Micheli Pecharki | 02 mar 2022
Uma das estratégias mais importantes para evitar a transmissão do SARS-CoV-2 é a testagem, uma vez que ela é essencial para que uma pessoa infectada, mesmo que assintomática, entre imediatamente em isolamento.
Para auxiliar nesse diagnóstico, o mercado laboratorial oferece diferentes tipos de testes para COVID-19: os Testes Laboratoriais Remotos (também conhecidos como TLRs), os testes rápidos e os testes baseados em Biologia Molecular.
Nesse artigo, nós explicamos as diferenças entre todos os testes de COVID-19 disponíveis no mercado laboratorial. Acompanhe!
Um teste rápido é um tipo de teste cuja execução, leitura e interpretação do resultado são feitas em no máximo 30 minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial. A leitura dos resultados é feita a olho nu, pelo profissional da saúde que realizou o exame no paciente (no caso de exames feitos em estabelecimentos de saúde) ou pelo próprio paciente (no caso do autoteste).
Existem dois tipos de testes rápidos para COVID-19:
O Teste Laboratorial Remoto também conhecido como Point-of-Care-Testing (PoCT) é, assim como o teste rápido, um tipo de exame que oferece um resultado em poucos minutos, oferecendo agilidade para quem precisa de um diagnóstico rápido. Entretanto, o resultado do teste não é interpretado a olho nu na tira reagente e sim, por uma máquina.
A grande vantagem do TLR comparado ao teste rápido é que o TLR é atrelado a um laboratório. Isso significa que o TLR é um teste laboratorial.
Existe, ainda, um exame remoto que vai além, ao oferecer um resultado avaliado por uma Inteligência Artificial e um analista de laboratório, que emite e assina um laudo que é enviado diretamente para o celular.
Existem três tipos de Testes Laboratoriais Remotos para COVID-19:
O teste convencional para COVID-19 é aquele realizado em laboratórios de análises clínicas convencionais. Neste caso, o processo é manual e feito com o uso de equipamentos. No caso dos testes de Biologia Molecular, como o RT-PCR, os equipamentos utilizados muitas vezes são de alto custo o que eleva o preço do exame. O fato de boa parte do processo ser manual também aumenta o tempo necessário para o paciente receber o laudo.
Os seguintes exames podem ser feitos em laboratórios convencionais:
Cada um dos exames para COVID-19 deve ser realizado em um determinado período e apresenta objetivos diferentes. O exame sorológico detecta as Imunoglobulinas M (IgM) e G (IgG), ou seja, identifica a presença dos anticorpos que são produzidos pelo organismo para combater a infecção. Já o exame de antígeno, detecta o momento em que o vírus está presente na via aérea.
O exame de antígeno é o mais indicado para identificar quem está transmitindo a COVID-19. Já o exame de anticorpos identifica quem já teve a infecção.
Em relação aos exames baseados em biologia molecular, tanto o RT-PCR quanto o RT-LAMP detectam o material genético do vírus. A diferença reside principalmente no fato de que os ensaios LAMP oferecem ao paciente um resultado muito mais rápido comparado ao RT-PCR, o que é crucial neste momento de pandemia.
É um exame que detecta os antígenos, ou seja, as proteínas do nucleocapsídeo viral. É o exame mais indicado para identificar quem está transmitindo o vírus, por apresentar alta correlação com o período de transmissibilidade da infecção.
Com uma amostra de secreção de nasofaringe (coletada com um swab por um profissional da saúde) ou amostra de secreção nasal (coletada pela própria pessoa, no caso do autoteste).
O antígeno é indicado para o início da infecção, a partir de 5 dias da exposição ao vírus ou a partir do início dos sintomas.
No caso do exame de antígeno Hilab, este deve ser realizado a partir do 1º até o 7º dia do início dos sintomas. Fora desse período, a titulação de antígenos pode ser muito baixa para ser detectada pelo exame e o resultado pode ser um falso-negativo.
Uma vez que o exame de antígeno identifica as proteínas virais e possui alta correlação com o período de transmissibilidade da infecção, é relevante para:
Não reagente: Indica ausência de antígenos virais na amostra analisada. Possível ausência de infecção (negativo).
Reagente: Indica presença de antígenos virais na amostra analisada. Possível infecção (positivo).
Inconclusivo: Necessário repetir o exame. Algum problema impediu a análise do resultado.
É o teste para detecção do material genético na amostra.
RT-PCR é a sigla para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase. Esse teste detecta o RNA do SARS-CoV-2. A técnica é de alta especificidade e sensibilidade, dificilmente apresenta falsos negativos e detecta o vírus antes mesmo de ele começar a se multiplicar.
Com uma amostra de secreção de nasofaringe (coletada com um swab por um profissional da saúde).
É recomendável que o teste seja realizado entre o 3º e 7º dias de sintomas, preferencialmente. Neste período, a carga viral é maior.
Não detectado (Negativo): Indica que o material genético do vírus não foi detectado na amostra analisada. Possivelmente, ausência de infecção.
Detectado (Positivo): Indica que o material genético do vírus foi detectado na amostra analisada. O paciente deve entrar em contato com o médico para avaliar a conduta diagnóstica.
Inconclusivo: Necessário repetir o exame. Algum problema impediu a análise do resultado.
LAMP é a sigla para Loop-Mediated Isothermal Amplification (LAMP), uma técnica em que o material genético é amplificado em uma única temperatura, utilizando uma enzima DNA polimerase com atividade de descolamento de tira, além de primers desenhados de modo a formar grampos na fita de DNA (loops).
A técnica RT-LAMP é amplamente utilizada para o diagnóstico de doenças infecciosas e é análoga ao RT-PCR. Assim como o RT-PCR, é um exame indicado para a fase inicial da infecção.
Com uma amostra de secreção de nasofaringe (coletada com um swab por um profissional da saúde).
O RT-LAMP é indicado do 3º ao 15º dia após a exposição ou do 1º ao 10º dia após o início dos sintomas.
Assim como o RT-PCR, o exame RT-LAMP é um exame confirmatório que apresenta uma ampla janela de detecção e é ideal para identificar pessoas infectadas, inclusive assintomáticas.
Assim como o exame de RT-PCR são dois os possíveis resultados:
Não detectado (Negativo): Indica que o material genético do vírus não foi detectado na amostra analisada. Possivelmente, ausência de infecção.
Detectado (Positivo): Indica que o material genético do vírus foi detectado na amostra analisada. O paciente deve entrar em contato com o médico para avaliar a conduta diagnóstica.
Inconclusivo: Necessário repetir o exame. Algum problema impediu a análise do resultado.
Detecta os anticorpos IgM e IgG. No caso dos testes rápidos e dos Testes Laboratoriais Remotos, o teste de sorologia IgM e IgG é realizado por meio de um pequeno furo no dedo (punção digital) para coleta de amostra de sangue. Os exames convencionais utilizam uma amostra coletada por punção venosa. Esses exames são indicados para avaliar quem já teve contato com o vírus em algum momento.
Antes de realizar um exame para detectar a COVID-19, verifique quando os sintomas iniciaram ou quando ocorreu a exposição de risco. Como vimos, cada teste de COVID deve ser feito em um determinado período para evitar um resultado falso negativo.
—
Gostou do conteúdo? Aproveite para seguir o Instagram da Hilab e confira outros conteúdos sobre os testes de COVID-19.
Micheli é Bióloga. Acredita que transformar o conhecimento técnico em algo acessível é essencial para que as pessoas saibam como cuidar mais da própria saúde e vivam, assim, com mais qualidade de vida.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Advertisement" category. |
cookielawinfo-checkbox-analiticos | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Analytics" category. |
cookielawinfo-checkbox-desempenho | 1 year | CookieYes set this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-funcional | 1 year | CookieYes set this cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The GDPR Cookie Consent plugin sets the cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessarios | 1 year | CookieYes sets this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Necessary" category. |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores the user consent for cookies in the category "Performance". |
cookielawinfo-checkbox-publicidade | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Advertising". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | CookieYes sets this cookie to record the default button state of the corresponding category and the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
wpEmojiSettingsSupports | session | WordPress sets this cookie when a user interacts with emojis on a WordPress site. It helps determine if the user's browser can display emojis properly. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__rd_experiment_version | session | No description available. |
__trf.src | 1 year | No description available. |
cookielawinfo-checkbox-outros | 1 year | Description is currently not available. |
vuex | never | No description available. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
ANONCHK | 10 minutes | The ANONCHK cookie, set by Bing, is used to store a user's session ID and verify ads' clicks on the Bing search engine. The cookie helps in reporting and personalization as well. |
bcookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser IDs. |
bscookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website. |
fr | 3 months | Facebook sets this cookie to show relevant advertisements by tracking user behaviour across the web, on sites with Facebook pixel or Facebook social plugin. |
IDE | 1 year 24 days | Google DoubleClick IDE cookies store information about how the user uses the website to present them with relevant ads according to the user profile. |
li_sugr | 3 months | LinkedIn sets this cookie to collect user behaviour data to optimise the website and make advertisements on the website more relevant. |
MUID | 1 year 24 days | Bing sets this cookie to recognise unique web browsers visiting Microsoft sites. This cookie is used for advertising, site analytics, and other operations. |
test_cookie | 15 minutes | doubleclick.net sets this cookie to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 6 months | YouTube sets this cookie to measure bandwidth, determining whether the user gets the new or old player interface. |
VISITOR_PRIVACY_METADATA | 6 months | YouTube sets this cookie to store the user's cookie consent state for the current domain. |
YSC | session | Youtube sets this cookie to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt.innertube::nextId | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_clck | 1 year | Microsoft Clarity sets this cookie to retain the browser's Clarity User ID and settings exclusive to that website. This guarantees that actions taken during subsequent visits to the same website will be linked to the same user ID. |
_clsk | 1 day | Microsoft Clarity sets this cookie to store and consolidate a user's pageviews into a single session recording. |
_fbp | 3 months | Facebook sets this cookie to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising after visiting the website. |
_ga | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to calculate visitor, session and campaign data and track site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognise unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gcl_au | 3 months | Google Tag Manager sets the cookie to experiment advertisement efficiency of websites using their services. |
_gd* | session | Google sets this cookie to allow the use of Google Analytics service for anonymous visitor tracking on the website. Google Analytics is used to compile reports and improve the site.nn |
_rdtrk | 9 years 6 months 12 days 7 hours 10 minutes | Used by RD Station to keep a list of all pages a visitor accessed within the domain even before conversion. |
AnalyticsSyncHistory | 1 month | Linkedin set this cookie to store information about the time a sync took place with the lms_analytics cookie. |
CLID | 1 year | Microsoft Clarity set this cookie to store information about how visitors interact with the website. The cookie helps to provide an analysis report. The data collection includes the number of visitors, where they visit the website, and the pages visited. |
MR | 7 days | This cookie, set by Bing, is used to collect user information for analytics purposes. |
rdtrk | 1 year | RD Station sets this cookie to store the list of all pages a visitor accessed within the user domain, even before conversion. |
SM | session | Microsoft Clarity cookie set this cookie for synchronizing the MUID across Microsoft domains. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
lang | never | LinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting. |
li_gc | 6 months | Linkedin set this cookie for storing visitor's consent regarding using cookies for non-essential purposes. |
lidc | 1 day | LinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection. |
UserMatchHistory | 1 month | LinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing. |
yt-player-headers-readable | never | The yt-player-headers-readable cookie is used by YouTube to store user preferences related to video playback and interface, enhancing the user's viewing experience. |
yt-remote-cast-available | session | The yt-remote-cast-available cookie is used to store the user's preferences regarding whether casting is available on their YouTube video player. |
yt-remote-cast-installed | session | The yt-remote-cast-installed cookie is used to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-fast-check-period | session | The yt-remote-fast-check-period cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences for embedded YouTube videos. |
yt-remote-session-app | session | The yt-remote-session-app cookie is used by YouTube to store user preferences and information about the interface of the embedded YouTube video player. |
yt-remote-session-name | session | The yt-remote-session-name cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY | never | The cookie ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY is used by YouTube to store the last search result entry that was clicked by the user. This information is used to improve the user experience by providing more relevant search results in the future. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
SRM_B | 1 year 24 days | Used by Microsoft Advertising as a unique ID for visitors. |
Deixe um comentário