Como evitar as doenças do coração? Confira as principais dicas

Micheli Pecharki | 11 set 2020

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), as Doenças Cardiovasculares, conhecidas popularmente como doenças do coração,  são a principal causa de morte no mundo.

No Brasil, essas doenças são responsáveis por 29,4% de todas as mortes registradas no País em um ano. No entanto, grande parte desses óbitos poderiam ser evitados se as pessoas adotassem hábitos de vida saudáveis.

Se você está no grupo de risco para doenças cardiovasculares e quer evitar as doenças do coração, confira as dicas a seguir.

1. Pratique atividade física

Quanto mais você se movimenta, maior a proteção contra as doenças cardiovasculares. A prática de exercícios físicos leva à redução dos triglicerídeos e aumentam o HDL, o “colesterol bom”. Além disso, a atividade física também previne o câncer.

De acordo com uma pesquisa feita no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em parceria com outras instituições, cerca de 10 mil novos casos de câncer poderiam ser evitados se a população praticasse atividade física.

2. Não fume

A maioria das pessoas, quando se trata dos riscos do tabagismo, lembra-se somente do câncer de pulmão. No entanto, segundo a Organização Mundial da Saúde, o tabaco mata por ano 3 milhões de pessoas somente por doenças cardiovasculares.

3. Saiba os seus níveis de colesterol

Embora o colesterol alto seja um dos principais fatores de risco para o aparecimento de doenças cardiovasculares, uma pesquisa recente, realizada pelo Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia,  revelou que 41% dos entrevistados não estão preocupados com o colesterol.  A mesma pesquisa mostrou que apenas 15% dos entrevistados declararam saber suas taxas de LDL (colesterol ruim).

Para saber como está o seu colesterol, você deve fazer o exame do Perfil Lipídico, que já é oferecido em muitas farmácias. 

Ter essa informação é essencial para calcular o seu risco cardiovascular. Também pode ser o empurrão necessário para que você mude o seu estilo de vida e adote hábitos mais saudáveis.

4. Adote uma dieta equilibrada e controle o colesterol

O consumo de grandes quantidades de gordura saturada está relacionado ao aumento das taxas de colesterol total e LDL.

A gordura saturada é encontrada em alimentos de origem animal, especialmente em vísceras, leite integral e seus derivados, embutidos, frios, pele de aves e alimentos industrializados como bolachas recheadas, congelados e salgadinhos.

Para reduzir o colesterol, dê preferência a grãos integrais, vegetais crus ou cozidos, peixes magros e consuma alimentos grelhados ou cozidos no vapor.

5. Evite o consumo de álcool

O consumo excessivo de álcool é um fator de risco para acidente vascular cerebral (AVC),  insuficiência cardíaca e outros problemas do coração.

6. Evite o excesso de sal

A pressão alta (hipertensão arterial) é uma das consequências do excesso de sal na dieta e é uma das mais importantes causas modificáveis de morte por doença cardiovascular precoce. Portanto, é essencial controlar a quantidade de sal durante o preparo das refeições e também tomar cuidado com os alimentos processados ou ultraprocessados, incluindo os alimentos doces, pois estes também levam sal na composição.

Agora que você já sabe como evitar as doenças do coração, compartilhe estas dicas com os seus amigos e curta a página do Hilab no Instagram!

Micheli Pecharki

Micheli Pecharki

Micheli é Bióloga. Acredita que transformar o conhecimento técnico em algo acessível é essencial para que as pessoas saibam como cuidar mais da própria saúde e vivam, assim, com mais qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *