São Caetano do Sul e Hilab juntas no combate à COVID-19

Antonio Puentes, diretor de laboratório, ciência, novos negócios e vendas, discursando durante a doação de exames para São Caetano do Sul

Reduzir a transmissão da COVID-19 com eficiência é fundamental para caminharmos mais rápido para a melhora do cenário da pandemia,  que atingiu milhares de pessoas ao redor do mundo, de diferentes formas. 

Nossos exames laboratoriais remotos (antígeno, IgG e IgM e PCR-LAMP) têm sido uma importante ferramenta de identificação de casos do coronavírus, ajudando diversas cidades brasileiras a adotarem medidas que garantam o bem-estar da população. 

A Universidade de São Caetano do Sul (USCS) foi uma das instituições que confiou na qualidade dos nossos serviços e, em parceria, realizamos a doação de 10 mil exames de antígeno para detecção da COVID-19 para a prefeitura do município. Com esta iniciativa, será possível realizar o rastreamento de casos do coronavírus e o isolamento de quem testou positivo, ampliando a rede de proteção na cidade. 

Como vai funcionar a parceria?

Na prática, a parceria vai funcionar da seguinte forma: os moradores da cidade que apresentarem sintomas de síndrome gripal vão continuar utilizando a plataforma digital oficial da prefeitura de São Caetano do Sul para realizar uma triagem médica, via telemedicina. O Disque Coronavírus pode ser acessado pelo site coronasaocaetano.org ou pelo 0800 774 4002

Caso os profissionais avaliem necessário, o paciente será encaminhado à Unidade Básica de Saúde (UBS) Caterina Dall’Anese, para que seja realizado o exame de detecção do coronavírus. É nesta parte que entramos.

Com a nossa coleta humanizada, através de um swab nasofaríngeo mais fino e menos invasivo, e nossa análise laboratorial remota, os moradores podem otimizar o tempo e receber o laudo validado por profissionais de saúde em poucos minutos. 

O paciente que testar positivo deverá apresentar os dados de três pessoas, sejam da família ou do trabalho, por exemplo, com as quais teve contato nos últimos três dias, para que elas também sejam testadas por amostragem. Caso o resultado seja negativo, é preciso ficar em alerta para o surgimento de sintomas. Caso seja positivo, essa pessoa também deve indicar outros três contatos para serem testados.

A importância de parcerias com a saúde pública

Além de contribuir para a identificação de novos casos na cidade, os exames laboratoriais remotos, que podem ser feitos em qualquer lugar, se consolidam como uma importante ferramenta de auxílio ao isolamento eficiente dos casos positivos, reduzindo as chances de propagação da COVID-19. 

Para o Dr. Bernardo Almeida, infectologista e diretor médico da Hilab, “a parceria com a prefeitura de São Caetano do Sul é extremamente benéfica para testar e quebrar a cadeia de transmissão do Coronavírus na cidade. Mesmo com a vacinação em andamento, é importante continuar com a testagem em massa em toda a população”, disse.  

Parcerias como esta reforçam que o nosso serviço de exames laboratoriais remotos tem feito a diferença não só no combate à pandemia, mas também no acesso à saúde em todo o território nacional

Assine também nossa newsletter

Receba dicas sobre saúde e novidades do mercado laboratorial antes de todos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Nathalia Alesse

Nathalia Alesse

Nathalia é especialista em jornalismo independente: produção de conteúdo e gestão financeira. Acredita que a empatia é a chave para construir relações de sucesso e que a saúde é o bem mais precioso de qualquer ser humano, devendo ser priorizada em todas as políticas públicas e sociais. Ama viajar, fazer trilhas, ouvir e contar histórias que motivem as pessoas a enxergarem significado na vida. Atua como redatora no time de Criação & Conteúdo da Hilab, fazendo da comunicação uma ponte para unir os times em uma só missão: usar a tecnologia como parceira no acesso à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, precisa de alguma informação?

 

Eu posso te ajudar! 😃