Aplicação de Injetáveis em farmácia: Como deve ser feito?

pessoa aplicando medicamento injetável

Realizar a aplicação de injetáveis exige muita responsabilidade e atenção, pois a forma como ela é realizada garante a efetividade e segurança do medicamento para o paciente.

Esse serviço farmacêutico exige a apresentação da receita prescrita pelo seu médico. Os estabelecimentos que o realizam devem seguir uma série de normas que garantem a segurança da população no momento do atendimento. Confira quais são elas:

Normas e Resoluções para Aplicação de Injetáveis em farmácias

Em 1973 foi publicada a Lei nª 5.991, que permite a aplicação de injetáveis em farmácias do Brasil. Porém, os estabelecimentos que oferecem esse serviço precisam atender a inúmeros critérios presentes nas Resoluções do Conselho Federal de Farmácia e Resoluções da Diretoria Colegiada da ANVISA, as RDC’s, como: 

A RDC 197/2017 permite que os estabelecimentos realizem a aplicação de vacinas, ampliando suas habilidades técnicas para atuar no segmento de imunização, também. 

O que precisa para realizar a aplicação de medicamentos injetáveis nas farmácias? 

A farmácia que oferece esse serviço precisa dispor de um ambiente adequado para o atendimento. É preciso garantir conforto e privacidade para o paciente, oferecendo este atendimento em um  local afastado da movimentação de pessoas. Além disso, este espaço precisa ser calmo, tranquilo e silencioso. 

A sala deve conter: 

  • lavatório com água corrente;
  • sabonete líquido;
  • gel bactericida;
  • álcool 70%;
  • toalhas descartáveis de uso individual;
  • lixeira com tampa;
  • caixa especial para a coleta de material perfurocortante. 

Vias de administração do injetáveis na farmácia 

Para realizar a aplicação de injetáveis, a farmácia precisa contar com farmacêuticos aptos para a prestação do serviço, pois a forma como o medicamento é manipulado pode interferir em sua eficácia. 

As vias mais comuns de administração são: 

  • subcutânea (SC); 
  • intramuscular (IM);
  • intravenosa (IV); 
  • intradérmica (ID). 

Segundo a RDC 44/2009, não há restrições quanto às vias de administração destes medicamentos em farmácias, porém, as mais comuns são: a intramuscular (IM) e a subcutânea (SC). 

Via intramuscular

A via intramuscular é utilizada para a aplicação de medicamentos como: antiinflamatórios, anticoncepcionais, vacinas e antibióticos. Recomenda-se que a manipulação seja feita no: ventroglúteo, dorsoglúteo (nádegas), vasto lateral (coxa) ou deltóide (braço), pois eles têm tecido muscular com espessura compatível.

Via subcutânea

A via subcutânea é mais utilizada para a aplicação de vacinas, anticoagulantes, hormônios, insulinas, incretinas e anticorpos monoclonais. Neste caso, a autoaplicação é bem comum, por isso, é importante que o farmacêutico oriente corretamente o paciente de como ela deve ser realizada. 

Os locais recomendados para esse tipo de aplicação são: braços, coxas, abdômen e nádegas. 

Quais os cuidados devemos ter ao aplicar uma medicação injetável?

O primeiro passo antes de realizar a aplicação é analisar a receita. Identifique o medicamento prescrito e qual sua via de aplicação indicada. As recomendações do fabricante e informações da literatura científica variam

O farmacêutico precisa inspecionar o local da aplicação para identificar a presença de condições que possam impedir o procedimento. 

Não é recomendada a aplicação em locais com sinais de inflamação, nódulo, cicatriz, implante de silicone e tatuagens. 

Serviços farmacêuticos como a aplicação de injetáveis e exames laboratoriais remotos estão cada vez mais presentes nas farmácias. Sabia que oferecê-los em seu estabelecimento ajuda a democratizar o acesso à saúde e ainda, melhora o seu faturamento? E a Hilab tem exames laboratoriais que podem contribuir para o crescimento do seu negócio. Confira nossas soluções para farmácias e saiba mais. 

Assine também nossa newsletter

Receba dicas sobre saúde e novidades do mercado laboratorial antes de todos.

Laboratório de Análises Clínicas Hilab

Laboratório de Análises Clínicas Hilab

Somos o laboratório pioneiro em testes laboratoriais remotos no Brasil. Criamos tecnologia diagnóstica de ponta com a missão de democratizar a saúde. Nosso time é composto por especialistas na área de saúde, tecnologia e epidemiologia, comprometidos em disponibilizar informações sobre saúde e tecnologia diagnóstica de maneira responsável e segura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, precisa de alguma informação?

 

Eu posso te ajudar! 😃