Hilab | 31 ago 2020
As farmácias brasileiras estão em ritmo intenso e planejam crescimento acelerado para os próximos anos, conforme dados da Abrafarma – Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias. Essa previsão mostra que a indústria farmacêutica está em plena expansão e saber se diferenciar da concorrência tornou-se um desafio ainda maior para os donos de estabelecimentos farmacêuticos.
É por isso que muitas redes de farmácias, acompanhando esse movimento e também a própria modificação dos hábitos do consumidor, estão buscando meios de diversificar serviços e fidelizar seus clientes.
Foi o que aconteceu com as Farmácias Cruzeiro, uma rede de farmácias de Ituiutaba/MG que entendeu que era hora de acompanhar essas mudanças. Eles buscaram ampliar sua oferta de serviços e foi aí que encontraram o Hilab.
A parceria tem trazido ótimos frutos até agora e a tendência é só melhorar. É o que conta o John Cássio, supervisor da Rede Cruzeiro, que bateu um papo bem legal com a gente sobre gestão de serviços farmacêuticos e trouxe detalhes da sua experiência com os testes rápidos do Hilab nas suas farmácias. Confira!
A Rede Cruzeiro é formada de dez drogarias e duas farmácias de manipulação que está há 29 anos no mercado. É uma empresa com base familiar e vem crescendo dia após dia. Hoje está presente em quatro cidades – em Ituiutaba/MG e região – e busca levar os melhores serviços e atendimento aos clientes.
Prezamos muito por qualidade, esse é um dos nossos diferenciais e trabalhamos incansavelmente para fazer entregas de excelência aos nossos clientes – queremos qualidade nos serviços prestados e nos produtos vendidos. Isto nos faz ser muito criteriosos com relação à parceiros e fornecedores de produtos.
Sobre a parceria com vocês, a Rede Cruzeiro procurou o Hilab com o objetivo de acompanhar as mudanças do mercado farmacêutico.
Hoje a farmácia está deixado para trás aquela imagem de perfumaria e distribuidora de remédios e passando a ser vista como um estabelecimento que presta serviços de saúde, o que muda totalmente o cenário.
Essas mudanças nos fizeram iniciar um projeto de cuidado farmacêutico (o Serviço Farmacêutico Cruzeiro), que conta com um ambiente dentro da farmácia especialmente para oferecer acompanhamento e orientação aos pacientes, bem como a prestação do serviço de Testes Laboratoriais Rápidos (TLRs) do Hilab.
Como eu te disse, os nossos clientes tiveram uma mudança de comportamento nos últimos tempos e as redes de farmácias precisaram se ajustar.
O farmacêutico de outros tempos era visto como responsável pela dispensação de medicamentos e a farmácia até como loja de conveniência em alguns casos, mas hoje o foco mudou, e está totalmente direcionado à prestação de serviços. Passamos a ser um real estabelecimento de saúde.
Agora o cliente consegue fazer as compras que fazia antes, mas, junto disso, ainda fazer o acompanhamento de prevenção da sua saúde.
Isso também é muito bom para a classe farmacêutica porque essa prestação de serviço feita pelos farmacêuticos dá mais autonomia a esses profissionais e ao estabelecimento como um todo. Tivemos uma grande mudança de antes de conhecermos o Hilab para agora.
A gente escolheu o Hilab por indicações que tivemos. Hoje vocês são muito populares no mercado, principalmente por causa dos TLRs. Então começamos a trabalhar com vocês justamente por serem referência naquilo que nós queríamos para a nossa rede.
Nós não vemos hoje a parceria com o Hilab como uma forma de solucionar um problema em si. Na verdade, vemos como uma boa oportunidade de melhorar a prestação de serviço aos nossos clientes e fidelizá-los.
É importante dizer que, de forma alguma, temos o intuito de substituir um atendimento médico. Hoje a Rede Cruzeiro trabalha também com parcerias médicas, inclusive encaminhamentos.
Então os testes rápidos do Hilab vieram muito mais com a função de facilitar o acesso à saúde por parte dos nossos clientes e estreitar nosso relacionamento também com a classe médica.
Sim, com certeza. Hoje temos alguns clientes que fazem exames – como por exemplo os de glicemia – semanalmente aqui com a gente para manter o acompanhamento das taxas.
Isto faz com que as pessoas cuidem da saúde, por meio dos exames, e ainda adquiram os demais produtos da loja, o que para nós é muito bom!
Muitas vezes o “novo cliente”, aquele que veio até nós para fazer exames na farmácia, também acaba voltando porque gostou do nosso atendimento e torna-se um cliente fiel.
Tivemos várias mudanças e todas elas foram boas. O Hilab somou muito no nosso portfólio de serviços ofertados ao público.
Com a parceria com vocês, aumentamos o fluxo dentro da loja, trazendo cada vez mais clientes para a Rede. Também passamos a ofertar um serviço diferente e aumentamos o valor percebido diante dos que já eram clientes antes da parceria com o Hilab.
Como vocês conseguem ofertar um suporte muito bom, conseguimos oferecer o melhor aos nossos clientes, então eles percebem isso de forma muito positiva.
Houve também uma mudança na percepção das pessoas sobre qual é papel do farmacêutico, trazendo uma visão mais positiva sobre estes profissionais e dando a eles o valor que devem ter.
Nossas experiência com vocês tem sido muito boa. Espero que ela perdure por muito tempo ainda, e que nós cresçamos cada vez mais, juntos!
Essa mudança que o John viu acontecer nas redes de farmácias dele também pode acontecer na sua rede ou farmácia independente. Entre em contato hoje e use os testes rápidos do Hilab para aumentar seu valor percebido e fidelizar clientes!
Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.
Deixe um comentário