O que fazer para aumentar o colesterol bom (HDL)?

Hilab | 23 ago 2019

O colesterol bom recebe o nome de HDL (high density cholesterol) e é a fração de alta densidade dos colesteróis.

O HDL tem importante função no corpo humano. Ele é responsável por captar cristais de colesterol do sangue e da parede das artérias levando-os para o fígado, onde serão sintetizados em outros produtos ou eliminados.

Por este motivo, concentrações de HDL superiores a 40 mg/dL de sangue são consideradas benéficas e estão relacionadas a um menor risco de desenvolver doenças cardíacas. O HDL é conhecido como o “colesterol bom”.

Se você fez um exame de Perfil Lipídico e não sabe o que fazer para aumentar o seu HDL, siga as recomendações a seguir.

Como posso aumentar meu colesterol bom?

A prática regular de exercícios aeróbicos, a cessação do tabagismo e a diminuição do IMC (índice de massa corpórea), são fatores que contribuem para o aumento do colesterol bom.

Além disso, o uso de Estatinas, por aqueles com descontrole do colesterol, também demonstrou eficácia nessa elevação.

Mulheres apresentam, normalmente, HDL superior aos homens por possuírem maior nível de estrógeno. Por outro lado, doença recente, má nutrição, estresse, tabagismo e  sedentarismo reduzem esta fração lipídica boa.

O uso de medicações como diuréticos tiazídicos (hidroclorotiazida, clortalidona, etc.), corticóides e beta-bloqueadores também está associado com um HDL mais baixo. Por isso, se você faz uso de alguma dessas medicações, fique atento aos seus níveis de colesterol.

Quais doenças diminuem o colesterol bom?

O HDL reduzido pode variar desde um estágio moderado até um mais severo. A origem dessa deficiência ocorre, principalmente, devido a causas secundárias, como o tabagismo, o uso de alguns medicamentos, o sedentarismo, a síndrome metabólica, a obesidade, a diabetes, entre outras.

Esta baixa do colesterol bom pode acontecer, também, por um fator primário, ou seja, um defeito do próprio organismo. Dentre os principais representantes destes estão: a deficiência de LCAT, a doença de Tangier e outras mutações genéticas.

Quais são as consequências de um HDL baixo?

O HDL funciona como um “faxineiro” do organismo, limpando este das frações ruins do colesterol.

Sua função é muito importante na prevenção do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, especialmente das doenças ateroscleróticas, as placas de gordura que entopem os vasos do coração.

Quando o colesterol bom apresenta-se muito baixo, o risco de doenças cardíacas em 10 anos aumenta na mesma proporção.

Atualmente, com o aumento da ingestão de comidas processadas e gordurosas, já são observadas estrias de gordura na artéria de recém-nascidos, devido à dieta errada das mães. Por este motivo, a adoção de hábitos saudáveis, tanto na alimentação quanto na atividade física, é de extrema importância para uma vida e um envelhecimento saudáveis.

E você? O que está fazendo para aumentar o seu colesterol bom? Deixe sua resposta nos comentários. Caso você não saiba como está o seu colesterol, vá até uma farmácia e faça o exame de Perfil Lipídico.

Referências Bibliográficas

Medscape. HDL Cholesterol. Disponível em:  <https://emedicine.medscape.com/article/2087757-overview#showall>. Acesso em: 02 de agosto de 2019.

Medscape. Low HDL Cholesterol (Hypoalphalipoproteinemia). Disponível em: <https://emedicine.medscape.com/article/127943-overview>. Acesso em: 02 de agosto de 2019.

Sociedade Brasileira de Cardiologia. V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. Disponível em:  <http://publicacoes.cardiol.br/consenso/2013/V_Diretriz_Brasileira_de_Dislipidemias.pdf>. Acesso em: 02 de agosto de 2019.

Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. A diferença entre HDL e LDL colesterol. Disponível em: <http://www.socesp.org.br/blogdocoracao/2012/03/19/a-diferenca-entre-ldl-e-hdl-colesterol/>. Acesso em: 02 de agosto de 2019.

Hilab

Hilab

Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *