Home > O que é RT-LAMP?

O que é RT-LAMP?

Conheça a técnica RT-LAMP, uma modalidade de exames que está revolucionando o diagnóstico molecular da COVID-19 por oferecer resultados em até 60 minutos.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Quando falamos em diagnóstico molecular da COVID-19, a maioria das pessoas lembra-se da RT-PCR, aquele exame realizado com um swab nasofaríngeo (uma haste de algodão flexível) e que detecta o material genético do novo coronavírus, indicando se o indivíduo está ou não infectado. 

A RT-PCR para COVID-19 pertence à categoria de testes de amplificação de ácido nucleico, do inglês NAAT – Nucleic Acid Amplification Test. Nestas técnicas, o material genético dos microrganismos é amplificado milhões de vezes, indicando presença ou ausência da infecção em questão. 

Recentemente, uma outra técnica de biologia molecular amplamente utilizada para o diagnóstico de doenças infecciosas como dengue, zika e chikungunya tem ganhado mais destaque e está agora revolucionando o diagnóstico da COVID-19: o RT-LAMP

Assim como a RT-PCR, o RT-LAMP também utiliza amostras de secreção da nasofaringe ou saliva. Em ambas as técnicas, são induzidas reações para a realização de transcrição reversa (RT) e uma fase de amplificação, na qual regiões específicas do SARS-CoV-2 são replicadas milhões de vezes. É desta forma que os dois exames apontam, por meio de resultados reagentes ou não reagentes, se o indivíduo está ou não com a COVID-19. Entenda como funciona esta técnica que oferece um resultado em até 1h. 

O que é RT-LAMP e como funciona 

LAMP é a sigla para amplificação isotérmica mediada por loop. Assim como a RT-PCR, o RT-LAMP é um teste de amplificação de ácido nucleico, do inglês NAAT – Nucleic Acid Amplification Test. Como vimos, ambas as técnicas induzem reações para realização de transcrição reversa (RT) e uma fase de amplificação.

No entanto, no RT-LAMP o processo é realizado em um ambiente isotérmico, sem as alterações na temperatura normalmente exigidas para a PCR. O LAMP portanto realiza a amplificação do DNA em uma única temperatura, utilizando uma enzima DNA polimerase com atividade de descolamento de tira, e primers desenhados de modo a formar grampos na fita de DNA (loops). A vantagem desta técnica reside no fato de que novos pontos de iniciação são criados para a amplificação dentro dos grampos, o que aumenta exponencialmente o número de sítios de ligação da polimerase e reduz o tempo da reação em relação à PCR.

Este sistema pode ser acoplado a um indicador de pH presente no mix de reação, o que permite a leitura da reação de amplificação por mudança na cor da solução.

A importância de democratizar o acesso aos exames de biologia molecular 

A RT-qPCR, apesar de ser considerada o padrão-ouro, apresenta limitações, como a necessidade de amostras de alta pureza, pessoal altamente treinado, instalações sofisticadas para processamento de amostras, além do acesso a equipamentos de laboratório caros. 

O resultado deste alto custo para os laboratórios que realizam este tipo de exame cai sobre o preço final pago pelo consumidor: o exame custa em média R$ 250,00 e pode chegar até a R$ 450,00 dependendo do laboratório. Além disso, como o processamento é feito em várias etapas e os laboratórios precisam lidar com o grande volume de exames de COVID-19, os resultados têm levado dias para ficarem prontos.  

No caso do RT-LAMP, o tempo desde a coleta da amostra até a emissão do laudo é de aproximadamente 60 minutos, o que torna o RT-LAMP um exame ágil, confiável e aplicável à toda a população. 

Sensibilidade, especificidade e acurácia 

Em relação à qualidade do RT-LAMP, os exames que utilizam a técnica para auxiliar no diagnóstico da COVID-19 desenvolvidos pelo laboratório Hilab, apresentaram especificidade de 98,8% e sensibilidade de 92%, equivalentes ao teste convencional RT-PCR. Já a acurácia acima de 97% quando comparado aos exames de RT-PCR.

Como funciona o RT-LAMP Hilab 

A Hilab, pioneira em Testes Laboratoriais Remotos, lançou recentemente uma nova modalidade de TLRs, agora para exames de biologia molecular

Assim como para a realização de outros exames Hilab, o primeiro passo consiste em cadastrar o paciente, que deve informar os dados pessoais, além de responder um questionário rápido com algumas perguntas sobre o início dos sintomas. Desta forma, o profissional da saúde que está fazendo o exame e o paciente ficam cientes sobre qual teste é o mais indicado para cada situação. 

Após o cadastro do paciente, é feita a coleta da amostra de secreção da nasofaringe. No caso do Hilab molecular, a amostra é coletada com um swab Swab flocked de nylon, indicado pelo CDC – Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, que permite mais conforto ao paciente. 

Após a coleta, essa amostra é dissolvida no tubo de extração que é colocado dentro do Hilab Molecular. Nesta etapa, o capsídio viral é rompido para que o material genético do vírus fique disponível na amostra. Na etapa de reação, o RNA viral é transformado em DNA. Regiões específicas do vírus são replicadas milhões de vezes para que o SARS-CoV-2 seja identificado na amostra. Em seguida, o dispositivo usa as amostras de controle positivo, negativo e interno para validar a reação, que é enviada ao laboratório via internet e analisada por profissionais de saúde do laboratório de análises clínicas Hilab. O paciente recebe o laudo assinado por SMS ou e-mail em até 1h.

Sobre a Hilab 

A Hilab é pioneira em Testes Laboratoriais Remotos no Brasil. Somos um laboratório de análises clínicas que há mais de 16 anos atua no mercado de tecnologia médica. 

Nós unimos o conhecimento dos melhores profissionais de saúde a tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas para garantir garantir resultados ágeis e de alta confiabilidade. 

Além da análise feita por profissionais da saúde do laboratório de análises clínicas Hilab, trabalhamos com um modelo de Inteligência Artificial, a C4i0, criada pela própria empresa que também analisa os resultados. 

Esta IA gera um resultado para os exames que são realizados no Hilab e o compara com os resultados fornecidos pelo analista do laboratório. Esta dupla verificação aumenta a segurança e a confiabilidade do resultado que enviamos para você.

Ficou interessado e quer contratar o nosso serviço? Preencha o formulário que em até 48h nós ligamos para você!

GOSTOU DO ARTIGO? AVALIE

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

COMPARTILHE ESTE POST NAS REDES
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Fique por dentro de todas as novidades sobre saúde e mercado laboratorial. Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!

RELACIONADOS
Fique por dentro de todas as novidades sobre saúde e mercado laboratorial.
Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!
Contrate o Hilab

Preencha o formulário para que um de nossos consultores entre em contato com você.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.