Exame rápido de Beta-hCG é um dos mais procurados em farmácias

Micheli Pecharki | 12 maio 2021

O atraso menstrual é o principal motivo que faz uma mulher suspeitar de uma gravidez. Muitas vezes, o primeiro local procurado por essas mulheres é a farmácia, onde é possível encontrar os testes de urina que detectam o hormônio hCG (beta-hCG). Em farmácias que oferecem serviços farmacêuticos como exames rápidos, as clientes também podem contar com a praticidade do exame de gravidez de sangue, que oferece um resultado mais confiável em apenas alguns minutos.

Embora este exame seja um dos mais realizados em farmácias, é necessário estar atento às expectativas da mulher que deseja realizar o teste. Pode ser que algumas mulheres estejam passando por ciclos irregulares, outras podem não estar utilizando métodos contraceptivos e desejam engravidar enquanto outras desejam o contrário. Por mais que a interpretação do teste de gravidez seja simples, acolher a mulher que irá realizá-lo é essencial  para prestar um atendimento humanizado.

Pensando nisso, preparamos para você um guia com as principais informações sobre como abordar, acolher e orientar as clientes que buscam a sua farmácia para realizar o exame de gravidez. Confira!

Como abordar a mulher que deseja fazer um exame

A primeira coisa que muitas mulheres fazem ao desconfiarem de uma possível gravidez é buscar um teste de farmácia. Durante a abordagem, o primeiro passo é perguntar se ela precisa de ajuda.

Caso a mulher responda que está procurando um teste de gravidez, comente que o exame de gravidez de sangue é mais confiável e que o resultado sai em apenas alguns minutos.

Se a mulher estiver acompanhada, não faça perguntas indiscretas como “Você que é o pai?”. Leve em consideração que nem toda mulher que procura o teste de gravidez deseja um resultado positivo. Para isso, é importante praticar a escuta ativa e ser empático. É desta forma que o vínculo entre o profissional da saúde e a paciente se estabelece.  

Escuta ativa

Aos profissionais de saúde, é recomendado que primeiro ouça a paciente, depois faça as perguntas necessárias e depois a oriente. Importante ressaltar que nem todas as mulheres querem conversar durante o teste. Por esse motivo, o primeiro passo envolve a escuta ativa. O profissional deve analisar a situação, percebendo se a paciente está ou não aberta aos questionamentos. Desta forma, é essencial que o farmacêutico:

  • Não tome decisões pelas pessoas, não imponha escolhas e não emita juízo de valor;
  • Desenvolva atividades de aconselhamento;

Além disso, o profissional não deve julgar a paciente:

“O julgamento antecipado é a principal barreira que impede o profissional de ser um ouvinte ativo, pois o fato de considerar que seus próprios conceitos são os únicos corretos coloca o paciente como indivíduo inferior nessa relação e impede que se reflita sobre a ideia do ponto de vista do outro. Criar padrões do que é certo ou errado sem levar em consideração as muitas variáveis que agem sobre o indivíduo é caminho certo para o fracasso em ser um bom ouvinte”. 

A Prática Farmacêutica na Farmácia Comunitária. p. 386.

Empatia

Empatia significa compartilhar a experiência do outro. A empatia é fundamental para uma relação profissional-paciente honesta e isenta de julgamentos prévios. Segundo orientações do Ministério da Saúde:

“É importante que os profissionais de saúde busquem desenvolver a empatia, que se refere à habilidade de compreender a realidade de outras pessoas, mesmo quando não se teve a mesma experiência. Uma presença sensível transfunde serenidade e confiança, favorece a criação do vínculo e a corresponsabilidade.”

Portanto, é importante que todos os profissionais de saúde desenvolvam a empatia. A empatia é essencial para estabelecer um vínculo de confiança entre o paciente e o profissional de saúde.

Aconselhamento pré-teste

O aconselhamento é um diálogo baseado em uma relação de confiança entre o profissional de saúde e o indivíduo. O aconselhamento visa proporcionar à pessoa condições para que ela tome suas próprias decisões e pressupõe o acolhimento, que significa atender às dúvidas e preocupações da paciente e a avaliação de vulnerabilidade. As atividades educativas também são essenciais para a qualidade do atendimento.

Durante o aconselhamento, o sigilo deve ser preservado. Toda pessoa atendida por um profissional de saúde tem o direito a ter o segredo sobre seus dados resguardados. Esse segredo não abrange somente as informações fornecidas pelo paciente de modo verbal, mas também as registradas.

Acolhimento

O objetivo inicial da fase de acolhimento é avaliar a situação em que o paciente se encontra (condição física e emocional) e prever qual será a orientação, sem preconceitos.

O farmacêutico deve receber a paciente de modo amistoso ao mesmo tempo em que expressa profissionalismo, interesse e comprometimento com as necessidades da mulher que irá realizar o teste.

Antes da realização do exame, o profissional de saúde deve considerar que nem sempre a mulher, seja ela adulta, jovem ou adolescente, desejaria estar grávida. Por isso, é necessário estar atento às expectativas da mulher que procura o teste, principalmente se ela for adolescente. Segundo o Ministério da Saúde, o possível julgamento do profissional acerca do início da vida sexual da adolescente já pode constituir uma barreira de acesso ao serviço.

No caso de adolescentes, principalmente menores de 14 anos ou pessoa com deficiência, é necessário que o profissional esteja atento e considere a possibilidade de violência sexual. Caso você identifique uma situação de violência, você deve orientar a paciente a buscar um centro especializado no seu município.

Aconselhamento pós-teste

Após a realização do exame, o profissional deve orientar que um resultado positivo, não é o diagnóstico final. Para receber o diagnóstico, a mulher deve consultar um médico, que avaliará o laudo e os outros sintomas clínicos. A seguir, mostramos as condutas mais adequadas para cada caso.

Teste positivo – não deseja estar grávida

Neste caso, o mais importante é ouvir o que a mulher tem a dizer. Em hipótese alguma, faça perguntas que possam constrangê-la. Você não deve questionar se a mulher quer ter um menino ou uma menina, se ela é “mãe solteira” ou se ela já tem filhos. Essas perguntas não dizem respeito a você ou ao atendimento. Além disso, você não deve, em hipótese alguma julgar a mulher a mulher que realizou o teste.

Neste momento, é importante orientá-la em relação aos métodos contraceptivos bem como oferecer os testes para detecção do HIV, Sífilis e Hepatites. Indique um centro de saúde para que a mulher possa receber orientações sobre a gravidez.

Teste positivo – deseja estar grávida

É importante ofertar os testes para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis como HIV e Sífilis, além dos testes para a detecção de hepatites virais e toxoplasmose. Todas essas infecções podem ser transmitidas da mãe para o bebê (transmissão vertical).

Teste negativo – não deseja estar grávida

Neste caso, a mulher pode experimentar uma sensação de alívio. No entanto, é importante orientá-la em relação aos métodos contraceptivos, bem como oferecer os testes para detecção das Infecções Sexualmente Transmissíveis como HIV e Sífilis, além dos testes para detecção de hepatites virais.

Teste negativo – mulher deseja estar grávida

Neste caso, a mulher pode experimentar diferentes sensações como tristeza e decepção. Neste momento é preciso ouví-la. Lembre-se da empatia que significa compartilhar a experiência do outro.

Mesmo que o farmacêutico não tenha a intenção de comunicar, a paciente consegue perceber as expressões faciais do profissional. Por isso, é importante estar envolvido com a paciente, prestando atenção no que ela tem a dizer. Para acalmá-la você pode fazer as seguintes perguntas:

  • Há quanto tempo você está tentando engravidar?
  • Você faz algum tipo de tratamento?
  • Você já procurou um médico?

O exame de gravidez como a porta de entrada para outros serviços farmacêuticos

Se você é farmacêutico e ainda não oferece esse tipo de serviço no seu estabelecimento saiba que o exame de Beta-hCG, além de ser relevante para o público que frequenta a sua farmácia, é excelente para iniciar a oferta de serviços farmacêuticos. No entanto, antes de contratar serviços de exames laboratoriais para a sua farmácia é importante buscar empresas comprometidas com a qualidade e a segurança dos resultados. É o caso da Hilab, um laboratório de análises clínicas especialista em Testes Laboratoriais Remotos que oferece um serviço de exames completo, com laudo assinado por profissionais de saúde em apenas alguns minutos.

Sobre a Hilab

A Hilab é um laboratório de análises clínicas que há mais de 17 anos atua no mercado de tecnologia médica. Nossos resultados são rápidos e confiáveis porque nós unimos a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas ao conhecimento de profissionais de saúde altamente capacitados. Nossos Testes Laboratoriais Remotos estão disponíveis em farmácias, empresas, clínicas e consultórios de todo o Brasil.

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Referências Bibliográficas:

Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica. Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva. Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad26.pdf>. Acesso em: 12 de maio de 2021.

Micheli Pecharki

Micheli Pecharki

Micheli é Bióloga. Acredita que transformar o conhecimento técnico em algo acessível é essencial para que as pessoas saibam como cuidar mais da própria saúde e vivam, assim, com mais qualidade de vida.

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