Triglicerídeos altos: o que fazer para baixar os níveis?

Hilab | 09 mar 2021

Os triglicerídeos são as principais gorduras do nosso organismo e, também, nosso principal estoque energético.

Quando nos alimentamos, as calorias provenientes dos alimentos são utilizadas para que nosso corpo mantenha suas funções normais durante o dia. Entretanto, quando há um excesso de calorias, nosso sistema irá armazenar essa energia na forma de triglicerídeos (gordura) em nosso tecido adiposo.

O que causa a elevação dos triglicerídeos?

A principal causa desta alta é o hábito alimentar errado. Não são somente os alimentos ricos em gordura que causam esse aumento, açúcares,  cereais e farinhas brancos também são responsáveis.

Estes alimentos possuem grande quantidade de calorias e são digeridos muito rapidamente, ficando disponíveis energeticamente da mesma maneira. Assim, como falado anteriormente, terão seu excesso armazenado como triglicerídeos.

O que os triglicerídeos altos podem causar?

A curto prazo, as pessoas com triglicerídeos elevados não apresentarão nenhum sintoma, mantendo, assim, sua dieta habitual, o que pode continuar a agravar o quadro.

Em um quadro mais arrastado, os pacientes podem vir a desenvolver pancreatite e doenças cardiovasculares como consequência dos altos triglicérides.

Estudos recentes demonstraram que os triglicerídeos também são responsáveis pela formação da placa de gordura em vasos do coração, aumentando o risco de infarto e de acidente vascular cerebral (derrame).

Como é diagnosticada essa condição?

Os triglicérides elevados, geralmente, são diagnosticados quando o paciente apresenta fatores de risco para desenvolver dislipidemia (alteração dos níveis de qualquer um dos colesteróis).

Estes fatores são: dieta não saudável, sedentarismo (não realizar exercícios físicos), tabagismo, obesidade, pressão alta, diabetes, hipotireoidismo, entre outros.

Ao observar qualquer uma dessas situações, o médico solicita o exame de Perfil Lipídico, que avalia todas as frações do colesterol, inclusive os triglicerídeos.

Como posso diminuir os triglicerídeos?

A principal maneira é a adoção de um estilo de vida saudável. Isto inclui uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios físicos, especialmente os aeróbicos (corrida, bicicleta, natação, pular corda, etc.).

Na alimentação, devem ser evitados os pães e massas feitos com farinhas brancas ou de mandioca; utilizar adoçantes, como a sucralose, ao invés de açúcar; ingerir 3 porções de fruta ao dia, como alternativa a chocolate e outros doces; preferir carnes brancas e magras, como peixes e frango; utilizar leite e derivados desnatados; evitar frituras e alimentos industrializados.

Como é o tratamento?

Caso o paciente, mesmo adotando um estilo de vida saudável, não consiga controlar seus níveis de colesterol, ou caso esse possua alguma doença que dificulte o controle, o médico iniciará o tratamento farmacológico.

Cada fração do colesterol tem seu remédio específico, e cada paciente terá o tratamento individualizado de acordo com suas necessidades.

Os principais representantes da farmacologia para triglicerídeos são o ácido nicotínico e os fibratos, que agem diminuindo os níveis de triglicérides no organismo. É importante ressaltar que nenhum tratamento deve ser iniciado sem orientação médica, isso pode acarretar consequências graves e até mesmo irreversíveis.

Gostou do conteúdo? Aproveite para curtir a página do Hilab no Facebook!

Referências Bibliográficas:

Anvisa. Dislipidemia. Disponível em:<http://portal.anvisa.gov.br/documents/33884/412160/Saude_e_Economia_Dislipidemia_Edicao_n_6_de_outubro_2011.pdf/a26c1302-a177-4801-8220-1234a4b91260>. Acesso em: 08 de agosto de 2019.

Cleveland Clinic. Triglycerides. Disponível em:<http://my.clevelandclinic.org/services/heart/prevention/risk-factors/cholesterol/triglycerides>. Acesso em: 08 de agosto de 2019.

Mayo Clinic. Triglycerides. Disponível em:<http://www.mayoclinic.org/triglycerides/art-20048186?pg=2>. Acesso em: 08 de agosto de 2019.

Ministério da Saúde. V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. Disponível em:<http://ref.scielo.org/z3jbg5>. Acesso em: 08 de agosto de 2019.

Prefeitura Municipal de Campinas. Orientação Para Triglicérides Altos. Disponível em:<http://www.saude.campinas.sp.gov.br/saude/especialidades/nutricao/Orientacao_nutricional_para_Triglicerides_Alto_FO1230.pdf>. Acesso em: 08 de agosto de 2019.

Hilab

Hilab

Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *