não está grávida, mas é importante repetir o teste caso os sintomas persistam.
      Além disso, também é importante realizar os testes que detectam as ISTs como HIV, sífilis e hepatite B.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  28. Jéssica Muniz Cardoso disse:

    Queria tira uma dúvida .estou quase 2 meses sem menstruar e tem meses que não dou mama e meu peito tá saindo um pouco de leite .fiz 2 testes de sangue todos deram negativos .Posso estar grávida ou não?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Jéssica! Tudo bem?

      Se você está com sintomas, é importante te repetir o teste e procurar um médico.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  29. Thais disse:

    Oi eu fiz o exame de sangue e deu negativo seis dias antes da minha menstruação atrasa e agora ela tá atrasada a quatro dias oq eu posso fazer

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Thais! Tudo bem?

      O ideal é sempre fazer o exame de gravidez após o atraso menstrual. No seguinte link você poderá encontrar o endereço de uma farmácia que tenha o Hilab. Assim, você poderá fazer um exame de gravidez de sangue com resultado em apenas 15 minutos. Acesse: https://hilab.com.br/paciente/onde-encontrar/

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  30. Caroline disse:

    No dia 18/01 estava no período fértil e fiz sexo sem proteçao. No outro dia tomei a pílula do dia seguinte. Minha menstruaçao era pra vir dia 01/02 e hoje tem 12 dias que esta atrasada. Fiz o teste de farmácia deu positivo. Posso estar realmente grávida? A pílula pode ter falhado?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Caroline! Tudo bem?

      A pílula do dia seguinte não é totalmente eficaz. Como todo método contraceptivo, ele pode falhar.

      A pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência, ou seja, é um medicamento que evita uma possível gestação. A mulher deve tomar a pílula o mais próximo possível da relação sexual sem preservativo (de preferência em até 3 dias – 72 horas) porque a sua eficácia vai diminuindo com o passar dos dias. A eficácia da pílula é de 88% nas primeiras 24 horas e vai diminuindo conforme os três dias passam, o que significa que você pode ter engravidado.

      Procure um médico para realizar exames complementares e lembre-se também de realizar os exames de detectam as ISTs como HIV, Sífilis e hepatites. Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  31. Caroline disse:

    Eu tomei a pilula nao tinha completado nen 14 horas ainda. E me disseram que as vezes o teste de farmacia pode falhar.

  32. Caroline disse:

    Estou sentindo colicas fracas principalmente a noite.

  33. Elza disse:

    Minha mestruacao não desse a seis meses fiz o teste de farmácia deu negativo e tb fiz o beta q tb deu negativo mas tenho sintomas como se estivesse grávida enjoos fome dor no pé da barriga dores de cabeça e faz alguns dias sentia meu bicos dos seios doendo tenho tonturas tenho 42 anos posso estar grávida mesmo os exames terem dado negativos me respondam por favor obrigada

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Elza! Tudo bem?

      É muito importante procurar um médico para que ele possa avaliar esses sintomas e também o motivo pelo qual sua menstruação está irregular.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  34. Michele disse:

    Boa noite
    Fiz o teste de gravidez d sangue no hilab e deu negativo. o farmacêutico colocou a data da minha última menstruação errada , isso pode alterar o resultado do exame ?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Michele! Tudo bem?

      A data da última menstruação não interfere no resultado do exame uma vez que o teste detecta o β-hCG, um hormônio produzido durante a gestação que tem a função de manter a gravidez. Esse hormônio auxilia na produção de progesterona, que prepara a parede do útero para a implantação do óvulo fecundado.

      Se o seu teste deu negativo e você fez o teste antes do atraso menstrual, o ideal é repetir o exame.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  35. Estou com duvidas e presciso urgentemente que me respondam eu fiz uma cirurgia dia 5 porem tava esperando dar o tempo da minha mentruacao descer ela desceu no dia 9 no dia 20 fiz sexo sem protecao porém nao tinha tomado nada de anticoncepcional como de costume.Bom depois da relacao fui a farmacia comprar uma pilula do dia seguinte porem nao tinha entao comprei uma cartla de anticoncepcinal da mesma que costumo tomar ciclo 21,fiz um teste caseiro ao qual deu positivo quero comprar um teste de farmacia para ver se dara o mesmo resultado porem ainda estou tomando o anticoncepcional que comprei queria saber se tenho que terminar ele e esperar ou posso fazer mesmo assim?????

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Amanda!

      O teste caseiro não é confiável. Sugerimos que você compre um teste para fazer. Caso o resultado dê positivo, procure atendimento médico.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  36. Dayane disse:

    Estou com duvida tomei a pilula do dia siguente e minha mestruaçao ta atrasda a 18 dias eu fisso o teste com 14dias de atraso o teste de sangue e deu negativo mais a minha mestruaçao nao desceu o q pode se ?

  37. Rhaquel Santos disse:

    Olá,minha menstruação está atrasada a 8 dias, e tenho relação sexual desprotegida,contudo,ele ejacula fora,nunca dentro e se limpa bem antes de começar a fazer novamente, eu não tenho nenhum dos sintomas,como enjoo,vômito,encomôdo a cheiros fortes ,só estou tipo com cólicas,mas fiz o teste de farmácia e machou todinho não apareceu nada ,depois que tipo secou apareceu uma linha forte e outra bem fraquinha,mas não tenho sintomas algum,pode ser real o positivo do teste?
    Me ajude por favor!!!

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Rhaquel! Tudo bem?

      O ideal é você repetir o teste mesmo que não tenha sintomas indicativos de gravidez uma vez que a sua menstruação está atrasada.
      Lembre-se também que é importante fazer os exames que detectam as Infecções Sexualmente Transmissíveis, no mínimo 1 vez ao ano.
      Mesmo que o seu parceiro ejacule fora, isso não é suficiente para evitar uma gravidez.
      É importante que você procure uma ginecologista para que você escolha um método seguro para vocês.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  38. Juliana Souza disse:

    Oi, minha menstruação está atrasada há 4 dias, meu ciclo é de 28. Tenho relação sexual c coito interrompido. Fiz o beta HCG c 1 dia de atraso, deu 2,38. Não estou mesmo grávida ou devo repetir o exame?

    • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

      Olá! Tudo bem? Eu sou um especialista Hilab. Por aqui vou te auxiliar da melhor maneira possível, tá bem? No seu caso, analisando o seu relato e informações, o recomendado é que você procure um profissional da saúde mais próximo de você, assim ele pode te ajudar melhor em todas as suas dúvidas. Não esqueça de levar o resultado de seus exames e testes para uma análise mais assertiva. Caso fique mais alguma dúvida, fico totalmente à disposição. ?

  39. Amanda disse:

    Olá Equipe Hilab, tudo bem?

    Tive relação no dia 28/10 e tomei pilula do dia seguinte, no 2°dia, no dia 29/10 a noite, la pelas 21h 22h

    No 5°dia realizei um beta quantitativo, o resultado deu inferior a 0,60, no dia 05/11

    Passou 23 dias do dia 05 ao 29, e com o atraso de 37 dias da menstruação, pelas minhas contas não sei se está correto, pq veio a última no dia 23/10 que foi o primeiro dia de menstruação, e no dia 29/11 realizei outro beta quantitativo, e deu o mesmo inferior a 0,60 nesse intervalo ja era para ele ter tido outro valor a mais para ser positivo ou menor para ser negativo? Teria alterado esse número?

    E após o teste beta do dia 29/11 veio a menstruação, no dia 30, veio um fluxo bastante nos 2 dias, sangue cor viva vermelho, depois ficou bem pouco, será que é a menstruação mesmo, ou se é aquela nidação que muita gente fala, essa nidacao acontece depois de tantos dias?

    Fiz todos aqueles testes de farmácia os de fita simples, o clearblue caneta, deram negativo, e o digital da clearblue fiz no dia 04/12 também deu Não Grávida, realizei outro beta quantitativo no dia 06/12 e deu tb inferior a 0,60, não tive mais relação tb essa do dia 28 foi única até hoje, e não tenho nada de sintomas, me ajuda equipe por favor, obrigada.

    • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

      Olá! Tudo bem? Eu sou um especialista Hilab. Por aqui vou te auxiliar da melhor maneira possível, tá bem? No seu caso, analisando o seu relato e informações, o recomendado é que você procure um profissional da saúde mais próximo de você, assim ele pode te ajudar melhor em todas as suas dúvidas. Não esqueça de levar o resultado de seus exames e testes para uma análise mais assertiva. Caso fique mais alguma dúvida, fico totalmente à disposição. ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *