Diabetes em crianças: saiba reconhecer os sintomas

Hilab | 30 dez 2021

Mãe medindo diabetes em criança

O tipo mais comum de diabetes em crianças é a Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1). Essa doença tem como característica a destruição auto imune de células pancreáticas responsáveis pela produção de insulina – hormônio que regula a quantidade de glicose (açúcar) no sangue. 

Por outro lado, desde o final do século 20, cada vez mais crianças têm sido diagnosticadas com a Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), uma doença anteriormente típica da fase adulta da vida. 

A DM2 caracteriza-se não pela falta de insulina, mas, sim, pela resistência a esta. Devido a uma alimentação rica em carboidratos associada ao sedentarismo, o organismo acaba por “acostumar-se” aos picos de insulina provocados pela dieta desregrada, criando a resistência à insulina. Este quadro, associado à elevada ingestão calórica, também acaba por manter o indivíduo em um estado hiperglicêmico, sem conseguir utilizar a potencial energia disponível. 

Acompanhe o artigo a seguir e saiba reconhecer os principais sintomas do diabetes.  

Quais são os sintomas de diabetes mellitus tipo 1? 

A DM1 apresenta, em sua sintomatologia, os 4 Ps: polifagia, polidipsia, poliúria e perda de peso. 

  • Polifagia – aumento da fome e do consumo alimentar causados pela falta de energia disponível às células do paciente, devido à ausência da insulina. 
  • Polidipsia – maior sensação de sede com aumento do consumo de água. 
  • Poliúria – maior volume urinário associado a um número maior de vezes que a criança vai ao banheiro. Esta situação ocorre pela alta concentração de glicose nos rins, que, a fim de diluí-la, secretam maior quantidade de água. 
  • Perda de Peso – decorrente da incapacidade do organismo utilizar a energia glicêmica presente no sangue e, desta forma, acaba por consumir as reservas de gordura e proteína presentes no organismo.

Em crianças com DM1, a ausência da insulina impossibilita o transporte de glicose para o interior das células.  Por consequência, a glicose não pode ser utilizada como forma de energia, o que leva à hiperglicemia. 

Por isso, caso você perceba esses sintomas no seu filho(a), procure um pediatra. 

Quais são os sintomas de diabetes mellitus tipo 2? 

A DM2 apresentará três dos quatro Ps citados acima, sendo eles a Polifagia, a Polidipsia e a Poliúria. 

A perda de peso não é uma das características da diabetes do tipo 2, visto que esta ocorre, geralmente, em pacientes com sobrepeso ou obesidade. 

Como o diabetes é tratado? 

O tratamento da Diabetes é uma rotina que deve ser levada à risca e será realizada para o resto da vida. 

Para pessoas com DM1, o uso da insulina será o bastante por um longo período, juntamente, é claro, com uma dieta saudável aliada à prática de exercícios físicos. 

Por outro lado, para aqueles com DM2, o tratamento envolverá o uso de medicações orais, como a metformina, sulfoniluréias e, em alguns casos, insulina exógena. 

Porém, deve ser ressaltado que, para a diabetes do tipo 2, é imprescindível a prática de atividade física além da adoção de dieta e estilo de vida saudáveis.

Como é feito o diagnóstico? 

O diagnóstico das doenças pode ser realizado pelos mesmos exames laboratoriais, a distinção entre tipo 1 e tipo 2 será feita pelo médico através de análise do histórico e exame físico do paciente. Os testes laboratoriais mais utilizados na detecção dessas doenças são:

  • Glicemia em Jejum – que analisa os níveis glicêmicos do paciente após um período de 12 horas sem a ingestão de qualquer alimento. 
  • Hemoglobina Glicada – também é reflexo da glicemia do indivíduo, porém reflete o estado glicêmico dos últimos 3 a 4 meses.
  • Teste Oral de Tolerância à Glicose – é realizado através da administração de um xarope rico em glicose ao paciente e a medição da capacidade do organismo de retirar este açúcar do sangue.

Meu filho foi diagnosticado com diabetes: o que fazer? 

Deve-se sempre estar atento aos pacientes portadores de DM1, visto que a indisponibilidade de glicose às células associada ao uso de proteínas na produção de energia pode levar a uma grave situação denominada Cetoacidose Diabética. 

Esta condição ocorre devido ao acúmulo de corpos cetônicos no organismo do indivíduo. 

Estes são decorrentes da utilização de proteínas como fonte energética e, ao acumularem no organismo, levam à acidificação deste, o que pode causar coma e até mesmo morte.

Outra situação comum às crianças com DM1 e que já estão fazendo uso de insulina exógena é a hipoglicemia. A insulina, como falado anteriormente, retira os açúcares do sangue para que sejam utilizados pelas células. Entretanto, quando o indivíduo utiliza a insulina, porém seu consumo calórico é inferior à dosagem do hormônio, pode haver falta de energia ao organismo, o que pode causar desmaios e situações mais graves. Por este fato, é importante que o portador de DM1 sempre tenha consigo uma fonte rápida de carboidratos, como doces ricos em açúcar.

Referências:

Medscape. Pediatric Type 1 Diabetes Mellitus. Disponível em: <https://emedicine.medscape.com/article/919999-overview>. Acesso em: 06/02/2020

Medscape. Pediatric Type 2 Diabetes Mellitus. Disponível em: <https://reference.medscape.com/article/925700-overview>. Acesso em: 06/02/2020

Medscape. Pediatric Ketoacidosis. Disponível em: <https://emedicine.medscape.com/article/907111-overview>. Acesso em: 06/02/2020

Hilab

Hilab

Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *