Home > Teste de gravidez: o que é e como interpretar?

Teste de gravidez: o que é e como interpretar?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

O atraso menstrual é, geralmente, um dos primeiros sinais que levam mulheres a desconfiar de uma possível gravidez e procurar por um exame para confirmar ou não a suspeita.

Existem vários tipos de testes disponíveis no mercado, como o de teste de gravidez de urina – que oferece um resultado em poucos minutos – e os exames de sangue realizados em laboratórios – que são mais confiáveis quando comparados aos testes de urina, no entanto, apresentam resultados demorados.

Também existe a possibilidade de fazer um exame de gravidez de sangue, com resultado rápido, em muitas farmácias, drogarias, clínicas e laboratórios que trabalham com Testes Laboratoriais Remotos. 

Seja qual for o tipo de exame realizado, a interpretação do resultado pode gerar muitas dúvidas. Somado ao nervosismo do resultado, o entendimento torna-se ainda mais complicado se o laudo não apresenta orientações claras. Nesse artigo você vai entender como funcionam os exames de gravidez e como interpretá-los da maneira correta.

O que é o Beta-hCG?

O hCG é um hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana. Esse hormônio é produzido quando o óvulo é fertilizado e o blastocisto (nome dado ao zigoto, após as primeiras divisões celulares) se implanta no endométrio, que é o revestimento epitelial do útero.

O hCG é um hormônio secretado pela camada de células externa do blastocisto. Esse hormônio tem a função de estimular o corpo lúteo a continuar produzindo os hormônios estrogênio e a progesterona, o que previne a menstruação e permite a continuidade da gravidez.

Como o hCG é um hormônio encontrado no sangue de mulheres que estão grávidas, a presença do hCG é utilizada nos testes de gravidez. Tanto os exames de urina, quanto os exames de gravidez de sangue detectam a presença deste hormônio.

Como vimos, atualmente existem no mercado três tipos diferentes de exames de gravidez: o teste de urina (que pode ser comprado em farmácias), o teste de sangue (realizado em laboratórios convencionais) e os Testes Laboratoriais Remotos (também são de sangue e podem ser realizados em diferentes estabelecimentos de saúde como clínicas, farmácias, consultórios e também laboratórios).

1 – Teste de gravidez de urina

É o exame que detecta o hCG na urina e pode ser comprado em farmácias, motivo pelo qual também é conhecido como teste de gravidez de farmácia. A interpretação do resultado é de responsabilidade da pessoa que realizou o exame. Para fazer esse teste, os fabricantes recomendam conferir a data de validade (testes fora do prazo podem mostrar um resultado incorreto).

Também é recomendado utilizar a primeira urina do dia, uma vez que essa é a urina mais concentrada. Você deve seguir essa recomendação principalmente se for realizar o teste muito precocemente pois pode ser que os níveis de hCG não estejam altos o suficiente para que sejam detectados pelo teste.

Ao coletar a amostra, coloque-a em um recipiente limpo. A amostra também pode ser coletada diretamente no fluxo de urina. Siga as instruções do fabricante para cronometrar o tempo.

Interpretação do resultado

Os exames de gravidez de urina geralmente apresentam o resultado em linhas. Todos eles apresentam uma linha denominada linha controle. É essa a linha que mostra que o teste está funcionando da maneira adequada. Portanto, uma linha na fita reagente do exame de gravidez indica um resultado negativo, ou seja, que você não está grávida.

Caso o exame mostre duas linhas, mesmo que uma das linhas esteja fraca, o resultado indica gravidez.

Como esse exame indica somente um resultado positivo ou negativo, ele é um teste qualitativo. 

Resultado negativo: a tira reagente mostra somente uma linha (linha controle).
Resultado positivo: a tira reagente mostra duas linhas.

Vantagens do teste de urina: resultado em poucos minutos.

Desvantagens do teste de urina: possuem mais interferentes quando comparados aos exames de sangue porque detectam o hCG na urina.

2 – Teste de gravidez laboratorial

É o exame que detecta o hCG em amostras de sangue. Esse exame é realizado em laboratórios de análises clínicas e por isso apresenta um laudo assinado por um responsável técnico. Diferente do teste de gravidez de urina, o exame laboratorial é quantitativo, ou seja, indica a quantidade de hormônio presente no sangue.

Interpretação do resultado

Um resultado abaixo de 5 mIU/mL é considerado negativo para gravidez. Qualquer resultado acima de 25 mIU/mL é considerado positivo para gravidez. Valores entre 6 e 24 mIU/mL são considerados imprecisos, neste caso é necessário repetir o exame.

Vantagens: este exame é quantitativo, de sangue e apresenta um resultado mais confiável quando comparado aos testes de urina.

Desvantagens: resultado demorado.

3 – Teste Laboratorial Remoto (TLR) de gravidez

Assim como o exame realizado em um laboratório convencional, detecta o hCG em amostras de sangue. No entanto, o Teste Laboratorial Remoto, além de estar atrelado a um laboratório de análises clínicas (assim como o exame realizado em um laboratório), oferece um resultado em apenas 15 minutos. Isso acontece porque este exame, como o próprio nome diz, é remoto, ou seja, a amostra é digitalizada e enviada através da internet para o laboratório de análises clínicas responsável pela análise e emissão do laudo.

Esses exames podem ser realizados em farmácias – em salas de atendimento farmacêutico – em clínicas, consultórios e também em laboratórios de análises clínicas que possuem esse tipo de tecnologia para entregar aos clientes resultados rápidos e confiáveis.

Interpretação do resultado

Um resultado abaixo de 5 mIU/mL é considerado negativo para gravidez. Qualquer resultado acima de 25 mIU/mL é considerado positivo para gravidez. Valores entre 6 e 24 mIU/mL são considerados imprecisos, neste caso é necessário repetir o exame.

Para interpretar o exame, basta ver no laudo a quantidade de hormônio que foi detectada no seu sangue. Veja o que cada faixa de valores significa:

  • Entre 0-10 mUI/mL: Estes valores não são considerados indicativos de gravidez;
  • Entre 11-25 mUI/mL: Valores inconclusivos, por isso é necessário repetir o teste em 48 horas;
  • Entre 26-1500 mUI/mL: Valores considerados indicativos de gravidez. Procure um médico para confirmar ou não a suspeita;
  • Superior a 1500 mUI/mL: Valores considerados indicativos de gravidez. Procure um médico para confirmar ou não a suspeita.

Vantagens: é um exame de sangue com resultado em poucos minutos.

Posso confiar nos resultados dos exames de gravidez?

Atualmente a maioria dos testes são desenvolvidos sob rigorosos processos de qualidade e validação para diminuir o máximo possível as chances de resultados errôneos. Algumas vezes os testes de gravidez podem sim apresentar resultados incorretos, como falsos positivos – quando não há gravidez mas o teste acusa positivo – e falsos negativos – quando há gravidez mas o teste acusa que não tem.

São vários os motivos que podem levar a resultados incorretos, como coleta incorreta, erros no processamento das amostras e uso de determinados medicamentos ou suplementos que podem interferir na análise da amostra.

No caso do exame de gravidez, um dos principais interferentes é a biotina, conhecida como vitamina B7 e presente em vários suplementos e medicamentos e outros produtos como polivitamínicos, barras nutritivas e suplementos nutricionais. As altas concentrações de biotina no sangue podem levar a um resultado falso-positivo nesse exame.

É por esse motivo que, antes de fazer o exame de gravidez, o profissional de saúde pergunta se o paciente está fazendo uso de algum produto que possua biotina. Caso esteja, uma nova coleta deverá ser realizada após 72 horas sem que o paciente esteja fazendo uso da substância.

Quando devo fazer o teste de gravidez?

O exame de gravidez deve ser realizado, preferencialmente, após o atraso menstrual. Realizar o exame antes do atraso pode levar a resultados falsos-negativos – quando há gestação mas o resultado indica que não. Quando o exame é realizado em um período muito precoce, o indicado é realizar o exame novamente alguns dias depois.

O resultado do exame de gravidez foi positivo? O que devo fazer para confirmar a gravidez?

Após um resultado positivo é importante procurar um médico para realizar outros exames e, assim, confirmar ou não a gestação. Lembre-se que o exame de gravidez não define o diagnóstico e é necessário confirmar a gravidez.

Outros exames que podem ser realizados para confirmá-la incluem a ultrassonografia, a ultrassonografia transvaginal e o β-hCG seriado.

Além do atraso na menstruação, quais são os outros sintomas de gravidez?

Embora a menstruação atrasada seja o primeiro sinal percebido pela maioria das mulheres outros sintomas podem indicar uma possível gravidez como:

  • Enjoos e vômitos;
  • Cansaço frequente;
  • Desejo por alimentos;
  • Vontade de urinar com frequência;
  • Seios sensíveis ou formigando
  • Inchados e sangramento incomum.

Os sintomas são causados pelas mudanças hormonais, principalmente pela produção de estrogênio e progesterona. Também é possível não desenvolver nenhum sintoma e é por isso que a gravidez pode ser descoberta somente muitos meses depois.

Gostou de saber mais sobre o exame de gravidez? Está procurando um exame rápido e confiável? Saiba mais sobre o Teste Laboratorial Remoto Hilab. 

Referências Bibliográficas:

CIM CRF-PR. CIM Formando. Interação de fármacos com exames de laboratório. Disponível em: <https://www.crf-pr.org.br/uploads/revista/35428/BFtOSB44cJW25q_WSqPV8rq3vZJ_1Y2_.pdf>. Acesso em: 15 de março de 2021.

GOSTOU DO ARTIGO? AVALIE

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

COMPARTILHE ESTE POST NAS REDES
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Fique por dentro de todas as novidades sobre saúde e mercado laboratorial. Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!

RELACIONADOS
Fique por dentro de todas as novidades sobre saúde e mercado laboratorial.
Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!