Exames de rotina para homens: quais são os mais indicados?

Hilab | 18 jan 2021

Alguns exames de rotina para homens são essenciais para a identificação precoce de doenças, o que aumenta as chances de um tratamento eficaz e com menos sequelas.

Segundo os Dados de Morbimortalidade Masculina no Brasil, divulgados pelo Ministério da Saúde, homens vivem em média sete anos a menos do que as mulheres. Além de óbitos causados por causas externas, como acidentes e violência, ainda é alto o índice de mortalidade por doenças digestivas, cardiovasculares e infecções sexualmente transmissíveis.

Leia o texto a seguir e saiba mais sobre exames para homens.

Quais são os exames recomendados? 

Os exames de sangue são os principais detetives nas investigações de saúde. Os resultados saem direto do laboratório e não necessitam de procedimentos invasivos. Os exames mais importantes para a saúde masculina são:

  • Hemograma completo

Esse exame consegue avaliar as células sanguíneas, contagem de plaquetas, proteínas no sangue, reticulócitos e índices hematológicos. Com o hemograma é possível detectar a anemia, uma doença do sangue capaz de causar arritmia cardíaca se não tratada.

  • Perfil Lipídico

Esse exame consegue avaliar os níveis de colesterol, ajudando no diagnóstico e tratamento de dislipidemias que podem ser secundárias a doenças como diabetes, hipotireoidismo, disfunções renais e hepáticas.

O que conhecemos como colesterol  alto, apresenta risco principal à saúde do coração. Diversas doenças cardiovasculares estão envolvidas com a desregulação do colesterol e seu impacto na pressão arterial.

Para evitar essa doenças, é importante, além fazer o exame de perfil lipídico com frequência e de  se atentar ao seu histórico familiar, estar atento a outros fatores de risco, como o consumo excessivo de alimentos gordurosos e/ou bebidas alcoólicas, rotinas estressantes, tabagismo, entre outras coisas que envolvem o estilo de vida de muitos homens.

  • Glicose

Níveis anormais de glicose no sangue podem indicar um quadro de diabetes tipo 2. Apesar de mulheres serem mais acometidas, o aumento de homens com diabetes vêm sendo expressivo. Essa doença crônica traz para o organismo desde complicações metabólicas, até a disfunção erétil como sintoma.

  • PSA

Esse exame é indicado principalmente para homens com mais de 50 anos, obesos, com histórico familiar de câncer de próstata, além de homens com sintoma de câncer desse tipo de câncer..

Apesar do reconhecimento do exame no rastreio do câncer de próstata, os seus resultados podem estar associados a outras doenças da próstata, como Hiperplasia Prostática Benigna e a prostatite aguda.

  • ISTs

A saúde masculina também envolve Infecções Sexualmente Transmissíveis, ou ISTs, que podem ser detectadas também por exames laboratoriais. Entre os exames principais estão o de HIV, de hepatite B (HBsAg) e de hepatite C (anti-HCV) e sífilis.

  • Creatinina

A dosagem dos níveis de creatinina no sangue é um dos métodos mais usados para avaliação da função renal. Esse é um importante exame para avaliar se os rins estão funcionando adequadamente, sem quaisquer infecções ou disfunções.

  • Hormônios

A partir dos 50 anos, ocorre a diminuição lenta e gradual dos níveis de testosterona, período conhecido como andropausa. Em alguns casos, exames de sangue podem indicar a necessidade da reposição hormonal.

Por que os homens ficam doentes e falecem mais do que as mulheres?

A falta de atenção da população masculina com os cuidados da saúde é um fator estatístico. Dentre os motivos listados pelo Ministério da Saúde, estão o medo de descobrirem doenças e o descuido com hábitos saudáveis por serem crentes de que nunca vão adoecer e por isso acabam acumulando diversas complicações de saúde.

A solução pode estar em serviços de saúde que ofereçam qualidade e autonomia, que simplifiquem os esforços dos cuidados de saúde e que se encaixem na rotina desses homens. 

Como ter autonomia na saúde com o Hilab? 

Já é possível prevenir doenças e acelerar tratamentos de forma simples e descomplicada com os exames laboratoriais Hilab. Aproveite a nossa tecnologia para fazer exames de sangue com resultados rápidos e laudos assinados por profissionais do nosso laboratório.

Foque em qualidade de vida com o apoio dos exames laboratoriais! Clique aqui e saiba o que o Hilab pode fazer pela sua saúde.

Referências bibliográficas

Ministério da Saúde. Perfil da Situação do Homem no Brasil. Disponível em: <https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2014/maio/21/CNSH-DOC-Perfil-da-Situa—-o-de-Sa–de-do-Homem-no-Brasil.pdf> Acesso em: 22/12/2020.

Ministério da Saúde. Dados de Morbimortalidade Masculina no Brasil. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/dados_morbimortalidade_masculina_brasil.pdf> Acesso em: 22/12/2020.

Ministério da Saúde. Saúde do Homem: exames e procedimentos são fundamentais para a identificação precoce de doenças. Disponível em: <http://www.blog.saude.gov.br/index.php/34455-saude-do-homem-exames-e-procedimentos-sao-fundamentais-para-a-identificacao-precoce-de-doencas> Acesso em: 22/12/2020.

Sociedade Brasileira de Diabetes. Dados epidemiológicos do diabetes mellitus no Brasil. Disponível em: <https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/SBD-_Dados_Epidemiologicos_do_Diabetes_-_High_Fidelity.pdf> Acesso em: 22/12/2020.

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Sobre Reposição Hormonal Masculina. Disponível em: <https://www.endocrino.org.br/sobre-reposicao-hormonal-masculina/> Acesso em: 23/09/2021.

Hilab

Hilab

Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *