Como saber se estou grávida?

Para tirar a dúvida de uma possível gravidez, a primeira coisa que a maioria das mulheres faz é correr até uma farmácia comprar o tão conhecido teste de urina.

Esse tipo de teste geralmente é escolhido por proporcionar um resultado rápido: em apenas 10 minutos, a mulher consegue descobrir o resultado da possível gestação.

No entanto, com o resultado positivo ou na persistência dos sinais e sintomas característicos da gravidez, muitas mulheres acabam fazendo um segundo exame – porém de sangue. A pergunta que fica é: existem outras alternativas no mercado? Eu consigo fazer um exame de gravidez, de sangue, com resultado rápido?

Evite desperdício de tempo e dinheiro

Com as novas tecnologias já é possível fazer um exame de Beta-hCG, de sangue e receber a resposta em apenas alguns minutos. Tudo o que você precisa fazer é procurar a farmácia mais próxima.

Neste estabelecimento, um farmacêutico irá coletar algumas gotas de sangue do seu dedo e colocará a amostra em um dispositivo, denominado Hilab. A amostra é digitalizada e enviada para um laboratório, onde profissionais de saúde analisam o resultado e emitem um laudo, pronto para levar ao médico.

Quando fazer o teste? 

O exame de gravidez detecta a fração beta do hormônio hCG, produzido durante a gestação e que tem a função de manter a gravidez. Esse hormônio auxilia na produção de progesterona, que prepara a parede do útero para a implantação do óvulo fecundado.

O exame deve ser realizado na suspeita de gravidez sendo que o primeiro sinal é o atraso menstrual. Entretanto, outros sinais podem indicar uma gestação como: enjoos, náuseas matinais, aumento das mamas, aversão a cheiros fortes, desejos estranhos, instabilidade emocional, escurecimento das aréolas mamárias e aumento da frequência urinária.

Por que escolher logo o Hilab ao invés do teste de urina? 

A maioria dos exames de gravidez detectam o Beta-hCG na urina da paciente, e apesar de oferecem um resultado rápido, apresentam maior chance de falsos positivos. Isso significa que o seu resultado poderá ser positivo, mas você poderá não estar grávida.

Ao optar pela realização do exame Beta-hCG Hilab, você terá um resultado mais confiável, uma vez que o Hilab detecta o hormônio no seu sangue.

O resultado foi positivo e agora?

Se você realizou o teste de gravidez e o resultado foi reagente (positivo), saiba que é importante procurar um médico para realizar outros exames como a ultrassonografia e a  ultrassonografia transvaginal. Assim você confirmará a gravidez.

Não se esqueça dos outros exames! 

Muitas mulheres acabam se preocupando apenas com a gravidez, no entanto, se você está desconfiada e fez o Beta-hCG, também é importante fazer outros exames, principalmente aqueles que detectam as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) como HIV, Sífilis e Hepatites. Independente do resultado do exame de gravidez, não deixe de fazer esses testes.

Gostou de saber mais sobre o exame de gravidez? Quer fazer o exame com o Hilab? Clique aqui e saiba onde encontrar. 

Assine também nossa newsletter

Receba dicas sobre saúde e novidades do mercado laboratorial antes de todos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Micheli Pecharki

Micheli Pecharki

Micheli é Bióloga e coordenadora de conteúdos na Hilab. Acredita que transformar o conhecimento técnico em algo acessível é essencial para que as pessoas saibam como cuidar mais da própria saúde e vivam, assim, com mais qualidade de vida. É apaixonada por cachorros e escrever e nas horas vagas gosta de estar em contato com a natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *