Exames laboratoriais na farmácia: por quais devo começar?

Antes de iniciar o serviço de exames laboratoriais na farmácia, muitos de nossos clientes têm dúvidas sobre quais exames escolher: Beta hCG? Hepatites e TSH? Perfil Lipídico e PSA?

Para lhe ajudar na escolha, separamos algumas dicas. Confira no artigo a seguir:

1. Comece pelo mais “simples”

Grande parte dos nossos clientes começa oferecendo o exames de Beta hCG, que é o teste utilizado para detectar a gravidez. O motivo? Muitas mulheres que estão com suspeita de gravidez acabam recorrendo à farmácia para comprar os testes de urina, em busca de um resultado rápido. Porém, o exame de beta hCG Hilab além de oferecer um resultado tão rápido quanto o exame de urina – considerando que a mulher faz o exame na hora e não precisa procurar um local adequado para coletar a urina – traz a grande vantagem de ser mais confiável – é um exame de sangue e, por isso, tem menos interferentes.

2. Avalie o público da sua farmácia

Avaliar o público da sua farmácia pode dar importantes insights sobre quais exames seriam os mais indicados:

  • Seu público é formado principalmente por idosos ou pessoas acima de 40 anos? Considere oferecer os exames de Perfil Lipídico e Hepatite C.
  • Muitas mulheres frequentam a farmácia em busca de ácido fólico ou sua farmácia está localizada próxima a clínicas de fertilização? Considere oferecer o exame de Beta hCG.
  • Você tem muitos clientes diabéticos? Ofereça os exames de Glicemia e Hemoglobina Glicada, para que eles possam fazer o acompanhamento da doença.

3. Avalie quais exames trarão mais qualidade de vida para seus clientes

O Rastreamento em Saúde visa a identificação provável de doença ou condição de saúde não identificada, pela aplicação de testes, exames ou outros procedimentos que possam ser realizados rapidamente. Na sequência, o profissional de saúde orienta e faz o encaminhamento do paciente aos serviços de saúde para diagnóstico e tratamento.

O Diabetes mellitus e a Dislipidemia são exemplos de condições que podem ser rastreadas. Para rastrear estas doenças são indicados os seguintes exames: Glicemia (nível de glicose no momento da coleta), Hemoglobina Glicada (média da glicose dos últimos 3 meses) e Perfil Lipídico (Colesterol Total e suas frações e Triglicerídeos).

Todos esses exames são importantes para o manejo das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), que são a causa principal de mortalidade e de incapacidade prematura na maioria dos países em desenvolvimento, incluindo o Brasil.

4. Avalie a sua equipe: qual é o perfil do seu farmacêutico?

Segundo Correr (2016) podemos distinguir dois tipos diferentes de profissional farmacêutico: o “farmacêutico dispensador” e o “farmacêutico clínico”.

O farmacêutico dispensador é aquele que tem menos contato com o paciente, atua na distribuição dos medicamentos e das prescrições de modo geral. É o farmacêutico que cuida do balcão.

Já o farmacêutico clínico é aquele que trabalha mais ativamente na prestação de serviços ao paciente. Ou seja, é aquele que faz consultas, revisa a medicação, faz o acompanhamento dos pacientes, faz exames laboratoriais na farmácia, entre outros serviços. Com isso, atua de forma mais direta na saúde do paciente, solucionando diversos problemas.

Caso a sua equipe seja formada por farmacêuticos com perfil dispensador, considere iniciar o serviço Hilab oferecendo os exames de Beta hCG e Perfil Lipídico que já tem uma grande procura. Assim, seu farmacêutico poderá se preparar para o oferecer outros tipos de exames.

Caso você tenha farmacêuticos com o perfil clínico na sua equipe, você já poderá oferecer um portfólio maior de exames como Hepatites, HIV, Sífilis, entre outros.

Ainda não oferece exames laboratoriais na farmácia? Não deixe de conversar com o nosso time comercial. Contrate a Hilab! 

Referências Bibliográficas

Correr, Cassyano Januário. Farmácia Clínica e a prestação de serviços farmacêuticos.  1. ed. Curitiba: Ed. Practice, 2016. 132 p.

Serviços farmacêuticos diretamente destinados ao paciente, à família e à comunidade: contextualização e arcabouço conceitual/Conselho Federal de Farmácia. – Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2016. 200 p.

Assine também nossa newsletter

Receba dicas sobre saúde e novidades do mercado laboratorial antes de todos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Micheli Pecharki

Micheli Pecharki

Micheli é Bióloga e coordenadora de conteúdos na Hilab. Acredita que transformar o conhecimento técnico em algo acessível é essencial para que as pessoas saibam como cuidar mais da própria saúde e vivam, assim, com mais qualidade de vida. É apaixonada por cachorros e escrever e nas horas vagas gosta de estar em contato com a natureza.

12 comentários em “Exames laboratoriais na farmácia: por quais devo começar?”

    1. Avatar
      Marketing Hilab

      Olá, Fábio!

      Dependendo do tipo de clínica, é possível sim, implementar o Hilab.
      Passamos o seu contato para a nossa equipe comercial, eles podem lhe informar melhor.

      Agradecemos o seu comentário.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

    1. Avatar
      Marketing Hilab

      Olá, Altair! Tudo bem?

      O equipamento é enviado na forma de comodato. Você não paga pelo equipamento e sim pelos exames laudados.

      O laboratório do Hilab é responsável por laudar cada um dos exames e o resultado é enviado para o cliente via portal ou aplicativo.

      Em relação aos valores, já passamos o seu contato para a nossa equipe comercial. 🙂

      Logo eles entrarão em contato por e-mail para responder a sua pergunta e solicitar o seu telefone, por isso é importante verificar a sua caixa de spam. O e-mail da equipe comercial é [email protected] e o número (41) 98435-4795.

      Agradecemos o seu comentário!
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

    1. Avatar
      Marketing Hilab

      Olá, Jose! Tudo bem?

      Agradecemos o seu interesse no serviço Hilab! Passamos o seu contato para a nossa equipe comercial, em breve eles entrarão em contato com os valores.
      O e-mail da nossa equipe é [email protected]

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, precisa de alguma informação?

 

Eu posso te ajudar! 😃