Logo Hilab
Sobre Dispositivos Exames Paciente Soluções Blog

PT

EN

PT

Contato

Login

Especialista

Paciente

Gestor

Médico

  • Sobre
  • Dispositivos
  • Exames
  • Paciente
  • Soluções
  • Blog
  • Login

  • Voltar

  • Especialista
  • Paciente
  • Gestor
  • Médico
  1. Home
  2. Farmácias
  3. 10 dicas de como atrair mais clientes para sua farmácia

10 dicas de como atrair mais clientes para sua farmácia

Hilab | 08 out 2018


Segundo o Conselho Federal de Farmácia, atualmente o Brasil possui em torno de 70,4 mil farmácias, das quais 72% são representadas pelas independentes e 14% são ocupadas pelas grandes redes.

Devido ao grande número de estabelecimentos, não basta apenas fazer o mínimo e esperar pelos clientes, é preciso atraí-los.  Pensando nisso, selecionamos dez dicas importantes para você. Confira no artigo a seguir.

Como atrair mais clientes:

1. Invista em um bom atendimento

Um atendimento de qualidade é premissa básica do sucesso e é uma das mais eficientes ferramentas de marketing para este setor. Ninguém gosta de ser mal atendido. Seja cordial e demonstre interesse pois a qualidade do atendimento poderá fazer com que o seu cliente divulgue o seu serviço: o famoso boca a boca, conhecido tecnicamente como Buzz Marketing.

Essa é uma estratégia de Marketing que tem o objetivo de fazer com que os clientes comentem sobre uma marca, o que contribui para aumentar o número de vendas.

2. Invista em serviços farmacêuticos

Serviços farmacêuticos são definidos como um conjunto de serviços de natureza clínica, que podem ser prestados pelo farmacêutico em farmácias e drogarias.

Esses serviços auxiliam as pessoas na promoção e proteção da saúde, detecção de riscos, autocuidado e adesão ao tratamento. Além disso, contribuem para que sua farmácia seja vista como um estabelecimento de saúde.

São vários os serviços farmacêuticos que podem ser oferecidos no seu estabelecimento dentre eles, a conciliação de medicamentos; o seguimento farmacoterapêutico e o rastreamento em saúde, que envolve a realização de Testes Laboratoriais Remotos – Testes rápidos.

Os Testes Laboratoriais Remotos constituem uma excelente estratégia para atrair mais clientes para a sua farmácia.

Perfil Lipídico, Hemoglobina Glicada, Glicemia, Beta-hCG, HIV, Dengue, Influenza e Sífilis são apenas alguns exemplos de testes que podem ser oferecidos para os seus clientes. Eles contribuem para a criação de um vínculo entre o farmacêutico e o paciente.

Assim, seus clientes não irão procurar a sua farmácia somente quando precisarem de algum medicamento e sim para cuidar da própria saúde por meio da detecção de doenças e da orientação oferecida pelo farmacêutico.

3. Faça parcerias com profissionais de saúde

Buscar parcerias com outros profissionais da área de saúde é uma boa forma de atrair mais clientes para a sua farmácia.

Ao verificar a pressão de um paciente ou ao realizar o exame de perfil lipídico, você pode indicar um especialista. Em contrapartida, esse especialista indica a sua farmácia para os pacientes atendidos por ele.

4. Invista em materiais explicativos

Os materiais explicativos são importantes, no entanto, são mais efetivos como material de apoio à informação falada. Ter materiais impressos é interessante porque os clientes podem levá-los para casa. Desta forma, irão contribuir para a disseminação do seu serviço.

Durante a elaboração desses materiais, utilize uma linguagem clara e evite o uso de termos muito técnicos, ou procure explicá-los. Um formato interessante, que facilita a compreensão é o formato de perguntas e respostas. Também é interessante evitar textos muito longos pois eles podem tornar a leitura cansativa.

5. Invista na capacitação da sua equipe

A capacitação da equipe é fundamental para oferecer um bom serviço e deve ser focada nas competências.

Evite treinamentos genéricos e dê preferência para treinamentos voltados a processos, definidos de acordo com os serviços que a sua farmácia oferece.

6. Invista em Atenção Farmacêutica

Um dos grandes diferenciais da Atenção Farmacêutica é o processo de cuidado ao paciente e esse cuidado contribui para a atração de clientes.

A Organização Mundial da Saúde, em conjunto com as organizações profissionais farmacêuticas têm exercido uma importante influência na definição do papel do farmacêutico. Segundo recomendações, todo farmacêutico deve adotar o conceito de atenção farmacêutica na sua prática profissional.

7. Entre em contato com a mídia local

Divulgar a sua farmácia e os novos serviços oferecidos em jornais, revistas e nas rádios pode contribuir para alavancar as vendas, sobretudo em cidades pequenas.

8. Tenha um site completo

Atualmente a maioria das pessoas realiza buscas na internet. Ter um site é importante para divulgar o seu negócio. Seu site precisa ser completo e profissional, além de possuir as informações básicas de contato e sobre os serviços oferecidos.

9. Crie um blog para divulgação de conteúdo

De acordo com uma pesquisa realizada recentemente, oito em cada dez brasileiros costuma utilizar a internet para buscar informações sobre sua saúde e os efeitos de medicamentos. Em comparação com 11 países, o mesmo estudo revelou que o Brasil ficou em 5º lugar no ranking de países que mais pesquisam sobre a saúde. Desta forma, criar um blog para a divulgação de conteúdos relacionados à essa área pode contribuir para a atração de novos clientes.

10. Esteja presente nas redes sociais

Segundo pesquisas, mais de 100 milhões de brasileiros estão conectados nas redes sociais. Estar presente nessas redes é ser lembrado.

Invista em informações relevantes para o seu cliente: novidades na área da tecnologia, dicas de saúde e bem-estar e promoções. Não esqueça de aproveitar para divulgar os novos serviços.

Preciso aplicar todas as dicas?

Neste artigo falamos sobre algumas ações que podem ser aplicadas no seu estabelecimento. Mas fique tranquilo. Você não precisa aplicar todas as dicas de uma vez só.

Selecione aquelas que mais fazem sentido para o seu estabelecimento hoje. Refletir sobre os serviços farmacêuticos que podem ser oferecidos já é um ótimo começo uma vez que esses serviços contribuem para que os seus clientes vejam a sua farmácia como um estabelecimento de saúde.

No artigo a seguir, você poderá saber mais sobre os serviços farmacêuticos: <https://hilab.com.br/blog/servicos-farmaceuticos-o-que-sao/>.

Gostou do conteúdo? Aproveite para curtir a página do Hilab!

Referências Bibliográficas

Clinicarx. Como Clinicax pode mudar sua farmácia. Disponível em: <https://clinicarx.com.br/o-clinicarx-servicos-clinicos-farmaceuticos/>. Acesso em: 03 de outubro de 2018.

Conselho Federal de Farmácia. Farmácias de elite. Disponível em: <http://www.cff.org.br/noticia.php?id=3879>. Acesso em: 03 de outubro de 2018.>

Só no Brasil são mais de 53 milhões de mulheres em idade fértil. Sua farmácia está preparada para atendê-las?

Preencha os dados abaixo para ter acesso ao material.

A Hilab precisa dessas informações para entrar em contato sobre produtos e serviços. Confira nossa Política de Privacidade para saber como protegemos os seus dados. Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de spam.


Hilab

Hilab

Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
(41) 98830-5097

Rua José Altair Possebom, 800
CIC - Curitiba - PR - 81270-185

Av. Jacira Reis, 1019, Sala 101
Dom Pedro – Manaus – AM – 69040-270

A Hilab

  • Políticas e Termos
  • Sobre
  • Compliance
  • Imprensa
  • Trabalhe conosco

Soluções

  • Saúde Pública
  • Medicina Ocupacional
  • Laboratórios e Hospitais
  • Clínicas e consultórios
  • Farmácias
  • Distribuidores

Explore

  • Blog
  • Onde encontrar
  • RDC 786/2023
  • Padrões de qualidade
Selo de certificação ISO 13485 da Hilab

© Hilab Ltda.
CNPJ: 07.111.023/0001-12

Sou Paciente

Quero ser Parceiro

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Para saber mais sobre os cookies que estamos usando ou desativá-los, acesse as configurações. Para maiores informações, consulte nossas políticas e termos
Aceitar todosGerenciar consentimento
Gerenciar consentimento

O que é um Cookie?

Um cookie é um tipo de tecnologia que permite ao nosso site armazenar tokens de informação (um 'identificador') no seu navegador, usados apenas pelo nosso site.

Os cookies não são utilizados ​​para determinar a identidade pessoal de quem está apenas visitando o site, mas nos ajudam a rastrear padrões de tráfego, determinar a localização e o idioma preferidos de um usuário, assim podemos direcioná-lo à página correta, com suas preferências já configuradas. Esses cookies são chamados de First Party.

Em determinadas páginas do nosso site, os cookies ainda ajudam a rastrear seus interesses enquanto você navega na Internet, para que possamos personalizar anúncios que realmente façam sentido para você.

Também usamos cookies de terceiros, os chamados 3rd (Third) Party - que são cookies de um domínio diferente dos nossos - para nossos esforços de publicidade e marketing.
Necessários
Sempre ativado
Cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-advertisement1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Advertisement" category.
cookielawinfo-checkbox-analiticos1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-analytics1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Analytics" category.
cookielawinfo-checkbox-desempenho1 yearCookieYes set this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-funcional1 yearCookieYes set this cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-functional1 yearThe GDPR Cookie Consent plugin sets the cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessarios1 yearCookieYes sets this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-necessary1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Necessary" category.
cookielawinfo-checkbox-others1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores the user consent for cookies in the category "Performance".
cookielawinfo-checkbox-publicidade1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Advertising".
CookieLawInfoConsent1 yearCookieYes sets this cookie to record the default button state of the corresponding category and the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
wpEmojiSettingsSupportssessionWordPress sets this cookie when a user interacts with emojis on a WordPress site. It helps determine if the user's browser can display emojis properly.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
CookieDuraçãoDescrição
__rd_experiment_versionsessionNo description available.
__trf.src1 yearNo description available.
cookielawinfo-checkbox-outros1 yearDescription is currently not available.
vuexneverNo description available.
Publicidade
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam os visitantes através dos sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
CookieDuraçãoDescrição
ANONCHK10 minutesThe ANONCHK cookie, set by Bing, is used to store a user's session ID and verify ads' clicks on the Bing search engine. The cookie helps in reporting and personalization as well.
bcookie1 yearLinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser IDs.
bscookie1 yearLinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website.
fr3 monthsFacebook sets this cookie to show relevant advertisements by tracking user behaviour across the web, on sites with Facebook pixel or Facebook social plugin.
IDE1 year 24 daysGoogle DoubleClick IDE cookies store information about how the user uses the website to present them with relevant ads according to the user profile.
li_sugr3 monthsLinkedIn sets this cookie to collect user behaviour data to optimise the website and make advertisements on the website more relevant.
MUID1 year 24 daysBing sets this cookie to recognise unique web browsers visiting Microsoft sites. This cookie is used for advertising, site analytics, and other operations.
test_cookie15 minutesdoubleclick.net sets this cookie to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE6 monthsYouTube sets this cookie to measure bandwidth, determining whether the user gets the new or old player interface.
VISITOR_PRIVACY_METADATA6 monthsYouTube sets this cookie to store the user's cookie consent state for the current domain.
YSCsessionYoutube sets this cookie to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt.innertube::nextIdneverYouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requestsneverYouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
Analíticos
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.
CookieDuraçãoDescrição
_clck1 yearMicrosoft Clarity sets this cookie to retain the browser's Clarity User ID and settings exclusive to that website. This guarantees that actions taken during subsequent visits to the same website will be linked to the same user ID.
_clsk1 dayMicrosoft Clarity sets this cookie to store and consolidate a user's pageviews into a single session recording.
_fbp3 monthsFacebook sets this cookie to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising after visiting the website.
_ga1 year 1 month 4 daysGoogle Analytics sets this cookie to calculate visitor, session and campaign data and track site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognise unique visitors.
_ga_*1 year 1 month 4 daysGoogle Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gcl_au3 monthsGoogle Tag Manager sets the cookie to experiment advertisement efficiency of websites using their services.
_gd*sessionGoogle sets this cookie to allow the use of Google Analytics service for anonymous visitor tracking on the website. Google Analytics is used to compile reports and improve the site.nn
_rdtrk9 years 6 months 12 days 7 hours 10 minutesUsed by RD Station to keep a list of all pages a visitor accessed within the domain even before conversion.
AnalyticsSyncHistory1 monthLinkedin set this cookie to store information about the time a sync took place with the lms_analytics cookie.
CLID1 yearMicrosoft Clarity set this cookie to store information about how visitors interact with the website. The cookie helps to provide an analysis report. The data collection includes the number of visitors, where they visit the website, and the pages visited.
MR7 daysThis cookie, set by Bing, is used to collect user information for analytics purposes.
rdtrk1 yearRD Station sets this cookie to store the list of all pages a visitor accessed within the user domain, even before conversion.
SMsessionMicrosoft Clarity cookie set this cookie for synchronizing the MUID across Microsoft domains.
Funcionais
Cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
CookieDuraçãoDescrição
langneverLinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting.
li_gc6 monthsLinkedin set this cookie for storing visitor's consent regarding using cookies for non-essential purposes.
lidc1 dayLinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection.
UserMatchHistory1 monthLinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing.
yt-player-headers-readableneverThe yt-player-headers-readable cookie is used by YouTube to store user preferences related to video playback and interface, enhancing the user's viewing experience.
yt-remote-cast-availablesessionThe yt-remote-cast-available cookie is used to store the user's preferences regarding whether casting is available on their YouTube video player.
yt-remote-cast-installedsessionThe yt-remote-cast-installed cookie is used to store the user's video player preferences using embedded YouTube video.
yt-remote-connected-devicesneverYouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos.
yt-remote-device-idneverYouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos.
yt-remote-fast-check-periodsessionThe yt-remote-fast-check-period cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences for embedded YouTube videos.
yt-remote-session-appsessionThe yt-remote-session-app cookie is used by YouTube to store user preferences and information about the interface of the embedded YouTube video player.
yt-remote-session-namesessionThe yt-remote-session-name cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences using embedded YouTube video.
ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEYneverThe cookie ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY is used by YouTube to store the last search result entry that was clicked by the user. This information is used to improve the user experience by providing more relevant search results in the future.
Desempenho
Cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a proporcionar uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
CookieDuraçãoDescrição
SRM_B1 year 24 daysUsed by Microsoft Advertising as a unique ID for visitors.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo