Veja 5 dicas para montar uma sala de serviços farmacêuticos

Hilab | 03 set 2019


Já pensou em montar uma sala de serviços farmacêuticos? Este espaço já é uma realidade em muitas farmácias do Brasil.

De acordo com dados da Abrafarma, hoje, já são mais de 1,6 mil consultórios farmacêuticos no país, contando apenas o número das grandes redes. Somente no ano passado, foram realizados mais de  2,5 milhões de atendimentos, contra 1,4 milhão registrado em 2017.

Confira, neste artigo, as principais dicas para implementar uma sala de serviços farmacêuticos, ou para aplicar na sua sala, caso seu estabelecimento já possua um local destinado à estes serviços.

1. Avalie a estrutura física

A RDC 44/2009 da Anvisa não estabelece um tamanho mínimo para uma sala de serviços farmacêuticos. No entanto, para garantir a segurança dos pacientes, é importante que a farmácia siga as recomendações dessa resolução, que dispõe sobre as boas práticas farmacêuticas.

Segundo a resolução,  “o ambiente para prestação dos serviços que demandam atendimento individualizado deve garantir a privacidade e o conforto dos usuários, possuindo dimensões, mobiliário e infra-estrutura compatíveis com as atividades e serviços a serem oferecidos.”.

O tamanho médio de um sala básica, com mesas, cadeiras, computador, e equipamentos para exames rápidos é de aproximadamente 6 m².

2. Invista no treinamento da sua equipe

Antes de implementar sua sala de serviços farmacêuticos, procure oferecer para a sua equipe os treinamentos necessários para que os profissionais possam oferecer o melhor atendimento para os seus clientes.

Perceba se, na sua equipe de farmacêuticos, existe algum profissional com perfil clínico. Ou seja, se na sua equipe alguém já trabalha mais ativamente na prestação de serviços ao paciente.

Procure avaliar quais farmacêuticos gostariam de fazer consultas, revisar a medicação, fazer o acompanhamento dos pacientes e realizar Testes Laboratoriais Remotos. 

3. Fique atento ao atendimento

Um bom atendimento faz toda a diferença. Durante o atendimento farmacêutico, seja empático, cordial e disposto a tirar as dúvidas do seu paciente.

Ao realizar uma aferição de pressão, por exemplo, não dê apenas o resultado. Caso o resultado tenha sido alto, aproveite para questionar o estilo de vida do paciente.  Pergunte se ele tabagista, se já faz uso de algum medicamento para controlar a alimentação, se faz exercícios físicos e se possui uma dieta balanceada.

Assim, você poderá fazer a sua parte e, como educador em saúde, oferecer todas as orientações necessárias para que o seu paciente tenha a melhor experiência na sua farmácia, mesmo com uma simples aferição de pressão.

Ao atender o paciente, a linguagem utilizada deve ser aquela que melhor se  aproxime da realidade dele. No entanto, você não precisa abrir mão do vocabulário técnico e sim utilizá-lo de forma adequada.

Quando um profissional deixa de utilizar o vocabulário técnico, pode perder a credibilidade; por outro lado, quando utiliza somente termos técnicos, acaba não transmitindo a informação ao paciente. Lembre-se que os seus pacientes precisam entender a sua mensagem, para que assim consigam aplicar tudo o que você ensinou.

4. Divulgue os serviços oferecidos

Após montar a sua sala, é importante divulgar os serviços que serão oferecidos, assim as chances de sucesso serão consideravelmente maiores.

Quando falamos em divulgação, não estamos falando somente das redes sociais, folders e outros materiais.

Farmacêuticos, balconistas e outros profissionais do seu estabelecimento também têm o seu papel na divulgação dos serviços.

Durante o atendimento, farmacêuticos que estão no balcão podem aproveitar para fazer uma breve entrevista e, assim, levantar algumas informações acerca das condições de saúde do cliente. Com isso, ele pode sugerir alguns serviços da sua farmácia como a aferição de pressão arterial e exames rápidos.

Ao atender um paciente idoso, um farmacêutico pode, por exemplo, oferecer um exame de Perfil Lipídico, a aferição de pressão, a revisão dos medicamentos, o seguimento farmacoterapêutico e a dispensação especializada de medicamentos.

5. Contrate os melhores serviços e invista em bons equipamentos

É recomendável que a sua sala de serviços farmacêuticos possua, no mínimo:

  • Um aparelho de medição de pressão arterial, certificado pelo Inmetro e manguitos extras de tamanhos variados;
  • Uma Balança de peso e distribuição corporal (bioimpedância);
  • Uma Fita antropométrica;
  • Equipamentos de Testes Laboratoriais Remotos (TLR’s).

Os equipamentos citados permitem que você possa realizar alguns serviços que fazem a diferença na vida dos seus clientes. A Hipertensão Arterial por exemplo, atinge 36 milhões de brasileiros, contribuindo direta ou indiretamente para 50% das mortes por doenças do coração, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Antes de comprar o equipamento, verifique se ele possui registro na Anvisa.

Em relação aos equipamentos de Testes Laboratoriais Remotos, procure contratar um serviço confiável, já reconhecido pelo mercado. Dentre todos os equipamentos, o único Teste Laboratorial Remoto realmente habilitado e autorizado judicialmente a realizar exames em farmácias é o Hilab.

E você? Gostaria de oferecer exames rápidos no seu estabelecimento? Não perca mais tempo! Deixe seu e-mail nos comentários, que em breve nossa equipe comercial entrará em contato 🙂

Referências Bibliográficas

Assistência Farmacêutica Avançada. Dicas para montar uma sala de serviços farmacêuticos. Disponível em: <https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/dicas-para-montar-uma-sala-de-servicos-farmaceuticos/>. Acesso em: 23 de agosto de 2019.


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Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

10 respostas para “Veja 5 dicas para montar uma sala de serviços farmacêuticos”

  1. Ana Claudia disse:

    Gostaria de saber mais

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Ana Claudia! Tudo bem?

      Já passamos o seu contato para a nossa equipe ([email protected]) em breve eles entrarão em contato. Fique atenta ao seu e-mail, principalmente à caixa de spam ?
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      Agradecemos o seu contato e qualquer dúvida estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

      • Fabiane disse:

        Temos interesse nos serviços oferecidos.

        • Marketing Hilab disse:

          Olá, Fabiane! Tudo bem?

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    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Aládio! Tudo bem?

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      Equipe Hilab.

  2. Renata disse:

    Temos interesse em realizar esses serviços.

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Renata! Tudo bem?

      Agradecemos o seu contato e o interesse no Hilab.
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  3. Antonia disse:

    EMAIL CORRETO : [email protected]
    tenho interesse em saber com funciona.

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Antonia! Tudo bem?

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