Vacina da febre amarela: quem já tomou precisa tomar de novo?

Hilab | 05 jan 2022

O verão é o período de maior risco de transmissão da febre amarela, uma doença infecciosa febril aguda, transmitida por mosquitos. A doença é de alta letalidade, ou seja, tem altas chances de levar à óbito. 

A maioria das pessoas sabe que a vacinação é uma das medidas mais importantes para prevenir e controlar a doença. No entanto, nem todos sabem quem pode receber a vacina, com que frequência ela deve ser tomada e quais são as reações adversas. 

Acompanhe o post a seguir e tire todas as dúvidas sobre a vacina da febre amarela. 

Quando preciso tomar a vacina novamente? 

A vacina é disponibilizada gratuitamente em postos de saúde. Se você já foi vacinado, não há necessidade de tomar a vacina novamente.  

Desde 2017, o Ministério da Saúde segue a orientação da Organização Mundial da Saúde e recomenda apenas uma dose da vacina por toda a vida. 

Quem deve tomar a vacina?

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação é recomendada em grande parte do território brasileiro. 

Para saber se você deve tomá-la, basta procurar a unidade de saúde mais próxima. Você pode também baixar o Conecte SUS Cidadão, um aplicativo oficial do Ministério da Saúde, onde é possível visualizar seu histórico de vacinas.

Todas as pessoas que moram em áreas recomendadas para a vacina devem buscá-la, principalmente neste período, onde o risco de transmissão é maior. 

Quais são as restrições? 

– Crianças e idosos 

Crianças a partir de nove meses e adultos até 59 anos podem se vacinar. 

No entanto, pessoas com mais de 60 anos devem se vacinar somente se residirem em regiões de transmissão da febre amarela ou forem viajar para áreas de transmissão da doença. Deve-se avaliar o risco de efeitos adversos. 

– Mulheres grávidas ou que estão amamentando 

Em geral, a vacina não é recomendada para gestantes e mães que estão amamentando crianças menores de 6 meses. 

Grávidas e mulheres amamentando devem ser vacinadas de acordo com o risco de contrair a doença, ou seja, se residirem em locais próximos onde ocorreu a confirmação de circulação do vírus ou se irão viajar para áreas de risco. Mesmo assim, os riscos e benefícios devem ser discutidos, uma vez que a vacina é feita com o vírus atenuado, que pode ser transmitido ao bebê através da placenta e da amamentação. 

O aleitamento materno deve ser suspenso por 10 dias após a vacinação. Mulheres que estão amamentando também devem procurar um serviço de saúde para orientação e acompanhamento. 

– Pessoas vivendo com HIV 

Pessoas que têm HIV podem se vacinar desde que não apresentem imunodeficiência grave. Poderá ser utilizado o último exame de LT-CD4 (independente da data), desde que a carga viral atual (menos de seis meses) se mantenha indetectável.

Quais são as contraindicações? 

  • Crianças com menos de 6 meses de idade;
  • Indivíduos com histórico de reação anafilática a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina e outros produtos que contêm proteína animal bovina);
  • Pacientes com histórico de doenças do timo (miastenia grave, timona, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica), também devem buscar orientação de um profissional de saúde
  • Pacientes com imunossupressão de qualquer natureza:
  • Pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave;
  • Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores);
  • Pacientes submetidos a transplante de órgãos;
  • Pacientes com imunodeficiência primária;
  • Pacientes com neoplasias.

Como vimos, gestantes devem ser avaliadas de acordo com o risco de contrair a doença, dependendo da área em que moram ou para a qual irão viajar.

Vou viajar. Quando devo tomar a vacina? 

Você deve tomar a vacina apenas se for viajar para áreas com indício de febre amarela. A vacina deve ser administrada no mínimo 10 dias antes do deslocamento para a área de risco. 

Não posso tomar a vacina. Como posso me proteger? 

Se você não pode tomar a vacina, o recomendável é evitar áreas de mata em regiões onde a doença está presente. Também é importante usar repelentes, calças compridas, colocar telas em janelas e evitar perfume em áreas de mata. 

Onde tomar a vacina? 

A vacina pode ser tomada em unidades básicas de saúde. Procure a unidade mais próxima à sua casa. 

Perdi meu cartão de vacinação. O que devo fazer? 

Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência para fazer um novo cartão. Você poderá se vacinar normalmente, no entanto, é importante guardar o seu cartão com cuidado, pois nele seu histórico de vacinação está registrado.

Que tipos de reação a vacina pode causar? 

A vacina pode causar febre, dor local, dor de cabeça e dor no corpo.

Por que é importante se vacinar? 

A vacinação é essencial para deixar a população protegida contra doenças.  Independente da sua idade e se há ou não campanha de vacinação, você deve procurar a unidade de saúde mais próxima para verificar se está com todas as vacinas em dia. A febre amarela é uma doença de alta letalidade. 

Quais são os sintomas da febre amarela?  

Os sintomas iniciais aparecem 3 a 6 dias após a pessoa ter sido infectada e incluem febre de início súbito, dores nas costas, náuseas e vômitos, fadiga, fraqueza e dores no corpo. 

Grande parte das pessoas apresenta melhora após os sintomas iniciais, no entanto, cerca de 15% apresenta um período de horas sem sintomas e depois desenvolve a forma grave da doença. Por isso, é importante procurar uma unidade de saúde e ficar atento. 

O que é a forma grave da febre amarela? 

Os sintomas da forma grave incluem febre alta, hemorragia e icterícia (pele amarelada). A pessoa também pode desenvolver choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem a forma grave podem morrer. 

O que fazer em caso de suspeita de febre amarela? 

Se você identificou alguns destes sintomas, independente de serem graves ou não, procure a unidade de saúde mais próxima. Informe se você fez qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas, se você já tomou a vacina contra a febre amarela (também é importante informar a data) e se você observou macacos mortos próximos aos locais onde você esteve (acione o centro de zoonoses do seu município). 

Como é o tratamento?

O tratamento é sintomático. Medicamentos como AAS (Aspirina) devem ser evitados, uma vez que podem favorecer o aparecimento de hemorragias. 

O paciente deve permanecer hospitalizado, em repouso, com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas quando indicado. Nas formas graves da doença, o paciente deve ser atendido na UTI. 

Quer receber mais conteúdos assim em primeira mão? Assine o Blog do Hilab e curta nossa página no Facebook!

Referências Bibliográficas

Brasil. Ministério da Saúde. Orientações sobre vacinação. Disponível em: <http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/vacinacao/orientacoes-sobre-vacinacao>. Acesso em: 26 de novembro de 2018.

Brasil. Ministério da Saúde. Febre Amarela: causas, sintomas, diagnóstico, prevenção e tratamento. Disponível em: <http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/febre-amarela-sintomas-transmissao-e-prevencao>. Acesso em: 26 de novembro de 2018.

Brasil. Ministério da Saúde. Vacinação febre amarela. Disponível em: <http://portalms.saude.gov.br/artigos/920-saude-de-a-a-z/febre-amarela/10771-vacinacao-febre-amarela>. Acesso em: 26 de novembro de 2018.

Medscape. Debate sobre segunda dose da vacina de febre amarela volta à tona. Disponível em:  <https://portugues.medscape.com/verartigo/6504051?src=mkm_ptmkt_191012_mscmrk_ptexcnws_nl&uac=329291MK&impID=2126497&faf=1> . Acesso em: 14 de outubro de 2019.

saude.mg.gov.br. Tire suas dúvidas. Disponível em: <http://www.saude.mg.gov.br/duvidasfebreamarela>. Acesso em: 26 de novembro de 2018.

Hilab

Hilab

Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *