Home > Blog > Agendamento do exame de COVID-19: organize o atendimento na farmácia

Agendamento do exame de COVID-19: organize o atendimento na farmácia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Decretada em 11 de março de 2020 como pandemia pela Organização Mundial da Saúde, a doença infecciosa COVID-19 ganhou essa atribuição devido ao grande número de pessoas contaminadas pelo mundo. 

Desde esse momento, a disseminação do novo coronavírus vem sendo a principal questão de saúde pública, com a atenção das autoridades que pedem a colaboração de toda a sociedade para o controle da doença. 

Uma das soluções para o controle da pandemia é o adiantamento do diagnóstico de casos suspeitos, por meio da realização de exames. Com o exame Hilab de Coronavírus IgG e IgM, a triagem de COVID-19 já pode ser realizada em farmácias e drogarias, por um farmacêutico responsável. 

Entenda como a testagem para o novo coronavírus com o Hilab pode ser feita de uma maneira segura e prática, tanto para o farmacêutico, quanto para os pacientes.

Organizando o atendimento para exame de COVID-19

Com o aumento da procura dos exames para COVID-19, é preciso que os profissionais da saúde realizem o atendimento de forma controlada.  Na farmácia, é imprescindível adotar todas as medidas necessárias para evitar o contágio nesse estabelecimento, protegendo os clientes e funcionários, conforme orientações do Conselho Federal de Farmácia.

A fim de evitar aglomerações, o Conselho recomenda o controle do número de pacientes dentro do estabelecimento. Isso pode ser feito através de distribuição de senhas para atendimento, permitindo a entrada de 3 pessoas por vez no local.

Para organizar a distância entre as pessoas, a disposição física do espaço deve ser adequada, com a preparação de áreas isoladas para a realização do exame de COVID-19, minimizando o risco de contaminação.

Além de cuidar da disposição física da farmácia, é importante a disponibilização de álcool 70% para que todos os pacientes possam higienizar as mãos.

Distribuir máscaras para os pacientes que apresentam os sintomas de COVID-19 também é essencial pois a doença é transmitida principalmente pelo contato com gotículas respiratórias. Lembre-se que, agora, o Ministério da Saúde recomenda máscaras inclusive para as pessoas assintomáticas.

Agendamento do exame de COVID-19

Como a prioridade no momento é evitar aglomerações, uma medida simples para organizar o atendimento é o agendamento prévio do procedimento para os pacientes que tenham o interesse em realizar o exame de COVID-19.

A farmácia que prestará o serviço pode divulgar um canal para o agendamento de exames por  telefone, site ou outro tipo de rede, controlando o horário e o volume de pacientes que serão atendidos. 

Como o paciente que realizará o teste é um caso suspeito de COVID-19, os profissionais de saúde precisam estar devidamente protegidos no atendimento, para a segurança de todo o estabelecimento, ou seja, devem utilizar todos os Equipamentos de Proteção Individual necessários.

Profissional da saúde responsável pela realização de exames de COVID-19. Os EPI’s são essenciais para o atendimento.

 

Drive-thru de exames

Uma forma inovadora de atender a demanda dos testes de coronavírus é preparar um atendimento drive-thru na farmácia. Isso faz com que o paciente não precise sair de seu veículo para fazer o procedimento. 

Ao usar o estacionamento da farmácia para a realização do exame, é preciso dispor as vagas dos veículos para os pacientes. Para sinalizar visualmente o lugar, podem ser usado cartazes e/ou outros tipos de comunicação.

No atendimento drive-thru, os profissionais devem estar devidamente equipados com EPI’s e ter à disposição uma mesa ou móvel para aparar o kit do exame, produtos para higienização e o dispositivo Hilab.

Um exemplo de sucesso é o da rede Nissei em Curitiba, que aderiu ao atendimento drive-thru de exames Hilab no estacionamento da loja. Confira abaixo as imagens e veja como esse tipo de atendimento funciona.

Drive-thru-COVID-19Quer saber como ter o exame de COVID-19 na sua farmácia? Acesse aqui e veja quais são os requisitos.

Conselho Federal de Farmácia. Coronavírus – Atuação do farmacêutico frente à pandemia da doença causada pelo coronavírus. Disponível em: <http://www.cff.org.br/userfiles/Coronav%C3%ADrus%20orienta%C3%A7%C3%B5es%20a%20Farm%C3%A1cias%20da%20APS%20no%20SUS%20(1).pdf>. Acesso em: 14 de abril de 2020. 

Organização Mundial da Saúde. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus).Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875>. Acesso em: 14 de abril de 2020. 

GOSTOU DO ARTIGO? AVALIE

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

COMPARTILHE ESTE POST NAS REDES
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Fique por dentro de todas as novidades sobre saúde e mercado laboratorial. Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!

RELACIONADOS
Fique por dentro de todas as novidades sobre saúde e mercado laboratorial.
Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!
Contrate o Hilab

Preencha o formulário para que um de nossos consultores entre em contato com você.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.