Micheli Pecharki | 12 maio 2021
O atraso menstrual é o principal motivo que faz uma mulher suspeitar de uma gravidez. Muitas vezes, o primeiro local procurado por essas mulheres é a farmácia, onde é possível encontrar os testes de urina que detectam o hormônio hCG (beta-hCG). Em farmácias que oferecem serviços farmacêuticos como exames rápidos, as clientes também podem contar com a praticidade do exame de gravidez de sangue, que oferece um resultado mais confiável em apenas alguns minutos.
Embora este exame seja um dos mais realizados em farmácias, é necessário estar atento às expectativas da mulher que deseja realizar o teste. Pode ser que algumas mulheres estejam passando por ciclos irregulares, outras podem não estar utilizando métodos contraceptivos e desejam engravidar enquanto outras desejam o contrário. Por mais que a interpretação do teste de gravidez seja simples, acolher a mulher que irá realizá-lo é essencial para prestar um atendimento humanizado.
Pensando nisso, preparamos para você um guia com as principais informações sobre como abordar, acolher e orientar as clientes que buscam a sua farmácia para realizar o exame de gravidez. Confira!
A primeira coisa que muitas mulheres fazem ao desconfiarem de uma possível gravidez é buscar um teste de farmácia. Durante a abordagem, o primeiro passo é perguntar se ela precisa de ajuda.
Caso a mulher responda que está procurando um teste de gravidez, comente que o exame de gravidez de sangue é mais confiável e que o resultado sai em apenas alguns minutos.
Se a mulher estiver acompanhada, não faça perguntas indiscretas como “Você que é o pai?”. Leve em consideração que nem toda mulher que procura o teste de gravidez deseja um resultado positivo. Para isso, é importante praticar a escuta ativa e ser empático. É desta forma que o vínculo entre o profissional da saúde e a paciente se estabelece.
Aos profissionais de saúde, é recomendado que primeiro ouça a paciente, depois faça as perguntas necessárias e depois a oriente. Importante ressaltar que nem todas as mulheres querem conversar durante o teste. Por esse motivo, o primeiro passo envolve a escuta ativa. O profissional deve analisar a situação, percebendo se a paciente está ou não aberta aos questionamentos. Desta forma, é essencial que o farmacêutico:
Além disso, o profissional não deve julgar a paciente:
“O julgamento antecipado é a principal barreira que impede o profissional de ser um ouvinte ativo, pois o fato de considerar que seus próprios conceitos são os únicos corretos coloca o paciente como indivíduo inferior nessa relação e impede que se reflita sobre a ideia do ponto de vista do outro. Criar padrões do que é certo ou errado sem levar em consideração as muitas variáveis que agem sobre o indivíduo é caminho certo para o fracasso em ser um bom ouvinte”.
A Prática Farmacêutica na Farmácia Comunitária. p. 386.
Empatia significa compartilhar a experiência do outro. A empatia é fundamental para uma relação profissional-paciente honesta e isenta de julgamentos prévios. Segundo orientações do Ministério da Saúde:
“É importante que os profissionais de saúde busquem desenvolver a empatia, que se refere à habilidade de compreender a realidade de outras pessoas, mesmo quando não se teve a mesma experiência. Uma presença sensível transfunde serenidade e confiança, favorece a criação do vínculo e a corresponsabilidade.”
Portanto, é importante que todos os profissionais de saúde desenvolvam a empatia. A empatia é essencial para estabelecer um vínculo de confiança entre o paciente e o profissional de saúde.
O aconselhamento é um diálogo baseado em uma relação de confiança entre o profissional de saúde e o indivíduo. O aconselhamento visa proporcionar à pessoa condições para que ela tome suas próprias decisões e pressupõe o acolhimento, que significa atender às dúvidas e preocupações da paciente e a avaliação de vulnerabilidade. As atividades educativas também são essenciais para a qualidade do atendimento.
Durante o aconselhamento, o sigilo deve ser preservado. Toda pessoa atendida por um profissional de saúde tem o direito a ter o segredo sobre seus dados resguardados. Esse segredo não abrange somente as informações fornecidas pelo paciente de modo verbal, mas também as registradas.
O objetivo inicial da fase de acolhimento é avaliar a situação em que o paciente se encontra (condição física e emocional) e prever qual será a orientação, sem preconceitos.
O farmacêutico deve receber a paciente de modo amistoso ao mesmo tempo em que expressa profissionalismo, interesse e comprometimento com as necessidades da mulher que irá realizar o teste.
Antes da realização do exame, o profissional de saúde deve considerar que nem sempre a mulher, seja ela adulta, jovem ou adolescente, desejaria estar grávida. Por isso, é necessário estar atento às expectativas da mulher que procura o teste, principalmente se ela for adolescente. Segundo o Ministério da Saúde, o possível julgamento do profissional acerca do início da vida sexual da adolescente já pode constituir uma barreira de acesso ao serviço.
No caso de adolescentes, principalmente menores de 14 anos ou pessoa com deficiência, é necessário que o profissional esteja atento e considere a possibilidade de violência sexual. Caso você identifique uma situação de violência, você deve orientar a paciente a buscar um centro especializado no seu município.
Após a realização do exame, o profissional deve orientar que um resultado positivo, não é o diagnóstico final. Para receber o diagnóstico, a mulher deve consultar um médico, que avaliará o laudo e os outros sintomas clínicos. A seguir, mostramos as condutas mais adequadas para cada caso.
Neste caso, o mais importante é ouvir o que a mulher tem a dizer. Em hipótese alguma, faça perguntas que possam constrangê-la. Você não deve questionar se a mulher quer ter um menino ou uma menina, se ela é “mãe solteira” ou se ela já tem filhos. Essas perguntas não dizem respeito a você ou ao atendimento. Além disso, você não deve, em hipótese alguma julgar a mulher a mulher que realizou o teste.
Neste momento, é importante orientá-la em relação aos métodos contraceptivos bem como oferecer os testes para detecção do HIV, Sífilis e Hepatites. Indique um centro de saúde para que a mulher possa receber orientações sobre a gravidez.
É importante ofertar os testes para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis como HIV e Sífilis, além dos testes para a detecção de hepatites virais e toxoplasmose. Todas essas infecções podem ser transmitidas da mãe para o bebê (transmissão vertical).
Neste caso, a mulher pode experimentar uma sensação de alívio. No entanto, é importante orientá-la em relação aos métodos contraceptivos, bem como oferecer os testes para detecção das Infecções Sexualmente Transmissíveis como HIV e Sífilis, além dos testes para detecção de hepatites virais.
Neste caso, a mulher pode experimentar diferentes sensações como tristeza e decepção. Neste momento é preciso ouví-la. Lembre-se da empatia que significa compartilhar a experiência do outro.
Mesmo que o farmacêutico não tenha a intenção de comunicar, a paciente consegue perceber as expressões faciais do profissional. Por isso, é importante estar envolvido com a paciente, prestando atenção no que ela tem a dizer. Para acalmá-la você pode fazer as seguintes perguntas:
Se você é farmacêutico e ainda não oferece esse tipo de serviço no seu estabelecimento saiba que o exame de Beta-hCG, além de ser relevante para o público que frequenta a sua farmácia, é excelente para iniciar a oferta de serviços farmacêuticos. No entanto, antes de contratar serviços de exames laboratoriais para a sua farmácia é importante buscar empresas comprometidas com a qualidade e a segurança dos resultados. É o caso da Hilab, um laboratório de análises clínicas especialista em Testes Laboratoriais Remotos que oferece um serviço de exames completo, com laudo assinado por profissionais de saúde em apenas alguns minutos.
A Hilab é um laboratório de análises clínicas que há mais de 17 anos atua no mercado de tecnologia médica. Nossos resultados são rápidos e confiáveis porque nós unimos a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas ao conhecimento de profissionais de saúde altamente capacitados. Nossos Testes Laboratoriais Remotos estão disponíveis em farmácias, empresas, clínicas e consultórios de todo o Brasil.
Ficou interessado e quer contratar o nosso serviço? Preencha o formulário e aguarde o nosso contato: em até 48 nós ligamos para você e daremos todo o suporte necessário para você oferecer exames laboratoriais no seu estabelecimento!
Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica. Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva. Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad26.pdf>. Acesso em: 12 de maio de 2021.
Micheli é Bióloga. Acredita que transformar o conhecimento técnico em algo acessível é essencial para que as pessoas saibam como cuidar mais da própria saúde e vivam, assim, com mais qualidade de vida.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Advertisement" category. |
cookielawinfo-checkbox-analiticos | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Analytics" category. |
cookielawinfo-checkbox-desempenho | 1 year | CookieYes set this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-funcional | 1 year | CookieYes set this cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The GDPR Cookie Consent plugin sets the cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessarios | 1 year | CookieYes sets this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Necessary" category. |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores the user consent for cookies in the category "Performance". |
cookielawinfo-checkbox-publicidade | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Advertising". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | CookieYes sets this cookie to record the default button state of the corresponding category and the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
wpEmojiSettingsSupports | session | WordPress sets this cookie when a user interacts with emojis on a WordPress site. It helps determine if the user's browser can display emojis properly. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__rd_experiment_version | session | No description available. |
__trf.src | 1 year | No description available. |
cookielawinfo-checkbox-outros | 1 year | Description is currently not available. |
vuex | never | No description available. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
ANONCHK | 10 minutes | The ANONCHK cookie, set by Bing, is used to store a user's session ID and verify ads' clicks on the Bing search engine. The cookie helps in reporting and personalization as well. |
bcookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser IDs. |
bscookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website. |
fr | 3 months | Facebook sets this cookie to show relevant advertisements by tracking user behaviour across the web, on sites with Facebook pixel or Facebook social plugin. |
IDE | 1 year 24 days | Google DoubleClick IDE cookies store information about how the user uses the website to present them with relevant ads according to the user profile. |
li_sugr | 3 months | LinkedIn sets this cookie to collect user behaviour data to optimise the website and make advertisements on the website more relevant. |
MUID | 1 year 24 days | Bing sets this cookie to recognise unique web browsers visiting Microsoft sites. This cookie is used for advertising, site analytics, and other operations. |
test_cookie | 15 minutes | doubleclick.net sets this cookie to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 6 months | YouTube sets this cookie to measure bandwidth, determining whether the user gets the new or old player interface. |
VISITOR_PRIVACY_METADATA | 6 months | YouTube sets this cookie to store the user's cookie consent state for the current domain. |
YSC | session | Youtube sets this cookie to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt.innertube::nextId | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_clck | 1 year | Microsoft Clarity sets this cookie to retain the browser's Clarity User ID and settings exclusive to that website. This guarantees that actions taken during subsequent visits to the same website will be linked to the same user ID. |
_clsk | 1 day | Microsoft Clarity sets this cookie to store and consolidate a user's pageviews into a single session recording. |
_fbp | 3 months | Facebook sets this cookie to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising after visiting the website. |
_ga | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to calculate visitor, session and campaign data and track site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognise unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gcl_au | 3 months | Google Tag Manager sets the cookie to experiment advertisement efficiency of websites using their services. |
_gd* | session | Google sets this cookie to allow the use of Google Analytics service for anonymous visitor tracking on the website. Google Analytics is used to compile reports and improve the site.nn |
_rdtrk | 9 years 6 months 12 days 7 hours 10 minutes | Used by RD Station to keep a list of all pages a visitor accessed within the domain even before conversion. |
AnalyticsSyncHistory | 1 month | Linkedin set this cookie to store information about the time a sync took place with the lms_analytics cookie. |
CLID | 1 year | Microsoft Clarity set this cookie to store information about how visitors interact with the website. The cookie helps to provide an analysis report. The data collection includes the number of visitors, where they visit the website, and the pages visited. |
MR | 7 days | This cookie, set by Bing, is used to collect user information for analytics purposes. |
rdtrk | 1 year | RD Station sets this cookie to store the list of all pages a visitor accessed within the user domain, even before conversion. |
SM | session | Microsoft Clarity cookie set this cookie for synchronizing the MUID across Microsoft domains. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
lang | never | LinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting. |
li_gc | 6 months | Linkedin set this cookie for storing visitor's consent regarding using cookies for non-essential purposes. |
lidc | 1 day | LinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection. |
UserMatchHistory | 1 month | LinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing. |
yt-player-headers-readable | never | The yt-player-headers-readable cookie is used by YouTube to store user preferences related to video playback and interface, enhancing the user's viewing experience. |
yt-remote-cast-available | session | The yt-remote-cast-available cookie is used to store the user's preferences regarding whether casting is available on their YouTube video player. |
yt-remote-cast-installed | session | The yt-remote-cast-installed cookie is used to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-fast-check-period | session | The yt-remote-fast-check-period cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences for embedded YouTube videos. |
yt-remote-session-app | session | The yt-remote-session-app cookie is used by YouTube to store user preferences and information about the interface of the embedded YouTube video player. |
yt-remote-session-name | session | The yt-remote-session-name cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY | never | The cookie ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY is used by YouTube to store the last search result entry that was clicked by the user. This information is used to improve the user experience by providing more relevant search results in the future. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
SRM_B | 1 year 24 days | Used by Microsoft Advertising as a unique ID for visitors. |
Deixe um comentário